Como Criar uma Empresa de Web Design: 14 Passos e Dicas de Sucesso

Como Criar uma Empresa de Web Design: 14 Passos e Dicas de Sucesso

O design de sites tem se tornado cada vez mais popular enquanto trabalho técnico lucrativo e altamente demandado. A taxa de crescimento de contratação de web designers está prevista para alcançar 23% em 2031, com uma aceleração muito maior do que outras ocupações. Com esse potencial, muitos designers de sites freelancers consideram aprimorar seus serviços e criar negócios estabelecidos.  

De todo modo, começar uma empresa de desenvolvimento web ou de design digital tem seus desafios, e o design de sites é um nicho bastante competitivo. Então, para ter sucesso, é necessário estabelecer um plano de negócio adequado e estratégias de branding para sua marca. Caso você esteja se perguntando como começar um negócio de web design, esse artigo é para você.  

Neste tutorial, vamos apresentar os passos necessários para iniciar uma empresa de construção de sites. Além disso, listamos algumas dicas valiosas para ajudá-lo a fazer seu negócio de web design crescer.  

Como Ser Um Web Designer – Tutorial em Vídeo

Conheça o processo para se tornar um designer de sites com este tutorial em vídeo:

Como Começar um Negócio de Web Design em 14 Passos

Nas próximas seções, vamos apresentar o passo-a-passo para criação do seu próprio negócio de design de sites.

1. Escolha um Nicho e Planeje seu Ambiente de Trabalho

Como uma nova empresa de web design, é essencial fortalecer sua presença na internet e fazer seu negócio se destacar da concorrência. Portanto, considere escolher um nicho específico de design de sites para começar seu negócio online, assim, você tende a encontrar clientes adequados com mais facilidade. Exemplos de nichos incluem sites de e-commerce, como lojas virtuais, ou de empresas, como páginas institucionais.

Além disso, decidir atuar em um nicho específico de design de sites permite que você escolha áreas nas quais tem interesse e habilidades. No entanto, lembre-se de considerar o fator de lucratividade.

Liste algumas opções de vertentes de negócio que você gosta e analise seus projetos anteriores. Tendo experiência como designer de sites de uma empresa ou enquanto freelancer, você será capaz de identificar seus pontos fortes e fracos. Também é interessante verificar quais projetos geraram bons rendimentos.

Alternativamente, você pode mergulhar em um nicho completamente diferente – se houver demanda. Nesse caso, é necessário realizar uma pesquisa detalhada, analisando a concorrência, a possibilidade de escalar o negócio e se o movimento nesse mercado pode gerar um bom retorno financeiro.

Depois de encontrar um nicho de web design adequado, reserve um tempo para pensar sobre seu ambiente de trabalho. É essencial criar um espaço que permita alta produtividade sem comprometer seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Considere fatores como localizaçãoestilo e instalações do escritório antes de tomar uma decisão.

Tente pensar no que não funcionou no seu local de trabalho anterior ou nas dificuldades que enfrentou enquanto freelancer. Pode ter sido a carga de trabalho, a atuação num tipo de indústria inadequado para você ou os horários e prazos dos projetos. Depois, comece a planejar como o ambiente de trabalho da sua própria empresa pode ser melhor. 

Organize um espaço de home office se preferir trabalhar de forma mais isolada. Caso deseje um ambiente mais dinâmico, há opções como coworkings, cafés ou fazer uso de um espaço físico específico para instalar seu escritório.

Invista nas ferramentas de trabalho adequadas – como dispositivos e softwares de web design, um bom serviço de internet, hospedagem profissional de sites e aplicativos de produtividade para ter um fluxo de trabalho mais eficiente. Além disso, defina seu horário de trabalho para que consiga conciliar suas tarefas pessoais e estabelecer limites com os clientes.

Depois de decidir sobre o nicho e o ambiente de trabalho, é hora de passar para o próximo passo.

Dica

Você pode aprender mais sobre como começar um negócio online lendo o artigo desenvolvido pela equipe de Tutoriais da Hostinger.

2. Defina seus Objetivos

Defina a visão da sua empresa e, a partir dela, crie metas específicas e alcançáveis. Essa etapa possibilita que você acompanhe o progresso do seu negócio e identifique se ele está indo na direção certa.

É essencial conhecer o posicionamento do seu negócio antes de definir metas. A análise SWOT é uma ferramenta popular que ajuda a descobrir os pontos fortes e fracos de uma empresa, bem como as oportunidades e desafios na jornada. Com recursos desse tipo, você pode estabelecer valores competitivos, analisar a possibilidade de escalar seu negócio e determinar quais são os canais de comunicação e venda mais lucrativos, facilitando a criação de metas realistas.

