O Que é CDN? Explicamos as Redes de Distribuição de Conteúdo
CDN (Content Delivery Network) é uma Rede de Distribuição de Conteúdo é um grupo de servidores que permitem que os conteúdos da internet estejam facilmente disponíveis, com rapidez e segurança. A rede é a responsável por melhorar a experiência do usuário enquanto usa os recursos dela de forma eficiente.
Algumas marcas conhecidas de CDN são Cloudflare, Akamai, Incapsula e MaxCDN. Na Hostinger, todos os nossos pacotes de hospedagem e planos WordPress têm suporte integral ao Cloudflare. E você pode usá-lo tranquilamente no seu site sem qualquer complicação.
Até dezembro de 2018, o número de usuários de internet atingiu um total de 4.1 bilhões. A maioria deles, senão todos, quer conteúdo de qualidade e da maneira mais rápida possível. Então, saber como trabalhar com os conteúdos do seu site é fundamental para se dar bem.
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Conteúdo
Vamos Entender o Que é Conteúdo?
Antes de nos aprofundarmos na forma como os conteúdos são entregues, precisamos detalhar o que é conteúdo.
Em suma, conteúdo é qualquer tipo de elemento textual, visual ou auditivo de um site. É um bloco de texto, uma imagem, arquivos de áudios, vídeos e assim por diante.
Existem dois tipos de conteúdos: o ESTÁTICO e o DINÂMICO. O conteúdo estático é aquele em que sua versão original (a de entrada) é o que as pessoas realmente veem na página publicada (o resultado). Simplificando, ele permanece o mesmo e não é modificado.
O servidor dá o mesmo tipo de dado a cada usuário; por conta disso, a entrega do conteúdo é bem mais rápida. O processo é simples: um usuário faz um pedido ao servidor de internet para acessar um arquivo e, na mesma hora, o servidor entrega o arquivo solicitado.
Já o conteúdo dinâmico é qualquer conteúdo que se modifica baseado na sua versão original (a de entrada). Ele é personalizado para várias páginas, dependendo das solicitações do usuário.
Um exemplo de conteúdo dinâmico é uma página de um produto: ela geralmente contém o nome do produto, uma descrição, um preço e inclui imagens. Outro exemplo é uma página que mostra informações relevantes ou registros das interações dos usuários.
Como Funciona uma CDN?
Basicamente, uma CDN reproduz o conteúdo que está armazenado no servidor central. A versão reproduzida do conteúdo vai, então, ser salva em locais de várias regiões do planeta, chamados de Pontos de Presença (PoP, do inglês). Esses Pontos são os locais em que mais de duas redes fazem a conexão consigo mesmas.
Sem uma CDN, quando um usuário tenta acessar um site, o computador envia um pedido de acesso ao servidor central para o conteúdo. O servidor central, então, responde ao pedido e mostra o conteúdo ao usuário.
Esse processo leva algum tempo para ser concluído. A distância entre o usuário e o servidor é que determina a velocidade do processo.
Por exemplo, vai levar um tempo para um usuário localizado no Rio de Janeiro conseguir uma resposta de um servidor localizado em Nova York (EUA).
Mas com a CDN, o negócio é diferente. Em vez de levar o pedido até o servidor central, os visitantes de um site recebem uma cópia dos dados (conteúdos já armazenados) do servidor de internet mais próximo.
A entrega do conteúdo, neste caso, é bem mais rápida e usa um sistema de mapeamento que avalia a localização do usuário e do servidor.
Se em alguma ocasião o servidor mais próximo não conseguir entregar o conteúdo ao usuário, ele vai procurar por outros servidores em um ambiente de CDN.
Além disso, se os dados não existem ou não tiverem sido armazenados, o servidor vai contactar o servidor central para fornecer tal conteúdo. E, então, vai armazená-lo para atender aos pedidos futuros.
