Como Gerar Tráfego Para Seu Site?

Como Gerar Tráfego Para Seu Site?

Você tem um site incrível. Você pensou em um nome de domínio perfeito, criou um layout matador e publicou conteúdos de relevância e qualidade. Mas apesar de todo esse esforço, seus dados continuam apresentando uma linha estável. De partir o coração, né?

Bom, é hora de mudar. Neste artigo, vamos mostrar 15 passos simples para gerar tráfego para sites e blogs.

Tráfegos de Diferentes Tipos

Primeiro de tudo, você precisa saber a os diferentes tipos de tráfegos para saber quais os passos certos a tomar.

Aqui estão os dois principais tipos de tráfego que você precisa conhecer – o tráfego orgânico e o pago.

O termo “tráfego orgânico” refere-se aos visitantes do site que chegam através de mecanismos de busca como Google or Bing.

E por outro lado, os visitantes considerados como tráfego pago são aqueles que chegaram até o seu site através de um anúncio (como Google Adwords e Facebook Ads), links patrocinados, e outros métodos pagos.

Estatísticas provam que 51 % de tráfego de todos os sites são orgânicos. Este número faz com que muitos donos de site se esforcem para ter um site totalmente otimizado. Afinal, quem não amaria um método que é gratuito e lucrativo?

Mas, tráfego orgânico é um investimento a longo prazo. Ter um site ranqueando nas primeiras páginas de resultados dos mecanismos de buscas é uma competição acirrada. Provável que você não veja resultados significativos por meses, especialmente se sua empresa for de algum segmento bem competitivo.

Se você quer ver resultados imediatos, escolha tráfego pago. Você pode definir uma campanha em minutos e receber tráfego no mesmo dia.

Diversos serviços de anúncios também oferecem diversas opções de público. Você pode escolher quem será impactado pelo seu anúncio baseado em localidade, idade, sexo e outros critérios.

Por mais atraente que parece ter resultados instantâneos, esteja preparado para gastar muito dinheiro com anúncios pagos. Os custos com publicidade pode fazer um buraco em seu bolso, especialmente em certos mercados onde há muita concorrência.

Melhor Forma para Gerar Tráfego Para Seu Site

Seu site não precisa sofrer por falta de tráfego. Prepare-se e explore nosso guia abaixo e aprenda como gerar tráfego para sites e blogs.

1. Otimização para SEO

Otimizar seu site para SEO significa deixar seu site mais adequado para os mecanismos de busca e para os visitantes.

Um SEO bem utilizado irá ajudar o seu site ranquear melhor e em posições mais altas nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs) e assim direcionar o tráfego para seu site.

Um simples começo para otimizar seu site é fazendo uma pesquisa de palavras-chave para o seu conteúdo. Você saberá quantas pessoas pesquisam por uma palavra-chave específica e quão alta é a concorrência.

A partir daí, você pode determinar quais palavras-chave você deseja usar e que podem ter boa classificação nos mecanismos de pesquisa.

Existem muitas ferramentas para isso, a mais popular é o Google Keyword Planner. Você pode encontrar ideias de palavras-chave ou ver as métricas por histórico (média de pesquisas mensais, concorrência, etc.).

exemplo no keyword planner

Depois de saber quais palavras-chave você deseja usar, é hora de otimizar seu site. O processo de otimização pode ser dividido em duas categorias:

  • Off-site SEO: refere-se a qualquer coisa que você pode fazer para promover o seu site – como link building, marketing em mídia social, bookmarking e muitos mais.
  • On-site SEO: é o ato de otimizar diferentes partes do seu site, incluindo o conteúdo.