Ao estabelecer as metas do seu negócio visando aumentar a eficiência, aplique a abordagem de objetivos SMART – sigla em inglês para SpecificMeasurableAttainableRealistic e Timely. Isto é, defina objetivos que sejam específicosmensuráveisalcançáveisrealistas e com prazo definido:

  • Específica. Sua meta deve ser precisa. Defina o que você quer alcançar e liste os passos necessários para atingir esse objetivo.
  • Mensurável. Quando um negócio estabelece uma meta de crescimento, é importante acompanhar o progresso para saber se as ideias estão funcionando de forma eficaz. Portanto, utilize variáveis e métricas que você possa avaliar. Por exemplo, se sua meta é aumentar o número de visitantes do site da sua empresa, pense em uma quantidade de crescimento mensurável – como aumentar o número de visitantes em 5%.
  • Alcançável. Você estará gerenciando uma nova empresa de design de sites, então defina metas razoáveis com base na situação atual da sua empresa e do mercado. Considere se você tem recursos e equipe suficientes para alcançar essa meta.
  • Realista. Como proprietário de uma empresa de web design, você deve saber se é o momento certo para atingir metas específicas. Por exemplo, definir uma meta de expansão de mercado como plano de curto prazo pode sobrecarregar o negócio. Embora seja importante buscar o crescimento, você precisa se concentrar no que é viável para o momento.
  • Com Prazo Definido. Não se esqueça de estabelecer prazos claros para suas metas, assim fica mais fácil mensurar e acompanhar os resultados. Por exemplo, um aumento de 5% no número de visitantes do site deverá ser alcançado nos próximos cinco meses.

3. Escolha as Melhores Ferramentas de Web Design

Ferramentas específicas de design de sites permitem otimizar processos complexos e visualizar ideias. Portanto, escolher as melhores plataformas e programas para o seu negócio de webdesign é essencial.

Dependendo do escopo das suas atividades, existem diferentes softwares disponíveis, incluindo ferramentas design gráfico, recursos de criação e desenvolvimento de sites, programas de marketing e plataformas de colaboração. Exemplos desta última podem ser úteis para tarefas de gestão de projetos e gerenciamento de equipes, especialmente se você não for o único proprietário ou profissional do negócio.

Lembre-se de especificar quais os serviços de design de sites que a sua empresa irá fornecer antes de tomar uma decisão. Ao escolher suas ferramentas de trabalho, leve em consideração o tipo de projeto que pretende desenvolver, a compatibilidade dos programas com seus dispositivos e sistemas operacionais, e os preços das licenças ou planos. Além disso, verifique se você precisará de mais recursos para oferecer serviços adicionais para seus clientes.

Por exemplo, se o mercado-alvo do seu negócio de web design são e-commerces, o foco são lojas virtuais. Assim, você pode começar oferecendo serviços agrupados, incluindo:

  • Design de sites
  • Estratégia de marca
  • Design de logotipo
  • Serviço de hospedagem gerenciada
  • Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Por exemplo, a Hostinger oferece uma solução completa de design de sites que contempla todas essas tarefas. Ela conta com um plano de hospedagem profissional, um criador de logotipos gratuito e desenvolvido com IA, além de ferramentas de SEO integradas, permitindo que você economize nas despesas do negócio enquanto obtém recursos úteis.

Além disso, criar um site com a ferramenta de design da Hostinger consome menos tempo. Além de ser fácil de usar e ter processamento rápido, você encontrará vários modelos personalizáveis e prontos para uso. Assim, você tem mais tempo livre para focar nos seus serviços e nas estratégias de marca e de SEO.

botão publicar em destaque no criador de sites da hostinger

Caso você prefira lidar com apenas alguns clientes por um período determinado, considere vender pacotes anuais completos de design de sites. Por exemplo, a Photography Web Designs oferece esse tipo de serviço voltado para clientes específicos: fotógrafos estabelecidos. Seus planos de um ano incluem o desenvolvimento de um design personalizado para o site e estratégias de SEO avançadas. 

site do photography web design

Ainda assim, você pode precisar de mais ferramentas para oferecer um serviço completo de web design. Confira nossas melhores escolhas de ferramentas de design de sites para encontrar as ferramentas ideais para seu negócio.

4. Defina o Preço dos Serviços

Considere seus rendimentos esperados ao oferecer serviços profissionais de design de sites. É fundamental entender como precificar seus projetos de forma estratégica.

Como iniciante, é normal pensar em começar com preços mais baixos para atrair novos clientes mais rápido. No entanto, lembre-se de que será necessário cobrir as despesas do negócio com ferramentas e plataformas que viabilizam o trabalho de web design. Assim, certifique-se de que o valor cobrado pelos serviços é suficiente para cobrir o investimento inicial e manter seu negócio lucrativo.

Comece fazendo um estudo de mercado e avaliando as estratégias de preço dos seus concorrentes. Analise como eles definem os custos para diferentes tipos de serviços e em nichos distintos. Alguns nichos de web design têm maior demanda, permitindo que você considere cobrar mais por seus serviços. No entanto, tenha cuidado para não cobrar um valor superior ao praticado no mercado, especialmente na etapa inicial do seu negócio.

Além disso, baseie sua estratégia de preços na complexidade do projeto e na escalabilidade do negócio do cliente. Dependendo do nicho e dos produtos do cliente, você pode ter que lidar com grandes sites que exigem mais tempo para serem concluídos e habilidades técnicas adicionais para o design. Nesses casos, considere cobrar mais pelos serviços.

