Como planejar um site: 8 etapas para organizar seu projeto

Criar um site pode ser uma tarefa intimidadora, especialmente se você não tiver uma visão clara e objetivos bem planejados. Para evitar isso, você precisa pensar no planejamento do seu projeto antes de iniciar o processo de construção do site em si.

Uma boa lista de verificação é um excelente ponto de partida para garantir que a criação do site ocorra sem problemas. No entanto, talvez você encontre algumas dificuldades ao formular um planejamento de site eficaz, que cubra todas as etapas necessárias para garantir a eficiência do projeto.

É exatamente para isso que estamos aqui: nos parágrafos abaixo, vamos detalhar os oito passos essenciais de como planejar um site. Mas primeiro, vamos falar sobre os benefícios desse planejamento.

Por que o planejamento de sites é importante

Ter um plano bem pensado antes de criar seu site é um passo importante para o seu projeto de desenvolvimento web. É nessa etapa que você analisará vários aspectos. Por exemplo, você pensará por que você precisa de um site e usará essa resposta como fator de decisão para vários aspectos do projeto.

Mais especificamente, vamos falar sobre os quatro principais benefícios de ter um projeto de site bem pensado para entender a importância desse processo.

Entender melhor o escopo do projeto

Ter um escopo claro te ajuda a criar um processo de desenvolvimento mais suave e eficiente. Um bom planejamento de site deve incluir fatores como objetivos, custos, propósitos e prazos específicos.

Por exemplo, durante o processo de planejamento, você pode identificar quantas páginas da web precisará criar, quanto tempo levará para construí-las e os recursos necessários. Ao fazer isso, você terá uma estimativa mais clara do cronograma do projeto e empregará seus recursos de maneira mais eficiente.

Evitar estouros de orçamento

Em alguns tipos de sites, especialmente os maiores e mais complexos, um orçamento detalhado é essencial para o sucesso do projeto. Afinal de contas, você não vai querer gastar mais do que o planejado por não ter antecipado suas necessidades de antemão.

Um planejamento sólido permite que você estime o custo de construção do site identificando seus principais objetivos. Isso também ajuda você a antecipar possíveis contratempos e se preparar para custos de emergência.

Atender às necessidades do público

Com o planejamento de sites, é mais fácil determinar a funcionalidade, o conteúdo e o estilo do site de maneira mais direcionada. Esses elementos são importantes para criar um site amigável e bem projetado que atenda ao seu público-alvo.

Se preparar para os requisitos legais

Existem algumas páginas legais que você precisa obrigatoriamente incluir em seu site, dependendo do seu tipo e propósito. Essas páginas podem incluir políticas de privacidade e coleta de dados, requisitos de direitos autorais e regras de segurança de dados.

Outros tipos de sites, como lojas de e-commerce, também exigirão que você inclua políticas adicionais para pagamento, reembolsos e envio. Ao planejar com antecedência, você pode preparar os documentos necessários antes de lançar seu site e evitar o incômodo de lidar com possíveis repercussões legais posteriormente.

Como planejar um site em 8 passos

Agora que você entende a importância e os benefícios de planejar seu site, é hora de descobrir como criar o seu próprio plano. Abaixo, faremos um passo-a-passo cobrindo as oito etapas essenciais e fatores a considerar ao planejar um site.

1. Escreva uma descrição detalhada do site

Criar uma descrição detalhada do seu site é, sem dúvida, o aspecto mais importante do processo de planejamento. Este documento deve começar com informações fundamentais como a declaração de missão, objetivos do site, objetivos empresariais e diretrizes da marca.

Esses fatores serão a base de todas as decisões que você tomará durante a criação do web design. Depois disso, escreva os resultados que você deseja obter com o site. Por exemplo, se você estiver criando um site para uma cafeteria, seus principais objetivos serão aumentar as vendas através de reservas online e vender produtos de café por meio de uma loja virtual.

