O Que é e-Commerce: Guia Completo com Exemplos e Tipos
Se você passou algum tempo navegando na internet, é provável que tenha se deparado com a palavra e-Commerce.
e-Commerce significa comércio eletrônico e se refere a todas as transações comerciais realizadas pela internet. Isso inclui várias ferramentas e atividades de venda online, desde o internet banking e carteiras eletrônicas até a venda de ingressos online e leilões.
No entanto, quando as pessoas falam sobre e-commerce, geralmente se referem a compras online: isto é, comprar e vender mercadorias na internet. Um bom exemplo de uma plataforma de e-commerce é a Amazon, maior marketplace online do mundo.
Se você tem interesse em iniciar um site de e-commerce e aprender como vender online, este artigo é perfeito para você. Vamos explicar tudo sobre lojas virtuais: quão lucrativas elas são, os principais tipos de e-commerce, diferentes tipos de produtos e serviços para vender online, e os benefícios de ter uma loja de e-commerce.
Conteúdo
O Que é e-Commerce?
E-commerce é a abreviação de electronic commerce, ou comércio eletrônico. O termo é comumente associado a lojas virtuais e compras pela internet, mas ele pode ser usado para se referir a qualquer atividade online que envolva uma transação comercial, como leilões online e prestação de serviços.
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Se preferir, assista ao vídeo do nosso canal do YouTube sobre o que é e-Commerce:
Como Surgiu o e-commerce?
É possível dizer que o e-commerce surgiu como uma evolução natural do comércio tradicional, estimulado pelo avanço da internet e das tecnologias da informação. Embora o conceito de venda de produtos e serviços à distância já exista há séculos, foi apenas com o advento da rede mundial de computadores que o comércio eletrônico tornou-se algo viável e popularizado.
Os primeiros passos do comércio eletrônico foram dados na década de 1970, com a criação da Electronic Data Interchange (EDI). Essa rede foi desenvolvida para permitir a transferência de dados entre empresas, com o objetivo de agilizar as transações comerciais. O EDI ainda é utilizado em muitas empresas hoje em dia, mas seu uso é limitado a transações corporativas.
Na década de 1990, algumas empresas começaram a surgir e rapidamente tornaram-se líderes do mercado de comércio eletrônico nos anos seguintes. O eBay, por exemplo, surgiu como uma plataforma de leilões online que permitia a venda de produtos usados e raridades. Já a Amazon, fundada em 1994, começou como uma livraria online e rapidamente se expandiu para outros produtos, como eletrônicos, roupas e alimentos.
Para você ter uma ideia do quanto avançamos, este era o layout da Amazon na época do seu lançamento:
Com o passar dos anos, o comércio eletrônico se tornou cada vez mais popular, impulsionado pela evolução da tecnologia e pela mudança nos hábitos de consumo dos consumidores. Hoje em dia, o e-commerce é uma das principais formas de comércio em todo o mundo, com uma variedade enorme de produtos e serviços disponíveis para compra a um clique de distância.
Além dos benefícios para os consumidores, como a comodidade de poder comprar produtos sem sair de casa e a possibilidade de comparar preços de diferentes lojas, o e-commerce também trouxe muitos benefícios para as empresas.
Tendências do e-Commerce: Quão Lucrativo é o Comércio Eletrônico?
A indústria de comércio eletrônico está sempre crescendo. Aqui estão algumas estatísticas sobre o crescimento das empresas de e-Commerce:
- As vendas globais de e-Commerce aumentaram 16,8% e chegaram a R$26,63 trilhões em 2021. Eles devem continuar crescendo e atingir 21,8% em 2024.
- 56,6% dos consumidores dos EUA preferem fazer compras online.
- Em 2022, foi previsto que o mercado mundial de e-commerce alcançaria R$ 29.51 trilhões.
- Especialistas preveem que o comércio eletrônico representará 95% de todas as compras até o ano de 2040.
Em resumo, a tendência na indústria do e-commerce é que ela inevitavelmente se torne uma parte inseparável da vida de muitas pessoas.
4 Principais Modelos de e-Commerce
Existem muitas maneiras de categorizar empresas de loja virtual. Este artigo agrupará sites de comércio eletrônico em quatro segmentos, com base nos participantes envolvidos na transação e em como funciona o e-commerce.
A seguir estão os quatro principais tipos de e-commerce por modelo de negócio:
1. Business to Consumer (B2C)
O modelo B2C se refere a empresas que vendem produtos e serviços diretamente para os usuários finais.
