Como criar um site do zero em 12 passos: tutorial fácil para iniciantes

Como criar um site do zero em 12 passos: tutorial fácil para iniciantes

Seja para expandir o alcance da sua empresa, exibir seu portfólio ao mundo, vender suas criações artísticas ou compartilhar seu conhecimento, seu site é a expressão máxima da sua presença na internet — o lugar onde você pode cativar e se conectar com seu público.

No entanto, criar um site do zero pode parecer uma tarefa assustadora, demorada e difícil para muita gente. Felizmente, esses dias já ficaram para trás: atualmente, qualquer pessoa pode fazer seu próprio site com a orientação e as ferramentas certas, independentemente do seu nível de conhecimento técnico.

Neste guia passo a passo, passaremos pelos 12 passos essenciais para ajudar você a construir um site que esteja alinhado com seus objetivos, desde definir o propósito do site até divulgar e manter suas páginas após o lançamento. Vamos lá?

Conteúdo

1. Defina o propósito do seu site

Definir o propósito do seu site é um primeiro passo importantíssimo na sua jornada de criação.  Aqui, você estabelecerá a base para todas as decisões que tomará nos próximos passos, seja envolvendo design, conteúdo ou funcionalidade. Tendo isso em mente, confira algumas dicas de como definir o propósito do seu site:

Identifique o objetivo do site

Entender o objetivo principal do seu site é essencial. Pense nas perguntas abaixo:

Qual é o objetivo principal do seu site?

Identifique se o site é destinado a vender produtos, compartilhar percepções pessoais, exibir seu portfólio, oferecer serviços ou servir a outro propósito. Isso ajudará a moldar a estrutura geral e a estratégia de conteúdo.

Se você quiser vender produtos, por exemplo, seu site deverá ter recursos de e-commerce, páginas de produtos e uma experiência de compra amigável.

Por outro lado, se seu objetivo é fornecer informações, o foco deve ser na entrega de conteúdo valioso e envolvente, que atraia e retenha visitantes. Neste caso, você deverá procurar por ferramentas integradas, como uma biblioteca de mídia e um blog, para gerenciamento de conteúdo mais fácil.

Quem é o seu público-alvo?

Conhecer seu público-alvo ajuda você a criar um site marcante para as pessoas que você quer atingir. Preste atenção nesses aspectos ao definir seu público:

  • Crie personas de público . Desenvolva personas detalhadas representando diferentes segmentos do seu público-alvo. Cada persona deve incluir:
    • Informações demográficas. Cobrem aspectos como idade, gênero, ocupação e localização.
    • Interesses e hobbies. Quais são seus interesses, hobbies e estilo de vida?
    • Pontos de dor . Quais desafios eles enfrentam que o seu site pode ajudar a resolver?
  • Realize pesquisas ou entrevistas . Colete insights de potenciais usuários por meio de pesquisas ou entrevistas. Isso ajudará a entender as necessidades, preferências e comportamentos do seu público.
  • Analise o público dos seus concorrentes . Analise seus concorrentes e identifique lacunas ou oportunidades para alcançar um público um pouco diferente ou atender melhor o mesmo público.

Pesquise a concorrência

Analisar seus concorrentes fornece insights valiosos sobre o que funciona e o que não funciona no seu nicho.

Comece listando sites que oferecem produtos ou serviços semelhantes. Você pode analisar tanto concorrentes diretos quanto sites em nichos relacionados.

Analise o design dos sites e a funcionalidade geral oferecida por eles. Concentre-se no seguinte:

  • Pontos fortes . O que esses sites fazem de melhor? Suas respostas podem incluir a linguagem visual, a experiência do usuário ou recursos específicos.
  • Pontos fracos. Identifique áreas onde esses sites podem melhorar, como navegação ruim ou falta de otimização para dispositivos móveis.
  • Estratégia de conteúdo. Que tipo de conteúdo eles publicam nos sites? Com que frequência eles atualizam esse conteúdo?
  • Engajamento dos usuários . Observe como os sites se engajam com seu público através de comentários, interações nas redes sociais e outros canais.

Use ferramentas como SEMrush ou Ahrefs para analisar palavras-chave, backlinks e fontes de tráfego dos seus concorrentes. Confira o Hootsuite ou Buffer para monitorar a atividade e o engajamento deles nas redes sociais.

Defina sua proposta de valor única

Defina claramente o que torna o seu site único em relação aos outros.

Identifique recursos, serviços ou elementos que o seu site oferece que os concorrentes não têm. Algumas ideias incluem conteúdo exclusivo, qualidade superior do produto ou atendimento ao cliente excepcional.

Certifique-se de que sua proposta de valor única esteja clara e muito bem divulgada em seu site. Você pode fazer isso com um slogan, uma mensagem chave em sua página inicial ou um conteúdo específico destacando suas forças, por exemplo.

Defina metas mensuráveis

Estabeleça metas mensuráveis para orientar o desenvolvimento do seu site e monitorar seu progresso.

Em outras palavras, defina o que seria atingir o sucesso com o seu site. Essa decisão pode incluir métricas como:

  • Metas de tráfego . Número de visitantes por mês.
  • Metas de engajamento . Tempo médio gasto no site, taxa de rejeição ou páginas por sessão.
  • Metas de conversão. Metas de vendas, geração de leads ou inscrições por email.

Use ferramentas como o Google Analytics para rastrear essas métricas e medir seu progresso ao longo do tempo.

2. Escolha e registre o seu domínio

Escolher e registrar um domínio personalizado é uma etapa essencial ao criar o seu site.

