Como montar uma loja virtual em 7 passos: guia completo para um e-commerce lucrativo

Como montar uma loja virtual em 7 passos: guia completo para um e-commerce lucrativo

Abrir uma loja virtual é uma ótima maneira de transformar suas ideias em um negócio, ganhar dinheiro online e alcançar clientes no mundo todo. E, pessoalmente falando, quando comecei a explorar as possibilidades do e-commerce, eu percebi rapidamente que é muito mais fácil começar quando você tem um plano claro e objetivo montado na sua cabeça.

É para isso que estou aqui. Neste artigo, eu passarei pelas sete etapas essenciais para quem quer saber como montar uma loja virtual:

  1. Decida o que vender online.
  2. Descubra seu público-alvo.
  3. Crie sua marca.
  4. Escolha uma estrutura de negócios e registre sua empresa.
  5. Crie sua loja virtual.
  6. Comece a divulgar sua loja online.
  7. Otimize o crescimento e o desempenho.

Ao longo do texto, também compartilharei algumas dicas práticas que recebi de especialistas do universo do e-commerce. Ao final deste guia, você terá tudo o que precisa para criar sua própria loja virtual com confiança. Vamos lá?

1. Decida o que vender na sua loja virtual

Primeiro, você deve saber o que você vai vender, o potencial de lucro e a demanda desses itens. Comece analisando uma lista do que você quer vender e verificando produtos em alta.

Para mim, usar o Google Trends foi um divisor de águas. Ele é gratuito e muito fácil de usar: basta acessar a página Explorar, adicionar a palavra-chave de seu produto e compará-la com algumas outras.

Por exemplo, eu comparei três equipamentos de ginástica para ver qual deles tem o maior interesse de pesquisa.

pesquisa do google trends sobre tapetes de yoga, faixas elásticas e kettlebells

Os resultados mostram que os kettlebells tiveram mais interesse nos últimos 12 meses, o que os torna mais indicados para minha loja virtual.

Depois de escolher seus produtos, pense em como obtê-los. Eu conheço três métodos comuns que funcionam bem:

  • Fabrique seus próprios produtos. Ótimo para vender itens exclusivos e ter controle total sobre a qualidade.
  • Faça revenda de produtos. Ao comprar de fornecedores e vender com uma margem de lucro razoável, você tem mais variedade e flexibilidade.
  • Dropshipping. Essa é uma opção de baixo risco que não exige que você tenha um estoque próprio, pois o fornecedor envia os produtos diretamente para os clientes.

Com seus produtos e fontes de fornecimento definidos, é hora de precificá-los de forma eficaz. Certifique-se de avaliar seus custos e calcular o lucro que você deseja obter.

2. Descubra seu público-alvo

Saber quem comprará seus produtos facilita tudo, desde a escolha de onde anunciar até o projeto de sua loja. Em outras palavras, em vez de tentar agradar todo mundo, foque nas pessoas que têm mais probabilidade de se interessar pelos seus produtos.

Comece criando uma persona de comprador. Esse é um perfil simples de seu cliente ideal, que você deve criar seguindo as perguntas abaixo:

  • Quantos anos eles têm?
  • Onde eles moram?
  • Em que eles estão interessados?
  • Que problemas seu produto resolve para eles?

Por exemplo, se você estiver vendendo garrafas de água reutilizáveis, seu público-alvo poderá ser pessoas que se preocupam com bem-estar e sustentabilidade. Elas provavelmente estão na faixa dos 20 ou 30 anos, vivem em áreas urbanas e seguem tendências ecológicas nas mídias sociais. Aqui estão algumas maneiras de encontrá-los:

  1. Pesquise hashtags de redes sociais relacionadas ao seu produto, como #vidaecologica ou #bebaagua, para ver quem está postando e engajando com esses conteúdos.
  2. Participe de comunidades online como o Reddit ou grupos do Facebook que correspondam ao seu nicho e observe o que as pessoas discutem.
  3. Observe os seguidores dos seus concorrentes em plataformas como o Instagram para ver quem já está interessado em produtos semelhantes.