É importante alinhar o preço dos seus serviços com sua experiência profissional. Você quer que os clientes retornem para contratar seus serviços mais vezes, então garanta que seu negócio será capaz de entregar um valor correspondente ao preço cobrado.

Depois de definir o custo dos serviços que irá oferecer, escolha um modelo de precificação. Normalmente, designers de sites utilizam os seguintes esquemas de pagamento:

  • Tarifa fixa. O profissional cobra um preço fixo que é acordado com o cliente antes do início do trabalho. Mesmo que o projeto demore mais, o preço não mudará. No entanto, este modelo pode gerar desvantagens para seu negócio caso você não calcule corretamente as horas de trabalho estimadas e o preço do serviço.
  • Tarifa por hora. Os clientes pagarão pelos seus serviços com base no número de horas gastas para concluir o projeto encomendado. Este é um modelo de precificação mais flexível, já que você pode ajustar o preço em caso do projeto ser concluído antes ou depois do esperado.
  • Tarifa mensal. Esta opção é adequada para serviços que incluam estratégias de SEO ou design completo de sites, pois você trabalhará para determinados clientes durante um bom tempo. Por mais que essa opção seja mais adequada para empresas consolidadas no mercado, ela ainda pode ser aplicada como estratégia de preços conforme seu negócio de web design cresce.

5. Defina o Nome do seu Negócio de Web Design

Escolher um nome para a sua empresa é uma etapa crucial no desenvolvimento do negócio, já que o nome representa a parte central da sua estratégia de branding.

Alguns designers de sites utilizam seu nome próprio para nomear o negócio, enquanto outros criam um nome novo, não associado a seu nome pessoal. No entanto, o principal é garantir que o nome da sua empresa seja memorável e representativo.

Tenha cuidado ao tentar criar um nome comercial distinto. Evite usar termos muito genéricos ou difíceis, bem como siglas. Idealmente, o nome deve refletir os serviços que sua empresa de design de sites oferece. Opte por um nome que seja fácil de identificar, lembrar e escrever, já que o nome da empresa provavelmente será usado como domínio de site e como usuário de contas comerciais em redes sociais.

Além disso, leve o processo de nomear sua empresa a sério, pois você estará exposto a questões de direitos de propriedade intelectual que podem gerar problemas legais. Verifique se existem empresas que já utilizam nomes iguais ou semelhantes ao que você deseja usar.

Para nomes globais, é possível visitar o site do Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO) dos Estados Unidos para acessar o banco de dados de marcas registradas. No Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial pode ser consultado para conferência de marcas registradas e patentes. Geralmente, empresas de grande porte registram o nome da sua corporação para proibir que outras utilizem algo semelhante.

6. Desenvolva um Plano de Negócios

Um plano de negócios deve incluir aspectos essenciais que farão sua empresa alcançar as metas. Saber como fazer um plano de negócios é fundamental, pois com ele você pode definir planos de ação em relação aos objetivos do negócio, ao planejamento financeiro e aos requerimentos de investidores ou diretores.

Alguns tipos de planos de negócios, como os de startups e os sumários executivos, são adequados para novos empreendimentos.

O primeiro tipo descreve elementos essenciais para acompanhar o crescimento do negócio, como o público-alvo, metas da empresa, planos de promoção e métricas para avaliar as estratégias internas da marca. Enquanto isso, o segundo tipo resume os principais aspectos de um plano de negócios, tornando-o mais enxuto. Esse formato resumido é especialmente útil para apresentações a possíveis investidores ou outras partes interessadas.

No geral, um plano de negócios deve conter itens como a descrição geral da empresa, análise do mercado de atuação, estrutura do negócio, produtos e serviços oferecidos, plano financeiro detalhado e estratégias de vendas e marketing.

Quando seu plano de negócios estiver pronto, é hora de conferir outros documentos importantes.

7. Atenda aos Requisitos Legais

Gerenciar uma empresa de web design exige que o profissional siga as regulamentações do seu território, como qualquer outro negócio. Aqui, vamos abordar os requisitos para empresas nos Estados Unidos e indicar as diretrizes brasileiras.

Registro do Nome Comercial

Se a sua empresa de design de sites opera em um espaço físico, gera a maior parte da sua receita, contrata funcionários e lida com projetos e clientes de design de sites no local específico, é necessário cumprir as leis desse território.

Geralmente, pequenas empresas precisam registrar o nome comercial nos níveis municipal e estadual. Empresas que possuem uma estrutura de Sociedade de Responsabilidade Limitada (LTDA) ou uma estrutura corporativa ampla, operando em vários locais distintos, podem precisar registrar o negócio em todos os estados em que seus serviços são oferecidos.

Caso você esteja operando a empresa com seu próprio nome legal, a necessidade de registro da marca depende de alguns fatores específicos. Se decidir usar um nome diferente, será necessário registrar o negócio como um nome fantasia. Nos EUA, o processo de registro do tipo “fazendo negócios como” (DBA – “doing business as”) é semelhante à abertura de CNPJ com nome fantasia no Brasil.