Um domínio bem escolhido pode causar uma primeira impressão positiva nos visitantes e transmitir mais profissionalismo e credibilidade.

Além disso, embora não seja o único fator, ter um domínio que contenha palavras-chave do seu nicho pode contribuir para seus esforços de otimização para motores de busca (SEO) ao sinalizar relevância para os motores de busca.

Dicas para escolher um domínio

Escolher o domínio certo envolve vários aspectos para garantir que ele represente sua marca e atraia seu público de maneira efetiva:

  • Escolha um domínio curto e simples. Um domínio conciso é mais fácil de ser lembrado e digitado. Pense em um nome que não tenha mais do que duas a três palavras.
  • Torne-o memorável. Escolha um nome cativante. Evite usar palavras ou frases complexas que possam ser difíceis de lembrar.
  • Use palavras-chave . Incorpore palavras-chave relevantes que descrevam seu negócio ou indústria. Isso pode ajudar a transmitir sobre o que é o seu site e melhorar sua visibilidade nos motores de busca.
  • Evite números e hifens . Números e hifens podem ser confusos e difíceis de lembrar. Use apenas letras para tornar o seu domínio fácil de compartilhar em todos os sentidos — até mesmo falando.
  • Considere o alinhamento da marca . Certifique-se de que o nome do domínio esteja alinhado com a identidade e a mensagem da sua marca. Ele deve refletir o tom, estilo e propósito da sua marca.

Verifique a disponibilidade e escolha uma extensão de domínio

Depois que você tiver reunido algumas ideias de nomes, use uma ferramenta de pesquisa de domínios para checar se as opções desejadas estão disponíveis. Se sua primeira escolha já estiver registrada, você precisará ser flexível e considerar alternativas.

Embora a extensão de domínio mais popular do mundo seja a .com, existem muitas outras, como .net ou .org, e extensões de nichos específicos como .store ou .blog. Escolha a extensão que melhor se adapte ao propósito e ao público do seu site.

Se possível, registre várias variações do seu domínio, incluindo erros de digitação comuns ou extensões alternativas, para proteger sua marca e evitar que concorrentes registrem nomes semelhantes.

Registre o seu domínio

Com a Hostinger, é fácil registrar e gerenciar seus domínios:

  • Pesquise e registre. Use nossa ferramenta de registro de domínio para encontrar o nome desejado. Assim que encontrar uma extensão disponível, complete a compra e crie uma conta conosco.
  • Gerencie sem esforço. O painel de controle amigável da Hostinger permite que você gerencie as configurações de domínio, registros DNS e renovações em um só lugar.
  • Faça um pacote e economize. Se você adquirir o registro do seu domínio junto com um serviço de hospedagem, pode economizar dinheiro e simplificar o gerenciamento e as renovações.

Verificador de Domínio

Verifique instantaneamente a disponibilidade do nome de domínio.

3. Escolha uma plataforma de construção de site

Selecionar o criador de sites certo acelera o processo de construção do seu site, especialmente para iniciantes. A plataforma escolhida determinará quão facilmente você pode construir, personalizar e gerenciar seu site.

Fatores a considerar ao escolher uma plataforma

Considere os fatores abaixo para garantir que sua plataforma atenda às suas necessidades e objetivos:

  • Facilidade de uso. Escolha uma plataforma que corresponda às suas habilidades técnicas. Os construtores de sites de arrastar e soltar , com suas interfaces intuitivas, são ideais para iniciantes.
  • Necessidades de personalização. Determine quanto controle você quer sobre o design e a funcionalidade do seu site. O WordPress oferece muitas opções de personalização, enquanto os criadores de sites fornecem soluções mais simples, com menos flexibilidade.
  • Orçamento. Avalie o custo de usar cada plataforma, incluindo registro de domínio, hospedagem e quaisquer recursos ou plugins adicionais que você possa precisar. Compare os planos de diferentes plataformas para encontrar aquele que melhor se encaixe no seu orçamento.
  • Escalabilidade. Considere se a plataforma permite que o site cresça junto com o seu negócio. Certifique-se de que ela oferece recursos e planos que acomodam o aumento do tráfego e das funcionalidades à medida que seu site se expande.
  • Suporte e fontes de conhecimento . Procure por plataformas que oferecem suporte ao cliente confiável e muitas fontes de conhecimento, como tutoriais e fóruns da comunidade, para ajudar você ao longo do caminho.

Criadores de sites

imagem principal do criador de sites da hostinger

Os criadores de sites são ferramentas amigáveis que ajudam você a criar sites sem nenhum conhecimento em códigos ou linguagens de programação. Eles são ideais para iniciantes que querem colocar seu site em funcionamento rapidamente.

Nesse sentido, o Criador de Sites da Hostinger é uma excelente escolha, oferecendo diversas funcionalidades projetadas para simplificar o processo a partir de apenas €1.95/mês.

O Criador de Sites da Hostinger é um criador livre de código.— ou seja, a ferramenta perfeita para iniciantes projetarem e personalizarem seus sites sem precisar de habilidades técnicas.

Você pode facilmente adicionar, mover e redimensionar elementos arrastando e soltando-os no local desejado na página. Essa abordagem visual e intuitiva permite que você experimente diferentes layouts e designs com facilidade.

Você pode ver as alterações no seu site em tempo real à medida que monta seu layout, permitindo que você visualize como seu site ficará quando estiver no ar.

