SEO WordPress: mais de 30 dicas práticas para dominar os mecanismos de busca
Você sabia que uma parte significativa do tráfego do site vem da chamada pesquisa orgânica?
Isso porque, todos os dias, milhões de pessoas usam mecanismos de pesquisa como o Google para tirar uma dúvida, aprender algo, procurar um produto ou reservar um serviço online. Agora, imagine que, quando os usuários buscarem por determinadas palavras-chave, seu site WordPress aparece em destaque, nas primeiras posições dos resultados.
É exatamente disso que se trata a otimização de mecanismos de busca (SEO): ao colocar seu site no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs), você terá mais visibilidade, direcionará mais tráfego orgânico e, por fim, obterá mais vendas.
Ainda está tentando descobrir por onde começar? Este guia definitivo de SEO para WordPress te guiará pelo processo. Vamos lá!
Conteúdo
Configuração básica do SEO WordPress
Cerca de 53% do tráfego de sites é proveniente de buscas orgânicas, o que mostra a importância de atrair visitantes para o seu site naturalmente.
Por isso, antes de incorporar as técnicas de SEO mais avançadas, vamos tratar do básico.
1. Escolha um provedor de hospedagem WordPress rápido
Um provedor de hospedagem confiável é a espinha dorsal do seu site WordPress. Ele influencia diretamente o desempenho, a segurança e a experiência geral do usuário do seu site.
Embora existam muitas provedoras de hospedagem WordPress no mercado, apenas algumas são recomendadas pelo próprio WordPress.org — e a Hostinger é uma delas.
Isso se deve principalmente ao fato de fornecermos uma das soluções de hospedagem WordPress mais rápidas do mercado. Com data centers localizados em quatro continentes, você pode escolher facilmente o local do servidor mais próximo do seu público-alvo, para agilizar a entrega do conteúdo.
Nossos planos WordPress Business e superiores vêm ainda com uma rede de distribuição de conteúdo (CDN). Ela funciona como uma rede de servidores remotos globais que armazenam cópias do conteúdo de seu site.
Assim, na próxima vez que os usuários visitarem o seu site, o conteúdo será servido a partir do servidor CDN mais próximo para melhorar a velocidade de carregamento.
Você também se beneficiará de um recurso de cache de objetos que pode aumentar em até três vezes o tempo de resposta do WordPress.
Dica de especialista
Uma das principais maneiras de melhorar o SEO é investir em uma hospedagem rápida e confiável, com bom tempo de atividade e suporte rápido.
Nosso site WordPress está hospedado na Hostinger há mais de dois anos. Quando migramos da Bluehost, ficamos inicialmente chocados com a melhora nas pontuações do lighthouse e com o desempenho muito melhor do nosso site nos resultados de pesquisa do Google.
– Isaac Bullen, Diretor da 3WhiteHats para a Ásia-Pacífico
Cobrado mensalmente, o plano Business custa R$ 68,99/mês. Mas se você quiser economizar, recomendamos que opte pelo plano de 48 meses, que sai por apenas €2.95/mês.
Em outras palavras, quando seu site chegar ao quarto aniversário, você terá gasto apenas R$ 671,52 em vez de R$ 3.311,58, o que resulta em uma economia de R$ 2.640!
Além disso, também oferecemos uma garantia de reembolso de 30 dias. Portanto, seu investimento estará seguro de qualquer maneira.
2. Verifique as configurações de visibilidade do WordPress
A primeira etapa é verificar as configurações de visibilidade do seu site WordPress.
O WordPress tem um recurso para impedir que os mecanismos de pesquisa indexem um determinado site. Essa configuração vem desativada por padrão, mas é sempre uma boa ideia verificá-la.
Faça login no Painel do WordPress e vá até Configurações → Leitura. Encontre a caixa de seleção Visibilidade nos mecanismos de busca e verifique se ela está desmarcada. Não se esqueça de clicar no botão Salvar alterações.
Importante! Não marque essa caixa se ela estiver desmarcada. Você poderá perder todas as classificações do seu site nos mecanismos de pesquisa, mesmo que ela seja ativada apenas temporariamente.
3. Use um plugin de SEO para WordPress
Os plugins de SEO do WordPress simplificam vários aspectos da otimização do site. Eles fornecem ferramentas para aprimorar vários elementos do seu site, incluindo análise na página, um gerador de sitemaps e schema markup.
Há muitos plugins de SEO disponíveis no WordPress, como AIOSEO, Yoast SEO e Rank Math SEO. Confira nosso artigo sobre os melhores plugins WordPress de SEO para saber mais sobre as opções. Entretanto, para evitar conflitos, tenha em mente que é melhor instalar apenas um plugin de SEO de cada vez.
Aqui estão alguns elementos a serem considerados antes de instalar um plugin do WordPress em seu site:
- Custo. Verifique os planos e preços do plugin para ver se eles são adequados ao seu orçamento.
- Recursos. Examine cada função para saber como ela pode ajudar nos esforços de SEO do seu site.
- Facilidade de uso. Usuários iniciantes devem evitar plugins que exijam conhecimento técnico avançado. Em vez disso, escolha um que ofereça uma interface fácil de usar.
Neste tutorial, usaremos o AIOSEO para demonstrar como um plugin de SEO pode ajudar você a otimizar seu site. Este é um plugin de SEO para WordPress freemium, que você pode instalar facilmente no painel do WordPress.
Aqui estão alguns dos recursos mais úteis do AIOSEO:
- Geração automática de sitemaps de SEO. Gere facilmente sitemaps XML e HTML para enviar aos mecanismos de pesquisa.
- Suporte integrado a schema markup. Crie rich snippets atraentes que se destacam nos resultados de pesquisa do Google.
- Análise dos concorrentes. Avalie as estratégias de otimização de outros sites e obtenha sugestões para superá-los.
- Auditoria do site. Analise o desempenho de SEO de seu site e receba sugestões para melhorá-lo.
- Assistente de links. Gerencie links internos e externos.\
4. Adicione o sitemap do seu site aos mecanismos de busca
Embora os mecanismos de pesquisa indexem os sites automaticamente, o envio de um siteap os ajudará a entender melhor e mais rapidamente a estrutura do seu site.
Um sitemap do WordPress deve conter uma lista de todos os URLs públicos em seu site. Há dois tipos de sitemaps no WordPress: XML e HTML.
Um sitemap XML é o que você deve enviar aos mecanismos de pesquisa. Ele mostra todas as páginas de seu site, juntamente com a importância e o relacionamento entre elas. Graças a essa hierarquia estruturada do site, os rastreadores podem encontrar conteúdo específico com mais facilidade.
Veja como gerar um mapa do site em XML usando o AIOSEO:
- Vá para All in One SEO → Sitemap no painel do WordPress.
- Abra a guia Sitemap geral e clique no botão Abrir Sitemap.
- Quando o navegador abrir o sitemap XML em uma nova guia, copie o URL e envie-o aos mecanismos de pesquisa por meio do Google Search Console ou do Bing Webmaster Tools. Não há necessidade de enviar o mapa do site para outros mecanismos de pesquisa, como Yahoo! e DuckDuckGo, pois eles usam os dados de indexação do Bing Webmaster Tools.
5. Configure uma estrutura de permalinks
Cada página da web tem sua própria estrutura de URL permanente, chamada de permalink. Uma estrutura de permalinks limpa ajuda os usuários e os mecanismos de pesquisa a navegar pelo seu site WordPress, melhorando a otimização para mecanismos de pesquisa.
Os URLs dos sites aparecem nos resultados de pesquisa, e a maioria dos visitantes confia mais em links permanentes limpos e legíveis do que em links suspeitos, com letras e números aleatórios.
O WordPress usa o número de ID padrão como o permalink de uma página, como https://exemplo.com/?p=123. Você pode alterar a estrutura de permalink do seu site do WordPress para outras predefinidas ou URLs personalizadas e aprimoradas para SEO.
Vá até o Painel → Configurações → Links Permanentes para alterar a estrutura padrão de permalink. Em seguida, selecione a opção Estrutura personalizada e inclua as tags necessárias.
Escolha as tags com base no tipo de seu site. Por exemplo, sites de notícias geralmente incluem a data e o título da postagem no URL do site. Enquanto isso, os permalinks de lojas virtuais geralmente têm a categoria e o nome da listagem.
Se o seu site já estiver online, lembre-se de redirecionar seus URLs antigos depois de alterar a estrutura de permalinks. Dessa forma, você pode evitar a perda de links internos já existentes em seu site WordPress.
Dica do Especialista
Ao trabalhar em um novo site ou otimizar um site existente, comece pelos links internos e pela estrutura geral do site:
1. Em uma planilha, anote todas as categorias e páginas que o site tem. Dessa forma, você saberá qual estrutura de links internos escolher. Por exemplo, se o site tiver três categorias principais, inclua seus nomes nos links permanentes para criar canais de interesse.
2. Evite cadeias de caracteres e números aleatórios em seus URLs. Não use datas, a menos que seu conteúdo seja altamente sensível ao tempo. Geralmente, a melhor solução é colocar o nome da postagem logo após seu domínio.
6. Instale um certificado SSL
Secure Sockets Layer (SSL) é uma tecnologia de segurança que criptografa a conexão entre um site e um navegador. Ao instalar um certificado SSL, os dados transferidos entre o site e os usuários são criptografados.
Isso dificulta que os hackers interceptem e leiam as informações que estão sendo transmitidas, como dados pessoais, credenciais de login e informações de pagamento.
Quando um domínio é certificado por SSL, seu URL começa com https:// em vez de http://. Navegadores como o Google Chrome também exibirão um ícone de cadeado e uma mensagem que diz “A conexão é segura” quando você clicar nas informações do site.
Mas por que o SSL é importante para o SEO?
Para começar, o Google considera o HTTPS ao determinar a experiência da página de um site, que é outro fator importante de classificação. Alguns navegadores também rotulam sites sem certificados SSL como não seguros, aconselhando os visitantes a não abri-los.
É por isso que ter um certificado SSL é essencial para evitar a fuga de tráfego e prejudicar a taxa de conversão do seu site.