Abaixo listamos alguns benefícios de operar uma empresa como DBA:

  • Registrar-se como DBA permite usar o nome comercial para fins legais, mesmo que você não esteja operando uma estrutura corporativa.
  • Ter um DBA pode simplificar processos bancários, como a criação de uma conta comercial, já que a maioria dos bancos exige que as empresas tenham esse registro.
  • Caso não queira usar informações pessoais, como seu nome legal, é possível obter proteção de privacidade ao operar negócios enquanto DBA.
  • O registro de DBA não gera altos custos para seu negócio e o processo de inscrição é relativamente simples.

Registro Fiscal

A estrutura da sua empresa define como você pagará os impostos do seu negócio. É importante entender suas obrigações fiscais e como pagá-las. Por exemplo, pequenas empresas devem pagar impostos como o de renda, de autônomo, sobre as vendas e, dependendo do caso, impostos ligados ao emprego de funcionários.

Licenças e Alvarás

Você pode precisar de licenças comerciais se estiver operando uma empresa de design de sites sob atividades regulamentadas listadas pela SBA nos Estados Unidos. Portanto, certifique-se de pesquisar sobre os requisitos necessários.

Conta Bancária Empresarial

Usar uma conta bancária empresarial oferece os seguintes benefícios:

  • Melhora a reputação e confiabilidade do seu negócio, pois os pagamentos dos clientes serão processados através da sua empresa, e não de uma conta pessoal.
  • Acesso a empréstimos corporativos ou alternativas de financiamento para seu negócio.
  • Proteção para o seu negócio, já que você gerenciará fundos privados em uma conta separada.
  • Ofertas especiais de tarifas e taxas de transação para comerciantes.

Normalmente, você precisará ter alguns documentos específicos para poder abrir uma conta bancária empresarial:

  • Número de identificação (EIN – Employer Identification Number nos EUA), como o CNPJ. 
  • Documentos de criação da sua empresa
  • Licenças e alvarás
  • Acordo de propriedade

8. Crie um Portfólio de Web Design 

Ter um portfólio digital bem projetado é essencial para designers de sites. Portfólios permitem que você faça a exibição de seus projetos anteriores de forma a atrair mais clientes através do aumento da visibilidade da sua marca.

Você pode usar um criador de portfólio online ou um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para criar seu portfólio profissional. Nesse caso, recomendamos o WordPress por ter diversos recursos essenciais, como:

  • Múltiplos templates pré-prontos para diferentes tipos de indústrias
  • Custo variável de acordo com os requisitos específicos do seu site
  • O WordPress conta com ampla documentação, fórum com uma comunidade consolidada e artigos de suporte que podem te ajudar a configurar e gerenciar seus recursos
  • Possibilidade de personalizar e expandir seu site através de inúmeros plugins e temas

Depois de escolher uma plataforma de criação, é hora de começar a desenvolver seu portfólio online. Busque inspirações de design que combinem com o tipo de clientes ou empresas com as quais você deseja trabalhar. Além disso, faça uma seleção dos seus melhores trabalhos a fim de exibir suas habilidades e o estilo artístico da sua marca para potenciais clientes.

Por exemplo, o portfólio digital do Kokoro Tobita exibe os trabalhos de design de sites do profissional com um layout simples, dando destaque às marcas com as quais ele colaborou e aos serviços que prestou em cada projeto.

portfólio de kokoro tobita

Outro exemplo é a página de portfólio da efelle creative. Ela usa uma grade de imagens para exibir os trabalhos feitos para diferentes marcas, sendo possível ver as descrições dos projetos ao clicar em cada imagem. Dessa forma, o design do portfólio permanece simples, mas os clientes podem ver mais detalhes sobre os projetos caso estejam interessados no processo.

portfólio efelle creative

Considere os seguintes elementos quando for criar seu portfólio profissional:

  • Use um design simples e fácil de navegar. Isso garante que os visitantes vão conseguir analisar seus trabalhos criativos sem distrações de elementos desnecessários.
  • Adicione apenas imagens e vídeos de alta qualidade ao seu portfólio.
  • Para desenvolver um design de portfólio único, utilize plugins (como o Visual Portfolio) para personalizar o modelo do portfólio, adicionar efeitos especiais e criar galerias de fotos.
  • Inclua uma descrição de seu perfil profissional que explicite sua especialidade profissional, eventuais prêmios recebidos e projetos notáveis. Assim você oferece aos potenciais clientes uma ideia mais detalhada da sua expertise com design de sites.
  • Garanta que seu portfólio digital seja compatível com dispositivos móveis, já que grande parte dos visitantes tendem a acessar páginas da web através de celulares ou tablets.

Dica

Escolha o domínio ideal para seu negócio. Use o nome da sua marca como nome do domínio do site, e registre-o com uma extensão adequada. Considere usar o .com ou o .pro para seu público saber que seu negócio é confiável e profissional.