Além disso, o Criador de Sites da Hostinger é equipado com ferramentas de inteligência artificial que te ajudam a projetar seu site. Elas ajudam você a criar um site personalizado que reflete sua marca e objetivos, economizando seu tempo e esforço no processo de criação.

criador de sites com ia da hostinger criando um site de aulas particulares online

Por exemplo, ao responder algumas perguntas sobre o propósito e as preferências de estilo do seu site, o Criador de Sites com IA sugere um layout e design que se alinham com seus objetivos.

Dentro do editor, o Escritor IA ajuda a escrever textos para suas páginas, acelerando o processo de criação de conteúdo.

WordPress

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais popular do mundo, conhecido por sua flexibilidade e extensas opções de personalização. Ele é adequado para quase todos os tipos de sites, desde blogs simples até sites de comércio eletrônico complexos.

Uma das maiores vantagens do WordPress a facilidade para personalizar seu site, mesmo se você estiver começando agora neste universo.

Os usuários podem escolher entre milhares de temas para mudar a aparência do seu site. Como alternativa, você pode usar nosso Criador de Sites com IA para WordPress adquirindo os planos Business ou Cloud da hospedagem WordPress da Hostinger.

Com ele, basta descrever a aparência desejada do seu site, e nossa ferramenta de IA irá prepará-lo para você. A partir daí, você só precisará fazer alguns ajustes antes de lançar o site.

Vários plugins, como o WooCommerce (para loja online) e o Yoast SEO (para otimização de mecanismos de busca), também estão disponíveis para dar funcionalidades adicionais ao seu site.

Se você quiser usar este CMS no seu site, siga nosso guia sobre como criar um site WordPress.

4. Contrate um plano de hospedagem

Seu site precisará de um plano de hospedagem para funcionar — e a hospedagem escolhida influencia diretamente o desempenho, a velocidade e a confiabilidade do seu site.

Se você está usando o Criador de Sites da Hostinger, a hospedagem já está incluída no seu plano, então você não precisa se preocupar com essa etapa.

No entanto, se você está usando plataformas auto-hospedadas como o WordPress, vamos ver como você pode escolher um plano de hospedagem que atenda às suas necessidades.

Fatores a considerar ao escolher um plano de hospedagem

Ao selecionar um plano de hospedagem, considere os seguintes fatores para garantir que o pacote atenda às necessidades do seu site:

  • Largura de banda. Especifica quanto dados podem ser transferidos entre o seu site e seus visitantes. Certifique-se de que o plano ofereça largura de banda suficiente para acomodar os níveis de tráfego esperados.
  • Armazenamento. Considere a quantidade de espaço de armazenamento que você precisa para os arquivos, imagens, vídeos e bancos de dados do seu site.
  • Localização do servidor. Escolha um provedor de hospedagem com servidores localizados perto do seu público-alvo para reduzir a latência e melhorar os tempos de carregamento.
  • Integração com CDN. Uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) pode melhorar ainda mais a velocidade distribuindo conteúdo através de uma rede global de servidores.
  • Certificados SSL . Proteja seu site com um certificado SSL, que criptografa dados e aumenta a confiança do usuário.
  • Backups automáticos . Procure por planos de hospedagem com backups regulares para proteger seus dados de invasões ou acidentes.
  • Suporte ao cliente . Certifique-se de que o provedor oferece suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de vários canais, como chat ao vivo, email ou telefone.

Entendendo diferentes tipos de hospedagem

Existem vários tipos de hospedagem disponíveis, cada um atendendo a diferentes necessidades e orçamentos. Aqui está uma visão geral das opções de hospedagem mais comuns:

Hospedagem padrão

Com a hospedagem padrão (também conhecida como hospedagem compartilhada), vários sites compartilham o mesmo servidor e seus recursos, como CPU, RAM e largura de banda. Os planos de hospedagem da Hostinger partem de €1.49/mês.

A principal vantagem da hospedagem padrão é seu custo-benefício, o que a torna ideal para sites ou blogs pequenos, com tráfego moderado.

No entanto, a desvantagem é que outros sites no mesmo servidor podem impactar o desempenho do seu site, particularmente se um deles sofrer um aumento repentino de tráfego.

Hospedagem VPS (Servidor Privado Virtual)

A hospedagem VPS oferece ao seu site uma parte dedicada de um servidor e oferece mais recursos e controle do que a hospedagem padrão.

Isso torna a hospedagem VPS adequada para sites em crescimento que precisam de melhor desempenho, maior segurança e opções de personalização. Por outro lado, a hospedagem VPS é mais cara do que a hospedagem padrão e requer alguma experiência técnica, pois o gerenciamento fica a cargo do próprio usuário.

Na Hostinger, você pode começar com um plano VPS a partir de €5.49/mês.

Hospedagem Cloud

A hospedagem Cloud distribui seu site em vários servidores, garantindo alta disponibilidade e confiabilidade de conexão.

Este tipo de hospedagem é altamente escalável, confiável e pode lidar eficientemente com picos de tráfego, tornando-a ideal para sites grandes e complexos. No entanto, dependendo do uso, os serviços de hospedagem Cloud gerenciada podem ser mais caros do que a hospedagem padrão ou VPS.

Nossos planos Cloud, por exemplo, partem de €7.99/mês.

Hospedagem dedicada

A hospedagem dedicada fornece um servidor inteiro exclusivamente para o seu site, oferecendo o máximo de recursos e controle.

Um plano de hospedagem dedicada é mais indicado para sites globais com altos volumes de tráfego que requerem alto desempenho e segurança. A principal desvantagem é que a hospedagem dedicada é a opção mais cara e requer um conhecimento técnico significativo para gerenciar.