Os preços dos certificados SSL variam de acordo com fatores como o tipo de validação e a autoridade de certificação.
Obtenha um certificado SSL gratuito na Hostinger ao adquirir um de nossos planos de hospedagem. Um certificado SSL será instalado automaticamente toda vez que você criar um novo site.
Você também pode instalar manualmente um certificado SSL seguindo estas etapas:
- Faça login no hPanel.
- Vá para Sites no menu superior e clique em Gerenciar ao lado dos domínios desejados.
- Na barra lateral esquerda, selecione Segurança → SSL.
- Na aba Instalar SSL, selecione seu domínio no menu suspenso e clique em Instalar SSL.
O processo de instalação pode levar até uma hora. Depois de concluído, seu domínio usará automaticamente o HTTPS.
7. Modere comentários manualmente
Os comentários de spam geralmente incluem links para sites mal-intencionados, que podem prejudicar suas classificações. Ao aprovar comentários manualmente, você estará ajudando a proteger seu site WordPress e sua reputação.
Recomendamos revisar cada comentário para evitar mensagens indesejadas em seu site. Felizmente, o WordPress facilita isso com as Configurações de Discussão.
Vá até o Painel → Configurações → Discussão no painel do WordPress para ativar a aprovação manual de comentários. Marque a caixa O comentário deve ser aprovado manualmente, role para baixo e clique em Salvar alterações.
Aqui estão os principais elementos a serem considerados na triagem de comentários:
- Conteúdo da mensagem. Verifique o conteúdo de cada comentário e aprove apenas os que forem relevantes para a página ou publicação.
- Nome de usuário. Certifique-se de que o nome de usuário represente um usuário real e não contenha linguagem ofensiva ou inadequada.
- Links de sites. Remova comentários que incluam links para outros sites, mesmo que sejam mensagens que não sejam de spam.
Você também pode instalar um plugin anti-spam do WordPress para ajudar a filtrar comentários que possam prejudicar a segurança do site. Recomendamos o Akismet, um plugin que verifica se há spam nas publicações do seu blog, nos comentários e nos formulários de contato.
Práticas recomendadas de SEO on-oage para WordPress
Depois de configurar um site WordPress compatível com SEO, você deve se dedicar ao conteúdo do site. Essa etapa é chamada de SEO on-page — isto é, a prática de otimizar os elementos do site para mecanismos de pesquisa e visitantes.
Vamos dar uma olhada nas dicas importantes de SEO on-page do WordPress que você deve conhecer.
1. Realize uma pesquisa de palavras-chave
A maioria das pessoas encontra conteúdo online digitando palavras-chave específicas nos mecanismos de busca. A otimização de seu conteúdo com base nessas palavras-chave específicas é essencial para que ele apareça nos principais resultados.
Então, como encontrar as palavras-chave que seu público-alvo está pesquisando? É aqui que a pesquisa de palavras-chave entra em cena. Mas, antes de entrarmos nas etapas, vamos entender os dois principais tipos de palavras-chave:
- Palavras-chave de cauda curta. Normalmente inclui entre uma e três palavras, são termos amplos e genéricos que abrangem uma ampla área de tópicos. Os exemplos incluem “livros”, “café” e “câmeras digitais”.
- Palavras-chave de cauda longa. Termos mais específicos e mais longos, geralmente com mais de três palavras. Elas geralmente são frases curtas ou perguntas, como “Como fazer um café”.
As palavras-chave de cauda longa tendem a ter menos concorrência, o que as torna mais fáceis para novos sites. Por outro lado, as palavras-chave de cauda curta são muito mais difíceis de serem classificadas, pois todos os sites estabelecidos as têm como alvo.
A primeira etapa para fazer uma pesquisa de palavras-chave adequada é avaliar a intenção da pesquisa, ou seja, o que os usuários querem obter com aquela busca. Entender a intenção da pesquisa ajuda a determinar o melhor tipo de conteúdo para uma palavra-chave. Aqui estão as categorias mais comuns de intenção de pesquisa:
- Informativa. Os usuários querem obter conhecimento ou encontrar uma solução fazendo perguntas, como “como amarrar um sapato” ou “quais são os sintomas comuns da gripe”.
- Navegacional. Em vez de informações gerais, os usuários estão procurando um site ou uma página específica. Por exemplo, alguém que deseja acessar sua conta do Facebook pode digitar “Facebook login” em um mecanismo de busca.
- Comercial. Está relacionada a uma intenção de compra, mas os usuários ainda querem pesquisar suas opções. Pesquisas como “melhores smartphones 2024” e “escovas de dente elétricas mais bem avaliadas” são bons exemplos da intenção comercial.
- Transacional. Nesse estágio, os usuários estão prontos para fazer uma compra. Os exemplos incluem “comprar iPhone 13 online” ou “renovar a assinatura da Netflix”.
Depois de estabelecer a intenção da pesquisa, a próxima etapa é encontrar a palavra-chave correta. Use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como o Ahrefs, para encontrar as seguintes informações:
- Volume de pesquisa. O número de pesquisas da palavras-chave.
- Tendências. A tendência ao longo do tempo, o interesse por região e as consultas de pesquisa relacionadas.
- Dificuldade. O grau de dificuldade de classificação de uma determinada palavra-chave.
Por exemplo, se você quiser encontrar ideias de conteúdo para uma agência de web design, vá para Ahrefs → Explorador de palavras-chave. Digite “web design” no campo de pesquisa, escolha o local de destino e clique em Pesquisar.
Como você pode ver, essa consulta específica tem um volume estável de cerca de 6.600 pesquisas por mês e uma dificuldade de palavra-chave de 5, que é “fácil”.
Felizmente, você pode encontrar palavras-chave menos competitivas navegando até Ideias de palavras-chave → Termos correspondentes na barra lateral esquerda. Escolha palavras-chave com um número de dificuldade baixo, mas com um volume de pesquisa razoável, como “web design para pequenas empresas”.
2. Estabeleça uma autoridade no seu nicho
Uma estratégia de SEO bem-sucedida não se resume apenas à otimização de palavras-chave individuais — ela envolve, muito mais do que isso, a forma como todo o seu conteúdo trabalha em conjunto para demonstrar sua experiência em seu campo.
Veja o que John Pennypacker, vice-presidente de vendas e marketing da Deep Cognition, tem a dizer:
“Em vez de focar apenas em palavras-chave genéricas, criamos hubs de conteúdo interconectados. Por exemplo, criamos uma página principal sobre “Aprendizado de Máquina para Empresas” com links para páginas mais específicas, como “Redes Neurais para Análises Preditivas” e “Florestas de Decisão Aleatórias na Segmentação de Clientes”.
Essa abordagem nos ajudou a ranquear melhor para palavras-chave de cauda longa e mostrou aos mecanismos de pesquisa que tínhamos um conhecimento profundo em nosso nicho. Com isso, nosso tráfego orgânico aumentou em 40% em três meses após a implementação dessa estratégia.”
Para estabelecer a autoridade do seu site no seu nicho, você precisa de um cluster de conteúdo bem planejado:
- Identifique os tópicos mais relevantes para seu público e sua empresa. Esses tópicos devem ser amplos o suficiente para gerar vários artigos relacionados, mas específicos o suficiente para serem relevantes para seu público-alvo.
- Crie páginas de pilar abrangentes para cada tópico principal. Essas peças de conteúdo servirão como a pedra angular de seu cluster de conteúdo.
- Escreva artigos de blog para preencher suas páginas de pilar. Cada artigo do cluster deve se concentrar em uma parte específica do tópico principal e direcionar palavras-chave de cauda longa relacionadas à palavra-chave principal do conteúdo mais importante do seu site.
- Crie links para seus artigos de cluster a partir de suas páginas de pilar e vice-versa. Uma boa estratégia de links internos sinaliza aos mecanismos de pesquisa que seu site oferece uma cobertura completa de determinados assuntos.
A organização do conteúdo em torno de tópicos principais com subtópicos interligados cria um fluxo natural tanto para os visitantes quanto para os mecanismos de pesquisa.
Além de melhorar a experiência do usuário, essa abordagem também ajuda a estabelecer a autoridade do seu site em um nicho específico.
A autoridade do tópico é uma estratégia que fez maravilhas para Sean Begg Flint, fundador e diretor da Position Digital. A agência de SEO aumentou o tráfego do site de um cliente para mais de 10.000 visitantes em menos de seis meses.
Dica de especialista
Usamos o Table of Contents Plus para criar páginas de pilar abrangentes com estruturas claras e navegáveis. Para um cliente de serviços financeiros, essa estratégia nos ajudou a passar de zero para mais de 10.000 visitantes mensais em menos de seis meses. O conteúdo do pilar forneceu uma base sólida que melhorou a autoridade geral do site, enquanto o conteúdo do cluster capturou pesquisas específicas e de alta intenção.
– Sean Begg Flint, fundador e diretor da Position Digital
3. Publique conteúdo de alta qualidade e adaptado para SEO
Escrever conteúdo adaptado para SEO pode melhorar a autoridade do seu site e aumentar sua classificação nos resultados de pesquisa do Google.
Ao criar postagens de blog ou artigos de conteúdo, certifique-se de que eles sejam:
- Aprofundados e bem pesquisados. Cada postagem deve responder com precisão a uma intenção de pesquisa específica e abranger todos os pontos essenciais.
- Originais. Em vez de repetir o que já foi dito por outros, ofereça uma perspectiva única e conselhos que os usuários não encontrarão em nenhum outro lugar. Você pode escrever com base em sua própria experiência ou entrevistar especialistas no assunto.
- Bem escritos. Use linguagem simples, parágrafos curtos e listas (quando necessário) para facilitar a leitura do conteúdo.
- Bem estruturados. Use títulos claros para separar seu conteúdo em seções e certifique-se de que elas fluam bem.