Ao criar conteúdo para seu site, concentre-se primeiro no SEO on-page. Afinal, seu site tem que ser ótimo antes de você querer mostrá-lo para os outros, certo? Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar seu on-page SEO:

  • Title Tags (Tags de título). Crie um título atraente com suas palavras-chave nele. Seu título deve ter cerca de 70 caracteres ou menos.
  • Meta Descriptions (Meta descrições). É a descrição das páginas do site mostradas nos SERPs. Como as tags de título, ele deve conter as principais palavras-chave para que os mecanismos de pesquisa e as pessoas possam entender o que é sua página.
  • Header Tags (Tags de cabeçalho). Divida seu conteúdo em um texto de fácil leitura usando tags de cabeçalho (H1 a H6).
  • Alt text for images (Texto alternativo para imagens). É usado para descrever imagens na web. Ele ajuda os rastreadores de mecanismos de pesquisa a entender as imagens. As ferramentas de leitura também usam o alt text para descrever a imagem para os cegos.

2. Campanhas de Email Marketing

Embora o SEO seja uma ótima maneira de mostrar o potencial de seu site para os clientes, você precisa garantir que eles não visitem somente uma vez. Interaja com os visitantes enviando newsletters e promoções regularmente por e-mail.

Manter contato com os visitantes que já existem mantém você na mente deles e os instiga a visitar novamente. Como acontece com o frequentador assíduo de um café, eventualmente, eles terão um senso de lealdade ao seu site. É uma maneira fantástica de gerar tráfego para seu site.

Para iniciar uma campanha de email marketing, você precisa usar serviços de e-mail marketing como MailChimp e Constant Contact. Você pode testar as versões gratuitas para começar e depois fazer upgrade para os planos premium à medida que seu site cresce.

Mas lembre-se de não bombardear seus assinantes com muitos e-mails. Faça isso de forma minimalista enviando emails semanais ou quinzenais que contenham um resumo das novidades do seu site.

3. Mídias Sociais

Os sites de mídias sociais são uma ferramenta poderosa para gerar tráfego para sites e blogs. Se você usá-las de maneira inteligente e eficaz, não demorará muito para que os visitantes descubram seu site.

Primeiro, garanta que seu conteúdo seja fácil de compartilhar. As pessoas adoram compartilhar posts interessantes que encontraram na internet com amigos e familiares. Não perca esta oportunidade e incorpore a ferramenta de compartilhamento em redes sociais em seus posts do blog. Deixe o botão de compartilhamento aos olhos dos leitores.

No entanto, não fique sentado esperando que as pessoas compartilhem seu conteúdo. Você é quem precisa ser ativo e alcançar o novo público. Toda vez que você publicar novos conteúdos, compartilhe-os nas redes sociais. Não custa nada e pode aumentar significativamente o tráfego para o seu site.

Veja algumas dicas ao promover seu conteúdo em redes sociais:

  • Adicione elementos visuais. As pessoas provavelmente preferem clicar em postagens atraentes.
  • Use hashtags. As hashtags tornam seus posts fáceis de encontrar ​​para as pessoas que pesquisam essa palavra-chave.
  • Escolha o site certo. Diferentes redes sociais têm diferentes públicos-alvo. Os adultos usam principalmente o Facebook, enquanto adolescentes e pessoas na faixa dos 20 anos tendem a usar o Instagram e o Twitter. Experimente alguns sites e veja qual funciona melhor para o seu site.

4. Escreva Conteúdos Excelentes

O conteúdo é o coração de todo site. Um conteúdo envolvente fará com que os visitantes sempre voltem ao seu site. Além disso, fará com que os visitantes compartilhe seu conteúdo para você. Não é um sonho?

Abaixo, confira algumas dicas sobre como escrever conteúdos excelentes que podem direcionar o tráfego para seu site:

  • Pesquisa de palavras-chave: Seu conteúdo deve ser construído em torno das principais palavras-chave. Pense nisso como o tópico. Portanto, escolha palavras-chave que sejam relevantes e tenham um bom volume de tráfego. Você pode usar o Google Keyword Planner, como mencionamos anteriormente, ou usar o Semrush para obter uma análise palavras-chave mais detalhada.
  • Crie headlines chamativos. É o que as pessoas lêem nos resultados das pesquisas, por isso, quanto mais cativante, melhor.
  • Não use frases e palavras longas. A maioria das pessoas vai percorrer por seu conteúdo para encontrar as informações. Simplicidade e clareza são fundamentais.
  • Escreva conteúdo informativo. Seu conteúdo deve ter respostas. Evite frases aleatórias que só estão ali pra fazer volume.
  • Adicione imagens e vídeos. Uma parede do texto vai afastar os leitores, portanto dê aos seus leitores algumas pausas com elementos visuais de vez em quando.