Hospedagem WordPress

A hospedagem WordPress é projetada especificamente para sites baseados na plataforma, oferecendo desempenho otimizado, atualizações automáticas e recursos de segurança aprimorados.

A vantagem da hospedagem WordPress gerenciada é que ela cuida de todos os aspectos técnicos, como atualizações e segurança, permitindo que você se concentre na criação de conteúdo.

A Hospedagem WordPress da Hostinger possui uma interface amigável e suporte de primeira linha, tornando-a uma excelente escolha para usuários do WordPress que desejam uma experiência sem complicações.

Recomendados oficialmente pelo WordPress.org, nossos planos WordPress partem de €1.95/mês.

5. Planeje a estrutura do seu site

Planejar a estrutura do seu site é um passo essencial na criação de um site amigável e fácil de navegar. Uma estrutura clara e lógica oferece vários benefícios tanto para os usuários quanto para os motores de busca. Veja só:

  • Experiência do usuário . Uma estrutura intuitiva ajuda os usuários a navegar no seu site mais facilmente, aumentando o engajamento e reduzindo as taxas de rejeição.
  • Benefícios de SEO. Os motores de busca usam a estrutura do seu site para entender e indexar seu conteúdo, o que influencia o posicionamento do seu site nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs).
  • Organização de conteúdo . Uma estrutura bem planejada ajuda a organizar o conteúdo de maneira lógica, tornando-o mais fácil de gerenciar e atualizar ao longo do tempo.

Crie um mapa do site

Um mapa do site representa visualmente a estrutura do seu site, delineando a hierarquia e as relações entre as páginas.

Comece listando todas as páginas que você deseja incluir em seu site, como Início, Sobre, Serviços, Produtos, Blog e Contato.

Organize suas páginas em uma estrutura hierárquica, com as páginas principais (páginas pai) no topo e as subpáginas relacionadas (páginas filhas) organizadas logo abaixo.

Identifique as seções principais do seu site, que representam as principais áreas de conteúdo. Determine quaisquer subpáginas adicionais que se subordinam a cada página principal e fornecem informações mais específicas.

Escolha títulos claros e descritivos para cada página para ajudar os usuários a entenderem o conteúdo do seu site. Use convenções de nomenclatura consistentes, para evitar confusão.

Use ferramentas como Lucidchart, GlooMaps ou um simples aplicativo de desenho para criar um mapa do site que delineie a hierarquia de suas páginas. Isso ajuda você a ter uma ideia da estrutura geral e fazer os ajustes necessários.

Otimize o fluxo de navegação

Aqui, a ideia é projetar a navegação do seu site para que os visitantes encontrem mais facilmente o que estão procurando. Confira algumas dicas:

  • Posicionamento consistente do menu . Coloque um menu de navegação no topo de cada página para fornecer acesso fácil às principais seções. Considere usar um menu fixo que permaneça visível enquanto os usuários rolam a página.
  • Nomes claros. Use títulos descritivos para os itens do menu para indicar claramente o conteúdo de cada página. Evite jargões complexos ou termos técnicos que possam confundir os usuários.
  • Breadcrumbs. Implemente breadcrumbs no seu site para mostrar aos usuários a localização atual deles no site e fornecer links para páginas de nível superior, melhorando a navegação e a experiência do usuário.
  • Funcionalidade de pesquisa. Adicione uma barra de pesquisa ao seu site para ajudar os visitantes a encontrar rapidamente conteúdos específicos. Isso é particularmente útil para sites maiores, com conteúdo mais extenso e aprofundado.

Priorize o conteúdo mais importante

Destaque informações importantes na sua página inicial, como seus principais produtos, serviços ou os últimos posts do seu blog. Use elementos visuais para chamar atenção para essas áreas.

Inclua CTAs claras nas páginas principais para guiar os usuários a realizar as ações desejadas, como se inscrever em uma newsletter, comprar um produto ou entrar em contato com você.

Organize o conteúdo de maneira lógica, guiando os usuários naturalmente de uma página para a próxima. Por exemplo, direcione os usuários de uma página introdutória para páginas de serviço detalhadas e, em seguida, para um formulário de contato.

Pense na escalabilidade

À medida que seu site cresce, você certamente precisará adicionar novos conteúdos e recursos a ele. Para não ter dores de cabeça, planeje desde o início a estrutura do seu site de forma que ela possa acomodar o crescimento futuro.

Isso inclui projetar uma estrutura flexível, que possa acomodar facilmente novas páginas e seções sem bagunçar a hierarquia existente.

Pense em como você pode expandir categorias ou seções à medida que adiciona mais conteúdo ao site. Certifique-se de que sua navegação pode lidar com itens adicionais sem ficar desorganizada.

Além disso, revise periodicamente a estrutura do seu site para garantir que ela permaneça relevante e eficaz. Faça ajustes conforme necessário para refletir as mudanças em sua estratégia de conteúdo ou seus objetivos de negócio.

6. Projete o layout do site

Um layout bem projetado melhora a experiência do usuário e incentiva os visitantes a explorarem o seu conteúdo. Aqui está como projetar um layout de site eficaz com o Criador de Sites da Hostinger:

Selecione um template ou tema

templates no criador de sites da hostinger

Escolher o template ou tema certo é o primeiro passo para fazer o layout do seu site. Comece selecionando um template que acomode bem o mapa do seu site, bem como o estilo e a identidade da sua marca. Considere se as cores, fontes e a estética geral se alinham com os valores da sua marca.

Considere o propósito do seu site e escolha um template que suporte as funcionalidades de que você precisa. Por exemplo, se você está construindo uma loja virtual, certifique-se de que o template inclua recursos como páginas de produtos e um carrinho de compras.