Depois de definir seu perfil de comprador e descobrir onde encontrá-los, use essas informações para se orientar nas suas decisões subsequentes. Afinal de contas, conhecer seu público facilita a conexão e o crescimento de seus negócios.

3. Construa sua marca

Criar uma marca do zero é um processo empolgante, e aqui estão os elementos essenciais de que você precisa para lançar sua loja virtual. Entre eles, podemos citar a definição dos valores de sua marca, a escolha de um nome comercial e a criação de uma identidade visual.

Defina os valores de sua marca

Os valores de sua marca são a base de tudo, inclusive do nome, dos elementos visuais e das mensagens que você emite. Eu me perguntaria:

  • O que minha empresa representa?
  • O que eu quero que os clientes sintam quando interagem com minha marca?
  • Como meus produtos refletem esses valores?

Perguntei a Eric Koenig, fundador da Twigs Paper, como ele abordou essa questão com sua marca.

Dica do especialista

A fase inicial envolveu uma reflexão profunda sobre nossos valores essenciais e como eles se relacionam com nosso público-alvo. Essa etapa fundamental moldou a identidade de nossa marca, que reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e a criatividade.
Erik Koenig, fundador e diretor criativo da Twigs Paper

Escolha um nome

O nome de sua empresa define o tom da sua marca e é a primeira impressão que as pessoas têm dela. Por isso, é importante pensar nos benefícios de seu produto e no seu público-alvo.

Por exemplo, se você vende velas com ingredientes ecológicos, ideias de nomes para empresas como Velas da Terra ou Aromas da Mata podem funcionar.

Quando você tiver um nome em mente, verifique se o domínio está disponível (por exemplo, nomedaempresa.com). Um domínio semelhante ao nome da empresa permite que seu público-alvo te encontre na internet mais facilmente e reforça o profissionalismo da sua marca.

Pessoalmente, eu gosto de usar nossa ferramenta de pesquisa de nome domínios para saber se o nome que desejo está disponível. Esta é uma ferramenta simples que mostra quais domínios já estão sendo usados e sugere alternativas.

Verificador de Domínio

Verifique instantaneamente a disponibilidade do nome de domínio.

Crie a identidade de sua marca

Com seu nome e valores em mente, é hora de dar vida à sua marca visualmente. Pense em cores, fontes e um logotipo que reflita seus valores.

  • Logotipo. Pense em algo simples, mas memorável. Ferramentas como o Canva são ótimas porque são fáceis de usar e oferecem modelos predefinidos.
  • Paleta de cores. Escolha de 2 a 3 cores que representem a personalidade de sua marca, como tons verdes para ecologia ou tons avermelhados fortes para uma imagem mais energética.
  • Fontes. Escolha uma ou duas fontes que sejam profissionais e fáceis de ler em todos os dispositivos.

4. Escolha uma estrutura de negócios e registre sua empresa

É importante organizar a estrutura e o registro da empresa com antecedência. Isso dá à sua loja uma base jurídica e tributária sólida e evita dores de cabeça no futuro. Não se preocupe: é mais simples do que parece, e eu vou te guiar pelos princípios básicos.

Primeiro, decida qual será a estrutura da empresa. As opções mais populares para iniciantes são o Microempreendedor Individual (MEI) e a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). A primeira é a mais simples e perfeita para empreendimentos de pequena escala, enquanto a segunda é mais indicada para empresas em crescimento.

Para o sucesso a longo prazo, recomendo optar pela EIRELI desde o início. Ela oferece mais segurança jurídica e permite maior escalabilidade, o que significa que você não precisará se preocupar em mudar de estrutura mais tarde.

Além disso, uma EIRELI protege seus bens pessoais. Caso ocorram problemas legais ou dívidas, os credores da empresa só poderão cobrar os bens da EIRELI, não podendo atingir seus bens pessoais, como carros, imóveis ou contas bancárias.