Aqui está um bom exemplo de estrutura de conteúdo:
H1: O que é design de UX? H2: A diferença entre UX e UI design H2: Tipos de projetos realizados por um UX designer H3: Design do site H3: Design de software H3: Realidade aumentada H2: Como se tornar um designer de UX H2: Conclusão
- Otimizados em termos de tamanho. O tamanho ideal da postagem depende da palavra-chave e dos artigos concorrentes. Use ferramentas de otimização de conteúdo, como o SurferSEO, para obter sugestões de contagem de palavras.
- Atualizados regularmente. É mais provável que os visitantes retornem a sites que publicam consistentemente novas postagens de blog. Além disso, agende auditorias regulares para garantir que as informações em seu conteúdo sejam precisas e atualizadas.
Dica do Especialista
A contagem de palavras de um texto deve depender da palavra-chave em que você está focando. A melhor maneira de determinar isso é pesquisar a palavra-chave e calcular o tamanho médio das cinco páginas mais bem classificadas.
Além disso, escreva o conteúdo tendo em mente a palavra-chave de foco. Dessa forma, você terá uma direção melhor ao escrever e otimizar o conteúdo para essa consulta específica.
No entanto, evite o preenchimento forçado de palavras-chave – uma prática que consiste em adicionar muitas palavras-chave ao conteúdo, muitas vezes de maneira forçada e pouco natural, o que pode levar a uma classificação inferior nas SERPs.
Se você precisar de ajuda para produzir conteúdo de alta qualidade, aqui estão algumas ferramentas úteis para experimentar:
- Assistente WordPress com IA da Hostinger. Diga adeus ao famoso bloqueio de escritor e gere conteúdo mais rapidamente com a IA.
- Semrush SEO Writing Assistant. Esse plugin do WordPress avaliará seu texto com base em sua legibilidade, facilidade de uso de palavras-chave, originalidade e tom.
- Grammarly. Encontre e corrija erros de digitação, erros gramaticais e frases desnecessariamente complexas para melhorar a qualidade do seu conteúdo.
4. Trace uma estratégia de links internos
Os links internos são hiperlinks que direcionam os visitantes do site para outras páginas ou publicações no mesmo site. Há dois tipos principais de links internos: de navegação e contextuais.
Os links internos de navegação geralmente contêm o menu ou a estrutura principal do site, ajudando os usuários a encontrar a página de que precisam. Geralmente, eles estão localizados na barra de navegação, na barra lateral ou no rodapé.
Enquanto isso, os links internos contextuais são incorporados no próprio conteúdo. Por exemplo, em uma página de produto, a descrição tem links internos para páginas que explicam os recursos em detalhes.
Outra prática comum de links internos é adicionar links em publicações de blog e direcionar os usuários para tópicos relacionados. Por exemplo, uma postagem sobre “Como instalar um tema do WordPress” pode ser linkada a “O que é um tema do WordPress” e “Os 10 melhores temas gratuitos para WordPress”.
Tanto os links internos de navegação quanto os contextuais contribuem para o SEO de um site, pois ajudam a criar uma hierarquia de informações e a estabelecer autoridade. Os links contextuais também indicam ao Google que seu site tem conteúdo de alto valor.
Os links internos são muito importantes para o SEO, pois trazem os seguintes benefícios:
- Os mecanismos de pesquisa entendem melhor o seu site. Os links internos ajudam os rastreadores dos mecanismos de pesquisa a descobrir URLs relacionados e a entender a relação entre suas páginas e posts.
- Cria autoridade. Se uma página tiver construído autoridade (sendo linkada por outros sites, por exemplo), essa autoridade poderá ser passada para outra página do site usando links internos. Isso é chamado de link juice – o valor passado de uma página para outra.
- Navegação mais fácil. Os links internos incentivam os visitantes a permanecerem no site. Esses links podem levar a outras páginas nas quais os visitantes podem executar tarefas específicas ou aprender sobre um novo conceito.
Embora a criação de links internos possa parecer simples, é fundamental fazê-la corretamente. Aqui estão algumas dicas de SEO para uma boa estratégia de links internos:
Crie páginas de hub e grupos de tópicos
As páginas de hub, no contexto da estratégia de conteúdo e SEO, referem-se às páginas centrais de um site que fornecem uma visão geral dos tópicos principais e contêm links para conteúdos relacionados e mais detalhados.
Essas páginas são projetadas para serem recursos abrangentes sobre um determinado assunto, o que as torna valiosas tanto para os usuários que buscam informações quanto para os mecanismos de pesquisa que organizam o conteúdo.
A página do Salesforce+ é um bom exemplo de uma página de hub. Ela permite que os usuários explorem a biblioteca de publicações de blog e episódios de podcast do Salesforce em um só lugar.
Siga estas etapas para criar páginas de hub e grupos de tópicos para seu site:
- Identifique os tópicos principais de relevância para seu público e sua empresa. Eles devem ser amplos o suficiente para gerar vários artigos relacionados, mas específicos o suficiente para serem relevantes para seu público-alvo.
- Crie uma página central para cada tópico. Essas páginas devem apresentar os subtópicos sem entrar em grandes detalhes.
- Certifique-se de que cada página de hub seja otimizada para SEO, com foco em uma palavra-chave principal que represente o assunto principal.
- Para cada subtópico relacionado ao seu tópico principal, crie peças de conteúdo detalhadas, incluindo postagens de blog, artigos, documentos e vídeos.
- Cada conteúdo se concentra em um aspecto específico do tópico principal, visando as palavras-chave de cauda longa relacionadas à palavra-chave principal da página central.
Na Hostinger, temos páginas de hub dedicadas a tópicos amplos, como tutoriais do WordPress. Cada página contém artigos que se enquadram na categoria principal.
Use textos âncora descritivos para criar links entre as páginas
Vincule cada parte do conteúdo do grupo de volta à página central usando um texto âncora descritivo. Isso ajuda os usuários a navegar de volta para o contexto mais amplo e permite que os mecanismos de pesquisa entendam a relação entre a página central e o conteúdo do grupo.
Bons textos-âncora contêm palavras-chave que representam o conteúdo da página, mas não precisam ser uma correspondência exata. Por exemplo, se sua postagem fala sobre “Como criar um site WordPress”, usar “criar um site WordPress” como âncora será suficiente.
Atualize regularmente suas páginas centrais e o conteúdo do grupo para mantê-los atualizados e abrangentes. À medida que surgirem novas tendências ou novas perguntas em um tópico, crie conteúdos adicionais para abordá-las e adicione-os ao grupo relevante.
Use um plugin de SEO para WordPress
Um plugin de SEO para WordPress, como o AIOSEO, também pode ajudar na sua estratégia de links internos. O plugin tem um recurso de assistente de links que pode identificar páginas órfãs ou páginas sem links internos para otimizar seu esforço de SEO:
- Vá para All in One SEO → Assistente de Links no painel do WP.
- Clique em Ativar o Assistente de Links. Depois disso, clique em Escanear Agora se suas postagens ainda não tiverem sido rastreadas.
- A visão geral dos links será exibida, mostrando quantos links internos, externos e de afiliados seu site tem.
Para verificar postagens individuais, clique em Ver um relatório completo de links. Você será redirecionado para a guia Relatório de links, que tem três seções principais:
- Todos. Ele contém todas as postagens que você publicou, juntamente com o resumo dos links.
- Oportunidades de links. Essa seção mostra todas as oportunidades de links internos perdidos no seu conteúdo.
- Posts órfãos. Os artigos sem links de entrada são listados aqui.
5. Estruture seu site com categorias e tags
À medida que você publica mais e mais artigos, use categorias e tags para simplificar a navegação.
No WordPress, as categorias são usadas para agrupar posts relevantes em uma estrutura hierárquica. Elas ajudam a organizar seu conteúdo em categorias e subcategorias principais para que os leitores possam encontrar o que precisam rapidamente.
Por exemplo, o blog da HubSpot inclui um menu de categorias que facilita a navegação dos visitantes entre os diferentes tipos de conteúdo.
Quando os usuários passarem o mouse sobre uma das categorias principais, suas subcategorias serão exibidas. Isso é chamado de mega menu do WordPress e é frequentemente usado por sites com muitas páginas e posts.
Para criar categorias, abra o painel do WordPress e vá para Posts → Categorias.
Preencha os campos Nome, Slug e Descrição. Se for uma subcategoria, atribua uma categoria principal para uma estrutura de site mais organizada. Salve as alterações clicando em Adicionar nova categoria.
Depois de adicionar várias categorias, você verá a lista de todas as categorias existentes no lado direito da tela.
Ao contrário das categorias, as tags são totalmente opcionais e não há hierarquia para elas. Você pode atribuir várias tags para descrever aspectos de uma publicação de blog. Por exemplo, um artigo sobre refeições saudáveis pode ter tags como “vegano”, “sem glúten” e “refeições de 30 minutos”.
Os usuários podem simplesmente encontrar conteúdo clicando em uma determinada tag que lhes interesse, o que os levará a todas as publicações marcadas com esse termo.
Para criar tags, navegue até Posts → Tags, preencha os campos relevantes e clique em Adicionar nova Tag quando terminar.
Você também pode usar o editor do WordPress para adicionar novas categorias e tags. No editor de blocos do WordPress, você pode encontrar as opções para criar categorias e tags na barra lateral direita, em Post. Entretanto, esse método não permite que você insira descrições.
Embora não haja um limite rígido para o número de categorias que você pode atribuiAr, cada post não deve ter mais do que duas. O excesso de categorias pode sobrecarregar os visitantes, dificultando a navegação em seu site e a localização do conteúdo de interesse deles. O mesmo pode ser dito sobre as tags.
6. Otimize os meta títulos e meta descrições
Embora não seja um fator direto de classificação, a otimização de seus metadados ainda é importante para melhorar as taxas de cliques.
Quando os usuários encontrarem seu conteúdo nos resultados de pesquisa, um meta título e uma meta descrição claros darão a eles uma ideia do que se trata. Se as informações parecerem úteis, eles ficarão mais propensos a visitar sua página.
Por exemplo, os metadados a seguir podem ser atraentes para as pessoas que desejam saber mais sobre um servidor web.