Certifique-se de que o template seja compatível com dispositivos móveis para que seu site ofereça uma experiência ideal em todos os dispositivos, incluindo smartphones e tablets. O design responsivo é crucial tanto para a experiência do usuário quanto para o SEO.

Personalize o seu site

gerador de imagens com ia do criador de sites da hostinger

Depois de selecionar um template, personalize-o para que ele se alinhe ainda mais com a identidade da sua marca e seus objetivos.

Comece escolhendo uma paleta de cores que reflita a sua marca e evoque as emoções desejadas. Selecione fontes legíveis e consistentes para criar uma aparência coesa e incorpore elementos visuais de alta qualidade, como imagens e ícones, que aprimorem seu conteúdo e reforcem o tom da sua marca.

É muito importante ter uma estratégia de branding consistente, então garanta que seus logotipos, slogans e mensagens sejam aplicados uniformemente em todo o seu site para construir reconhecimento e confiança.

O Criador de Sites da Hostinger facilita a personalização do seu site. Use a interface de arrastar e soltar para adicionar, mover e ajustar elementos. Graças ao editor visual, você vê suas alterações em tempo real.

Foque na experiência do usuário

Organize sua navegação de maneira lógica, usando títulos e botões claros e evitando desordem. Inclua subtítulos e listas em seus textos para melhorar a legibilidade e facilitar a localização das informações.

O uso estratégico de espaços em branco aumenta a legibilidade e mantém o design limpo e desobstruído. Inclua chamadas para ação (CTAs) claras e convincentes em todo o seu site para guiar os visitantes a realizar ações desejadas, como comprar produtos, solicitar uma demonstração ou entrar em contato com você.

Teste e refine o seu layout

Após projetar seu layout, teste-o para garantir que ele atenda às expectativas do usuário e funcione de maneira suave. Realize testes com usuários reais para coletar feedback e identificar áreas para melhoria.

O teste A/B pode ajudar você a comparar diferentes versões de layouts para ver qual delas tem melhor desempenho. Use ferramentas de análise para rastrear o comportamento do visitante e tomar decisões baseadas em dados para fazer ajustes e melhorias no design.

7. Adicione as páginas essenciais

Adicionar páginas essenciais ao seu site é crucial para fornecer aos visitantes informações valiosas e guiá-los em sua jornada. Cada página serve a um propósito específico e contribui para a experiência geral do usuário.

Aqui está como adicionar e otimizar efetivamente essas páginas.

Página inicial

exemplo de loja virtual criada no criador de sites da hostinger

A página inicial molda as primeiras impressões dos visitantes do seu site. Ela deve ser convidativa e informativa, definindo o tom para o resto do site.

Comece com um texto introdutório que forneça uma breve visão geral do propósito do seu site e do valor que você oferece. Comunique claramente sobre o que é o seu site e o que os visitantes podem encontrar.

Use elementos visuais chamativos, como imagens de alta qualidade ou um banner de destaque que capte a atenção dos visitantes e se alinhe com a identidade da sua marca, para aumentar o apelo visual. Elementos-chave como menus de navegação, uma barra de pesquisa e informações de contato também devem ser incluídos para ajudar os visitantes a navegar no seu site facilmente.

Incorpore CTAs persuasivos em sua página inicial para encorajar os visitantes a realizar ações específicas, como explorar seus produtos, se inscrever em um boletim informativo ou entrar em contato com você.

Página Sobre

página "sobre" da hostinger

A página Sobre compartilha sua história, missão e valores, ajudando os visitantes a se conectarem com você e sua marca.

Comece fornecendo informações sobre você ou sua empresa, incluindo sua história, conquistas e especializações. Destaque o que te diferencia dos seus concorrentes. Explique sua missão e valores fundamentais, enfatizando o que impulsiona seu negócio e como você pretende servir seu público.

Para tornar esta página mais humana e envolvente, conte casos pessoais ou histórias que ilustrem a jornada que te levou a criar seu site ou empresa. Se a sua empresa for composta de múltiplas pessoas, apresente os principais membros da equipe ou colaboradores, destacando seus papéis e especialidades. Isso adiciona um toque pessoal e constrói confiança com sua audiência.

Página de produtos ou serviços

A página do produto PWA de Zadig & Voltaire.

A página de Produtos ou Serviços fornece informações detalhadas sobre o que você oferece, ajudando os visitantes a tomar decisões informadas.

Comece descrevendo claramente cada produto ou serviço, destacando características, benefícios e especificações em uma linguagem concisa e persuasiva para transmitir valor. Lembre-se de usar imagens ou vídeos de alta qualidade para mostrar seus produtos.

Mostre informações de preços de maneira transparente, incluindo quaisquer pacotes ou opções disponíveis, para facilitar que os visitantes entendam e comparem seus produtos ou serviços.

Inclua CTAs para orientar os visitantes a comprar ou perguntar sobre seus produtos ou serviços usando botões como Compre Agora, Saiba Mais ou Contate-nos.

Página de contato

exemplo de página de contato da loja muma

A página de Contato permite que os visitantes entrem em contato com você para fazer perguntas ou consultas. Inclua um formulário de contato simples que permita aos visitantes enviar perguntas, feedbacks, elogios ou críticas. Inclua apenas campos essenciais para incentivar os envios.

Caso você os tenha, inclua na página seu endereço de email, número de telefone e endereço físico, garantindo que essas informações estejam corretas e fáceis de encontrar. Além disso, inclua links para seus perfis de redes sociais, o que ajuda os visitantes a se conectarem com você em diferentes plataformas.