9. Crie Propostas de Prestação de Serviços e Modelos de Contrato

Uma proposta de desenvolvimento de sites contém informações sobre os serviços que sua empresa está oferecendo, o cronograma do projeto e os detalhes dos requisitos dos clientes. Por meio desse contrato, o designer e o cliente podem chegar a um acordo mútuo antes do início do projeto.

Ao criar uma proposta, certifique-se de incluir os seguintes elementos:

  • Resumo executivo. A proposta deve começar com uma visão geral da solicitação do cliente. Assim, ambas as partes podem entender o principal desafio a ser solucionado e quais serviços devem ser prestados. Inclua as soluções propostas para resolver o problema de acordo com as necessidades do cliente.
  • Cronograma. Dependendo da complexidade do projeto, defina um cronograma detalhado para informar ao cliente quanto tempo levará para concluir o plano. As etapas de desenvolvimento e design de sites incluem planejamento, desenvolvimento front-end, programação back-end, testes beta e o próprio lançamento do site.
  • Escopo do trabalho. Adicione detalhes sobre os serviços que você prestará. Como designer, você deverá cumprir com os serviços listados na proposta, e o cliente não deverá solicitar serviços adicionais, sob o mesmo contrato, durante o projeto.
  • Preço. Liste o preço de seu serviço e os custos adicionais para concluir o projeto em questão. Lembre-se de descrever o modelo de pagamento na proposta ou forneça esses detalhes em um contrato posteriormente redigido.

Depois que o cliente concordar com o plano de negócios que você desenvolveu, crie um contrato que expresse claramente os aspectos da proposta e os termos e condições adicionais.

Assim como uma proposta de prestação de serviço, um contrato profissional para o design de um site deve incluir alguns elementos importantes, como:

  • As partes envolvidas. O contrato deve começar com informações detalhadas sobre as partes – o prestador de serviços de web design e o cliente. Inclua o nome de ambas as partes, endereços completos, emails e números de telefone.
  • Cronograma. Liste as etapas do projeto, desde o início até a conclusão, e mencione as datas.
  • Escopo do trabalho. Inclua detalhes dos serviços que serão prestados para definir os direitos e responsabilidades de ambas as partes.
  • Termos de pagamento. Defina como você cobrará o cliente – tarifa fixa, por hora ou mensal. Mencione se haverá um pagamento inicial, os termos de liquidação e as próximas datas de pagamento, se necessário. Não se esqueça de fornecer os detalhes da sua conta bancária.
  • Cláusulas especiais. Para acomodar potenciais riscos, você pode adicionar termos adicionais em caso de quebra de contrato, cancelamento ou problemas de força maior.

Dica

Às vezes poderá ser necessário o desenvolvimento de um  Non-Disclosure Agreement (NDA), isto é, um Acordo de Não Divulgação. Esse contrato de confidencialidade é utilizado para proteger informações sensíveis, incluindo propriedade intelectual. Caso seja necessário, você poderá recorrer à justiça em caso de violação de propriedade intelectual sobre seus designs. 

10. Crie seu Site Profissional 

Depois de selecionar o nicho de atuação, escolher o nome comercial da empresa e definir seus serviços e tarifas, é hora de começar a fazer o design do seu site. 

Assim como na criação de sites de portfólio, você pode usar o WordPress ou um criador de sites empresariais para desenvolver o site do seu negócio. Caso opte pelo CMS, será necessário comprar um nome de domínio antes de iniciar. Com a Hostinger, você pode adquirir nomes de domínios com diversas opções de extensão (domínio de nível superior, ou TLD – top-level domain), incluindo o popular .com, adequado para qualquer tipo de negócio.

Escolha um nome de domínio simples e memorável. Em seguida, use nosso verificador de nomes de domínio para conferir se o nome desejado está disponível para compra e registro.

Alternativamente, você pode obter um domínio gratuito ao adquirir um plano de hospedagem para sites da Hostinger. Para designers de sites de pequenas empresas, recomendamos começar com soluções de hospedagem gerenciada.

Depois de registrar seu domínio e adquirir um plano de hospedagem, é hora de iniciar a criação do seu site. No repositório do WordPress, você pode encontrar temas e modelos projetados para diferentes nichos de mercado. Além disso, há temas que se adequam a qualquer tipo de site, como o Astra.

tema astra para wordpress

Ao escolher o design ou tema para o site da sua empresa, certifique-se de que ele representa a identidade da sua marca e o estilo do seu trabalho. Adicione uma página inicial, um menu, seu portfólio, um formulário de contato e a tabela de preços dos serviços oferecidos.

Lembre-se de que seu site é a principal plataforma para exibir suas habilidades de web design, seu estilo artístico e criatividade, podendo atrair mais clientes. Portanto, personalize as cores, fontes e demais elementos visuais do seu site de acordo com seu branding.

Outro elemento importante na criação do site é o guia da marca. Criar um guia de estilo é um passo essencial para moldar a percepção dos visitantes sobre a imagem do seu negócio. Por exemplo, você pode se referir à psicologia das cores ao determinar a principal cor que representa sua marca.