Em seguida, trate dos meios que você usará para alcançar os objetivos. Liste todas as páginas necessárias e como os usuários interagirão com elas. Aqui, você deve pensar no design do site, nos fluxos de usuário, no conteúdo e nos layouts das páginas.

Idealmente, essas decisões devem ser baseadas em dados reais. Considere realizar uma pesquisa de mercado para descobrir informações importantes, como as faixas demográficas do seu público, seus pontos de dor e comportamentos de compra.

Além disso, visite os sites de seus concorrentes e realize uma análise competitiva para descobrir seus pontos fortes e fracos. Fazer isso pode te dar mais ideias sobre como planejar a estrutura do site.

Além disso, vá além de declarações gerais e inclua uma descrição detalhada de como você pretende usar o site. Dessa forma, o planejamento funcionará melhor como um guia direto para a construção do site, em vez de ser apenas uma visão geral do produto.

Ter uma descrição detalhada do site também ajuda na colaboração e gerenciamento do projeto. Isso porque projetos de sites maiores normalmente envolvem uma equipe de desenvolvimento. Portanto, um planejamento detalhado permite que todas as pessoas envolvidas estejam alinhadas sobre as decisões do projeto e o caminho a ser seguido.

2. Estabeleça os requisitos do projeto

Uma vez que você tenha uma visão detalhada e uma descrição do produto final, liste os requisitos para o projeto do seu site. Isso pode incluir detalhes como o cronograma de construção, o orçamento e limitações no tamanho da equipe.

É aqui que uma descrição elaborada do site desempenhará um papel importante. Quando você tem uma ideia clara de quantas páginas precisará no site, que tipo de design quer usar e quais recursos quer incluir, é mais fácil ter uma ideia dos requisitos necessários.

Lembre-se de que os requisitos do seu projeto devem corresponder aos seus recursos disponíveis. Por exemplo: talvez uma pequena empresa não tenha orçamento suficiente para contratar um web designer profissional. Ela precisará, portanto, encontrar outra alternativa, como templates prontos em um criador de sites ou temas gratuitos do WordPress para o design do site.

3. Planeje os recursos necessários para chegar aos objetivos

Depois de listar os requisitos do site, é hora de pensar nos recursos que você precisará para alcançar seus objetivos. Nesta etapa, você precisa examinar mais de perto cada componente do desenvolvimento web e determinar suas prioridades.

Priorizar componentes permite que você evite gastos excessivos e concentre seu orçamento em certos elementos que não podem ser substituídos. Por exemplo, você pode economizar dinheiro usando a versão gratuita dos plugins do WordPress, alocando seu orçamento para obter um bom serviço de hospedagem ou comprar um domínio personalizado.

Considere adicionar alguns gastos pós-lançamento, como custos de manutenção do site, que virão após colocar seu projeto no ar.

4. Mapeie o processo com um wireframe

Um wireframe de site é uma ferramenta valiosa para o processo de criação do seu web design. Este é o primeiro passo para representar a arquitetura da informação do site de uma maneira mais visual.

No entanto, um wireframe não inclui elementos estéticos como estilização, esquemas de cores e ilustrações. Normalmente, ele só mapeia elementos do site como o espaço para conteúdo, barra de pesquisa e botões do menu de navegação.

O principal objetivo é criar uma base de como o site ficará e como um guia para o processo de design. Além disso, um wireframe ajuda a garantir que o site terá usabilidade e experiência do usuário otimizadas.

O nível de detalhe e esforço necessários para esta etapa podem variar dependendo da escala do seu projeto. Por exemplo: se você estiver construindo um portfólio de página única usando um template pré-fabricado em um criador de sites, talvez você possa pular essa etapa completamente.

No entanto, um site maior, com uma estrutura mais complexa, exigirá que você faça um wireframe mais abrangente. Nesse caso, considere usar ferramentas especializadas, como o Wireframe.cc ou o MockFlow, para planejar o layout do site de forma mais detalhada e com mais facilidade.

site do serviço wireframe.cc

5. Obtenha um plano de hospedagem e um domínio

Outra parte importante do planejamento de um site é saber como escolher o plano de hospedagem e o domínio certos. Um bom começo é pesquisar por um bom provedor de domínio e hospedagem durante o processo de planejamento, para que você encontre a opção com recursos que atendam às suas necessidades.