Eles vêm em várias formas, como:
- Varejo – quando um negócio vende produtos ou serviços diretamente para os consumidores para uso pessoal, ao invés de revendê-los para outra parte. Alguns exemplos incluem comprar um telefone da Apple ou pedir um par de sapatos da Adidas.
- Dropshipping – os comerciantes não precisam manter o estoque por conta própria. O vendedor compra um item de um fornecedor terceirizado, que envia o item diretamente para o comprador. Gerenciamento fácil e baixo capital são algumas das razões pelas quais muitas pequenas empresas adotaram esse modelo. Exemplos de fornecedores de dropshipping incluem Venda e Cia e Squid Fácil.
- Financiamento coletivo – nesse caso, as pessoas financiam um novo negócio ou produto em troca de uma recompensa. A recompensa pode ser um pequeno presente, vantagem monetária ou ações da empresa. Alguns exemplos de plataformas de financiamento coletivo incluem Kickstarter e Catarse.
2. Business to Business (B2B)
No modelo B2B, ambos os participantes são empresas. Normalmente, essa transação ocorre quando um negócio precisa obter materiais para criar produtos.
Vamos usar a produção de automóveis como exemplo. Nesse caso, uma concessionária de automóveis compra peças dos fabricantes. As transações B2B podem incluir a compra de pneus, mangueiras de borracha e limpadores de vidro – materiais para construir carros que serão vendidos para os clientes.
Consequentemente, as transações de comércio eletrônico B2B geralmente resultam em vendas de alto volume e mais compras recorrentes.
O e-commerce por atacado se enquadra nesta categoria, onde as empresas vendem produtos em grandes quantidades e a preços baixos para vendedores online, ao invés de vender diretamente para os usuários finais.
Alguns exemplos de empresas B2B incluem ChefStock ou Jadlog.
3. Consumer to Business (C2B)
Negócios C2B permitem que indivíduos vendam bens e serviços para empresas. Essa abordagem dá aos consumidores o poder de definir seus próprios preços.
Para ilustrar, programas de afiliados e sites de freelancer são categorizados como C2B.
Um programa de afiliados é um sistema de marketing onde uma empresa paga a alguém para promover seus produtos ou serviços. As empresas estão dispostas a pagar pela promoção, pois o afiliado geralmente é uma pessoa bem conhecida no setor e reuniu um público fiel. Por exemplo, uma empresa que vende produtos de maquiagem pode ter blogueiros de beleza como seus afiliados.
As empresas geralmente fornecem aos afiliados links únicos, que eles colocam em seus sites. Toda vez que um leitor clica no link e é direcionado para o site ou loja online da empresa, o afiliado recebe uma taxa de comissão designada.
Por outro lado, um freelancer vende seus serviços para empresas. Freelancers podem ser de praticamente qualquer área, desde desenvolvimento web até serviços financeiros.
O fluxo de transações pode variar de uma plataforma de e-commerce para outra. Algumas podem exigir que as empresas contatem os freelancers primeiro, enquanto outras permitem que as empresas contratem freelancers, imediatamente sem correspondência prévia.
Assim, sites como Upwork, 99Freelas e Fiverr pertencem a esse modelo.
4. Consumer to Consumer (C2C)
O modelo de negócio C2C conecta consumidores online, permitindo que um indivíduo venda para outro indivíduo. Assim como outros modelos, o modelo C2C pode ser usado para vender tanto bens quanto serviços. Muitas pessoas também usam esse método para vender produtos artesanais ou usados.
Esse processo geralmente ocorre em mercados online que ficam com uma parte do lucro. Exemplos de sites de comércio eletrônico C2C que permitem que os usuários vendam para outros usuários incluem Enjoei e OLX.
Algumas plataformas de comércio eletrônico, como o Mercado Livre, também permitem que os clientes vendam produtos por meio de leilões online, em vez de uma compra direta.
O comerciante coloca um produto em leilão por um determinado período, e as pessoas têm a oportunidade de dar lances no produto. Quando o período do leilão termina, a pessoa disposta a pagar a maior quantia de dinheiro consegue comprar o produto.
Além de sites de comércio eletrônico, as transações C2C também podem ocorrer por meio de plataformas de transferência de dinheiro, como o PayPal, ou sites de mídia social, como o Instagram ou o Facebook.
Tipos de e-Commerce De Acordo com os Bens e Serviços Vendidos
A seguir, veremos as ideias de negócios e serviços que as lojas de comércio eletrônico podem oferecer:
- Produtos físicos. São itens físicos, como roupas, produtos de beleza, joias, comida, carros e computadores.
- Produtos digitais. Se refere a produtos não tangíveis, como músicas, eBooks, cursos online e software de computador.
