Como Criar uma Marca: 10 Estratégias Para Fazer Sua Empresa Decolar em 2024

Como Criar uma Marca: 10 Estratégias Para Fazer Sua Empresa Decolar em 2024

Saber como criar uma marca é um dos primeiros passos para iniciar um negócio bem-sucedido. Com cerca de 305 milhões de startups sendo lançadas anualmente, uma estratégia de marca forte ajuda você a se destacar da concorrência.

No entanto, sem conhecimento suficiente, a criação da marca da sua empresa pode ser um processo longo e complicado.

Para ajudar, este artigo trará 10 estratégias eficazes de como criar uma marca memorável e que ressoe com seu público-alvo. Também daremos vários exemplos de marcas de sucesso para sua inspiração e responderemos a algumas perguntas frequentes sobre o assunto.

Vamos lá?

O Que é Uma Marca

Uma marca é um conceito intangível que dá a uma empresa uma identidade distinta, ajudando os clientes a reconhecê-la. Uma boa marca representa os valores e as ideias de uma empresa por meio de um logo bem projetado, um domínio bem escolhido, um slogan atraente, produtos exclusivos ou serviços de excelência.

Por exemplo: quando as pessoas pensam na Starbucks, geralmente visualizam seu logotipo icônico, o café de alta qualidade ou uma experiência de loja agradável.

O processo de construção da marca tem como objetivo criar uma boa reputação, desenvolver um senso de confiança e promover uma conexão emocional com os clientes.

Um estudo do Reino Unido sugeriu que, quando os consumidores confiam em uma empresa, é mais provável que façam compras, façam recomendações entre seus círculos sociais, participem de programas de fidelidade e deixem comentários positivos nas mídias sociais.

Dessa forma, uma marca sólida e memorável pode fazer a diferença entre uma empresa com dificuldades e uma companhia bem-sucedida. É o que diferencia uma rede global, como a Starbucks, de uma cafeteria local.

Como Criar uma Marca do Zero: Passo a Passo

Não importa o seu objetivo, desde desenvolver uma agência de marketing digital até abrir uma loja de roupas online: é necessário criar uma identidade de marca forte. E tenha em mente que este é um processo de longo prazo, que vai além da criação de um nome ou logotipo atraente para a empresa. 

Nesta seção, examinaremos as dez etapas necessárias para criar uma marca.

1. Defina as Metas e os Valores da Empresa

Antes de iniciar o processo de construção da marca, defina as metas e os valores da sua empresa. Isso te ajudará a entender o propósito maior do negócio e o que você precisa fazer para cumpri-lo.

Embora não exista um método fixo para fazer isso, os itens a seguir podem ajudar você a definir as metas e os valores de sua empresa:

  • Declaração de visão. Descreva brevemente o propósito e as metas de longo prazo da empresa em duas ou três frases.
  • Declaração de missão. Explique como seus produtos beneficiam os clientes e as etapas necessárias para alcançar a sua visão.
  • Declaração de valores. Defina os princípios e o código de ética que todos os funcionários devem seguir nas operações diárias.

Exemplo de Marca

declaração de propósito da coca-cola

A declaração de propósito da Coca-Cola Company atesta sua visão de produzir marcas que as pessoas adoram, construir um negócio sustentável e criar um futuro melhor e compartilhado para seus acionistas, partes interessadas e todo o mundo.

Para atingir essas metas, a Coca-Cola estabeleceu três declarações de missão, cada uma contendo etapas acionáveis a serem seguidas.

Além disso, a declaração de valores determina como cada funcionário deve ser curioso, capacitado, inclusivo e ágil para criar uma cultura de trabalho apaixonada.

2. Pesquise o Público-Alvo de Sua Marca

A pesquisa do mercado-alvo permite que as empresas entendam seus clientes potenciais e as estratégias de marketing que os atraem.

Uma das melhores maneiras de realizar pesquisas de mercado é definir uma persona de usuário, que é uma representação fictícia do seu cliente ideal.

