Como Fazer o Design de um Site? Guia Para Quem Não é Designer
Antigamente, fazer o design de um site era apenas para quem tinha alguma experiência profissional e conhecimentos na área. Isso sempre incluía muita programação e outras habilidades técnicas que poucas pessoas tinham.
Ainda que os profissionais de design tenham grande demanda hoje em dia, fazer o design de um site se tornou algo muito mais simples. Tão simples que qualquer um pode tentar fazer um do conforto da sua própria casa.
É claro, o resultado não vai ser tão personalizado caso ele fosse feito do zero. Porém, usando as ferramentas disponíveis para construção de sites, agora você pode fazer um design de site que vai ficar tão profissional como se fosse feito por um profissional.
Se você nenhuma ou pouquíssima habilidade com programação e ainda gostaria de fazer o design do seu próprio site, siga os passos abaixo.
Conteúdo
Passo 1: Escolha a Plataforma
Na arte de criar um site, são dois jeitos diferentes que você pode usar: um CMS ou um criador de sites.
Um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) oferece um pouco mais de liberdade de personalização, mas exige um pouco de conhecimento em programação. Costuma ser relativamente fácil de usar, mas os novatos podem levar um pouco mais de tempo.
Existem diversos criadores de site no mercado e os melhores têm até mesmo uma IA de criar site na própria ferramenta. Porém, a opção mais amigável é o WordPress. O software em si é grátis, mas pode ser que você tenha que pagar por algum tema ou plugins terceirizados, dependendo das suas necessidades como usuário.
Já um criador de sites não exige nenhum conhecimento técnico. Ele já vem com tudo o que você precisa, como templates de sites prontos. O que você vai precisar fazer a partir daqui são alguns ajustes adicionais segundo as suas preferências.
A maioria dos criadores de sites são bem fáceis de usar. Eles contam com um editor com uma função de arrastar e soltar, além de um sistema de grades que permite posicionar elementos pelo site até que você alcance o design desejado.
O lado não tão bom assim é que os construtores de sites são um pouco mais caros do que o WordPress. Porém, a simplicidade dos controles e os resultados visuais deslumbrantes podem fazer o seu dinheiro valer a pena.
Passo 2: Tenha um Domínio e uma Hospedagem de Site
Caso você escolha o WordPress, você vai precisar se registrar para um domínio e comprar uma hospedagem para o seu site.
Neste caso, temos um guia sobre como comprar um domínio que pode ajudar você em todo o processo de aquisição dele. Já para a hospedagem, você pode usar um serviço feito especificamente para WordPress aqui mesmo na Hostinger. Também temos um plano de host gratuito, caso seu orçamento esteja apertado para começar.
Considere que nossos planos de hospedagem WordPress também incluem domínios grátis para site. Com isso, você nem precisaria se preocupar em fazer um registro do domínio em outro lugar.
Passo 3: Escolha um Template Para o seu Site
A ideia aqui é que você escolha um template que melhor se encaixa com a proposta do seu site. Por exemplo, se você estiver no processo de criar loja online, escolha um modelo que já tenha páginas de produtos, menus organizados e que foque tudo nas imagens. Agora, se for um portfólio, procure por um design que complete você como profissional.
Tanto o WordPress quanto os outros criadores de sites têm uma variedade gigantesca de templates disponíveis, geralmente categorizados de acordo com a proposta de cada site. Não se preocupe se os templates não se encaixarem perfeitamente com o que você procura, pois eles podem ser personalizados em detalhes.
Dica
Aprenda como fazer uma loja virtual e tenha um negócio na internet hoje mesmo
Passo 4: Personalize o Design e Construa o Site dos Seus Sonhos
Agora que você já tem todos os elementos necessários para criar um site, é hora de deixar seu lado criativo aflorar.
Decida sobre o esquema de cores e como vai ser o estilo geral do seu site. Escolha uma fonte que complemente sua marca e escreva conteúdos de alta qualidade.
Inclua elementos visuais, mas garanta que eles sejam otimizados para o melhor desempenho do seu site. Por último, implemente técnicas de SEO (otimização para motores de busca) para aumentar suas chances de ganhar mais tráfego orgânico e crescimento consistente.
Sendo bem realista: quando falamos de design, não existem limites para a sua imaginação. É claro, pode ser que você tenha que fazer algumas concessões, já que você vai estar trabalhando com templates com designs já prontos. Ainda assim, com tempo o suficiente, paixão e criatividade, você terá uma página online completa, lindíssima e robusta para chamar de sua e sem qualquer ajuda profissional.