Tirando o máximo proveito dos metatítulos
Um metatítulo, também conhecido como tag de título, é um elemento HTML que especifica o título de uma página da web. Esse título é exibido nos resultados de pesquisa, na barra de título do navegador e em determinadas plataformas de redes sociais, ajudando os usuários a identificar rapidamente o conteúdo de uma página.
Siga estas dicas para tirar o máximo proveito de seus metatítulos:
- Mantenha-os curtos. Os mecanismos de pesquisa cortarão uma tag de título muito longa, portanto, mantenha-a com menos de 60 caracteres.
- Inclua a palavra-chave de foco. Isso permite que os mecanismos de pesquisa saibam em quais SERPs seu post ou página se encaixa melhor.
- Torne-os exclusivos. Cada post ou página deve ter seu próprio meta título. Se ele for diferente do título da página, seu metatítulo ainda deve ser relevante para o conteúdo.
- Evite clickbait. Nunca use uma tática enganosa para atrair usuários para visitar sua página. Metatítulos enganosos podem frustrar os usuários e deixar uma má impressão. O Google também pode remover páginas com títulos clickbait da SERP.
Se o mecanismo de pesquisa não encontrar relevância suficiente entre o metatítulo e a consulta de pesquisa, ele poderá gerar tags de título alternativas. Portanto, a personalização da tag de título lhe dará mais controle sobre a aparência das suas páginas nos resultados de pesquisa do Google.
Otimização de meta descrições
Uma meta descrição é um elemento HTML que resume brevemente seu conteúdo. Como ela é mais longa do que um metatítulo, você pode usá-la para fornecer mais contexto sobre a página.
Aqui estão algumas maneiras de otimizar suas meta descrições:
- Inclua a palavra-chave de foco. Os mecanismos de pesquisa destacam as palavras-chave nas meta descrições ao apresentá-las nas SERPs. Embora a inclusão de palavras-chave não afete a classificação, ela ajuda a gerar mais tráfego.
- Use a voz ativa e chamadas para ação. Faça com que sua meta descrição seja direta usando voz ativa e frases de chamada para ação. Inclua também os benefícios de ler sua postagem ou página para inspirar os usuários a seguir as etapas sugeridas.
- Seja breve. Procure usar de 50 a 160 caracteres, pois os mecanismos de pesquisa podem cortar descrições muito longas.
- Evite aspas. Os mecanismos de pesquisa tendem a cortar uma descrição após as aspas, portanto, use apóstrofos.
- Torne-as exclusivas. Não copie suas meta descrições de outros sites. Cada post e página deve ter uma meta descrição original.
- Garanta sua relevância. Suas meta descrições devem ser relevantes para o seu conteúdo. Se isso não for feito, os mecanismos de pesquisa poderão ser forçados a gerar seus próprios snippets.
Dica
Use ferramentas como o ToTheWeb para testar os tamanhos dos seus meta títulos e meta descrições.
Infelizmente, os mecanismos de pesquisa por vezes reescrevem as meta descrições com trechos que encontram na postagem.
Quando isso acontece, o que você precisa fazer é digitar a palavra-chave de foco nos mecanismos de pesquisa e observar as meta descrições dos dez sites mais bem classificados. Essa pesquisa simples ajuda você a ter uma ideia do que o Google considera uma boa descrição para uma determinada palavra-chave.
Por exemplo, os artigos formatados como listas geralmente apresentam alguns de seus itens na metadescrição, dando aos leitores uma prévia do que encontrarão ao clicar neles.
Vários plugins de SEO do WordPress têm ferramentas para otimizar meta títulos e meta descrições.
O AIOSEO permite que você configure o meta título, a meta descrição e a contagem de caracteres recomendada de cada página e post.
Ele também vem com a prévia de SERP, para que você saiba como ficarão o título e a descrição nos resultados de pesquisa. Esses recursos podem ser acessados na parte inferior do editor de blocos.
7. Otimize as imagens do WordPress
As imagens ajudam a captar a atenção do público e reforçam as ideias que você deseja transmitir. No entanto, elas também podem consumir muitos recursos e tornar seu site mais lento.
A otimização de imagens melhora o tempo de carregamento e a acessibilidade do seu site, o que pode melhorar as classificações nas SERPs.
Vamos discutir três maneiras de realizar a otimização de imagens.
Comprima as Imagens
A compactação de imagens pode reduzir o tamanho do arquivo da imagem e manter seu site leve.
Você terá que escolher entre a compactação de imagens com e sem perdas. A melhor opção dependerá do tipo de imagens que você apresenta em seu site.
Para arquivos JPEG sem muitos detalhes, use a compactação com perdas. Enquanto isso, a compressão sem perdas é mais apropriada para imagens PNG com muito texto.
Confira nosso guia detalhado sobre otimização de imagens do WordPress para conhecer as etapas completas e as práticas recomendadas.
Adicione Texto Alternativo às Imagens
Alt tags ou alt text (texto alternativo) descrevem suas imagens para os mecanismos de pesquisa. Os leitores de tela também usam o texto alternativo para ajudar os usuários com deficiência visual a entender o que as imagens incluem.
No WordPress, você pode adicionar texto alternativo às imagens por meio da biblioteca de mídia e do editor de blocos. Recomendamos adicionar o texto alternativo diretamente por meio da biblioteca de mídia para que ele possa ser anexado à imagem sempre que você quiser reutilizá-la.
Para isso, vá até a Biblioteca de mídia e insira o Texto alternativo em Detalhes do Anexo.
Aqui estão algumas práticas recomendadas de SEO WordPress para texto alternativo:
- Descreva a imagem com precisão. Escreva uma descrição que possa ajudar os deficientes visuais a entender seu conteúdo.
- Mantenha o texto conciso. O texto alternativo ideal tem entre 80 e 125 caracteres.
- Inclua palavras-chave quando necessário. No entanto, evite o excesso de palavras-chave. Certifique-se de que as palavras-chave sejam relevantes para a imagem.
- Cuidado com a estrutura das frases. Escreva textos alternativos com gramática, ortografia e estrutura adequadas.
Use Nomes de Arquivos Legíveis para as Imagens
Os nomes de arquivos também podem ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo visual. Mais que isso: é mais provável que os mecanismos de pesquisa recomendem imagens com nomes de arquivos legíveis. Por esse motivo, é melhor usar nomes de arquivos personalizados em vez de rótulos baseados em ID, como IMG_0001.jpg.
Considere esses fatores ao nomear seus arquivos de imagem:
- Tamanho e descrição. Mantenha os nomes das imagens com menos de cinco palavras. O URL do arquivo deve ser ordenado e legível.
- Estrutura. O Google recomenda escrever os nomes dos arquivos em letras minúsculas e substituir os espaços por hífens. Evite usar números e caracteres especiais.
- Palavras-chave. Use palavras-chave nos nomes das imagens se elas descreverem o arquivo com precisão.
8. Ative a data da “última atualização”
Os usuários tendem a procurar artigos com as informações mais recentes. A ativação da data da última atualização nas publicações do WordPress indica aos leitores que seu conteúdo é atualizado regularmente, aumentando a probabilidade de eles clicarem.
Embora a data de publicação de um post de blog não afete a classificação do mecanismo de pesquisa de um site, ela ainda é visível nos resultados de pesquisa do Google.
Alguns temas de SEO para WordPress, como o GeneratePress, usam filtros para mostrar a data da última atualização. Se o seu tema não tiver esse recurso, ative-o usando um plugin do WordPress como o WP Last Modified Info.
Depois de instalar o plugin WP Last Modified Info, ative as configurações de informações da última atualização:
- Vá para Settings → WP Last Modified Info → Posts.
- Ative o botão ao lado de Show Info on Frontend para ativar o recurso de exibir data da última atualização.
- Altere o restante das configurações de acordo e clique em Save Settings.
Em seguida, vá até seus posts e páginas e verifique se o site do WordPress mostra a data da última atualização.
Para alterar a data no editor de blocos, clique no ícone Configurações e role para baixo até Discussão. Por fim, ajuste a data e as configurações na seção Atualizado Por Último.
9. Inclua conteúdo de vídeo
O conteúdo de vídeo é uma ferramenta de marketing eficaz para envolver seu público.
Essa tendência vem crescendo nos últimos anos. Graças a plataformas como YouTube, TikTok e Instagram, o conteúdo de vídeo se tornou uma das principais fontes de informação dos usuários da internet. Os especialistas preveem que o conteúdo de vídeo representará 82% do tráfego da internet em 2024.
É possível incorporar conteúdo de vídeo diretamente de plataformas como YouTube, Vimeo ou outras mídias sociais. Também é possível fazer o upload o vídeo diretamente no seu site do WordPress, mas não recomendamos isso, pois vídeos podem consumir seus recursos de hospedagem rapidamente.
Ter conteúdo de vídeo para sua empresa pode aumentar as taxas de conversão. Um estudo sugere que ter vídeos em suas landing pages pode aumentar a taxa de conversão em até 86%.
Aqui estão algumas dicas para criar conteúdo em vídeo bem-sucedido:
- Crie a versão em vídeo do conteúdo escrito. Seja um post de blog ou uma página de destino, é provável que algumas pessoas queiram consumi-lo em formato de vídeo.
- Incorpore o vídeo na página correspondente. Carregue o vídeo no YouTube e incorpore-o no site do WordPress para evitar o uso excessivo de recursos do servidor.
- Publique vídeos otimizados para mecanismos de pesquisa. Os vídeos otimizados para mecanismos de pesquisa podem aparecer na guia Vídeos dos resultados de pesquisa do Google. Para isso, inclua mais detalhes do vídeo, como o título, a descrição e a miniatura, usando a marcação do esquema VideoObject.
Além dos vídeos, você pode incluir conteúdo interativo, como infográficos e questionários, para aumentar o engajamento, os compartilhamentos sociais e o tempo gasto no site.
Dica de especialista
Para um de nossos clientes do setor educacional, a incorporação de vídeos explicativos e diagramas interativos em suas publicações de blog não apenas enriqueceu a experiência do usuário, mas também melhorou o tempo de permanência e os compartilhamentos sociais.