- Serviços. Trata-se de quando as pessoas oferecem suas habilidades para realizar um tipo específico de trabalho e são pagas por projeto ou por hora. Exemplos de pessoas oferecendo serviços online incluem designers gráficos, desenvolvedores web e tradutores.
Empresas online podem oferecer esses produtos e serviços através de uma compra única ou um sistema de assinatura.
Vendas online únicas significam que a transação comercial acontece apenas uma vez. Por exemplo, a transação é concluída quando um cliente compra uma camisa e o item é entregue a ele.
Enquanto isso, um cliente pagará por um produto ou serviço mensalmente ou anualmente com um sistema de assinatura. O comprador pode desfrutar de um serviço ou receber produtos regularmente pelo período que pagou.
Por exemplo, quando um cliente compra um plano de hospedagem para e-commerce ou Hospedagem Cloud da Hostinger, ele pode optar por assinar o plano anual. Os clientes também podem escolher renovar o plano manualmente ou automaticamente.
Outro exemplo é um serviço de entrega de kits de refeições, como o HelloFresh. Este negócio online entrega ingredientes pré-porcionados e as respectivas receitas passo a passo aos clientes todas as semanas. As pessoas também podem ajustar as refeições de acordo com o tipo de dieta e escolher o número de receitas por semana.
Quais são os Benefícios de Criar um e-Commerce?
Há muitas vantagens em se juntar à crescente indústria de comércio eletrônico.
Aqui estão algumas razões pelas quais criar uma loja online pode ser melhor do que uma loja física tradicional:
O e-Commerce Te Abre as Portas Para o Mundo
O comércio eletrônico supera barreiras geográficas. Ele permite aos comerciantes aumentar sua receita e vendas vendendo para qualquer um em qualquer lugar. As compras online também são facilitadas pela prevalência de dispositivos móveis, contribuindo para o crescimento do comércio eletrônico.
O comércio eletrônico global e o comércio mobile têm crescido constantemente ao longo dos anos. As vendas globais de comércio móvel no varejo devem ultrapassar R$690 bilhões até 2024, enquanto espera-se que as vendas globais de comércio eletrônico alcancem R$28,2 trilhões até 2022.
Uma loja online facilita a descoberta e a compra de produtos, permitindo que pequenas empresas vendam produtos em alta numa escala impossível de alcançar com uma loja física.
Além disso, não só uma loja online tem um alcance de mercado mais amplo, mas também elimina a necessidade de se construir e manter lojas físicas. Com negócios físicos, você precisa acumular estoque, alugar espaço comercial e contratar funcionários. Com negócios de e-commerce, por outro lado, você pode começar a construir uma loja virtual assim que souber o que vender e estiver pronto para entrar na internet.
Aberto 24 Horas por Dia, 7 Dias por Semana
Ter o seu negócio na internet significa que você está sempre pronto para vender.
Uma loja online aumenta as oportunidades de vendas para os comerciantes. Ao contrário de uma loja física, suas vendas não têm horário de funcionamento. Além disso, 87% dos compradores começam a pesquisar por produtos na internet, então criar uma loja online exporá seu negócio a uma audiência mais ampla.
Para os compradores, as compras online proporcionam satisfação imediata. Não importa a hora, os consumidores podem fazer compras online através de seu computador ou dispositivo móvel. Com apenas alguns cliques ou toques, o produto pode ser deles.
Essa conveniência é especialmente benéfica para aqueles que visam um público global. Você nunca sabe em qual fuso horário as pessoas estão, e ficar aberto 24/7 diminui sua chance de perder clientes.
Para maximizar ainda mais a satisfação do cliente, use chatbots em sua loja online para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia.
Baixos Custos Operacionais
Além de eliminar a necessidade de construir ou alugar lojas físicas, iniciar sua loja virtual própria também reduz vários custos operacionais.
Quando você vende online, pode economizar em despesas de armazém e armazenamento de produtos ao iniciar um modelo de negócio de dropshipping. Basta deixar o fornecedor entregar os pedidos para você.
Dependendo da plataforma de e-commerce escolhida, configurar uma loja online também pode ser bastante acessível. Por exemplo, para lançar um site de comércio eletrônico, você pode comprar hospedagem da Hostinger por um valor a partir de €1.49/mês e uma extensão de domínio .com por R$ 49,00 anuais.
A publicidade online também é mais econômica comparada aos canais tradicionais. Existem muitas plataformas de anúncios online disponíveis, como Facebook, Google e Instagram.
Além das opções de publicidade paga, existem também métodos gratuitos para comercializar produtos. Exemplos incluem a criação de postagens orgânicas em mídias sociais ou em blogs e a melhoria da otimização do seu site para motores de busca (SEO). Não se esqueça de ajustar suas estratégias de marketing digital para ficar dentro do orçamento.
