Teste de Usabilidade de Site: Tudo o Que Você Precisa Saber
Um design de site atraente e uma experiência de usuário agradável são elementos muito importantes para o sucesso de um site. Estes são dois aspectos cruciais para aumentar a credibilidade e a taxa de conversão da sua página da web.
A maioria das pessoas acessa um site para satisfazer necessidades específicas, como encontrar uma informação ou fazer uma compra. Se o seu site não atender a essas necessidades de forma fácil e rápida, os clientes em potencial se deslocarão para um concorrente.
A experiência de usuário é é ainda mais importante em sites de e-commerce: uma jornada frustrante pode fazer com que quase 90% dos compradores online abandonem seu site e nunca mais voltem.
Por isso, testes de usabilidade estão entre as ferramentas mais valiosas para garantir uma experiência eficaz e satisfatória para os seus usuários.
Testar a usabilidade do seu site é essencial para identificar um design ruim. Um bom teste verifica a facilidade de uso, a eficiência e a satisfação dos usuários, além de detectar se algum erro pode ter passado despercebido.
Este artigo explicará mais detalhadamente o que é teste de usabilidade de sites, métodos comuns de teste e um guia passo a passo sobre como realizá-lo.
Conteúdo
O Que é Teste de Usabilidade?
O teste de usabilidade é o processo que avalia a facilidade com que os usuários usam seu software ou site. Ele envolve um grupo de pessoas que realizam tarefas específicas e dão feedback por meio de entrevistas ou questionários sobre o desempenho do seu site.
Para Que Serve o Teste de Usabilidade?
O teste de usabilidade do site deve abranger todas as etapas de criação, inclusive os estágios de brainstorming, prototipagem e avaliação. Um especialista em usabilidade ou um pesquisador de UX pode moderar e observar o processo de teste em cada estágio, se necessário.
Estima-se que corrigir um erro após o desenvolvimento custa 100 vezes mais do que corrigi-lo durante o processo. Além de economizar dinheiro, os testes ajudarão a identificar e corrigir problemas de usabilidade no site antes que eles se tornem mais graves.
Há métricas básicas que podem ser usadas nos testes de usabilidade para planejar as melhorias necessárias no site. Vamos dar uma olhada nelas abaixo.
Facilidade de Uso
A facilidade de uso indica se as pessoas conseguem entender a interface do usuário e concluir facilmente as tarefas que pretendem realizar.
Por exemplo, você pede a um participante que reserve o voo de ida mais barato do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em uma data específica em seu site.
O objetivo é verificar se os participantes conseguem comprar o bilhete correto sem encontrar dificuldades.
Eficiência
Se a facilidade de uso indica como os usuários navegam na interface e concluem as tarefas, a eficiência mede a rapidez com que eles podem fazer isso. Quanto menor for o tempo necessário para concluir as tarefas, melhor será o seu design.
Usando o mesmo exemplo do tópico acima, você mede o tempo entre o momento em que os participantes abrem o sistema de reserva até o momento em que concluem o pagamento da passagem.
Isso também mostra qual parte das tarefas leva mais tempo. Se os participantes gastarem muito tempo em uma etapa específica do processo, pode haver uma parte da interface que esteja confusa e precise ser melhorada.
Erros
Os testadores também ajudam a encontrar pequenos erros no seu site, como problemas de ortografia ou pontuação, que podem ter passado despercebidos. Além disso, eles também podem encontrar links quebrados ou elementos que não estejam funcionando como deveriam.
Talvez você pense que problemas como erros de digitação não causarão um impacto negativo. Entretanto, problemas desse tipo causam uma péssima primeira impressão e diminuem a credibilidade do seu site.
Além disso, durante o teste de usabilidade, também é essencial registrar quantos erros os participantes cometem. Por exemplo, se vários usuários clicam acidentalmente em um menu errado no teste das passagens aéreas, é hora de reavaliar a sua interface.
Também é preciso avaliar por que esses erros ocorrem e com que rapidez os usuários podem reverter o curso.