Aqui vão alguns pontos-chave a considerar ao adquirir um plano de hospedagem:

  • Confiabilidade – escolha um provedor de hospedagem que ofereça uma garantia de uptime de 99,9%, para evitar que você perca clientes por conta de problemas de acesso ao site.
  • Velocidade – pesquisas indicam que os visitantes provavelmente deixarão um site que leva mais de três segundos para carregar. Portanto, é essencial escolher um provedor que empregue os melhores recursos de velocidade e desempenho para o seu site.
  • Segurança – procure por uma empresa que priorize a segurança da hospedagem web. Afinal, sem as medidas de proteção adequadas, seu site estará mais vulnerável a ataques cibernéticos que colocarão seus usuários em risco.
  • Preço – compare as diversas opções disponíveis para encontrar a solução que ofereça o melhor custo-benefício. Certifique-se de verificar também os preços de renovação e o espaço para fazer seu site crescer dentro de cada empresa.

Reserve algum tempo para ler as descrições dos planos de cada provedor, para entender completamente o que esses produtos oferecem. Considere também verificar depoimentos de clientes para descobrir suas experiências usando o serviço.

blog da hostinger com seção de histórias de clientes

Além disso, lembre-se de considerar o preço do domínio. Alguns domínios podem custar mais do que outros, dependendo de suas características e extensão.

No entanto, existem maneiras de você economizar nesses custos. Por exemplo, ao se inscrever em um Plano de Hospedagem Premium da Hostinger por 12 meses ou mais, você receberá um domínio gratuito por um ano. 

Este plano também inclui largura de banda ilimitada, e-mail profissional e um certificado Secure Sockets Layer (SSL)gratuito, o que lhe confere um ótimo custo-benefício.

6. Escolha uma plataforma de site

Basicamente falando, existem três maneiras de criar um site do zero: usando um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), utilizando um criador de sites ou escrevendo o seu código manualmente.

Vamos dar uma olhada em cada um deles para ajudar você a entender qual é o melhor para as suas necessidades.

Criadores de Sites

Usar um criador de sites é, sem dúvida, a maneira mais fácil e rápida de criar um site. Esse tipo de plataforma costuma oferecer uma interface intuitiva, que te permite criar um site sem mexer em um pingo de programação.

Os melhores criadores de sites também possuem uma biblioteca de templates pré-fabricados, que você pode usar e personalizar para atender às suas necessidades. Por tudo isso, os criadores de sites são a escolha perfeita para iniciantes que querem evitar processos complicados e configurações técnicas. 

Além disso, soluções como o Criador de Sites da Hostinger incluem um serviço de hospedagem, um domínio e ferramentas de IA, para que você possa se concentrar imediatamente na criação do site.

O Criador de Sites com IA da Hostinger é ideal para criar landing pages, portfólios pessoais, blogs, lojas de comércio eletrônico e outros tipos de sites de maneira rápida e eficiente.

Ele usa a IA para criar seu site com base em algumas informações, como o nome da sua marca e uma breve descrição, em apenas alguns minutos.

No entanto, se você precisar de mais opções de personalização — como o uso de plugins de terceiros, por exemplo —, as próximas opções podem atender melhor às suas necessidades.

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Um CMS permite que você crie e gerencie seu site com uma interface gráfica simplificada. Um exemplo é o WordPress, o CMS mais popular do mundo. Construir um site WordPress é uma boa opção se você deseja mais flexibilidade e escalabilidade. Considere usar uma plataforma de hospedagem WordPress, que oferece instalação automática do CMS e suporte especializado, para que você tenha uma experiência de criação de site sem problemas.

página inicial do wordpress.org

Por ser de código aberto, o WordPress possui inúmeras opções de personalização. Você também poderá encontrar diversos plugins para adicionar funcionalidades ao site, bem como temas para personalizar a aparência o layout das suas páginas.