Usamos o Embed Plus for YouTube para incorporar facilmente vídeos e o Interactive Content by H5P para adicionar diagramas interativos e questionários. Essa abordagem multimídia levou a um aumento de 35% no tráfego em quatro meses.
– Sean Begg Flint, fundador e diretor da Position Digital
10. Inclua links externos confiáveis
Além de criar links para o seu próprio conteúdo, os links externos para outros sites também beneficiam os leitores e as classificações do mecanismo de pesquisa. Os links externos permitem que os leitores explorem um tópico mais detalhadamente, especialmente se o seu site ainda não tiver um conteúdo que o aborde.
Dito isso, crie links somente para fontes confiáveis e fidedignas. Verifique a autoridade de domínio (DA) do site externo para determinar sua confiabilidade.
A Moz tem uma ferramenta gratuita para análise de SEO de domínio, para verificar a pontuação DA de um site. Se a pontuação estiver entre 70 e 100, é uma boa fonte para criar links externos. Essa ferramenta também mostra o número de backlinks que um site tem e para quantas palavras-chave ele está classificado.
Aqui estão algumas dicas de SEO para WordPress sobre como adicionar links externos:
- Evite links com acesso pago. Os leitores devem poder acessar imediatamente o conteúdo para o qual você está criando um link sem se inscrever ou se cadastrar.
- Abra os links em uma nova guia. Dessa forma, os leitores podem navegar mais facilmente entre seu site e o link externo.
- Entre em contato com o proprietário do site. Informe-o de que você incluiu links para o conteúdo dele e pergunte se ele gostaria de incluir links para o seu.
- Verifique a data de publicação ou da última modificação. Evite linkar para a conteúdos com mais de dois anos, pois as informações provavelmente estarão desatualizadas.
- Priorize os links internos. Verifique seu conteúdo primeiro e só forneça links externos para informações que os visitantes não consigam encontrar em seu site.
Se você usar um link externo para um site ao qual não deseja estar associado, inclua o atributo rel nofollow. Isso impedirá que os mecanismos de pesquisa rastreiem o link, economizando assim o seu link juice. Você pode adicionar facilmente links externos nofollow usando o editor de código do WordPress:
- Selecione o texto âncora ao qual você deseja adicionar um link.
- Clique no ícone do link ou pressione CTRL + K.
- Digite o URL no campo relevante e ative a opção Adicionar nofollow ao link.
- Pressione Enter para inserir o link nofollow.
Se você adicionar links de afiliados ou conteúdo gerado pelo usuário, use os atributos rel sponsored e rel ugc, respectivamente.
11. Implemente a navegação por breadcrumbs
A navegação por breadcrumbs (ou caminhos de navegação) é outra estratégia importante para aprimorar o sistema de navegação do seu site e a experiência do usuário. Ela permite que os usuários entendam sua localização atual dentro de um site e tracem facilmente o caminho de volta ao ponto de partida.
Os breadcrumbs (ou migalhas de pão) aparecem como uma linha de links, geralmente na parte superior de uma página da Web, logo abaixo da barra de navegação ou do cabeçalho.
Normalmente, elas seguem uma estrutura que começa com a página inicial, seguida por seções subsequentes que levam à página atual, separadas por um delimitador como uma barra (/), um sinal de maior que (>) ou outro símbolo.
Existem diferentes tipos de breadcrumbs:
- Baseados em hierarquia. O tipo mais comum, mostra aos visitantes onde eles estão dentro da estrutura do site do WordPress. Eles apresentam a sequência de páginas individuais a partir da página inicial.
- Baseado em atributos. Esses breadcrumbs são populares em sites de e-commerce. Eles mostram categorias de produtos, como tamanho e cor.
- Baseado no histórico. Esse tipo de breadcrumb é uma alternativa ao seu histórico de navegação, mostrando as páginas anteriores que você visitou.
Se você tiver um site com muito conteúdo, com muitas páginas e postagens de blog, ativar os breadcrumbs pode melhorar significativamente a experiência e a navegação do usuário.
O eBay apresenta um ótimo exemplo de como os breadcrumbs ajudam os visitantes a navegar em seu site. Os usuários podem clicar nas categorias anteriores dentro das trilhas de navegação para encontrar itens relacionados ao procurar um produto.
A navegação por breadcrumbs também ajuda os mecanismos de pesquisa a entender a relação entre as páginas e, ao mesmo tempo, incentiva os visitantes a explorar mais páginas em seu site, reduzindo as taxas de rejeição.
Para determinadas consultas, o Google exibe breadcrumbs nas SERPs em vez do URL da página. Isso ajuda os usuários a saber o local ou a categoria da página no site, permitindo que eles decidam se a página atende à sua intenção de pesquisa.
Veja como adicionar breadcrumbs em seu site WordPress usando o AIOSEO:
- Navegue até All in One SEO → Configurações gerais.
- Abra a guia Caminhos de Navegação.
- Ative a opção Habilitar caminhos de navegação e selecione como deseja incorporar os breadcrumbs em seu site.
Depois de ativado, você pode adicionar os breadcrumbs em qualquer template ou página do WordPress. No exemplo abaixo, usamos o bloco AIOSEO – Caminhos de navegação no modelo de postagem única, para que os breadcrumbs apareçam em todas as postagens do blog.
12. Adapte seu site para dispositivos móveis
Em dados de 2024, cerca de 62% de todo o tráfego da internet é gerado de dispositivos móveis. Ou seja: se você não otimizar seu site para smartphones e tablets, perderá visitas para competidores que o fazem.
Veja como criar um site compatível com dispositivos móveis:
- Instale um tema responsivo do WordPress para manter seu site funcionando sem problemas em todos os tamanhos de tela.
- Configure o AMP em seu site WordPress. Abreviação de Accelerated Mobile Pages (Páginas Móveis Aceleradas), ele aumenta a velocidade de carregamento da versão móvel do seu site simplificando o HTML, implementando restrições rígidas de layout e aproveitando o cache AMP.
- Use a ferramenta Lighthouse do Google para verificar se o seu site está de acordo com os padrões.
13. Implemente SEO local
O SEO local melhora a visibilidade do seu site nas pesquisas por empresas locais. Por exemplo, as pessoas podem pesquisar “restaurantes perto de mim”. O mecanismo de pesquisa usará os endereços IP das empresas para detectar suas localizações e fornecer resultados de pesquisa nessa área.
A criação de um perfil comercial no Google é uma maneira de melhorar seu SEO local. Dessa forma, você pode aparecer no mapa exibido em um resultado de pesquisa local do Google. Além disso, adicione as informações de sua empresa, incluindo o nome, o endereço, o local e o número de telefone.
Os dados de sua empresa são um fator de classificação nas pesquisas locais. O Google também mede a distância e a relevância de sua empresa para a consulta de pesquisa.
Outro método de SEO local é fazer pesquisas de palavras-chave locais e otimizar suas páginas.
Por exemplo, sua página pode ter uma boa classificação para restaurantes veganos. Você pode otimizá-la para pesquisas locais adicionando modificadores de palavras-chave como “restaurantes veganos em São Paulo”. Pesquise o volume e a dificuldade
Práticas recomendadas de SEO técnico
O SEO técnico é considerado parte de uma estratégia geral de SEO on-page. No entanto, ele se concentra especificamente nos aspectos do seu site que são projetados para melhorar o rastreamento e a indexação nos mecanismos de pesquisa.
Pensando nisso, esta seção indicará seis estratégias técnicas de otimização de sites que você precisa implementar para obter os melhores resultados, desde velocidade de carregamento até a utilização de schema markup.
1. Cuide do desempenho de seu site
A velocidade da página pode ser o fator determinante para manter os visitantes por mais tempo. Isso porque 40% dos usuários abandonam um site se ele demorar mais de três segundos para carregar.
O desempenho do site também é um fator de classificação essencial, pois o Google o utiliza como um indicador de uma boa experiência do usuário. O Google analisa o desempenho do site com base nas seguintes métricas do Core Web Vitals:
- Largest Contentful Paint (LCP). O tempo que uma página leva para carregar seus maiores elementos, incluindo imagens e blocos de texto.
- Interaction to Next Paint (INP). O período em que uma página é atualizada após alguma interação do usuário, como clicar em um botão ou pressionar um link.
- Cumulative Layout Shift (CLS). O número de vezes que uma página da web sofre mudanças inesperadas de layout. Isso ocorre quando os elementos visíveis na página mudam de posição ou de tamanho repentinamente, levando a uma experiência ruim para o usuário.
Use ferramentas como GTMetrix ou Google PageSpeed Insights para realizar testes de velocidade do site, verificar seus Core Web Vitals e saber quais áreas devem ser aprimoradas.
Se você descobriu que seu site não está funcionando bem, considere a possibilidade de mudar para um provedor de. hospedagem para WordPress testado e aprovado, que ofereça uma infraestrutura otimizada para velocidade e uma garantia de 99,9% de tempo de atividade.
Os planos Business e superiores da Hostinger também vêm com uma Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN). Trata-se de uma rede de servidores remotos globais que armazena cópias do conteúdo de seu site, melhorando a velocidade de carregamento.
Com os data centers da Hostinger localizados em quatro continentes, você pode escolher facilmente o local do servidor mais próximo do seu público-alvo para uma entrega mais rápida do conteúdo.
Depois de se certificar de que está usando uma hospedagem WordPress de qualidade, implemente essas dicas para acelerar ainda mais o seu site WordPress:
- Use um tema WordPress rápido. Um tema WordPress leve e codificado de forma otimizada ajuda a acelerar o tempo de carregamento do seu site. Também vale a pena escolher um tema compatível com Accelerated Mobile Pages (AMP) para otimização móvel.
- Atualize o software principal, os plugins e os temas do WordPress do seu site. Obtenha os mais recentes aprimoramentos de desempenho e segurança para manter seu site funcionando sem problemas.
- Remova os plugins e temas não utilizados do WordPress. Eles podem consumir recursos do servidor e tornar seu site mais lento.