Em resumo, um CDN tem data centers localizados em várias regiões do mundo. Sendo assim os PoPs consistem em um aglomerado de centenas de servidores.
E esses servidores trabalham sem cansar para acelerar o processo de entregar o conteúdo ao usuário, conforme sua solicitação.
4 Benefícios de Usar CDN
Por que você precisa de uma CDN? Existem 4 razões bem fundamentadas da importância de usar uma CDN. São elas: velocidade, uso amplo da internet, custo e segurança.
Melhorias na Velocidade
Cada segundo conta. Se um usuário de internet tenta acessar seu site e levar mais de 3 segundos para ver o conteúdo dela, é provável que ele desista do seu site.
Normalmente, o servidor de hospedagem do seu site é que faz o trabalho de gerenciar os dados e o tráfego de uma página. .
Mas, quando a quantidade de acessos sobe muito e você tem apenas um servidor para administrar tudo, uma resposta bem lenta é inevitável.
É aqui onde a CDN entra. Ele ajuda a responder as solicitações de acesso a uma página com muito mais velocidade. Como isso? Driblando a latência (o atraso entre o momento do pedido e a resposta) de conexões.
Alguns fatores podem causar esse atraso, mas é mais influenciado pela distância entre os visitantes e o servidor de hospedagem de um site.
Melhor Disponibilidade do Conteúdo
A quantidade de usuários de internet está crescendo rapidamente. Se você já pensava que fornecer conteúdos de qualidade poderia fazer explodir suas conversões, você está absolutamente certo.
Mas, para isso, você precisa se certificar que esses mesmos conteúdos estejam disponíveis em todas as ocasiões. Nesse caso, usar a CDN é uma ótima opção.
Imagine se seu site não funcionar corretamente quando o tráfego aumentar. Isso não apenas vai diminuir a credibilidade dele. Mas, também, será uma grande perda de oportunidade para mais conversões. A CDN foi feito para lidar com essas situações.
Custo-Benefício
Quem é que não quer ter mais resultados gastando menos? Com a CDN, você pode ter um projeto com um melhor custo-benefício. Quando menos dados são necessários de um servidor de origem, os custos de hospedagem podem ser ajustados de acordo com a demanda.
Isso significa que você não precisa pagar altas quantias de dinheiro para ter um serviço eficiente e que você mesmo pode otimizar. Outra coisa boa é que você não precisa criar uma infraestrutura. A empresa de CDN é que cuida disso para você.
Segurança é Tudo
A segurança do seu site e dos dados dele devem ser a sua prioridade número 1. Tanto na sua perspectiva quanto na dos seus usuários.
Mas, na maioria das vezes, você não precisa realmente saber como se proteger de todos os ataques maliciosos. O fato é que um ataque hacker acontece a cada 39 segundos e 95% das brechas em segurança digital são causadas por falha humana.
Além disso, acredito que você saiba o quão destrutivo um ataque DDoS pode ser. É uma tentativa maliciosa de perturbar um servidor ou uma rede com uma avalanche de pedidos e tráfego desorientado.
Como resultado, seu site cai e não pode ser acessado por ninguém. Qualquer negócio que você tiver na internet corre risco se algo desse tipo acontecer. Seus consumidores podem, também não querer mais acessar seu site e procurarem opções mais seguras.
Ainda, se você já implementou uma CDN, é ele quem vai gerenciar todo o tráfego recebido pelo site, garantindo que este esteja sempre funcionando. A rede estará lá para ajudar você a bloquear um ataque malicioso antes que ele atinja seu data center ou servidor.
Agora, que tipos de negócios realmente precisam de uma CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo)? Abaixo listamos alguns exemplos de negócios em que ter um CDN faz toda a diferença.