Quando se trata de escrever ótimos conteúdos, a prática é o segredo. Com o tempo, você vai aprender a escrever com eficiência e gerar tráfego para seu site.

5. Tenha um Site Responsivo

O fato de os telefones celulares representarem 52% de todo o tráfego na web deve ser suficiente para responder por que seu site precisa ser compatível com dispositivos móveis. Se os visitantes tiverem uma experiência ruim com dispositivos móveis em seu site, talvez eles nunca mais voltem. Você perde uma grande parte do tráfego em potencial.

Talvez você esteja perguntando que tipo de site é considerado compatível com dispositivos móveis? Bom, é o site responsivo – ou seja, o seu site deve se ajustar automaticamente e ser exibido conforme o tamanho da tela do dispositivo.

Dessa forma, os visitantes podem navegar pelo seu site de forma tranquila sem ter que diminuir ou dar zoom na sua tela. Experimente a ferramenta de teste do Google para ver se seu site já é compatível com dispositivos móveis ou não.

Para criar um site responsivo, você precisa contratar um profissional, usar um criador de site ou, ainda, modelos de sites responsivos. Esta última opção é mais barata, obviamente.

Nós recomendamos o WordPress porque todos os seus temas são compatíveis com dispositivos móveis, responsivos.

Um site responsivo também tende a ter uma classificação mais alta em pesquisas feita por dispositivos móveis. Portanto, mesmo que você produza conteúdo de alta qualidade, o tráfego do seu site ainda estará prejudicado se não for compatível com dispositivos móveis.

6. Analise os Conteúdos Desatualizados

Sim, você deve sempre escrever novos conteúdos para atrair novos visitantes. No entanto, editar seu conteúdo já existente também é uma ótima maneira de gerar tráfego para seu site.

Com frequência, os mecanismos de pesquisa rastreiam os sites para pesquisar novos conteúdos. Toda vez que você atualiza o conteúdo existente do seu site, basicamente é como colocar um cartaz bem grande dizendo “Rastreie novamente”. Os mecanismos de pesquisa vão notar, recriar e reorganizar a classificação da sua página com base nas atualizações.

Para obter resultados mais rápidos, atualize conteúdos antigos que gerem tráfego significativo para o seu site. É provável que eles já tenham sido bem classificados na SERP, portanto, uma atualização vai mantê-los relevantes e aumentará a chance de melhorar na classificação.

Use o Google Analytics para encontrar os conteúdos mais populares que você tem e escolha os potenciais entre eles.

E claro, não realize updates apenas por updates. Foque em qualidade, não em quantidade. Abaixo temos algumas dicas do que você pode fazer para atualizar seus conteúdos:

  • Corrija erros de digitação.
  • Conserte links quebrados. E melhor ainda, adicione novos links.
  • Adicione novas imagens, infográficos ou vídeos.
  • Melhore a precisão dos seus conteúdos atualizando dados antigos.

7. Implemente um Programa de Afiliados

Programa de afiliados hostinger

Um programa de afiliados é uma parceria na qual os proprietários do site pagam aos afiliados (editores) pelo tráfego que enviam ou vendas que fazem. Os afiliados geralmente escrevem um artigo sobre seu produto, convencem os leitores a comprar e colocam o link de referência.

Hoje, muitas empresas escolhem essa estratégia porque é uma maneira econômica de gerar tráfego para seu site e aumentar as taxas de conversão.