Veja como criar um:

  1. Se você já tem clientes, analise seus dados demográficos, como faixa etária, local e gênero. Mas se você estiver iniciando sua empresa agora, selecione um grupo de mercado específico dentro de um nicho. Por exemplo, procure consumidores que gostam de coleções vintage em vez de visar compradores de moda em geral.
  2. Pesquise marcas semelhantes e estude seus clientes.
  3. Realize estudos de usuários, entrevistas e pesquisas para entender as necessidades, os interesses, os pontos problemáticos e os padrões de comportamento dos clientes.
  4. Depois de reunir informações suficientes, crie uma persona do comprador com base nas características comuns encontradas durante o processo de pesquisa.
  5. Vá além e crie múltiplas personas para ver como cada subgrupo se adapta a diferentes produtos.

Exemplo de Marca

captura de tela do site do McDonalds brasil

De acordo com pesquisas, o cliente típico do McDonald’s é uma mulher branca casada, com idade entre 41 e 56 anos, que mora em uma área suburbana. Ela gosta especialmente de itens de café da manhã, como hash browns e sanduíches.

Ao analisar os dados demográficos e os comportamentos de seus consumidores ideais, o McDonald’s pode criar campanhas de marketing que os atraiam. Exemplos incluem ofertas de cafés da manhã com desconto e novos tipos de McLanche Feliz para atrair os filhos dos clientes.

Entender o mercado também ajuda a rede de fast food a se adaptar a diferentes culturas e preferências gastronômicas. Por exemplo, o McDonald’s da Índia serve apenas frango, peixe e vegetais, pois a maioria dos habitantes do país não consome carne bovina.

3. Analise a Concorrência

Acompanhar seus concorrentes é fundamental para encontrar lacunas no mercado e explorar novas oportunidades. Isso também permite que você se inspire em seus sucessos e evite possíveis fracassos.

Para realizar a pesquisa de concorrentes, siga estas etapas:

  1. Digite seu nicho no Google e liste todas as empresas que aparecem nos resultados da pesquisa. Como alternativa, use ferramentas de análise da concorrência, como o Similarweb.
  2. Analise os produtos ou serviços oferecidos, estrutura de preços, locais e estratégias de promoção.
  3. Faça uma análise SWOT para determinar pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.
  4. Explore sites de avaliação, plataformas de mídia social e fóruns como o Reddit para encontrar os principais problemas dos concorrentes.
  5. Com base nas descobertas, desenvolva produtos ou serviços melhores e resolva esses problemas para conquistar o mercado.

Exemplo de Marca

O mercado de carros movidos a gasolina é um setor extremamente competitivo. Ao mesmo tempo, ele é também um dos mais importantes contribuintes para as emissões de carbono e a poluição do ar, afetando negativamente a saúde humana e causando mudanças climáticas.

A Tesla reconheceu essa lacuna e tirou proveito dela. Ao oferecer carros elétricos, que não precisam de combustíveis fósseis, a Tesla oferece uma solução mais ecológica.

4. Determine o Posicionamento da Marca

O posicionamento da marca é o processo que ajuda uma empresa a se diferenciar dos concorrentes, estabelecendo uma proposta de valor exclusiva.

Comece descobrindo os principais recursos e benefícios que as outras empresas do seu nicho não oferecem, como por exemplo:

  • Preços acessíveis. Produtos econômicos podem atrair mais clientes. No entanto, eles geralmente significam margens de lucro e qualidade de produto menores.
  • Produtos inovadores. Em vez de cobrar preços baixos, crie produtos inovadores e exclusivos. Embora isso possa levar anos de pesquisa e desenvolvimento, o fato de ter poucos ou nenhum concorrente dá às empresas mais liberdade para definir os preços.
  • Serviço de excelência. Forneça suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, para responder às dúvidas dos usuários e resolver seus problemas. Além disso, ofereça um serviço pós-venda para manter um bom relacionamento com os clientes, fazendo com que eles se tornem clientes fiéis.
  • Experiência agradável para o usuário. Crie uma experiência perfeita durante toda a jornada do usuário. Por exemplo, as empresas de software podem desenvolver uma interface amigável, compatibilidade entre plataformas e uma arquitetura de informações clara.
  • Produtos premium. Os consumidores de alto padrão tendem a valorizar mais a qualidade do que preços acessíveis. Para atingir esse mercado, destaque a qualidade do produto mostrando o processo de produção, explicando os materiais usados e apresentando os principais benefícios.

Depois disso, escreva uma declaração de posicionamento da marca que descreva o mercado-alvo e como seus produtos ou serviços específicos podem atender às suas necessidades. Esse documento funciona como um guia de estilo da marca para manter as partes interessadas alinhadas com os mesmos objetivos.

Se não tiver certeza de como escrever uma declaração desse tipo, copie o modelo abaixo e personalize-o com base em seu próprio negócio:

Para [mercado-alvo] que precisa de [suas necessidades], a [nome da sua empresa] oferece [soluções para seus problemas] porque [convença os clientes explicando os pontos de venda exclusivos].

Aqui está um exemplo prático:

Para proprietários de pequenas empresas que desejam iniciar ou melhorar sua presença online, a Hostinger oferece uma maneira simples e econômica de hospedar um site. Com foco na obsessão pelo cliente, fornecemos suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, para orientar nossos usuários ao longo do caminho.

Exemplo de Marca

site da gucci

A Gucci é um excelente exemplo de marca com um forte posicionamento no mercado. Apesar da faixa de preço premium, a empresa tem milhões de clientes fiéis em todo o mundo.

O principal fator para o sucesso da Gucci são seus pontos de venda exclusivos, produtos de alta qualidade, design luxuoso e embaixadores de marcas famosos mundialmente.

5. Crie uma Comunicação Eficaz para a Marca

Uma estratégia de comunicação clara e eficaz ajuda as empresas a transmitir mensagens e a transmitir seus valores aos compradores. Comece com um nome memorável, um slogan cativante e uma história convincente.

Crie um Nome para a Empresa

Se você ainda não tiver um, crie um nome de empresa marcante, que as pessoas se lembrem com facilidade. Aqui estão algumas dicas:

  • O nome deve estar ligado à atividade da sua empresa. Por exemplo, quando as pessoas ouvem Pizza Hut, elas o associam instantaneamente a uma pizzaria.
  • Misture duas palavras em uma. Por exemplo, Netflix combina os termos “internet” e “flicks”, um sinônimo de “filme” em inglês.
  • Use acrônimos para encurtar nomes mais longos. A maioria das pessoas já ouviu falar na BBC, mas talvez não saibam que a sigla significa British Broadcasting Corporation.
  • Use referências do folclore, da literatura ou de idiomas estrangeiros. Na mitologia grega, Nike é a deusa da vitória, o que inspirou a popular marca de calçados.
  • Use geradores de domínios. Ao criar um site, use geradores de domínios para encontrar endereços disponíveis que reflitam o nome da marca. Isso é fundamental para ajudar os clientes a localizar o site de sua empresa mais rapidamente.

Escreva um Slogan Atraente

Um slogan comunica o objetivo de uma marca de forma concisa e memorável. Siga estas etapas ao criar um slogan:

  1. Faça um brainstorming de uma lista de frases relacionadas ao seu setor e nicho. Não hesite em usar palavras poderosas para enfatizar a mensagem da marca e provocar emoção.
  2. Faça anotações sobre os seus concorrentes ou use um gerador de slogans online para ajudar no processo. Certifique-se de manter o slogan curto e direto.
  3. Depois de fazer sua lista, crie uma pesquisa interna com os membros relevantes da equipe para filtrar as opções. Em seguida, escolha as três principais opções.
  4. Faça testes A/B no site da empresa, nas plataformas de mídia social e em outros materiais de marketing para ver qual opção de slogan tem o melhor desempenho.