Se você tem um local físico, considere incorporar um widget do Google Maps para ajudar os visitantes a te encontrar facilmente.

Blog

blog da hubspot brasil

Adicionar um blog ao seu site pode melhorar o SEO e aumentar o engajamento do seu público fornecendo conteúdo de valor. Desenvolva uma estratégia de conteúdo que ressoe com o seu público e se alinhe com o propósito do seu site.

Concentre-se em assuntos relacionados ao seu nicho e que proporcionam valor, resolvem problemas ou simplesmente entretêm os visitantes. Otimize os artigos do seu blog para motores de busca usando palavras-chave, meta tags e texto alternativo, o que ajuda a atrair tráfego orgânico e melhorar a visibilidade.

Incentive as interações respondendo aos comentários em seus posts e incluindo botões de compartilhamento para encorajar os leitores a compartilhar seu conteúdo em suas redes sociais.

Páginas adicionais

Dependendo do propósito do seu site, você também pode precisar incluir algumas páginas adicionais que atendam a necessidades específicas. Algumas delas incluem:

  • Página de perguntas frequentes. Aborde perguntas ou dúvidas comuns sobre seus produtos, serviços ou empresa. Isso ajudará a reduzir o número de pessoas entrando em contato e fornecerá informações valiosas antecipadamente.
  • Depoimentos ou avaliações. Apresente feedbacks positivos ou avaliações de clientes satisfeitos para construir credibilidade e confiança.
  • Portfólio ou estudos de caso . Destaque seus trabalhos anteriores ou projetos bem-sucedidos, fornecendo exemplos de sua experiência e resultados.
  • Política de privacidade e termos de serviço. Inclua essas páginas para informar aos visitantes sobre como você coleta e usa os dados deles e os termos sob os quais eles podem usar seu site.

8. Adicione funcionalidades adicionais

Além de personalizar a aparência do seu template, você pode adicionar recursos adicionais ao seu site para melhorar sua funcionalidade e experiência do usuário. Algumas funcionalidades populares disponíveis no Criador de Sites da Hostinger incluem:

  • Código personalizado. Use o elemento de código personalizado para adicionar elementos únicos às suas páginas, como feeds de mídia social, widgets personalizados ou outras integrações de terceiros.
  • Formulários de contato . Um formulário de contato permite que os visitantes entrem em contato com você sem sair do site. Para otimizar a comunicação, use um formulário simples apenas com os campos estritamente necessários, como nome, email e mensagem.
  • Ferramentas de análise . Implemente ferramentas como o Google Analytics para monitorar o comportamento dos visitantes, fontes de tráfego e conversões. Esses dados ajudam você a entender melhor o seu público e a tomar decisões informadas sobre conteúdo e estratégias de marketing.
adicionando integração no criador de sites da hostinger

Se você deseja integrar o Google Analytics, Facebook Pixel, WhatsApp ou outros aplicativos ao seu site, o Criador de Sites da Hostinger facilita esse processo.

Basta acessar as configurações de Integrações diretamente no criador e gerenciar e adicionar todas as ferramentas desejadas para melhorar a funcionalidade do seu site.

9. Preencha seu site com conteúdo

Criar conteúdo de alta qualidade é crucial para atrair e reter visitantes. Conteúdos envolventes ajudam a transmitir sua mensagem, construir confiança e incentivar interações. Aqui estão algumas dicas de como preencher seu site com conteúdo atraente:

Crie conteúdo de alta qualidade

Concentre-se em produzir conteúdo que informa, entretém ou resolve problemas do seu público. De preferência, as três coisas ao mesmo tempo!

Ajuste o seu conteúdo para atender às necessidades e interesses do seu público-alvo. Use uma linguagem e tom que ressoem com eles.

escritor de ia no criador de sites da hostinger

O Escritor IA do Criador de Sites da Hostinger ajuda você a criar conteúdo de forma rápida e eficaz.

Se você precisa de inspiração para assuntos para o blog ou uma ajuda para elaborar textos para suas páginas, o Escritor IA pode sugerir ideias de conteúdo relevantes, criar rascunhos e ajudar você a manter um tom consistente em todo o seu site.

Esta ferramenta é especialmente útil se você está com pouco tempo ou precisa de ajuda para começar sua jornada na criação de conteúdo.

Também é essencial garantir que o seu conteúdo seja valioso e relevante para as necessidades do seu público. Ofereça insights, dicas ou soluções que eles achem úteis ou interessantes.

Lembre-se de manter um cronograma de postagem consistente para manter seu público engajado. A consistência na publicação ajuda a construir um público fiel, seja com artigos, episódios de podcasts ou vídeos.

Use uma mistura de texto, imagens e vídeos

Incorpore vários tipos de conteúdo para melhorar a experiência do usuário e manter os visitantes engajados:

  • Texto. Use uma linguagem clara e concisa para transmitir sua mensagem. Divida o texto com subtítulos e listas para melhorar a legibilidade.
  • Imagens. Use imagens de alta qualidade para enriquecer seu conteúdo e torná-lo visualmente agradável. Otimize suas imagens para obter tempos de carregamento mais rápidos sem comprometer a qualidade.
  • Vídeos . Incorpore vídeos para explicar tópicos complexos ou demonstrar produtos. Vídeos podem aumentar o engajamento e a retenção ao fornecer informações em um formato mais acessível.