Como o WordPress é gratuito, você pode direcionar seu orçamento para plugins premium, temas e para o seu plano de hospedagem. Por conta da sua popularidade, também é muito fácil encontrar recursos e dicas para usar o WordPress.

No entanto, tenha em mente que a maioria dos CMS — incluindo o WordPress — requer algum aprendizado. Se você é iniciante no universo dos sites, talvez precise reservar algum tempo para aprender como a plataforma funciona, o que pode prolongar o cronograma do projeto.

Codificação manual

Alguns projetos mais avançados e de maior escala podem exigir a criação de um site do zero com código personalizado. Isso geralmente requerirá uma equipe de design e desenvolvimento mais extensa, que lidará com diferentes tarefas e responsabilidades para colocar o site no ar.

Por outro lado, criar um site usando código personalizado abre possibilidades quase infinitas de personalização.

No entanto, esta não é uma opção para iniciantes ou empresas com orçamento limitado, pois exige muito mais tempo e recursos para desenvolver.

Ainda não conseguiu decidir qual plataforma escolher?

Se você ainda tem dificuldade em decidir qual plataforma se adequa melhor ao seu projeto, leia nossos tutoriais para ter uma visão mais próxima de como elas se comparam umas às outras.
Criador de Sites vs. WordPress
Criador de Sites vs. Web Designer
WordPress vs. HTML

7. Planeje o web design e a UX

O próximo passo é planejar a aparência do site e a experiência do usuário (UX). Um site bem projetado é visualmente atraente e melhora a experiência do usuário.

Em outras palavras, toda decisão que você tomar ao projetar o site deve girar em torno da jornada do usuário. Crie um plano detalhado de web design, que trate de como os usuários interagirão com todos os elementos do site, desde a página inicial até o menu de navegação.

Para manter uma boa experiência do usuário, você deve garantir que o site seja facilmente acessível em dispositivos móveis. Considerando que mais da metade do tráfego global de sites vem de dispositivos móveis, ter um site compatível com mobile é essencial.

O design do site também precisa seguir um guia de estilos pré-determinado. Use paletas de cores e fontes que atraiam o seu público-alvo, lembrando sempre de manter a acessibilidade e a legibilidade.

Esses elementos visuais devem ser consistentes em todo o site, para ajudar você a construir uma identidade para sua marca. Considere visitar outros sites para obter inspirações de design, e use ferramentas como o Color Hunt para ajudar no processo de criação.

Como alternativa, você pode optar por um web design criado por IA, que simplifica o processo e oferece soluções criativas com base em suas descrições.

Dicas de leitura

Confira os tutoriais abaixo para saber mais sobre como garantir um bom desempenho do site e uma ótima experiência do usuário.
Otimização de site: as 10 principais estratégias para melhorar a velocidade
Acessibilidade na web
Teste de usabilidade na web

8. Crie uma estratégia de conteúdo

O conteúdo é o núcleo de todo o planejamento. Afinal de contas, é por causa dele que a maioria dos usuários visitará seu site. Por causa disso, a criação de conteúdo deve ser uma das partes mais importantes da sua estratégia de marketing digital.

Antes de começar a criar seu conteúdo, entretanto, você precisa traçar uma estratégia para garantir o sucesso da sua produção. Primeiro, você precisa conhecer os diferentes tipos de conteúdo e como eles podem gerar mais tráfego orgânico para o seu site.

Conteúdo escrito — como artigos de blog, notícias e tutoriais — é excelente para informar ou educar seu público sobre um determinado tópico ou evento. Esse tipo de conteúdo geralmente é mais rápido de produzir e mais fácil de atualizar em comparação com outros formatos, como multimídia.