Satisfação
Mesmo que os participantes consigam concluir a tarefa sem erros, eles ainda podem fornecer insights para ajudar a melhorar a satisfação do usuário.
Por exemplo, eles podem achar que o design, o esquema de cores ou as fontes de texto estão difíceis de entender ou poderiam ser repensados.
Outro exemplo: o site pode funcionar muito bem, mas se ele é muito lento para carregar, isso torna a experiência desagradável.
Quais São os Tipos Comuns de Testes de Usabilidade?
Existem vários métodos de teste de usabilidade que você escolher, dependendo do seu foco e das métricas a serem analisadas. Vamos dar uma olhada em sete tipos comuns, seus benefícios e quando usá-los.
Teste de Usabilidade Interno
Esse tipo de teste de usabilidade é realizado no local de desenvolvimento do projeto. O teste pode ser moderado e observado por pesquisadores, que dão instruções a cada participante e avaliam o teste.
Isso requer a contratação de usuários qualificados para realizar o teste. Se você estiver testando um site para reserva de passagens aéreas, talvez precise de pessoas que viajam com frequência como participantes.
Você também pode convocar seus próprios funcionários como testadores. No entanto, isso pode levar a resultados tendenciosos, pois eles provavelmente já estão familiarizados com a interface do seu site. Portanto, recomendamos que você também contrate usuários externos para obter melhores resultados.
Para testes internos, é recomendável usar um laboratório controlado de testes. Isso garante que todas as sessões usem o mesmo equipamento e ambiente, minimizando as variações de resultados causadas por fatores externos.
No entanto, esse método precisa de mais recursos e só pode envolver um grupo limitado de pessoas por sessão. Portanto, ele é ideal para coletar informações detalhadas, investigar como os usuários interagem com o site e analisar problemas de usabilidade que possam surgir.
Teste de Usabilidade Remoto e Não-Moderado
O teste de usabilidade remoto não-moderado permite que os participantes realizem o processo em qualquer lugar usando seus próprios dispositivos.
Embora esse teste não produza um resultado detalhado como um teste interno moderado, seu custo é significativamente menor.
Esse método usa ferramentas online específicas para coletar os dados de uso. Por exemplo, a Gazepoint e a RealEye permitem que você realize testes de rastreamento ocular remotamente, enquanto o Maze é um excelente aplicativo para testes de usabilidade baseados em tarefas.
A vantagem desse método é que os participantes têm muito mais facilidade para fazer o teste em seus próprios ambientes, dando uma melhor ideia do uso do seu app ou site no mundo real.
Uma boa ideia é aplicar esse método após realizar um teste moderado do site. Isso porque o teste moderado pode trazer descobertas ou hipóteses importantes, e agora você precisa comprová-las testando uma amostra maior de usuários.
Teste de Usabilidade Remoto e Moderado
Esse método é um meio-termo dos dois anteriores. Nesse tipo de teste, os participantes estão em suas próprias casas ou locais de trabalho, mas com um moderador instruindo-os e observando-os remotamente.
Os testes remotos moderados são muito úteis quando é necessário que os testes de usabilidade produzam resultados mais claros e mensuráveis.
Como esse tipo de teste exige que você guie e observe os participantes remotamente, é necessário ter moderadores treinados para se comunicar com os participantes. Além disso, você precisará de uma ferramenta adequada para se conectar com os usuários.
Uma das melhores ferramentas para testes remotos moderados é o Lookback. Ela permite que você envie links para os testes de usabilidade e realize conversas ao vivo para moderar os participantes e fazer anotações. Também é possível convidar membros da equipe como observadores em qualquer sessão de teste.
Teste de Guerrilha
O teste de guerrilha é a forma mais simples de testar a usabilidade de um projeto. Ele envolve apresentar seu protótipo a pessoas aleatórias em um local público, como um café ou uma praça. É uma solução rápida e de baixo custo para testar novas ideias.
Esse método também pode envolver protótipos físicos, em papel – isto é, um esquema desenhado do seu projeto para dar uma ideia do que você tem em mente. O custo desta abordagem é menor e a criação é mais rápida do que a de um protótipo funcional.