10. Faça a otimização para motores de busca

Otimizar seu site para motores de busca é crucial para aumentar a visibilidade e atrair tráfego orgânico. Aqui estão algumas dicas de como implementar práticas de SEO efetivamente:

  • Use palavras-chave relevantes . Realize uma pesquisa de palavras-chave para identificar os termos que sua audiência está usando e pesquisando. Incorpore essas palavras-chave naturalmente ao longo do seu conteúdo, incluindo títulos, subtítulos e texto principal.
  • Meta tags. Escreva meta títulos e meta descrições atraentes para cada página. Essas tags devem descrever com precisão o seu conteúdo ao mesmo tempo em que atraem os usuários a clicar.
  • Links internos. Faça links para páginas relacionadas dentro do seu site para criar uma rede de conteúdo, ajudando os motores de busca a entender a estrutura do seu site e melhorar seu posicionamento nas SERPs.
  • Alt tags para imagens. Certifique-se de que as imagens tenham um texto alternativo claro e descritivo que inclua palavras-chave relevantes. Isso melhora tanto o SEO quanto a acessibilidade para usuários com deficiências visuais.
  • Compressão de imagens . Comprima imagens para reduzir o tamanho do arquivo e melhorar os tempos de carregamento. Use ferramentas como TinyPNG ou ImageOptim para uma compressão eficiente sem perder a qualidade.
  • Velocidade do site. Melhore o tempo de carregamento da página otimizando imagens, aproveitando o cache do navegador e minimizando os tempos de resposta do servidor. Use ferramentas como o Google PageSpeed Insights para identificar áreas para melhoria.
  • Compatibilidade com dispositivos móveis. Certifique-se de que seu site é responsivo e funciona bem em todos os dispositivos. Teste a compatibilidade móvel do seu site usando ferramentas como o Teste Mobile-Friendly do Google.
  • Segurança SSL. Proteja seu site com um certificado SSL para criptografar dados e aumentar a posição no SEO. A Hostinger oferece certificados SSL gratuitos em todos os nossos planos.

Além disso, o Criador de Sites da Hostinger oferece robustas ferramentas de SEO integradas, pensadas para ajudar você a otimizar efetivamente seu site e melhorar sua visibilidade nos resultados dos motores de busca:

  • Análise de SEO. Obtenha uma análise detalhada de SEO e revise o quão bem o seu site está otimizado para os motores de busca. A ferramenta destaca áreas que precisam de melhoria e oferece recomendações práticas para melhorar seu SEO técnico e de conteúdo.
  • Meta tags e meta descrições personalizadas. Adicione e edite facilmente títulos e descrições meta diretamente dentro do criador. Essas meta tags são cruciais para informar os motores de busca sobre o conteúdo de suas páginas e melhorar as taxas de cliques a partir dos resultados de pesquisa.
  • Edição das alt tags de imagens. Certifique-se de que todas as imagens no seu site tenham texto alternativo descritivo. Isso não apenas torna seu site mais acessível, mas também ajuda com o SEO, ajudando os motores de busca a entenderem o conteúdo de suas imagens.
  • URLs personalizadas. Crie URLs personalizadas para cada página. Isso facilitará para os motores de busca indexar seu conteúdo e melhorar o desempenho de SEO do seu site.

11. Teste e lance seu site

Antes de lançar o seu site, é importante realizar testes minuciosos para identificar e resolver quaisquer problemas.

Comece com testes em múltiplos navegadores para garantir que seu site funcione bem em todos os browsers, como Chrome, Firefox ou Safari. Você pode fazer isso usando ferramentas como BrowserStack ou LambdaTest.

Em seguida, realize o teste de dispositivo fazendo a verificação da responsividade e compatibilidade do seu site em vários aparelhos, incluindo smartphones, tablets e desktops.

Lembre-se de verificar se todos os elementos interativos — como links, formulários, botões, carrinhos de compras e barras de pesquisa — funcionam corretamente e proporcionam uma experiência de usuário suave.

Após o teste, revise seu conteúdo para garantir precisão e consistência. Revise seu site para identificar quaisquer erros de ortografia e gramática e garantir que você seja consistente no tom, estilo e mensagem.

Verifique todas as informações, incluindo fatos, estatísticas e dados, para garantir que não há nenhum erro no seu conteúdo. Teste todos os links internos e externos para garantir que eles direcionem os usuários para as páginas corretas e elimine quaisquer links quebrados.

Uma vez que os testes e a revisão de conteúdo estejam completos, é hora de colocar o seu site no ar. Após a publicação, envie seu site para motores de busca como Google e Bing para indexação usando ferramentas como Google Search Console e Bing Webmaster Tools.

12. Divulgue e mantenha seu site

Depois que seu site entra no ar, suas principais tarefas serão promovê-lo e mantê-lo para atrair visitantes e garantir seu sucesso a longo prazo. Abaixo estão estratégias chave para ajudar você nessas tarefas.

Desenvolva um plano de marketing

Comece desenvolvendo um plano de marketing para aumentar a visibilidade do seu site:

  • Marketing de mídias sociais . Compartilhe seu site e conteúdo em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Interaja com seu público respondendo a comentários e mensagens, fomentando uma comunidade em torno de sua marca.
  • E-mail marketing . Envie regularmente newsletters ou anúncios para os seus assinantes de email. Isso os mantém informados sobre novos conteúdos, produtos ou promoções, ajudando a manter o interesse e a direcionar o tráfego de volta para o seu site.
  • SEO . Atualize e otimize continuamente o conteúdo do seu site para motores de busca. Isso garante que seu site permaneça competitivo e facilmente descoberto por usuários que buscam por tópicos relacionados.
  • Marketing de conteúdo . Concentre-se em criar conteúdo valioso e compartilhável, como postagens de blog, vídeos ou infográficos. Conteúdo de alta qualidade atrai e retém sua audiência, incentivando-os a retornar ao seu site.