Usar diferentes cores ou tons como diretrizes de marca também é uma ótima ideia para torná-la única. O site da Mailchimp exibe um ótimo exemplo dessa técnica, combinando cores em tons quentes para exibir suas características.

página inicial do mailchimp

Para executar esse passo mais rapidamente, utilize ferramentas desenvolvidas especificamente para gerar paletas de cores para diretrizes e guias de marca, como o Adobe Color Wheel.

serviço adobe color wheel

Depois de criar um site visualmente atrativo, será necessário aumentar a visibilidade do seu site. Para isso, aplique as melhores práticas de SEO para WordPress. Alguns dos aspectos mais importantes incluem otimizar a velocidade de carregamento das páginas, usar URLs adequadas, melhorar a responsividade móvel do seu site e simplificar a navegação para os usuários.

11. Escolha as Ferramentas de Pagamento

Decidir qual a melhor solução de pagamento para seus serviços de web design é essencial. Embora o PayPal seja uma plataforma comum para transações online, ele não está disponível em alguns países. Portanto, é preciso considerar o uso de outras ferramentas de pagamento para garantir transações eficientes e melhorar a satisfação do cliente.

Uma ferramenta de pagamento pode processar cartões de crédito, pagamentos no débito, Pix, aplicativos de transferência de dinheiro e carteiras digitais. As duas últimas opções estão se tornando cada vez mais populares, pois o método de pagamento móvel é mais rápido e conveniente.

Além da funcionalidade da ferramenta de pagamento, é preciso observar outros fatores antes de tomar uma decisão:

  • Custo. O uso de ferramentas de pagamento cobra taxas de instalação, taxas de transação e taxas mensais. Portanto, calcule o custo total para investir na plataforma e ajuste-o ao seu orçamento.
  • Segurança. Já que você vai lidar com dados sensíveis, como os números de cartões de crédito dos clientes, é essencial procurar ferramentas que ofereçam várias medidas de segurança. Certifique-se de que a plataforma escolhida esteja em conformidade com a legislação local e internacional.
  • Métodos de pagamento aceitos. Pesquise quais tipos de pagamento são suportados pela ferramenta de pagamento que você pretende contratar.
  • Moedas internacionais. Se você planeja ter clientes de outros países, certifique-se de que sua ferramenta de pagamento pode processar transações em várias moedas.
  • Cartões suportados. Use uma ferramenta de pagamento que suporte cartões de crédito comuns, como Visa eMasterCard

Confira algumas excelentes gateways de pagamento para pequenas empresas, como SquareAuthorize.net e MercadoPago, que suportam diferentes opções de pagamento e contam com recursos de segurança robustos, como prevenção de riscos e fraude.

site do mercado pago

12. Estabeleça Procedimentos de Comunicação e Gestão de Projetos

Para entregar resultados no prazo e com qualidade, é crucial administrar as estratégias de comunicação da marca e gerenciar os projetos de forma eficaz.

Utilizar ferramentas específicas de gestão e comunicação pode te ajudar a acompanhar as tarefas de web design e aumentar a produtividade.

  • Software de gerenciamento de projetos. Investir numa plataforma dessa natureza significa que você poderá colaborar e acompanhar projetos junto com sua equipe interna e com os clientes. Mesmo como proprietário único, é possível utilizar esses softwares de gerenciamento para organizar seus recursos e o cronograma do projeto. Recomendamos o uso de ferramentas como Trello e Asana.
captura de tela do site do trello
  • Software de contabilidade. Você pode usar um software de contabilidade como ponto de partida para fazer o acompanhamento das tarefas relacionadas às finanças do seu negócio. O Wave é um exemplo de software de contabilidade gratuito que oferece recursos como gerenciamento de faturas e processamento de múltiplas moedas.
página oficial do wave
  • Software de monitoramento de tempo. Programas dessa natureza permitem que você acompanhe as horas de trabalho, agende compromissos, crie cronogramas de projetos e analise quais tarefas ocupam mais e menos tempo para terminar. Há diversas opções gratuitas, incluindo Clockify e Homebase.
página do serviço homebase

13. Construa Estratégias de Branding Digital

Desenvolver estratégias que aprimorem a presença da sua marca na internet é um processo que ajuda a impulsionar a reputação e a confiabilidade do seu negócio, especialmente quando você está começando com uma pequena empresa.

Ao construir e manter uma boa imagem de marca, as pessoas verão seu negócio de design de sites como confiável e seguro. Assim, você pode ampliar a exposição da sua empresa, direcionar tráfego para seu site e aumentar suas oportunidades de geração de receitas.