O próximo passo é registrar o seu negócio. Aqui está um checklist simples para te guiar caso você esteja no Brasil:

  • Confirme o nome da empresa: Verifique se o nome que você escolheu está disponível para registro na Junta Comercial do seu estado e também como domínio de internet. Um domínio correspondente fortalece a imagem da sua marca e facilita a localização da sua empresa online.
  • Registre um endereço comercial: Use o endereço da sua residência ou um endereço dedicado ao negócio. Algumas plataformas podem exigir esse endereço para fins de verificação.
  • Formalize a empresa: Dependendo da estrutura escolhida, será necessário registrar os documentos pertinentes. Para uma EIRELI, por exemplo, é preciso elaborar o Contrato Social e registrá-lo na Junta Comercial do estado. Para o MEI, o processo é mais simplificado e pode ser feito diretamente pela internet.
  • Obtenha seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica): O CNPJ é essencial para que sua empresa tenha um número de identificação fiscal, semelhante ao CPF para pessoas físicas. Você precisará dele para abrir uma conta bancária empresarial, emitir notas fiscais e gerenciar os impostos da empresa.
  • Verifique licenças e alvarás: Alguns tipos de negócios necessitam de licenças específicas para operar legalmente, como alvará de funcionamento da prefeitura, licença sanitária (para empresas do ramo alimentício), ou licença ambiental, dependendo da atividade.
  • Abra uma conta bancária empresarial: Criar uma conta bancária exclusiva para sua empresa ajuda a organizar as finanças. Evite misturar despesas pessoais com as da empresa, o que facilita o controle financeiro e a contabilidade.

Se você estiver fora do Brasil, verifique os requisitos legais locais para registrar sua loja virtual. Por exemplo, em Portugal, é necessário registar a empresa na Conservatória do Registo Comercial e obter um NIF (Número de Identificação Fiscal) para a empresa. Além disso, dependendo da atividade, pode ser necessário registar-se para a Segurança Social e obter a Licença de Funcionamento junto à Câmara Municipal.

5. Crie sua loja virtual

Desde a escolha da melhor plataforma de e-commerce até a configuração do checkout, esta etapa está te aproximando do lançamento da sua loja virtual.

1. Escolha uma plataforma de e-commerce

Escolher a plataforma certa garante uma configuração fácil e assegura que sua loja poderá crescer junto com você. Para uma configuração rápida e fácil, eu recomendo o criador de loja virtual da Hostinger.

página inicial do criador de loja virtual com ia da hostinger

Ele é muito fácil de usar (mesmo para iniciantes) e oferece um monte de recursos para administrar uma loja virtual, tais como:

  • Gerenciador de loja completo. Do checkout ao controle de estoque, você pode gerenciar sua loja online em um único painel.
  • Ferramentas com tecnologia de IA. Desde um Gerador de Imagens até um Mapa de Calor baseado em inteligência artificial, essas ferramentas ajudam a elevar sua loja virtual ao próximo patamar.
  • Sem taxas de transação. Ao contrário de muitas outras plataformas, a Hostinger permite que você mantenha todos os seus lucros.
  • Vários gateways de pagamento. Ofereça opções de pagamento seguras como PayPal, Stripe e outras para atender às preferências de seus clientes.
  • Recursos multilíngues. Se estiver planejando atingir um público global, você poderá adicionar facilmente vários idiomas à sua loja virtual.

Além dos recursos de comércio eletrônico, nossa plataforma de construção de sites vem com diversas medidas de segurança e desempenho para garantir que sua loja online funcione sem problemas. A partir de €3.29/mês, ele é perfeito para sua primeira loja virtual.

2. Crie sua loja virtual

Depois de adquirir um plano do nosso criador de loja virtual, é hora de criar o site em si. Recomendo usar nossas ferramentas de IA, pois elas tornam o processo muito mais rápido. Veja como eu procederia:

  1. Escolha o tipo de site, o nome da empresa e a descrição. Tente incluir o máximo possível de detalhes e fale dos seus produtos, localização e valores dara obter um design mais preciso.
  2. Personalize o visual especificando suas cores e fontes. Por exemplo, eu poderia dizer: “quero tons terrosos e uma fonte limpa, como Montserrat”.
  3. Clique em Criar um site e aguarde enquanto a IA faz sua mágica. Em segundos, você terá um design pronto para usar.