Antes de escolher um afiliado, saiba quem é seu público-alvo. Os editores devem ser atraentes para seus consumidores. Digamos que seu público seja de adolescente, então editores com tom de voz informal e divertido podem funcionar melhor para você. Escolha com sabedoria e você terá o máximo de resultados

Por alguma razão desconhecida, muitos administradores de sites tendem a focar em backlinks e esquecem de criar links internos. Isto chega a ser vergonhoso, porque ambos são importantes para gerar tráfego para seu site.

O Google usa links (internos and externos) para determinar o valor de uma página. Se existem muitos links para uma página, o Google considera essa página importante e deve ranquea-lá bem.

Ficou claro como links internos importam, né? E é por isto que toda vez que você criar conteúdo, lembre-se sempre de adicionar links internos para outros artigos relevantes. Digamos que o seu post seja sobre como começar uma empresa, você pode inserir links para artigos sobre ideias de empresas e planos de negócios.

Outro benefício de links internos é manter os visitantes no seu site. Ao oferecer links internos para páginas relevantes, os visitantes não vão pesquisar as informações que precisam nos sites dos competidores.

9. Use CDN Para Acelerar a Velocidade

O Google quer providenciar aos usuários a melhor experiência de navegação, então a velocidade de um site importa para sua classificação. E da mesma forma, acelerar a velocidade do site é importante se você quer gerar tráfego para seu site.

Um jeito perfeito de acelerar seu site é usando Content Delivery Network (CDN). É um grupo de servidores espalhados pelo mundo.

Quando alguém solicita uma visita ao seu site, o servidor mais próximo responderá enviando o conteúdo estático. Como resultado, o tempo de carregamento é mais rápido devido à curta distância entre os visitantes e os servidores.

A maioria dos provedores de CDN é paga, mas você pode obter um gratuitamente com o CloudFlare. Tudo o que você precisa fazer é adicionar seu nome de domínio ao Cloudflare e atualizar os nameservers. Você pode conferir o guia passo a passo para ajudá-lo a configurar tudo.

10. Facebook Ads

Usar anúncios do Facebook é comprovadamente eficiente para gerar tráfego para sites e blogs. 30% dos profissionais de marketing acreditam que o Facebook é a plataforma social com maior ROI (retorno de investimento).

Com base na média dos custos, Facebook Ads é uma alternativa barata para anúncios dos mecanismos de busca. A média de custo por clique (CPC) em todos os setores é de $1.72, e você decide o quanto quer gastar por dia e por quanto tempo seus anúncios irão rodar.

O segredo ao usar o Facebook Ads é garantir que cada centavo valha. Para isso, você precisa definir seus objetivos ao criar campanhas – se é de Awareness, Consideration, ou Conversion (respectivamente Conscientização, Consideração ou Conversão).

exemplo de objetivos no facebook ads
  • Awareness: alcançar novas pessoas e gerar interesse.
  • Consideration: prender a atenção das pessoas no seu site em busca de mais informações.
  • Conversion: encorajar seus visitantes a comprar seus produtos.

Em seguida, seu trabalho é criar uma campanha que chame a atenção da sua audiência. Aqui estão algumas coisas que você tem que fazer:

  • Escreva uma descrição excelente. Deve ser curta, interessante.
  • Ofereça elementos visuais chamativos. Aqueles que vão parar os usuários do Facebook no momento em que eles verem os seus anúncios. Pode ser imagens, infográficos ou vídeos.
  • Atualize seus anúncios assim que as campanhas acabarem. Altere a imagem e edite as descrições e o título. Se você usar o mesmo anúncio por meses, isto perderá a efetividade.
  • Crie uma landing page informativa. Você tem somente alguns segundos para impedir seus visitantes abandonem seu site, então garanta que oferecerá uma landing page com informações de valor.

11. Criar um Canal do YouTube

Você já deve ter se deparado com um ou dois vídeos enquanto faz pesquisas do Google. É provável que tenha visto vídeos do YouTube, pois pesquisas mostram que 88% dos vídeos que aparecem na primeira página do Google SERP são do YouTube. Assim, esta plataforma de vídeo pode ser uma mina de ouro para gerar tráfego para sites e blogs.