O teste de guerrilha também é eficiente em termos de tempo, pois você não precisa recrutar participantes qualificados e esperar pelas respostas deles.
Tenha em mente que, como o teste de guerrilha envolve pessoas aleatórias, elas podem não ser usuárias habituais do nicho do seu site. Por exemplo, se você quiser testar um site de passagens aéreas, os participantes podem não ser necessariamente viajantes.
Portanto, esse método é mais adequado para o estágio inicial de desenvolvimento, para saber se o seu produto está indo na direção certa.
Teste por Telefone
Uma entrevista por telefone é um método de teste de usabilidade que envolve um pesquisador fazendo perguntas aos participantes ou instruindo-os sobre como realizar uma tarefa por telefone. Em seguida, os participantes dão feedback sobre o objeto testado.
Esse método é útil para alcançar participantes e coletar dados de áreas geográficas mais amplas, permitindo que você obtenha uma perspectiva mais abrangente dos possíveis problemas do seu projeto.
Também é uma boa ideia fazer uma entrevista telefônica como acompanhamento do teste remoto não moderado. Dessa forma, você entende o raciocínio por trás das decisões dos participantes durante o teste.
No entanto, é fundamental empregar moderadores bem treinados, especialmente se o teste envolver um grupo de participantes com idiomas diferentes.
Teste de Classificação de Cartões
Esse método envolve a apresentação de cartões virtuais que representam diferentes tipos de conteúdo do seu site. Em seguida, você pede aos participantes que reordenem e organizem esses cartões. Depois disso, você pergunta o raciocínio lógico por trás das decisões deles.
O teste mostra como os usuários veem a estrutura do site e, portanto, como eles navegarão pelas páginas. Ele ajuda os desenvolvedores a organizar seus sites, tomando decisões com base nos resultados dos testes de usabilidade.
Portanto, esse método é perfeito se você quiser otimizar a arquitetura do seu site. O OptimalSort é uma excelente plataforma de pesquisa para realizar esse teste online.
Teste com Gravação de Sessão
Nesse método, você grava a tela dos usuários para avaliar as suas ações durante o uso do site. Os vídeos ajudam os pesquisadores a entender como os testadores interagem com o site, quais aspectos chamam sua atenção e se há alguma dificuldade ou confusão quando eles navegam entre as páginas.
O teste com gravação de sessão requer ferramentas específicas, como o Hotjar. Ele pode registrar ações como movimentos do mouse e cliques na página.
Para obter melhores resultados com esse tipo de teste, recomendamos que ele seja acompanhado de entrevistas por telefone ou vídeo. Isso proporcionará uma melhor compreensão das ações dos usuários durante o teste e reunirá mais informações sobre os problemas encontrados.
6 Passos para Conduzir uma Análise de Usabilidade na Web
Existem seis passos para conduzir um teste de usabilidade de um site.
1. Determine o que Precisa ser Mensurado
Como um ponto de partida, você precisa afirmar de maneira clara o que busca alcançar com os testes e qual parte do website é o alvo da ação.
Por exemplo, você quer apenas saber como os usuários podem reservar uma passagem de maneira bem sucedida? Ou você quer descobrir como uma mudança no design pode ajudar a experiência de usuário?
Enquanto é sempre recomendado promover um teste de cada vez, a coisa mais importante é definir o seu objetivo de maneira clara para que você possa mensurar o seu teste de maneira adequada.
2. Identifique o Melhor Método
Como nós mencionamos anteriormente, o método que você usa para testar a usabilidade é crucial.
Se você quer fazer uma série de testes envolvendo as mesmas pessoas, você pode desejar promover uma avaliação pessoalmente e no local. Mas, se o objetivo é ter resultados rapidamente ao mesmo tempo em que mantém a alta qualidade com participantes ao redor do mundo, é possível usar os testes remotos moderados de usabilidade.