Abaixo listamos algumas etapas para construir uma identidade de marca concisa para sua empresa:

  • Defina a visão e os valores do seu negócio de design de sites – divida-os em metas de negócios de curto, médio e longo prazo.
  • Encontre seu público-alvo e crie personas específicas para ajudar na análise de qual grupo social se engaja mais com sua marca.
  • Faça uma pesquisa de mercado para avaliar os problemas que seu negócio pode resolver e as formas de se destacar.
  • Defina sua proposta única de venda (USP – unique selling proposition), pense no posicionamento de marca e em diretrizes de marca.
  • Desenvolva uma estratégia de comunicação eficaz para que os clientes entendam melhor as ideias e objetivos do negócio.
  • Preste atenção aos elementos visuais da sua marca – logo, imagens, estilo do site e branding na rede.
  • Aplique estratégias de marketing digital, como marketing de conteúdo, marketing para redes sociais, SEO e anúncios pagos.

Depois de realizar as etapas referentes ao branding de negócios, é hora de pensar nas diferentes maneiras de conseguir clientes.

14. Atraia Clientes

Conseguir mais clientes, especialmente aqueles interessados em como criar um site para uma pequena empresa, pode ser um processo que leva tempo para um novo negócio de web design. Focar em um nicho específico, como pequenas empresas, é um excelente ponto de partida para aumentar sua lista de clientes.

Por estar oferecendo serviços especializados, você já terá um público-alvo. Para converter potenciais clientes em compradores reais, especifique ainda mais seu mercado de atuação.

Comece listando o tipo de consumidor que você acha que melhor se relaciona com sua marca – o que pode incluir a escala ou tamanho da empresa do cliente -, considere aspectos geográficos e demográficos e limite o tipo de serviços de design de sites que você oferece. Por exemplo, o SmartSites é um negócio de design de sites de Nova Jersey com foco em desenvolvimento Drupal.

site de web design Drupal smart sites

Então é hora de promover seu negócio de web design nas redes sociais para expandir a rede de contatos e potenciais clientes. Neste tutorial, usaremos o LinkedIn como exemplo. A plataforma permite que você publique o que sua empresa está oferecendo e interaja com sua rede de amigos e profissionais. Através dessas interações, é possível fazer novas conexões e fechar projetos.

Outro método útil é desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo. Você pode construir um blog para o seu negócio, voltando os esforços de criação de conteúdo para informar os visitantes e publicar conhecimentos relacionados aos seus serviços. Além disso, para obter informações de contato, use estratégias de geração de leads – como downloads gratuitos e cursos online. Mais tarde, você pode usar os dados de contato colhidos na etapa de geração de leads para construir listas de emails e acompanhar potenciais clientes através de uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

Esta foi a etapa final de criação de um negócio de design de sites.

Dicas para Fazer seu Negócio de Web Design Crescer

Fazer com que sua empresa de design de sites seja lucrativa no longo prazo pode ser uma tarefa desafiadora para um empresário individual. Nesta seção, apresentamos algumas dicas para te ajudar a escalar seu negócio de design de sites e ser bem-sucedido nessa jornada.

Escale e Automatize

Como dono de um negócio de design de sites de sucesso, chegará um ponto em que será necessário escalar seu negócio. Nesse caso, o ideal é utilizar os recursos existentes de forma eficaz, aumentando sua lucratividade. Considere automatizar os processos de negócios mais operacionais, como por exemplo, as estratégias de marketing.

Quando tiver reunido uma lista com detalhes de contato dos leads, use o email marketing e ferramentas de CRM para automaticamente enviar mensagens personalizadas para reter e converter clientes existentes e potenciais.

Ferramentas desenvolvidas com inteligência artificial (IA) podem otimizar seus esforços em marketing digital, permitindo que você se concentre em outras áreas, como o desenvolvimento de parcerias e questões financeiras.

Não se Limite a Apenas Um Tipo de Serviço

Adicionar mais serviços ao seu portfólio pode refletir um acesso amplo a diversos clientes. Muitas agências de design de sites, como a AVX Digital, combinam seus serviços com marketing digital com serviços de SEO especializados.

Com a ampliação da gama de serviços oferecidos, o cliente poderá obter várias soluções em uma única empresa, o que é eficiente em termos de orçamento e tempo, assim, você estará oferecendo valor adicional ao cliente. Além disso, você pode planejar pacotes ou planos de produtos e serviços para gerar mais receita.

Tenha Múltiplos Canais de Geração de Leads

Use tráfego orgânico e preste atenção nas estratégias de SEO e marketing de conteúdo para atrair mais clientes. Não torne seu negócio dependente de um único canal, busque novas formas de obter mais leads de qualidade.

Através do email marketing, você pode desenvolver e fornecer conteúdos informativos para download e formulários de pesquisa. Esta é uma estratégia de marketing digital relativamente econômica.

Seja um Especialista em Seu Mercado

Ser um designer de sites bem-sucedido não se resume apenas ao branding da sua empresa, mas também às suas habilidades e expertise. Portanto, é indispensável aprimorar suas competências e aumentar seus conhecimentos em design de sites, seja através de cursos online ou educação superior.

Alternativamente, considere obter mais certificações, participar de competições de web design ou realizar colaborações em outros projetos. Você pode adicionar essas informações de qualificação ao seu site de negócios ou no seu portfólio, aumentando sua credibilidade enquanto profissional.