Uma forma de gerar tráfego é falando para os seus espectadores que visitem o seu site e explique os benefícios que eles receberão por isso. Você pode fazer isso em uma frase curta “Acesse o curso completo em writingbeatifully.com e saiba como escrever masi rápido” — ou  insira um texto call-to-action no vídeo.

exemplos do youtube

Outra método fácil que as pessoas sempre olham é usar a caixa de descrição. Escreva um call-to-action junto com seu link na caixa de descrição.

exemplo de descrição no YouTube

12. Anúncios no Instagram

Instagram é outra mídia social que é muito popular para anúncios. É mais apropriado para quem tem como target audiências mais jovens já que 71% dos usuários do instagram tem até 35 anos de idade.

Como essa plataforma social é do Facebook, a forma como ela funciona é bem parecida com o Facebook Ads. Você terá que escolher os objetivos de três categorias e usar uma oferta excelente para suas opções de público (como idade, gênero, linguagem, país e muito mais).

Alinhe essas opções escolhendo a que melhor se encaixa com os objetivos da sua empresa. Caso contrário, seu dinheiro será desperdiçado com pessoas que não interessam.

Nós sugerimos que você teste bastante o conteúdo do seus anúncios. Como o Instagram é uma plataforma visual, é altamente importante que você tenha uma campanha visualmente atrativa.

Você pode usar frases, vídeos informativos mais curtos, imagens engraçadas, infográficos, etc. explore as opções e crie um anúncio que verdadeiramente represente seu site.

O Instagram é uma ótima forma de gerar tráfego para seu site!

13. Marketing de Influência

Plataformas de mídias sociais tem mudado a forma como as pessoas buscam o que precisam. Agora, elas buscam por influencers ou especialistas no assunto. Portanto, se usado de forma correta, o marketing de influência pode trazer tráfego para seu site.

Implementar marketing de influência é um processo relativamente fácil. Escolha os influenciadores com quem você quer trabalhar, entre em contato com eles e peça para que promovam seus produtos ou serviços em troca de uma comissão.

Uma coisa incrível deste método é que você não tem que gastar muito dinheiro. Muitos influencers ficam felizes em receber brindes em troca dos seus serviços.

14. Patrocinar Canais do YouTube

Patrocinar canais do YouTube é uma forma específica de marketing de influência. Você paga criadores de vídeos para fazer um vídeo no seguinte estilo:

  • Um vídeo totalmente patrocinado. O vídeo inteiro sobre os seus produtos (desde os famosos vídeos “recebidos” ou um vlog onde seu produto seja o assunto principal).
  • Uma menção patrocinada é onde os donos de canais falam sobre seus produtos ou serviços em algum momento do vídeo. O produto não será o assunto principal do vídeo, mas o YouTuber explicará por que aquele produto é importante.

O preço de vídeos patrocinados pode variar. Quanto maior o canal, maior o preço. Alguns canais também estipulam uma taxa por vídeo enquanto outros trabalham com preços por visualizações.

Então, algo que você deve considerar ao optar por esse método, é o tamanho do canal e a taxa de visualização.

15. Use o LinkedIn

site do linkedin

LinkedIn é uma rede social única por que tem um grupo de usuários específicos – profissionais talentosos e habilidosos de todo o mundo. Além disso, a plataforma é perfeita para trazer tráfego para sites que estejam focados em negócios.

Primeiro de tudo, o seu perfil no LinkedIn deve estar completo. Tenha certeza que você cumpriu os passos básicos (como resumo, foto de perfil, link do seu site, etc.). Personalize seu perfil para mantê-lo profissional.

Postar conteúdos relacionados a negócios no seu Linkedin vai atrair tráfego para seu site. E o melhor de tudo, você pode focar em públicos que têm interesse no seu segmento.