Por exemplo, com o Lookback, você pode criar um link para os participantes acessarem. Então, é possível pedir para eles instalarem o aplicativo e começar os testes. Enquanto isso, você pode deixá-los fazer o que quiserem durante a sessão, enquanto ainda tem o controle sobre que partes quer testar ou ações quer realizar.
3. Crie um Cenário de Tarefa e Defina sua Taxa de Sucesso
O cenário de tarefa é tipo aquilo que nós mencionamos mais cedo, como por exemplo tentar reservar o voo só de ida mais barato num determinado dia.
Assim que tiver definido o cenário, você precisa determinar a sua taxa de sucesso.
Vamos dizer que você quer incluir como um indicador a facilidade de encontrar a página correta para comprar a passagem. Dá para determinar se todos os quatro campos devem ser preenchidos corretamente em todas as tentativas ou se você pode tolerar erros em alguns dos campos.
Adicionalmente, você pode querer incluir limites de tempo para o processo de reserva como um indicador de sucesso.
4. Encontre os Participantes
O teste de usabilidade que você fizer deve ser efetivo e eficiente. É por isso que encontrar os participantes certos é um fator muito importante.
Geralmente, cinco participantes são ideais para cada sessão de testes – é algo fácil de se gerenciar e que não custa muito se você usar serviços de terceiros. Contudo, os estágios de desenvolvimento e o método de testes determinam quantos participantes realmente são necessários.
Para estágios iniciais de desenvolvimento, você pode usar o método Hallway onde você escolhe pessoas aleatórias para testar o seu website. Com esse método, você evita a necessidade de estudar o usuário ideal anteriormente.
Por outro lado, nos momentos finais de desenvolvimento, escolher os participantes que estão próximos de sua persona pode gerar resultados mais precisos. Uma persona de usuário é qualquer coisa que reflete os usuários reais de seus produtos, incluindo suas características, necessidades e objetivos.
5. Conduza o Teste
Enquanto você pode usar participantes aleatórios, você não deve utilizar técnicas aleatórias para uma sessão.
Dito isso, quando estiver conduzindo o teste, você pode torná-lo consistente em termos da tarefa e do pedido – mesmo para usuários remotos não moderados. Transmitir informações claras e concisas para os participantes é algo que ajuda bastante.
Você pode informar o quão longo será o teste, como os usuários devem comentar sobre suas descobertas e qual é o objetivo da avaliação.
6. Faça um Relatório e Analise suas Descobertas
Dependendo do tipo de teste, você pode resumir suas descobertas e organizar os relatórios de acordo com os seus objetivos. Você pode avaliar as descobertas usando análises temáticas ou correlacionais.
Se você fizer o teste sozinho, considere criar um mapa de jornada dos consumidores. Isso é importante para se conseguir obter informações memoráveis. Ademais, isso permite que você tenha uma perspectiva do lado do usuário sobre o assunto.
Outro método envolve usar planilhas para categorizar coisas como prós e contras, questões maiores e menores, problemas normais e críticos, etc. Isso vai tornar mais fácil planejar quaisquer melhorias para o seu website.
Se você usa serviços de terceiros, pode escolher que tipos de resultados irá obter através deles.
Conclusão
Testes de usabilidade de sites são importantes para que a presença online da sua empresa ofereça a melhor experiência possível para o usuário final.
Existem vários métodos de teste de usabilidade que você pode escolher, dependendo do estágio de desenvolvimento, das necessidades e dos objetivos do teste. São eles: teste interno moderado, remoto não-moderado, remoto moderado, de guerrilha, entrevista por telefone, classificação de cartões e teste com gravação de sessão.
Após escolher um método, você pode fazer o teste de usabilidade usado esses seis passos:
- Determine o que precisa ser mensurado
- Identifique o melhor método
- Crie um cenário de tarefa e defina sua taxa de sucesso
- Encontre os participantes
- Conduza o teste
- Faça um relatório e analise suas descobertas
Agora que você sabe disso tudo, não há nenhuma desculpa para você oferecer uma experiência ruim para os consumidores em seu site. Boa sorte!
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