Crie a História da Sua Marca

Boas narrativas podem provocar reações emocionais no público-alvo, ajudando as empresas a aumentar o reconhecimento e o envolvimento com a marca.

Você pode contar a história da sua marca por meio de publicações em blogs, anúncios em vídeo, publicações em redes sociais ou até mesmo propostas de marketing. As ideias a seguir ajudarão no processo:

  • Conte uma história sobre as origens da marca. Contar histórias sobre os fundadores ou sobre o começo humilde da empresa pode tornar a marca mais identificável para o público.
  • Compartilhe os desafios. Apresente as dificuldades de criar sua própria marca e o que você fez para superá-las.
  • Busque o bem maior. Identifique um problema em seu setor e crie campanhas de marketing em torno dele. Por exemplo, a Toms Shoes obteve repercussão entre os clientes e se tornou um nome conhecido ao doar um par de sapatos para pessoas necessitadas a cada par vendido.
  • Priorize a honestidade e a transparência. 88% dos consumidores escolhem a autenticidade como o fator decisivo para apoiar uma marca.

Exemplo de Marca

campanha nada pode parar a gente, da Nike, no YouTube

O famoso slogan Just Do It, da Nike, incentiva as pessoas a se exercitarem e melhorarem seu condicionamento físico. Uma campanha recente da empresa foi intitulada “Nada pode parar a gente” e é um dos melhores exemplos de branding emocional.

Outra maneira de definir a identidade da sua marca é por meio de elementos visuais, incluindo logotipos, paletas de cores e fontes.

Aplique as dicas a seguir ao criar os elementos visuais para fortalecer a identidade de sua marca:

  • Crie um logotipo memorável. Um logotipo exclusivo ajuda as empresas a estabelecer reconhecimento de marca, capturar a atenção do público e causar uma boa primeira impressão. Saiba como criar um logotipo usando ferramentas como o gerador de logos com IA da Hostinger.
  • Escolha um esquema de cores adequado para o site. Estudos sugerem que as cores aumentam o reconhecimento da marca em 80% e influenciam 85% das decisões de compra dos consumidores. Use combinações de cores apropriadas para a internet para manter uma aparência consistente em todos os principais navegadores.
  • Selecione a tipografia. As fontes podem fazer a diferença entre um design atraente ou desagradável. Recomendamos navegar pelas opções gratuitas do Google Fonts para escolher a fonte certa.
  • Combine com a personalidade da sua marca. Use elementos visuais que representem a personalidade de sua marca. Por exemplo, uma empresa de alimentos orgânicos pode implementar uma paleta de cores verdes ou usar uma ilustração de vegetais frescos no logotipo.
  • Aprenda com seus concorrentes. Observe tendências de outras empresas do mesmo setor, identifique os pontos fracos de suas identidades visuais e desenvolva um conceito melhor.
  • Crie diretrizes de marca. Uma diretriz de marca define os padrões e as regras de como todos os materiais de divulgação devem exibir o logotipo, a identidade visual e a tipografia de uma marca. Esse documento ajuda a manter a uniformidade e a consistência em todos os canais de marketing.

Exemplo de Marca

site oficial da apple

O logotipo da Apple é amplamente reconhecido como um ícone no setor de dispositivos eletrônicos. A maioria das pessoas o associa instantaneamente a dispositivos de alta qualidade, recursos inovadores e um design elegante e moderno.

Em termos de paletas de cores, a Apple usa principalmente o branco em seu site, produtos e embalagens porque ele representa simplicidade e elegância.

7. Implemente a Marca do Site da Empresa

Toda empresa precisa de um site para estabelecer uma presença online sólida e construir credibilidade, aspectos cruciais para atrair mais leads.