Criar um Negócio de Web Design vs. Trabalhar como Web Designer Freelancer 

Se você ainda está se perguntando qual opção é mais lucrativa para web designers – permanecer como freelancer ou iniciar um negócio de design de sites – reflita sobre as principais diferenças que listamos nesta seçãor:

  • Custo: Trabalhar como freelancer geralmente requer um orçamento menor, pois os projetos costumam ser menores e mais facilmente gerenciáveis. Em contraste, iniciar um negócio de design de sites envolve investimentos significativos, mais recursos para lidar com projetos em larga escala e, eventualmente, a contratação de pessoal. 
  • Flexibilidade: Como freelancer, você pode escolher os projetos ou clientes com base na sua disponibilidade. No entanto, como dono de uma empresa, será necessário trabalhar conforme o cronograma definido e, às vezes, lidar com vários projetos simultaneamente.
  • Especialização: Freelancers geralmente se concentram em um conjunto específico de serviços baseados em suas habilidades pessoais. Por outro lado, uma empresa de design de sites pode oferecer múltiplos serviços através do recrutamento de funcionários com diferentes competências. Nesse caso, a melhor opção depende da sua preferência – se deseja fornecer serviços especializados ou mais amplos.
  • Credibilidade: Embora haja muitos freelancers competentes, uma empresa de design de sites pode gerar mais confiabilidade ao público através de recursos corporativos, como missão e valores da empresa ou estratégias de identidade da marca. Isso é especialmente verdadeiro caso você já tenha criado uma rede extensa com clientes anteriores e outros profissionais.

No geral, trabalhar como designer de sites freelancer pode ser uma ideia de negócio online acessível e flexível para web designers. No entanto, criar uma marca de negócios de design de sites oferece mais espaço para crescimento, podendo levar a mais lucros. Você poderá obter múltiplas fontes de receita, ampliar suas redes profissionais e ganhar exposição a diferentes serviços de desenvolvimento web.

Conclusão

O web design é um nicho de atuação online bastante lucrativo. No entanto, a transição de freelancer para dono de uma empresa de design de sites pode ser desafiadora.

Para responder à pergunta de como começar um negócio de design de sites, listamos 14 etapas essenciais:

  1. Escolha um nicho específico pense no seu ambiente de trabalho
  2. Defina os objetivos do seu negócio
  3. Escolha as ferramentas de web design ideais para seus projetos
  4. Defina o preço dos seus serviços
  5. Escolha um nome que represente a identidade do seu negócio
  6. Desenvolva um plano de negócios sólido
  7. Verifique os requisitos legais para operar em sua região
  8. Crie um portfólio digital atrativo
  9. Elabore modelos de proposta de prestação de serviços e de contrato de design de sites
  10. Construa um site para o seu negócio
  11. Defina a ferramenta de pagamento para transações online
  12. Use softwares especializados para acompanhar seus projetos e fazer a comunicação da marca
  13. Posicione sua marca em diversos canais e redes sociais
  14. Atraia novos clientes

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como criar um negócio de design de sites e a gerar lucro com ele.

Caso tenha mais perguntas ou sugestões, sinta-se à vontade para deixar um comentário. Boa sorte!

Perguntas Frequentes sobre Como Criar uma Empresa de Web Design

Para esclarecer mais dúvidas acerca de como começar um negócio de design de sites, confira nossas respostas às perguntas mais frequentes sobre o tema.

O design de sites é um negócio lucrativo?

Considerado um trabalho em alta demanda no ambiente digital, designers e desenvolvedores de sites podem receber entre US$ 50.000 e US$ 100.000 por seus serviços nos EUA. Dada a popularidade e os ganhos potenciais, o design de sites é uma excelente ideia para um  pequeno negócio.

Quanto cobrar pelo design de sites?

Não há uma resposta única para os custos envolvidos no design de sites. Web designers cobram preços diferentes de acordo com vários fatores, incluindo o tamanho do site a ser estilizado, o estilo ou modelo desejado, o nicho do mercado, o escopo do projeto e a prestação de serviços adicionais – como SEO. Normalmente, os serviços de design de sites mais básicos custam cerca de US$ 1.000 a US$ 10.000, enquanto serviços avançados podem chegar a US$ 100.000.

Quando escalar os serviços de Web Design oferecidos?

Um sinal claro para expandir seus serviços de design de sites aparece quando sua empresa passa a precisar de ajuda para finalizar projetos em andamento. Nesses casos, faz sentido adicionar mais recursos e contratar profissionais para garantir a qualidade dos serviços.

Como fornecer um orçamento preciso para o projeto de design de um site?

Há diferentes elementos para levar em consideração antes de enviar orçamentos de web design para seus clientes. Por exemplo, se estiver usando um modelo de pagamento em que o preço é dado pela hora de trabalho, será necessário calcular o tempo de dedicação previsto para cada uma das etapas do projeto. Além disso, não se esqueça de adicionar custos extras ao fornecer uma estimativa de preço para o cliente. Se ainda estiver em dúvida sobre a precificação dos serviços, use ferramentas como calculadoras de custo de design de sites para ter mais ideias de como definir uma taxa adequada.

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.