Na próxima etapa, você irá diretamente ao modo de visualização da sua loja online.

imagem principal do criador de sites da hostinger

Nesse modo de visualização, você pode navegar pelas páginas do site. Se você preferir outro design, clique em Voltar ao formulário AI no canto superior esquerdo. Se você gostar do resultado, clique em Editar no canto superior direito para prosseguir para a próxima etapa, que é a configuração da loja virtual.

Comece adicionando o país e a moeda de sua loja e clique em Avançar. O processo de configuração te levará ao gerenciador da loja.

painel (overview) do gerenciador de loja virtual no criador de sites da hostinger

Concluiremos a configuração da loja virtual nas próximas quatro etapas.

3. Adicione produtos

A primeira etapa para configurar a loja é adicionar seus produtos, seja importando-os ou carregando-os diretamente. Vá até a aba Adicionar produto e escolha o tipo de produto. Se você vende produtos físicos, pode carregar vários produtos de uma só vez.

Depois de feito o upload, você poderá ver todos os seus produtos na página Produtos.

menu produtos no gerenciador de loja do criador de sites da hostinger

Em seguida, você pode começar a editar cada produto e adicionar suas descrições, o preço, a categoria e outras informações relevantes. Nosso guia sobre como adicionar produtos pode te ajudar neste processo e garantir que você conclua todas as etapas com sucesso.

Ao editar os detalhes do produto, tenha em mente o seguinte:

  • Categoria do produto. Você pode começar com categorias simples, como “Novidades” ou “Essenciais”, que ajudarão os clientes a encontrar itens específicos. À medida que adicionar mais produtos, você poderá criar outras categorias para melhorar a organização da loja.
  • SEO do produto. Adicione meta títulos, descrições e palavras-chave para ajudar a otimizar a página do seu produto para os mecanismos de busca.

Sugestão de leitura

Dê uma olhada em nosso guia sobre páginas de produtos para saber como alterar layout, estilo e muito mais!

4. Configure os gateways de pagamento

Oferecer várias opções de pagamento é uma das principais tendências do comércio eletrônico, pois é um fator que facilita as compras e melhora a experiência geral do usuário.

O criador de sites da Hostinger oferece várias opções de pagamento, como Stripe, PayPal e cartões de crédito e débito. Algumas regiões também têm seu método de pagamento preferido — por exemplo, o dLocal Go é a opção perfeita se você estiver visando o mercado latino-americano.

Para se conectar aos gateways de pagamento, acesse o Gerenciador da Loja Pagamentos.

tela de pagamentos nas configurações de loja do criador de sites da hostinger

Recomendo conectar o maior número possível de gateways de pagamento. Isso oferece aos clientes mais opções e aumenta as chances de uma transação bem-sucedida.

5. Atualize as informações da empresa

A próxima etapa é adicionar informações da empresa às suas faturas. Isso ajuda a fortalecer sua marca e dá um toque profissional à sua loja online. Para fazer isso, acesse Gerenciador da Loja Configurações Informações da Empresa.

tela de informações da loja no gerenciador de loja do criador de sites da hostinger

Adicione o nome e o logotipo da empresa. Em seguida, adicione seus detalhes de contato e endereço. Se você não tiver um endereço comercial físico, substitua o endereço pelo endereço de origem das remessas.

Quando você receber seu primeiro pedido, você pode verificar e gerenciar suas faturas. Como alternativa, você pode criar um pedido de teste para testar as faturas.

6. Configure o checkout e o envio

Vamos começar ajustando as configurações de envio em seu site. Na página inicial do gerenciador da loja, vá para Configurações Entregas e Fretes. Clique em Criar Região de Envio e configure os detalhes de envio.