Com os métodos corretos de otimização para mecanismos de busca (SEO), como a incorporação de palavras-chave relevantes em seu conteúdo, seu site terá uma posição mais alta no Google e em outros sites de busca. Isso também aumentará sua credibilidade e autoridade no nicho.

Para criar conteúdo amigável para SEO, considere usar ferramentas como AhrefsGoogle Trends e Yoast SEO.

site do yoast seo

Conteúdo em áudio, como podcasts, é perfeito para discussões mais aprofundadas. Este formato permite que você apresente uma visão mais complexa e interessante sobre um tópico de interesse.

Enquanto isso, o conteúdo em vídeo pode tornar o aprendizado mais atraente, com mais recursos visuais e auditivos. Se comparados aos artigos de blog, os vídeos também permitem que você demonstre sua personalidade mais facilmente.

Você também pode aproveitar a popularidade dos vídeos curtos e fazer upload de clipes em redes sociais, como TikTok e Instagram, para promover seu site.

A desvantagem do conteúdo de áudio e vídeo é que eles não são tão fáceis de atualizar quanto o formato escrito, principalmente porque envolvem mais etapas como roteirização, gravação e edição, que exigem mais tempo e esforço.

Obviamente, o conteúdo do seu website não se limita ao conteúdo promocional. Por exemplo, se você tem uma loja online, também precisará focar em suas listagens de produtos. Em outras palavras, você deverá garantir que todas as informações nas listagens estejam atualizadas e precisas, para evitar mal-entendidos com os clientes.

O mais importante em qualquer estratégia de conteúdo é a consistência na publicação. Isto é, você precisa planejar um cronograma e pensar em como você criará novos conteúdos (além de atualizar aqueles já existentes) para manter o público interessado em seu site.

Conclusão

Assim como qualquer outro projeto, construir um novo site requer que você faça um plano para garantir eficiência e sucesso. Com uma boa gestão de projeto, você pode economizar tempo e dinheiro durante o processo de criação do seu site.

Um site bem planejado também tem toda a chance de ser mais eficaz e fácil de usar, além de atender melhor às necessidades dos visitantes.

Existem oito passos essenciais de como planejar um site:

  • Escreva uma descrição detalhada do site
  • Estabeleça os requisitos do projeto
  • Planeje os recursos para alcançar seus objetivos
  • Faça um mapa do site usando wireframes
  • Obtenha um plano de hospedagem e um domínio
  • Escolha a plataforma de site correta
  • Planeje o design e a UX
  • Crie uma estratégia de conteúdo

Embora alguns detalhes possam variar dependendo da escala do seu projeto e das suas preferências pessoais, esta lista de verificação para planejamento de site deverá ajudar você nessa preparação. Boa sorte!

Como planejar um site: perguntas frequentes

Nesta seção, responderemos algumas das perguntas mais frequentes sobre como planejar um site.

Como finalizar o orçamento e o cronograma do meu projeto de site?

A chave para traçar o orçamento e o cronograma do seu projeto é ter uma compreensão profunda do produto final que você deseja. Isso permite que você conheça o escopo do seu projeto, seus principais objetivos e o que você precisa para alcançá-los. Com essas informações, ficará mais fácil criar um orçamento preciso e um planejamento de cronograma para o seu projeto.

Quais requisitos técnicos devo considerar ao planejar meu site?

Aspectos técnicos essenciais que você precisa considerar incluem sua compatibilidade com dispositivos móveis, a qualidade do provedor de hospedagem, o tempo de carregamento das páginas e a segurança. Todos esses fatores desempenham um papel importante para garantir uma boa experiência do usuário para o seu site.

Quem deve estar envolvido no processo de planejamento do site?

O número de pessoas envolvidas no processo de planejamento depende da escala do site. Sites pequenos e/ou pessoais, como blogs, podem precisar apenas de uma pessoa para planejar e executar o projeto — você. Por outro lado, projetos em grande escala, como sites corporativos ou lojas virtuais complexas, envolverão stakeholders, gerentes de projeto e líderes de equipe durante as etapas de planejamento.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.