2. Use tags canônicas para evitar conteúdo duplicado
Quando vários URLs levam ao mesmo conteúdo, os mecanismos de pesquisa escolhem um deles como a versão canônica e rastreiam as duplicatas com menos frequência.
O conteúdo duplicado ocorre quando várias páginas apontam para a mesma página, incluindo suas versões www e sem www. O conteúdo também é duplicado quando há URLs separados para celular e desktop.
A mesma página em um idioma diferente também pode ser considerada uma duplicata. Certifique-se de verificar se há duplicatas se você tiver um recurso de tradução em seu site que não se aplique a todo o conteúdo.
Há várias maneiras de configurar tags canônicas, mas usar um plugin é a mais fácil:
- Use ferramentas online como o Siteliner para identificar conteúdo duplicado. Insira seu nome de domínio e clique em Go para iniciar a análise.
- Quando o relatório estiver pronto, role para baixo até Your Duplicate Content e clique em Duplicate Content.
- Depois de identificar as páginas duplicadas, decida qual versão do conteúdo você deseja que os mecanismos de pesquisa indexem e classifiquem. Essa versão será a página canônica.
- No painel do WordPress, abra a página ou o post que deseja definir como a versão canônica.
- Role para baixo até Configurações do AIOSEO → Avançado e insira o URL no campo ao lado de URL canônico.
- Atualize ou publique a página para salvar suas alterações.
Isso garantirá que a página correta seja rastreada, e não as duplicatas.
Outro método é adicionar o atributo rel=”canonical” à seção HTML de todas as páginas duplicadas, cada uma apontando para a versão canônica. É um pouco mais complicado, mas você pode consultar a Central de Pesquisa do Google para obter as etapas completas.
3. Utilize dados estruturados (schema markup)
Os dados estruturados facilitam o entendimento do seu conteúdo pelos mecanismos de pesquisa, como o Google. Eles usam um código especial chamado schema markup (marcação de esquema) para ajudar a descrever o que está em suas páginas, como artigos, listagens de produtos ou detalhes de eventos.
Os mecanismos de pesquisa leem esse código e exibem resultados avançados que aparecem acima dos resultados regulares. Esses rich snippets podem aumentar a exposição do seu site, aumentando as taxas de cliques no processo.
Um exemplo de resultados avançados são os snippets de receitas. Ao aplicar dados estruturados, uma página de receita pode parecer mais atraente nos resultados de pesquisa, mostrando a foto da refeição, a classificação, os ingredientes e o tempo de preparo.
Outros tipos comuns de resultados avançados incluem Livros, Resenhas, Filmes, Notícias e Produtos.
Para aumentar as chances de suas páginas aparecerem como resultados avançados nas SERPs, é necessário seguir as diretrizes de dados estruturados. No entanto, observe que o Google nem sempre cria uma seção de resultados avançados para uma consulta, mesmo com dados estruturados.
Há dois métodos para adicionar schema markup no WordPress: usar um plugin de schema do WordPress ou adicioná-lo manualmente com JSON-LD. Observe que o método manual é mais voltado para usuários avançados, pois até mesmo o menor dos erros pode levar a erros no site.
Para iniciantes, usar um plugin de SEO como o AIOSEO para adicionar schema markup é muito mais fácil. Com ele, você pode criar marcações de esquema em todo o site ou adicioná-las a cada página e post separadamente.
Adicionando Schema Markup ao Site Todo
Ao executar essas etapas, a marcação de esquema será aplicada a todos os posts e páginas por padrão:
- Acesse All in One SEO → Aparência em Pesquisa no painel do WordPress e selecione Tipos de Conteúdo.
- Abra a guia Marcação de Esquema nas seções Posts e Páginas.
- Para Posts, escolha seu Tipo de Schema padrão no menu suspenso. Se escolher Artigo, você deverá especificar seu tipo – Artigo, Postagem de blog ou Artigo de notícias.
- Faça o mesmo para a seção Páginas e salve as alterações quando terminar.
Adicionando Schema Markup a Páginas e Posts Individualmente
O plugin AIOSEO também permite que você adicione marcações de esquema específicas para páginas e posts individuais:
- Abra a página ou postagem que deseja editar.
- Role para baixo até as Configurações do AIOSEO e selecione a guia Esquema.
- Clique em Gerar Schema e escolha um modelo de esquema com base em seu tipo de conteúdo. Você também pode adicionar seu próprio esquema JSON selecionando a guia Schema Personalizado.
Não use uma marcação de esquema incorreta. Por exemplo, não escolha o tipo de esquema Artigo para uma página de receita.
Por fim, use a ferramenta de teste de marcação de esquema do Google para ver quais resultados avançados os mecanismos de pesquisa podem gerar para sua página e validar suas marcações de esquema.
4. Evite a canibalização
A canibalização de palavras-chave ocorre quando duas ou mais páginas são classificadas para a mesma palavra-chave.
Isso pode prejudicar seu esforço geral de SEO, pois o tráfego será dividido entre várias páginas em vez de uma. Pior ainda, a página com melhores chances de conversão pode ser classificada em uma posição inferior, prejudicando sua taxa de conversão no processo.
Veja como identificar a canibalização de palavras-chave usando o Google Search Console:
- Na barra de menu à esquerda, vá para Desempenho → Resultados da pesquisa.
- Clique no sinal de mais (+) e selecione Consulta para adicionar um filtro de consulta. Essa é a palavra-chave que você deseja verificar quanto à canibalização.
- Role para baixo até a guia Páginas e você encontrará todos os URLs que recebem cliques e impressões daquela palavra-chave.
Se você tiver vários URLs que obtêm cliques e impressões significativos para a mesma palavra-chave, isso é uma indicação de canibalização.
Para corrigir isso, reajuste sua estratégia de SEO para essas páginas, de modo que elas visem a aspectos diferentes de um tópico ou a palavras-chave completamente diferentes. Veja como:
- Entenda o foco principal e a intenção do usuário por trás de cada página. Determine se elas estão de fato servindo ao mesmo propósito ou se há uma pequena variação na abordagem ou nas informações fornecidas.
- Encontre uma nova palavra-chave de foco para a página que você decidir redirecionar. Procure palavras-chave de cauda longa ou variações que reflitam um aspecto ou nicho diferente dentro do mesmo tópico.
- Revise o conteúdo da página visando à nova palavra-chave de foco. Isso envolve reescrever seções, títulos e metadados para que a nova palavra-chave seja naturalmente integrada ao texto.
- Use links internos de forma estratégica. Crie links de páginas relevantes em seu site para a página atualizada usando um texto âncora que inclua a nova palavra-chave de foco.
- Depois de fazer essas alterações, monitore o desempenho da página atualizada e da página original nas classificações, cliques e impressões dos mecanismos de pesquisa para suas respectivas palavras-chave. Use ferramentas como o Google Search Console para acompanhar o progresso.
Esteja preparado para fazer ajustes adicionais com base nos dados de desempenho. O SEO é um processo contínuo, e podem ser necessários vários ajustes para encontrar a estratégia ideal para cada página.
5. Redirecione URLs antigos
Um redirecionamento 301 é uma forma de enviar os usuários e os mecanismos de pesquisa para um URL diferente daquele originalmente solicitado.
Ele é comumente usado para guiar pessoas que acessam páginas antigas ou excluídas para um novo conteúdo, evitando que elas vejam a mensagem de erro 404.
Além de garantir uma experiência de usuário tranquila, os redirecionamentos também preservam o valor do link e o poder de classificação dos URLs antigos.
Você pode executar um redirecionamento 301 no WordPress usando um plugin como o 301 Redirects:
- Instale e ative o plug-in.
- Vá para Configurações e localize Redirecionamentos 301.
- Vá para Redirect Rules e escolha 301 como seu tipo de redirecionamento.
- Digite o URL da página ou do post antigo na seção Redirect From (Redirecionar de).
- Em Redirect To (Redirecionar para), defina o menu suspenso como Custom (Personalizado) e digite seu novo URL.
- Clique no botão Salvar.
6. Desindexe conteúdo de baixo valor
O conteúdo de baixo valor consiste em páginas e posts que os mecanismos de pesquisa e os visitantes não consideram valiosos. Para manter a autoridade do seu site, é melhor desencorajar os mecanismos de pesquisa a indexar esse tipo de conteúdo.
O conteúdo é de baixo valor quando não fornece uma resposta direta a uma consulta. Os posts e as páginas a seguir são alguns exemplos comuns de conteúdo de baixo valor:
- Páginas de arquivo
- Páginas de categoria
- Postagens de baixa qualidade no blog
- Conteúdo de marketing
- Conteúdo gerado pelo usuário
Você pode realizar um processo de auditoria de SEO usando ferramentas como o Ahrefs para encontrar conteúdo de baixo valor em seu site. Se você encontrar páginas direcionadas a palavras-chave de baixa prioridade com classificações e tráfego ruins, adicione a tag noindex.
A adição de uma meta tag noindex impede que posts e páginas específicos do WordPress sejam exibidos nas SERPs. Em outras palavras, os usuários não conseguirão encontrar a página em uma pesquisa. Os visitantes ainda poderão acessar a página usando seu URL exato, mas isso não afetará negativamente a autoridade do seu site.
Lembre-se de adicionar tags noindex somente ao conteúdo de baixo valor. Adicionar uma tag noindex a páginas canônicas ou duplicadas pode confundir o WordPress e os mecanismos de pesquisa.
A maioria dos plugins de SEO do WordPress inclui recursos para desindexar conteúdo de baixo valor. Veja como fazer isso com o AIOSEO:
- Abra a página ou publicação de baixo valor e role para baixo até Configurações do AIOSEO.
- Abra a guia Avançado e desative a opção Usar configurações padrão para a configuração do Robots.
- As opções de meta robôs serão exibidas, e você poderá marcar a opção Sem Index.
- Clique em Atualizar para salvar suas alterações.
Práticas recomendadas de SEO off-page para WordPress
O esforço de SEO do WordPress não se aplica apenas ao seu site: há ações que você pode realizar fora do seu site para melhorar suas classificações. Essa estratégia é chamada de SEO off-page (fora da página) e ajuda você a obter mais tráfego para seu site e a criar links valiosos.