Nomeie a zona de envio e adicione os países relacionados a ela. Por exemplo, configurei a região América do Sul e adicionei o Brasil, a Argentina e o Uruguai. Quando terminar, clique em Salvar e continue a personalizar as opções de envio:

  • Crie e nomeie as opções de envio — por exemplo, regular e expresso.
  • Adicione as taxas de frete.
  • Adicione o tipo de condição de envio, que você pode personalizar com base no preço ou no peso do produto.
criando região de entrega no gerenciador de loja virtual do exemplo de produto em loja virtual criada no criador de sites da hostinger

Em seguida, encontre empresas de frete confiáveis que façam entregas nos locais escolhidos e adicione suas taxas. Você pode começar aos poucos, escolhendo empresas de frete regulares, e depois considerar uma parceria de longo prazo quando sua empresa crescer.

Dica do especialista

Para pagamento e fretes, fizemos parcerias com empresas de entrega ecologicamente responsáveis para minimizar nossa pegada de carbono e, ao mesmo tempo, manter a eficiência.
Erik Koenig, fundador e diretor criativo da Twigs Paper

Para o checkout, o processo começa com a adição de links para os termos e condições e a política de privacidade de sua loja. Para fazer isso, acesse o Gerenciador de lojas Configurações Finalização de Compra.

tela de finalização de compra no gerenciador de loja do criador de sites da hostinger

Marque as caixas das políticas de checkout, que incluem a adição de páginas legais como Termos e condições e Política de privacidade. Depois de adicionar todos os detalhes do checkout, clique em Salvar.

Essas seis etapas são basicamente tudo o que você precisa seguir para criar sua loja virtual. Certifique-se de passar por todas elas com cuidado. Se quiser, confira nosso tutorial completo sobre como criar uma loja online com o Criador de Sites da Hostinger.

7. Coloque sua loja virtual no ar

O lançamento de sua loja online é a culminação de todo o seu trabalho. Primeiro, examine todas as páginas do gerenciador da loja e verifique se os recursos estão funcionando.

Em seguida, clique em Editar site no canto superior direito para acessar a página do editor de sites. Aqui, você pode visualizar o site e conectar seu domínio antes de colocar a loja no ar.

Quando terminar, clique em Publicar para que a loja seja finalmente lançada.

6. Comece a divulgar sua loja virtual

Agora que sua loja está configurada e disponível para seu público, é hora de divulgá-la! Uma boa estratégia de marketing digital ajuda você a alcançar clientes em potencial e a fazer com que eles retornem.

Comece criando perfis de mídia social. Cerca de 82% dos consumidores usam as mídias sociais para pesquisar e descobrir produtos, o que pode aumentar o conhecimento sobre sua loja online.

O TikTok está se tornando cada vez mais popular, com 54% dos proprietários de empresas promovendo suas marcas nele. Perguntei a Charlotte Ang, da TrafficBees, por que o TikTok pode ser um dos seus canais de marketing mais eficazes e o que você deve considerar ao criar conteúdo para a plataforma.

Dica da especialista

O público do TikTok entra na plataforma por dois motivos principais: para aprender e para se divertir. Enquanto marca, adote a mentalidade de que o TikTok serve para contar histórias e criar conscientização. Se você estiver vendendo uma raquete de tênis, fale sobre dicas do esporte, como melhorar seu jogo, como você abriu sua loja ou como as raquetes de tênis são fabricadas, por exemplo.
Charlotte Ang, profissional de marketing de conteúdo da TrafficBees

O engajamento nas redes sociais também ajuda a construir sua comunidade. Afinal de contas, uma comunidade fiel cria marketing boca a boca e mantém seus clientes engajados.

Dica da especialista

Na Whole Food Earth, foi crucial criarmos uma comunidade em torno de nossa marca, pois interagimos com os clientes por meio de plataformas sociais, compartilhando receitas, dicas e benefícios dos alimentos naturais.
Tiago Pita, diretor de marca e e-commerce da Whole Food Earth

Outra estratégia que adoro é oferecer descontos de lançamento. Os descontos criam entusiasmo e dão aos clientes um motivo para comprar imediatamente. Com o construtor de loja virtual da Hostinger, você pode definir códigos de desconto na página Gerenciador de loja.

Não tenha medo de experimentar estratégias diferentes e aprender o que funciona melhor para seu público.