16. Divulgue QR Codes

Uma das melhores formas de direcionar tráfego para uma página específica é divulgá-la com um QR code, um código visual que os usuários podem escanear com a câmera dos seus celulares.

O código QR representa uma mistura de marketing digital e offline. Você pode posicioná-lo estrategicamente em espaços públicos, como cartazes e outdoors promocionais, para maximizar sua visibilidade. Também é possível incluí-los em produtos físicos e publicações impressas.

Os usuários podem escanear os códigos com seus dispositivos móveis para serem instantaneamente direcionados à sua página. Ao fazer isso, você dispensa a necessidade de eles digitarem manualmente o domínio do seu site no navegador.

Além de direcionar usuários para páginas específicas, o código QR também é útil para fornecer detalhes da sua empresa, informações de contato, mensagens promocionais, localização e descontos.

Existem muitos geradores de QR code disponíveis na web para transformar suas URLs em códigos escaneáveis. Entretanto, da mesma forma que com um botão de chamada, seu QR code precisa de um visual que chame atenção e um texto bem escrito para encorajar os usuários a escaneá-lo.

Considere os fatores abaixo antes de gerar um QR code:

  • Público-alvo. Certifique-se que a audiência na qual você está mirando é familiar ao conceito e sabe escanear um QR code. Se a maioria do seu público não usa dispositivos móveis, por exemplo, exibir um código QR não trará nenhum resultado.
  • Design de site responsivo. O QR code deve levar a uma página otimizada para mobile, pois ele será escaneado quase exclusivamente por smartphones e tablets.
  • Posicionamento. Por mais que escanear um QR code seja uma tarefa fácil, tocar em um link é uma ação muito mais fácil caso o conteúdo já esteja na web. O código QR é muito mais apropriado para diminuir a distância entre as experiências offline e online, o que o torna mais indicado para mídias impressas e embalagens, por exemplo.
  • Tamanho. O tamanho prático mínimo de um QR code é de 2 x 2cm. Configure seu QR code tendo certeza que ele é facilmente escaneável.

Vale lembrar que clientes da Hostinger podem gerar QR codes instantaneamente. Basta abrir o hPanel e ir até Domínios Portfólio de domínios. Em seguida, selecione o domínio para o qual você deseja criar o código. Na janela Gerar QR Code, clique em Gerar.

Dica

Como códigos QR geralmente levam os usuários a páginas da web, tornar a sua URL memorável com um domínio personalizado pode ajudar a melhorar o reconhecimento da sua marca. A Hostinger, uma registradora de domínio habilitada pela ICANN, oferece uma grande variedade de nomes de domínio para criar destinos exclusivos para seus QR codes.

Conclusão

Os donos de sites certamente querem gerar tráfego para seus sites. Muitas pessoas acreditam que tem que gastar muito dinheiro para isso, mas existem recursos gratuitos que funcionam muito bem.

Compartilhamos alguns métodos gratuitos e pagos para gerar tráfego para seu site. Para deixar mais fácil, vamos recapitular os melhores:       

                                                                                                                                                                                  Métodos gratuitos:

  • Otimize o SEO do seu site. Isto ajudará os mecanismos de pesquisa a rastrear seu site com facilidade.
  • Compartilhe todo seu conteúdo em plataformas de redes sociais. Seu conteúdo pode alcançar uma casta audiência e atrair mais tráfego.
  • Atualize seu conteúdo já existente. É muito fácil de fazer e vai melhorar seu tráfego.

Métodos pagos:

  • Faça parte de programas de afiliados. É um método efetivo já que você paga somente se tiver resultados..
  • Trabalhe com influenciadores. Eles são ideias para engajar a audiência e influenciar seus seguidores e visitantes a visitar seu site e adquirir seus produtos.
  • Use Facebook Ads. É a maior plataforma de mídia social e você tem mais chances de alcançar todos os tipos de pessoa.
Author
O autor

Ariane G.

A Ariane é SEO Team Leader com experiência em conteúdo, localização e SEO. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.