1. Construa backlinks de qualidade
Quando você obtém backlinks de fontes confiáveis, alguns dos leitores delas visitarão seu site. Isso também indica ao Google que seu conteúdo é valioso e confiável, o que afetará positivamente as classificações do seu site.
Dito isso, nem todos os backlinks não são criados da mesma forma – alguns links têm mais peso do que outros.
Os links dofollow permitem que os rastreadores do Google sigam os links que levam ao seu site, criando link juice. Por outro lado, os links nofollow incluem um atributo HTML especial que informa aos rastreadores dos mecanismos de pesquisa que não devem seguir os links em questão.
Embora os links nofollow ainda possam direcionar o tráfego para o seu site, eles não contribuem diretamente para a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa da mesma forma que os links dofollow.
Aqui estão algumas maneiras de obter links dofollow de outros sites:
- Publique conteúdo digno de links. Guias detalhados, artigos estatísticos, opiniões de especialistas e estudos de caso geralmente atraem muitos backlinks orgânicos. Isso ocorre principalmente porque outros sites podem usar os dados para apoiar suas afirmações e argumentos.
- Ofereça substituição para links quebrados. Se você encontrar um link quebrado em outros sites, essa é uma excelente oportunidade para oferecer seu site como substituto. Entre em contato com o proprietário do site e alerte-o sobre o link quebrado. Em seguida, explique por que é melhor substituir o link quebrado por uma de suas páginas.
- Divulgação por e-mail. Encontre sites de alta autoridade e entre em contato com os proprietários. Peça a eles que criem links para conteúdo relevante e valioso de alta qualidade em seu site. No entanto, eles provavelmente pedirão algo em troca.
- Torne-se uma fonte para os jornalistas. Plataformas como a Help a Reporter Out (HARO) permitem que você se conecte com veículos de notícias que precisam de fontes. Quando os jornalistas usarem seus insights especializados em seu conteúdo, eles criarão um link para o seu site.
Além disso, alguns sites podem mencionar sua marca ou seu site, mas sem linkar para ele. Essas são as chamadas menções sem link.
Ao contrário dos links externos nofollow que impedem o rastreamento pelos mecanismos de pesquisa, as menções sem link não têm hiperlinks. Isso impossibilita que os mecanismos de pesquisa as detectem.
Felizmente, transformar menções sem links em backlinks é mais fácil do que você imagina: você pode encontrar menções sem links em outros sites por meio dos modificadores avançados da pesquisa do Google. No entanto, esse método pode levar mais tempo. Uma maneira muito mais fácil de encontrar menções sem links é usar o Ahrefs:
- Faça login no Ahrefs → Content Explorer.
- Pesquise sua marca e adicione o modificador para excluir seu site. Por exemplo, “hostinger” -site:hostinger.com.
- Use o filtro para restringir os resultados. Para obter uma lista de páginas de qualidade, recomendamos filtrar as páginas cuja classificação de domínio (DR) seja superior a 70 e que tenham uma pontuação mensal de tráfego orgânico superior a 50.
- Exporte os resultados para um arquivo CSV.
Depois de obter uma lista de URLs que mencionam sua marca, use ferramentas como Screaming Frog e ScrapeBox Free Link Checker para verificar os resultados.
Por fim, visite cada site relevante, entre em contato com o autor ou administrador e peça que ele inclua links para o seu site.
2. Escreva guest posts para sites populares
Fazer guest posts envolve a criação de conteúdo de alta qualidade para outros sites que contenham links para o seu.
Há algumas maneiras pelas quais os guest posts podem beneficiar seu site WordPress:
- Link building. Os guest posts publicados em sites de alta autoridade permitem que você transmita link juice para o seu site, melhorando a autoridade dele em relação a um determinado tópico.
- Reconhecimento da marca. Como blogueiro convidado, você poderá mencionar sua marca várias vezes no conteúdo. Mesmo que as menções não estejam vinculadas ao seu site, mais leitores estarão familiarizados com sua empresa.
Há práticas recomendadas que você deve seguir para criar links com sucesso a partir de guest posts:
- Escreva conteúdo de alta qualidade. Escreva sobre um tópico que o site não tenha abordado e ofereça perspectivas exclusivas de sua própria experiência. Evite exagerar na venda de seu produto ou serviço. Em vez disso, explique sutilmente como sua empresa pode ajudar a resolver os problemas do público.
- Monitore suas postagens. Use o Google Analytics para ver o desempenho dos guest posts ao longo do tempo e se eles atraem mais tráfego para o seu site WordPress.
- Use sua biografia de autor para gerar leads. Alguns sites permitem que os colaboradores adicionem um link para seu site na bio do autor. Para gerar leads, use essa oportunidade para criar um link para seu formulário de newsletter por e-mail.
3. Aproveite ao máximo sua presença nas redes sociais
Embora a mídia social não seja um fator direto de classificação de SEO do WordPress, ela pode melhorar sua estratégia de várias maneiras:
- Maior distribuição de conteúdo. O compartilhamento do seu conteúdo em plataformas de rede social aumenta seu alcance e visibilidade. Quanto mais seu conteúdo for visto e compartilhado, mais tráfego ele terá.
- Maior reconhecimento e autoridade da marca. Uma presença ativa e envolvente nas mídias sociais ajuda a aumentar o reconhecimento da sua marca e a autoridade percebida em seu campo. Isso pode levar a mais pesquisas de marca nos mecanismos de pesquisa, o que é um sinal positivo para os algoritmos de pesquisa.
- Maior engajamento do usuário. As plataformas de mídia social oferecem um espaço para que os usuários se envolvam com o seu conteúdo por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários. Isso representa a oportunidade perfeita para criar um relacionamento duradouro com seu público.
Também vale a pena observar que o Google indexa as principais plataformas de mídia social. Portanto, a otimização dos seus perfis nas redes sociais pode ajudá-los a se classificar nas SERPs juntamente com o seu site.
Dito isso, o uso da mídia social para SEO requer consideração e planejamento adequado. Aqui estão algumas estratégias de mídia social recomendadas para você começar:
- Otimize seu perfil. Inclua detalhes valiosos sobre seu site. Apresente algumas palavras-chave relevantes para o setor para aumentar a classificação da sua página de perfil de mídia social.
- Compartilhe conteúdo regularmente. Use textos e elementos visuais atraentes para atrair usuários para as publicações do seu blog.
- Instale um plugin de mídia social do WordPress. Os plugins facilitam para os leitores o compartilhamento de suas publicações em seus perfis de mídia social. Alguns plugins de mídia social também exibem a contagem de compartilhamentos de uma publicação para mostrar sua popularidade.
- Envolva seus seguidores. Incentive o engajamento com enquetes, pesquisas, sessões de perguntas e respostas e hashtags personalizadas.
Você deve escolher uma plataforma apropriada para criar sua presença na mídia social. Dependendo do nicho do seu site, as seguintes plataformas de mídia social são particularmente eficazes para impulsionar o SEO do seu site:
- LinkedIn. Particularmente eficaz para empresas B2B, o LinkedIn ajuda a estabelecer autoridade e credibilidade em seu setor. O compartilhamento de publicações interessantes e a participação em discussões podem gerar tráfego direcionado e envolvimento profissional.
- X (antigo Twitter). O ambiente de ritmo acelerado da plataforma é ideal para compartilhar atualizações e artigos da empresa e participar de conversas com hashtags relacionadas ao seu nicho. Além disso, quando os usuários pesquisam a sua marca no Google, suas publicações no X geralmente aparecem como um dos resultados.
- Facebook. Com bilhões de usuários ativos, o Facebook oferece um alcance imenso. Participar de grupos relevantes, interagir com seu público e veicular anúncios direcionados pode direcionar tráfego para seu site e aumentar a visibilidade do conteúdo.
- Medium. Os artigos dessa plataforma de blog geralmente são classificados nas SERPs. É por isso que, se você estiver apenas começando, escrever no Medium te ajudará a aumentar a exposição e a se estabelecer como um especialista do setor
4. Faça email marketing
A criação de newsletters por e-mail pode direcionar o tráfego para o seu site, notificando os assinantes quando um novo conteúdo for publicado.
Como os assinantes já estão interessados em sua marca, eles provavelmente serão tráfego de boa qualidade, com maior tempo de sessão e menor taxa de rejeição. Os boletins informativos também aumentam o reconhecimento do seu conteúdo, aumentando as chances de obter backlinks.
Você precisará de dois plugins para campanhas de e-mail bem-sucedidas: um plugin de formulário de assinatura, como o WPForms, para reunir assinantes e um plugin de newsletter, como o Mailchimp, para gerenciar e enviar e-mails.
5. Contribua para fóruns e comunidades online
Você notou que fóruns online como o Reddit e o Quora passaram a dominar recentemente os resultados de pesquisa? Isso ocorre porque muitos especialistas em SEO acreditam que o Google está combatendo os artigos criados por IA promovendo mais o conteúdo gerado pelo usuário, principalmente porque esse tipo de conteúdo é percebido como mais autêntico e útil.
Isso representa uma oportunidade: ao aproveitar a popularidade dos fóruns de discussão online, você pode mostrar sua experiência e criar seu público a partir de pessoas com interesses semelhantes.
Porém, devido à natureza “antimarketing” desses fóruns, tenha em mente algumas práticas recomendadas ao contribuir para qualquer discussão:
- Siga as regras do fórum. Sempre siga as diretrizes do fórum. Evite publicar spam ou conteúdo fora do tópico.
- Seja educado e atencioso. Trate os outros membros com respeito, mesmo que não concorde com suas opiniões.
- Forneça informações úteis. Não exagere na divulgação de seus produtos ou serviços. Em vez disso, ofereça respostas úteis e informativas às perguntas com base em sua própria experiência.
- Seja consistente. Construir uma reputação como colaborador valioso leva tempo. Participe regularmente dos fóruns para manter sua presença.