Além disso, você pode eliminar o custo da folha de pagamento gerenciando e operando o negócio por conta própria. Mesmo que você precise de pessoal, não terá que contratar muitos funcionários, graças aos recursos avançados disponíveis em várias soluções de comércio eletrônico. Vamos discutir isso mais adiante na próxima seção.
Gerenciamento Mais Fácil
Empresas de comércio eletrônico podem automatizar a gestão de estoque com a ajuda de ferramentas e serviços. Eles simplificam e facilitam as tarefas operacionais relacionadas ao negócio.
Por exemplo, você pode adicionar, acompanhar e gerenciar o inventário de produtos a partir de uma única página.
Os detalhes de envio e entrega também são cuidados com ferramentas de cálculo em tempo real. Portanto, não é necessário criar uma tabela de tarifas de envio manual. As plataformas de e-commerce também geralmente oferecem uma variedade de opções de pagamento, como diversas bandeiras de cartão de crédito, e os clientes podem escolher uma que lhes seja familiar.
Algumas plataformas de e-commerce até vêm com templates profissionais já prontos e personalizáveis, então não há necessidade de contratar um designer gráfico. Escolha o que você mais gosta para o seu site de e-commerce e simplesmente ajuste os elementos de acordo com seu gosto e necessidades.
Uma plataforma de loja virtual que vem com todos os recursos mencionados é o Criador de Sites da Hostinger. Ele também oferece úteis ferramentas impulsionadas por IA para ajudar em diversas tarefas relacionadas à loja.
Por exemplo, o Criador de Logos pode ajudar a projetar um logotipo atraente e profissional para combinar com o nome do negócio. Enquanto isso, o Escritor de IA pode escrever textos otimizadas para SEO para o seu site.
Com a plataforma de comércio eletrônico certa, você pode facilmente alcançar eficiência e produtividade e focar mais no crescimento do seu negócio. Usar a plataforma correta também significa que sua loja virtual (por exemplo, uma loja de roupas online) tem mais chances de proporcionar uma ótima experiência ao usuário para clientes que fazem compras online.
Dica
Caso você esteja criando seu próprio e-commerce, consiga um certificado SSL gratuito com a Hostinger contratando nossos planos de hospedagem de sites.
Descrições e Targeting Personalizado de Leads
Com uma loja física, você só pode exibir uma quantidade limitada de informações sobre cada produto.
No entanto, não é esse o caso com um site de e-commerce. Você pode adicionar descrições detalhadas de produtos ou serviços e exibir quantas variantes de produto você quiser. Os proprietários de negócios podem até fornecer informações completas sobre a história de suas marcas para construir credibilidade e ganhar a confiança dos clientes.
Esses pequenos recursos podem parecer insignificantes, mas podem incentivar os compradores online a fazerem compras. De acordo com um estudo, clientes informados se sentem mais satisfeitos e confiantes sobre a sua decisão de compra.
Ter uma loja virtual também permite que você use estratégias de direcionamento de leads, como e-mail marketing personalizado ou campanhas publicitárias direcionadas.
Uma vez que sua loja online pode coletar dados do cliente, você tem a opção de fazer marketing personalizado dependendo das informações do cliente – seja histórico de compras, gênero ou idade.
Ao entender seu público-alvo, você tem uma chance maior de aumentar as taxas de conversão. Use os dados dos clientes para entregar diferentes tipos de conteúdo de marketing e recomendações personalizadas para diferentes faixas demográficas. Para maximizar ainda mais o seu potencial de vendas, é crucial aprender como otimizar suas listagens de produtos, incorporando textos persuasivos, imagens de alta qualidade e palavras-chave relevantes que ressoem com as preferências do seu público.
Dica
Quer partir para a ação? Confira nosso tutorial sobre como criar um e-commerce do zero por conta própria – é fácil e tem investimento muito baixo.
Exemplos de e-Commerces de Sucesso
Para ajudar a inspirar e dar uma melhor compreensão do potencial de uma loja virtual, vamos dar uma olhada em alguns dos melhores e-commerces existentes na internet.
Amazon
Um dos maiores nomes do setor, a Amazon é uma empresa de tecnologia e varejista online dos Estados Unidos. Ela tem foco em comércio eletrônico, streaming, computação em nuvem e inteligência artificial.
A Amazon tem inúmeras subsidiárias que oferecem diversos produtos e serviços. Alguns exemplos incluem Amazon Fresh, um serviço de entrega de supermercado que opera nos Estados Unidos, e o Amazon Web Services, uma subsidiária que fornece APIs e plataformas de computação em nuvem.