7. Otimize o crescimento e o desempenho

Melhorar continuamente sua loja é um aspecto fundamental para manter sua empresa competitiva e seus clientes satisfeitos. A otimização de sua loja garante um bom desempenho, adapta-se às necessidades dos clientes e garante que ela permanecerá atualizada ao longo do tempo.

Primeiro, colete feedback dos clientes. Ouça o que seu público diz sobre a experiência e faça ajustes com base em suas sugestões. Aprendi com Ben Read, da Mercha, como o feedback pode ajudar a aumentar a satisfação dos clientes:

Dica da especialista

Aprendemos lições valiosas quando o feedback inicial do cliente apontou falhas em nosso processo de comunicação. O feedback nos levou a reforçar nossos processos de acompanhamento e destacou a necessidade de equilibrar nossa abordagem high-tech e high-touch para manter a satisfação do cliente.
Ben Read, cofundador e CEO da Mercha.com.au

Em segundo lugar, analise as estatísticas do site. Conecte o Google Analytics à loja e comece a coletar métricas importantes. Elas incluem visualizações de página, taxas de cliques (CTR) e taxas de conversão para ver quais áreas do seu site estão tendo um bom desempenho e quais precisam ser melhoradas.

Terceiro, atualize regularmente o site e a seção de produtos para refletir as últimas tendências e as preferências dos clientes. Por exemplo:

  • Adicione novos produtos ou itens sazonais para manter seu inventário interessante.
  • Atualize as fotos de produtos com elementos visuais de alta qualidade que impactem seu público-alvo.
  • Atualize os banners ou a página inicial de seu site para divulgar promoções ou itens em alta.

Ao ajustar as coisas com base no feedback e acompanhar as tendências, você manterá seus clientes interessados e se preparará para um crescimento estável ao longo do tempo.

Dica

Ao fazer alterações, lembre-se sempre de atualizar o site para que você possa ver as últimas alterações ao vivo.

Conclusão

Abrir uma loja virtual não precisa ser uma tarefa intimidadora — basta dar um passo de cada vez. Para recapitular, você precisa passar por três etapas principais para criar sua loja online:

  • Pré-lançamento. Inclui a escolha do que vender, a identificação do seu público, a criação de uma marca forte e o registro da sua empresa.
  • Lançamento. Envolve criar sua loja virtual, adicionar seus produtos e garantir que tudo esteja pronto para entrar em operação sem problemas.
  • Pós-lançamento. É a parte de divulgar sua loja para atrair clientes e melhorar continuamente com base em feedback e tendências.

Cada passo te aproxima da criação de uma loja virtual de sucesso. Comece sua jornada hoje mesmo — boa sorte!

Perguntas frequentes sobre como criar uma loja virtual

Por fim, vamos responder algumas perguntas frequentes sobre como criar uma loja virtual.

Que erros devo evitar ao abrir uma loja virtual?

Os erros mais comuns ao criar uma loja virtual incluem selecionar e definir o preço dos seus produtos sem uma pesquisa de mercado, escolher a plataforma de e-commerce errada e negligenciar a experiência do usuário.

Quanto custa criar uma loja virtual?

€3.29/mês, por exemplo, você tem acesso ao plano de e-commerce com IA do Criador de Sites da Hostinger, que inclui hospedagem, um domínio gratuito e SSL.

Posso criar uma loja virtual sem dinheiro?

Abrir uma loja online sem dinheiro é um grande desafio, mas você sempre pode minimizar os custos iniciais escolhendo cuidadosamente os tipos de produtos a serem vendidos e a plataforma a ser usada.

Como criar uma loja virtual sem estoque?

Você pode usar o dropshipping, um modelo no qual você vende produtos sem precisar manter um estoque — isso porque o fornecedor envia diretamente para o seu cliente, portanto, você não precisa pagar pelo estoque ou armazenamento. Alternativamente, você também pode vender produtos digitais.

Author
O autor

Ariane G.

A Ariane é SEO Team Leader com experiência em conteúdo, localização e SEO. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.