- Crie links para páginas relevantes em seu site. Compartilhe os links de suas páginas somente quando o contexto for absolutamente relevante para a discussão. Não crie links para seu site com muita frequência, pois isso pode ser visto como spam.
Monitorando seu desempenho de SEO
O SEO é um processo contínuo, e podem ser necessários vários ajustes para encontrar a estratégia ideal para seu site. Abaixo, vamos listar as principais métricas que você deve monitorar para saber se seus esforços de SEO estão produzindo bons resultados.
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico refere-se aos usuários que visitam seu site exclusivamente a partir de mecanismos de pesquisa — isto é, excluindo os que vêm de mídia social, e-mail, tráfego pago ou qualquer outra plataforma de terceiros.
Você pode usar uma ferramenta gratuita como o Google Search Console para monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google.
Para conectar seu site à ferramenta, acesse https://search.google.com/search-console/about, clique em Iniciar agora e faça login em sua conta do Google.
Uma vez conectado, você deverá selecionar um tipo de propriedade. Se quiser rastrear os dados de todo o seu site, escolha Domínio, digite o nome do domínio e pressione Continuar.
Verifique a propriedade do seu domínio adicionando o registro TXT fornecido pelo Google Search Console ao seu servidor DNS.
Se você for cliente da Hostinger, vá até o hPanel → Sites → Painel. Na barra lateral esquerda, role para baixo até Avançado → Editor de Zona DNS e adicione o registro TXT na caixa Gerenciar registros DNS.
Observe que pode levar até 24 horas para que seus registros DNS sejam propagados corretamente. Quando terminar, volte ao Google Search Console para verificar a propriedade do seu domínio.
Aguarde um ou dois dias, pois o Google Search Console está processando os dados do seu site. Quando os dados estiverem disponíveis, vá para Desempenho → Resultados da pesquisa e selecione Total de cliques para ver quantas pessoas visitam seu site em um determinado momento.
Você também pode comparar o total de cliques, o total de impressões, a CTR média e a posição média ao longo do tempo para medir o crescimento do seu site. Para fazer isso, clique em Date (Data), escolha a guia Compare (Comparar) e selecione o intervalo de datas que desejar.
Se quiser ver quais palavras-chave geram mais cliques ou quais páginas têm o melhor desempenho, role até a parte inferior do painel. Você verá suas palavras-chave de melhor desempenho em Consultas e suas páginas de melhor desempenho em Páginas.
Ranqueamento de palavras-chave de foco
Naturalmente, você deseja obter uma classificação elevada para palavras-chave que sejam relevantes para o seu negócio, em vez daquelas que não oferecem valor monetário.
Por exemplo, quando o seu site é ranqueado em primeiro lugar para uma palavra-chave como “contratar um web designer”, ele atrairá leads qualificados que estão prontos para tomar uma decisão. Em contrapartida, o termo “download de templates de sites gratuitos” é menos valioso porque sua chance de ganhar dinheiro com ele é pequena.
Para verificar se o seu site está bem ranqueado para as palavras-chave corretas, use o recurso Site Explorer do Ahrefs. Basta inserir seu nome de domínio e ir até Organic keywords.
Aqui, você encontrará todas as palavras-chave para as quais seu site está classificado, juntamente com a posição delas nas SERPs e a quantidade de tráfego que elas geram.
Se não estiver satisfeito com o desempenho de determinadas palavras-chave, reserve um tempo para analisar o que deu errado e o que pode ser melhorado. Verifique as estratégias de seus concorrentes e tente fazer o mesmo com seu próprio site.
SEO WordPress: tutorial em vídeo
Prefere assistir a um vídeo? Este vídeo fornece um tutorial passo a passo sobre como instalar o plugin Yoast SEO e otimizar seu site WordPress para os mecanismos de pesquisa.
Conclusão
A otimização para mecanismos de busca ajuda a melhorar as classificações de pesquisa do seu site, a gerar mais tráfego orgânico e, por fim, a aumentar sua taxa de conversão.
No entanto, para obter bons resultados com sua estratégia de SEO para WordPress, será necessário tempo e esforço contínuo. Os esforços de SEO incluem a otimização on-page, como o aprimoramento da experiência do usuário e a criação de conteúdo de qualidade, e a otimização off-page, como link building e a escrita de postagens como convidado em outros sites.
Se você não tiver tempo, contratar um profissional de SEO é uma boa alternativa. O especialista lhe dará insights sobre as últimas atualizações do Google e criará uma estratégia de SEO adequada, permitindo que você se concentre em outras tarefas comerciais importantes.
Perguntas frequentes sobre SEO para WordPress
Neste tutorial, discutimos tudo o que você precisa saber sobre SEO para WordPress. Agora, é hora de responder a algumas das perguntas mais comuns sobre o assunto.
Sites WordPress ranqueiam melhor do que sites baseados em outros CMS?
O uso do WordPress não garante uma classificação mais alta do que a de outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, pois o Google trata todos os sites da mesma forma. Entretanto, o WordPress tem vários recursos e vantagens que ajudam o SEO, como a configuração nativa de permalinks e textos alternativos. Milhares de plugins também estão disponíveis para executar várias tarefas de otimização.
Vale a pena pagar por SEO
?Depende de suas necessidades. Se você não tem muito tempo livre, faz mais sentido trabalhar com um profissional de SEO, pois isso liberará seu tempo para se concentrar em outras responsabilidades, como produção de conteúdo e branding. Além disso, os especialistas em SEO acompanham as últimas atualizações de algoritmos e as tendências do setor, portanto, sabem exatamente o que é necessário para otimizar seu site para obter os melhores resultados.
Confira nosso guia com os melhores serviços de manutenção WordPress, incluindo SEO, se quiser saber mais sobre como pagar por SEO.
O marketing de afiliados afeta o SEO do site?
O marketing de afiliados não afeta diretamente o SEO de um site WordPress. Os links de marketing de afiliados geralmente usam atributos patrocinados ou nofollow, sinalizando para o mecanismo de pesquisa que o link é um posicionamento pago e que não passará o link juice. Dito isso, um programa de marketing de afiliados pode atrair tráfego para seu site e aumentar o reconhecimento da marca.
Posso fazer SEO para WordPress gratuitamente?
Com certeza — a maioria dos plugins de SEO para WordPress oferece recursos gratuitos que são suficientemente avançados para suas necessidades básicas de SEO. Esses recursos incluem otimização de conteúdo, gerenciamento de links internos, suporte a marcação de esquema e análise de desempenho. Você também pode fazer pesquisa de palavras-chave usando ferramentas gratuitas como o Google Keyword Planner e o Moz Keyword Explorer.
Comentários
June 21 2018
Excelentes dicas! Sabia da maioria, mas algumas me mostraram algo novo e outras eu tive a confirmação de que são eficazes, obrigado, vou começar a colocar mais em prática!
June 21 2018
Ficamos felizes em saber que gostou. Quando colocar em prática nos avise aqui o que deu certo. Sucesso! :D
August 03 2018
Sempre travo em tudo que é "off-page" essa parte para mim é bem complexa, mas vocês conseguiram me ajudar e abrir mais meus olhos, sou muito grato pelas últimas técnicas, sucesso!
August 05 2018
Nós agradecemos o feedback, Gabriel! :) Sucesso com o seu projeto!
October 14 2018
Bom Dia! Eu gostaria que vocês me dêsse uma ajuda e orientação de como proceder até chegar as vendas dos produtos. E não estou conseguindo encontrar o Domínio Grátis que foi dado gratuito para formar um Site com Hospedagem. Obrigado.
October 16 2018
Oi, Izaias Nós verificamos o seu cadastro e você direito a um domínio o .xyz Pelo link https://www.hostinger.com.br/contatos você pode fazer o pedido, ok? :) Espero ter ajudado.
December 04 2018
Melhor conteúdo com dicas sobre SEO, me ajudou muito. Parabéns :)
December 04 2018
Que bom receber esse feedbak, Isabella. A gente ❤️️ SEO, obrigada!
March 09 2019
Muito bom, gostei do material, valeu pessoal.
March 11 2019
Oi, Flávio. Que bom que gostou! Bom trabalho pra você aí! ;)
April 04 2019
Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse. Parabénsl
April 08 2019
Obrigada pelo feedback, Claudio! :)
October 29 2023
Excelente matéria! Vocês fazem gerenciamento de SEO?
November 03 2023
Oi, Gilmar! Não fazemos gerenciamento direto, mas nossa equipe de Suporte pode dar várias dicas e você pode conferir todos os nossos tutoriais por aqui, tem vários artigos sobre SEO :) Boa sorte!
September 05 2019
Adorei seu post! Recentemente fiz um artigo sobre a importância de implementar SEO em blog e Youtube paraquem trabalha como afiliado, a galera está gostando muito.
September 18 2019
Nossa gostei muito do seu site! Vou começar a acompanhar mais vezes! Conteúdo de muita qualidade!
July 15 2020
As Técnicas de SEO são ótimas, estou adorando! .Dicas de Porta de Vidro Normal, Sao Paulo - SP
July 20 2020
Ótimas dicas! Vamos implementá-las em nosso site!
July 20 2020
Valeu, parabéns!
July 20 2020
Ótimo trabalho como sempre, parabéns!
July 21 2020
Muito obrigado! :D
July 20 2020
Ótimo trabalho! Parabéns!
July 21 2020
Obrigado Lara, a nossa equipe agradece demais o elogio <3
September 10 2020
Informações de grande valia. é muito difícil aparecer nas páginas de pesquisa...
September 10 2020
Valeu, Abraão!
September 28 2020
Parabéns pelo trabalho!
October 17 2020
Ótimo artigo, demorei algum tempo para entender como achar a função ALT nas imagens de forma nativa do WordPress, lembro que tinha até vários plugins para ajudar nesta função mas agora ficou bem mais fácil e aplico sempre estas técnicas no meu site.
January 20 2021
Adorei o seu artigo. Muito bom o conteúdo. Vou voltar mais vezes para acompanhar. Muito obrigada.
January 22 2021
Obrigado Marilia, ficamos muito felizes em ler esse tipo de feedback! :D