Walmart
Uma empresa de varejo norte-americana, o Walmart oferece praticamente qualquer produto ou serviço imaginável. Exemplos de alguns produtos em alta que ela vende incluem ferramentas de jardinagem, material de escritório, filmes e livros. Esta empresa também oferece serviços como cuidados de saúde e serviços de manutenção de automóveis.
Um dos motivos por trás de seu sucesso é seu princípio de oferecer preços baixos para seus clientes. O Walmart alcança isso através de vários métodos, como a minimização dos custos operacionais, a avançada tecnologia de código de barras e o gerenciamento da cadeia de suprimentos, bem como sua colaboração direta com diversos fabricantes.
Alibaba
Também conhecida como Grupo Alibaba, esta é uma varejista online e empresa de tecnologia chinesa que se concentra em vários segmentos, como e-commerce, motores de busca e serviços de computação em nuvem.
Ela possui uma variedade de subsidiárias para impulsionar seus esforços online em diferentes mercados de nicho. Por exemplo, o Alibaba.com é um marketplace focado em transações atacadistas B2B, enquanto o AliExpress atende mais a transações B2C. Há também o Taobao, uma plataforma de lojas virtuais apenas disponível em chinês criada para facilitar as transações de comércio eletrônico C2C.
Conclusão
Para recapitular, embora o termo e-commerce possa se referir a todos os tipos de transações de loja virtual, juntamente com suas ferramentas e atividades relacionadas, ele se refere principalmente a compras online. Como indústria, o comércio eletrônico global está previsto para continuar a ser uma fonte lucrativa para ganhar dinheiro online. Exemplos de lojas online bem-sucedidas incluem Amazon, Walmart e Alibaba.
Discutimos quatro tipos de e-commerce:
- Business to consumer (B2C). Varejistas online vendem diretamente para os usuários finais pela internet.
- Business to business (B2B). Atacadistas vendem produtos em grandes quantidades e a preços mais baixos para outras empresas.
- Consumer to business (C2B). Indivíduos oferecem serviços e especialidades para empresas.
- Consumer to consumer (C2C). Indivíduos oferecem produtos e serviços a outros indivíduos, seja por meio de compras online únicas ou um sistema de leilão online.
Lojas online também podem vender tanto produtos físicos quanto digitais, bem como serviços. Compradores online podem adquirir os produtos e serviços através de uma compra única ou sistema de assinatura. Além disso, explicamos os benefícios de iniciar uma loja online ao invés de uma física:
- A possibilidade de vender para clientes internacionais.
- Um negócio que está aberto o tempo inteiro.
- Redução dos custos operacionais.
- Ferramentas úteis para gerenciamento de loja facilitado.
- Descrições de produtos mais detalhadas e marketing personalizado.
Qualquer que seja o modelo que você escolha e quaisquer que sejam os produtos ou serviços que planeja vender, não se esqueça de escolher a plataforma de e-commerce certa para atender às suas necessidades. Esperamos que este artigo tenha sido útil para te ajudar a iniciar sua jornada no comércio pela internet. Boa sorte!
O Que é e-Commerce: Perguntas Frequentes
Confira abaixo algumas das perguntas mais frequentes feitas por quem deseja iniciar um site de e-commerce.
O que Preciso Fazer para Abrir um e-Commerce Rapidamente?
A maioria das plataformas de e-commerce só exige que você faça um cadastro, personalize a página inicial da loja e a lista de produtos que você quer vender. Depois de colocar a loja virtual no ar, a plataforma geralmente cuida das transações para você.
Que Habilidades são Necessárias para Começar um e-Commerce?
Saber como analisar dados de clientes vai lhe permitir conhecer melhor seu público, levando a melhores decisões de negócios. Habilidades de SEO, escrita e fotografia de produtos são importantes para melhorar suas campanhas de marketing. Apesar de não ser algo obrigatório, ter habilidades técnicas básicas também pode ajudar com a gestão da loja.
É Possível Ganhar Dinheiro Online Sem um Site Próprio?
Sim, você pode usar um perfil numa rede social para promover seus produtos. Os clientes podem pagar por eles através de transferências bancárias. Contudo, esse método não é nada prático e não oferece a segurança necessária para suas transações financeiras. Portanto, aconselhamos que você procure outros modos de ganhar dinheiro na internet, como marketplaces.
Comentários
September 06 2023
Obrigado por essas informações valiosas estou muito interessado em e tornar um nomade digital. Escrevo desde Maputo Moçambique
September 08 2023
Obrigado pelo comentário e boa sorte na sua jornada, Adérito! :D