Considere usar publicidade paga

Para aumentar ainda mais a visibilidade do seu site, considere incorporar publicidade paga ao seu plano de divulgação:

  • Anúncios em mecanismos de busca . Use plataformas como o Google Ads para exibir seu site nos resultados de pesquisas. Invista em palavras-chave específicas para alcançar potenciais clientes que estão ativamente procurando seus produtos ou serviços.
  • Anúncios em mídias sociais . Promova seu site através de anúncios pagos em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e LinkedIn. Esses anúncios podem ser personalizados para atingir faixas demográficas ou interesses específicos, aumentando sua eficácia.
  • Anúncios de display. Use a publicidade de display para alcançar diversos públicos-alvo em toda a internet. Anúncios de retargeting são particularmente eficazes em trazer de volta usuários que já visitaram seu site, mas não realizaram nenhuma ação.

Atualize regularmente o seu site

Manter a relevância e o desempenho do seu site é crucial para que o sucesso perdure. Siga as estratégias abaixo:

  • Conteúdo sempre atualizado. Atualize regularmente seu site com novas postagens, artigos ou produtos. Isso mantém os visitantes engajados e sinaliza para os motores de busca que seu site está ativo e relevante.
  • Monitoramento de desempenho . Use ferramentas de análise para monitorar indicadores chave de desempenho, como tráfego, taxas de rejeição e taxas de conversão. Analise esses dados para tomar decisões informadas sobre design, conteúdo e estratégias de marketing.

Conclusão

Criar um site do zero é um processo gratificante que começa com a definição do seu propósito e a compreensão do seu público. A esse ponto, você provavelmente já conhece as etapas necessárias para criar seu próprio site:

  • Defina seu propósito e público . Identifique o objetivo do seu site e o público-alvo para orientar suas decisões de design e conteúdo.
  • Registre seu domínio . Escolha um domínio memorável e relevante — e registre-o em um serviço como a Hostinger para ter mais simplicidade no seu gerenciamento.
  • Escolha a plataforma certa . Para maior facilidade de uso, selecione uma plataforma como o Criador de Sites da Hostinger; como alternativa, opte pelo WordPress para sites que requerem recursos mais avançados.
  • Selecione um plano de hospedagem . Certifique-se de que seu plano de hospedagem corresponde às necessidades de desempenho do seu site. O Criador de Sites da Hostinger inclui hospedagem e simplifica todo o processo de construção.
  • Planeje e projete seu site. Organize a estrutura do seu site para uma navegação fácil e personalize o design para refletir a sua marca.
  • Adicione páginas e conteúdo essenciais. Crie páginas essenciais, como uma página inicial e página de contato, e preencha-as com conteúdo de alta qualidade e que possibilite alto engajamento.
  • Integre recursos e ferramentas . Aprimore seu site com código personalizado, formulários de contato e ferramentas de análise.
  • Otimize para motores de busca. Melhore a visibilidade do seu site usando práticas de SEO, incluindo a incorporação de palavras-chave e design adaptado para dispositivos móveis.
  • Teste e lance. Teste seu site completamente, depois coloque-o no ar.
  • Divulgue e mantenha . Desenvolva um plano de marketing, atualize regularmente o conteúdo e monitore o desempenho do seu site para garantir o sucesso contínuo.

Ao seguir esses passos, você pode construir um site profissional que apoia efetivamente seus objetivos, incluindo o crescimento da sua marca, o engajamento do seu público e o impulsionamento das suas vendas. Boa sorte!

Como criar um site: perguntas frequentes

Por fim, vamos conferir (e responder) algumas perguntas frequentes feitas por quem quer saber como criar um site do zero.

Quanto custa criar um site do zero?

O custo varia dependendo da plataforma escolhida, do domínio e dos serviços de hospedagem. Com o Criador de Sites da Hostinger, você pode criar um site completo, já com hospedagem e registro de domínio incluídos, por apenas  €1.95/mês.

Qualquer pessoa pode criar um site do zero?

Sim, qualquer pessoa pode criar um site com as ferramentas e a orientação corretas. Plataformas como o Criador de Sites da Hostinger são excelentes para iniciantes que não entendem nada sobre linguagens de programação, por exemplo.

Por que minha empresa precisa de um site?

Um site aumenta sua presença online, permitindo que você alcance um público mais amplo, exiba seus produtos ou serviços e construa credibilidade.

Que erros devo evitar ao criar um site do zero?

Evite designs sobrecarregados, navegação pouco clara e layouts que não são otimizados para dispositivos móveis. Além disso, certifique-se de que seu site seja fácil de usar e visualmente atraente.

Quanto tempo leva para criar um site?

O tempo vai depender da complexidade do site. Por exemplo, um site simples pode ser criado em uma tarde, enquanto sites mais complexos podem levar várias semanas ou até meses.

Eu preciso de conhecimento em codificação para construir um site?

Não, plataformas como o Criador de Sites da Hostinger usam uma interface de arrastar e soltar que não requer nenhum conhecimento de códigos. Com isso, a ferramenta torna a criação de sites acessível até mesmo para iniciantes — mas oferece, ao mesmo tempo, muitas ferramentas poderosas para construir um site com aparência profissional.

Como monetizar um site?

Você pode monetizar um site através de publicidade, marketing de afiliados, venda de produtos ou serviços e oferecendo planos de associação ou assinaturas pagas, por exemplo.

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O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.