- E-Commerce
Falar sobre E-Commerce é falar sobre receber tráfego de todos os cantos do mundo. Os produtos e serviços existem em uma variedade gigantesca, mas os consumidores é que sempre têm um tempo limitado para se decidirem por uma compra. Se um site falha em fornecer a informação necessária naquele momento, oportunidades incalculáveis são perdidas num piscar de olhos. Um E-Commerce precisa de CDN para lidar com a quantidade de pedidos muitos locais diferentes. È aqui onde a CDN mostra suas vantagens. Armazenando o conteúdo no servidor mais próximo e entregando uma resposta mais rápida, o CDN ainda previne picos indesejados de tráfego para que o servidor não fique sobrecarregado. - Publicidade
A publicidade digital atualmente usa anúncios baseados em conteúdos multimídia para engajar e vender seus produtos. Eles são mais atraentes, informativo e interativos. Mas, aqui aparece o problema: eles demandam muitos recursos para funcionar bem. Em um cenário caótico teríamos um site abarrotado com publicidade multimídia carregando bem lentamente. Quanto mais lento é um site, mais os consumidores tendem a abandoná-lo. Um negócio de publicidade precisa de um CDN para resolver esse problema. Como a CDN armazena conteúdos em cache no servidor mais próximo, todos os conteúdos são carregados bem mais rapidamente. O tempo mínimo de carregamento pode ser mantido e o desempenho do site será bem melhor. - Jogos Online
Se a publicidade precisa de muitos recursos para conteúdo, os jogos eletrônicos precisam de muito mais recursos. Esse é o maior desafio para a indústria de games: continuar entregando o melhor conteúdo, mas ao mesmo tempo, driblar os problemas de desempenho nos games. A tecnologia CDN permite que os jogos online tenham as chamadas “zonas de poder”, um lugar em que os desenvolvedores podem hospedar um game inteiro em um servidor CDN. Nesse cenário, a necessidade de fazer um pedido diretamente para o servidor de origem praticamente desaparece. - Entretenimento
O conteúdo é o coração da indústria de mídia e do entretenimento. Dos downloads aos streamings, os conteúdos de entretenimento atraem milhões de pessoas mundo afora. Donos de sites que trabalham com estes tipos de conteúdos têm uma estratégia sólida para manter seus sites sempre funcionando perfeitamente. Novamente, dados salvos em cache pela CDN é o salvador de uma situação catastrófica. As cópias do conteúdos salvas em múltiplos servidores estarão prontas para atender aos pedidos dos usuários baseados na localização deles. E isso com certeza acelera o desempenho de um serviço baseado em conteúdos.
Qual é a Diferença Entre CDN e VPN?
A velocidade de entrega de informação das CDNs se dá ao enviar e/ou armazenar conteúdo dos websites através de uma rede de servidores, permitindo que os visitantes acessem páginas da web a partir da fonte mais próxima disponível.
Já as Virtual Private Networks (VPNs) protegem a identidade do usuário e usam uma série de servidores em diferentes localidades para contornar restrições geográficas ou de outras naturezas em certos tipos de conteúdo. Ambos proporcionam segurança extra e melhoram o acesso a conteúdos, mas para diferentes propósitos.
Conclusão
Uma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo) é importante tanto para os usuários quanto para quem tem um site. Você pode usar uma CDN se seu negócio precisar de carregamentos mais rápidos, além de melhores disponibilidade de conteúdo e custo-benefício. Assim, tráfego muito grande não será um problema. Apenas foque no seu conteúdo e não esqueça da qualidade!
Comentários
October 25 2019
Como usuário final não posso "usar" uma CDN ? É um serviço só para quem tem site? Trabalho com mercado financeiro e preciso melhorar a latência.
November 05 2019
Oi Wander, como usuário final não tem como você usar uma CDN não, você depende que os sites que você acessa tomem medidas para melhorar a latência Por outro lado, se o seu provedor de internet estiver oferecendo um desempenho ruim nesse aspecto (em todos os sites ou na maioria deles), vale consultar o suporte técnico da operadora ou até mesmo considerar trocar de provedor! Abraços!