Felizmente, criar um site não precisa ser uma tarefa complicada ou cara. Existem vários construtores de sites fáceis de usar, como o Criador de Sites da Hostinger, e plataformas CMS, como o WordPress. Muitas dessas plataformas oferecem uma configuração fácil e modelos personalizáveis, acelerando o processo de criação.

Para obter melhores resultados, um site de empresa deve ter o seguinte conteúdo:

  • Página inicial. Para causar uma boa primeira impressão, a página inicial deve informar imediatamente aos visitantes sobre sua empresa e seus produtos ou serviços.
  • Página Sobre. Descreva a missão da empresa, a história da marca, os clientes-alvo e a declaração de posicionamento. Exiba o nome, o histórico, a função e a foto de cada membro da equipe para criar uma conexão emocional com os clientes.
  • Página do produto ou serviço. Explique a estrutura de preços, os principais recursos e os pontos de venda exclusivos do produto ou serviço.
  • Landing PageA criação de uma landing page ajuda as empresas a converter os usuários para que realizem ações específicas, como se inscrever para uma avaliação gratuita, assinar um newsletter ou fazer uma compra.
  • Depoimentos. Forneça provas sociais exibindo avaliações positivas de clientes anteriores e atuais. Essa estratégia aumenta a confiança do cliente, incentivando-o a comprar seus produtos.

Esse processo, claro, depende do foco da sua empresa — você pode querer implementar recursos de e-commerce, caso pretenda incluir uma loja virtual no espaço online da sua marca.

Quando estiver pronto, aplique as dicas a seguir ao projetar o seu site:

  • Seja consistente. Coloque o nome da empresa e o logotipo da marca em todo o site. A implementação de paletas de cores consistentes também pode ajudar os visitantes a se lembrarem mais facilmente da identidade de sua marca.
  • Fuja da bagunça. Evite elementos de distração que possam desviar a atenção do cliente. Em vez disso, use um layout simples, fontes legíveis e texto conciso para manter o foco em sua empresa, produtos e serviços.
  • Considere a experiência do usuário. Um sistema de navegação claro e um mecanismo de busca integrado ajudam os visitantes a localizar rapidamente o conteúdo que precisam, garantindo uma experiência de navegação agradável.
  • Otimize as páginas. Depois de criar o site, a próxima etapa é promovê-lo. Implemente as práticas recomendadas de otimização para mecanismos de busca (SEO) para melhorar suas classificações e gerar mais tráfego orgânico.

Exemplo de Marca

site da paypal basil

O PayPal é uma marca de sucesso com um site extremamente eficaz. A página inicial informa imediatamente os visitantes sobre o que a empresa faz e suas atuais parcerias de cashback com marcas populares, como AdidasNike Levi’s.

Em termos de design, o site do PayPal implementa uma interface simples e paletas de cores consistentes: branco para o plano de fundo, preto para o texto e azul para os botões de call-to-action (CTA).

8. Faça Marketing de Conteúdo para Estabelecer Autoridade

Depois de criar um site, estimule o relacionamento com os leitores criando postagens informativas no seu blog. Esse tipo de conteúdo permite que as empresas mostrem sua experiência e autoridade em um tópico.

Comece fazendo uma pesquisa de palavras-chave para identificar os pontos problemáticos do seu público-alvo usando ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google. Insira seu nicho de negócios ou setor e a ferramenta exibirá ideias de palavras-chave juntamente com o volume de pesquisa de cada uma delas.

Como alternativa, faça uma pesquisa no Google e examine as seções SugestõesPesquisas relacionadas As pessoas também perguntam para obter ideias de tópicos. Recomendamos que você se concentre em palavras-chave para criar conteúdo perene (evergreen), pois elas permanecem relevantes por um longo período.

Depois de decidir sobre um tópico, considere a possibilidade de criar artigos dos seguintes tipos:

  • Guias definitivos. Crie tutoriais abrangentes e detalhados para que os leitores não precisem ler artigos concorrentes.
  • Relatórios do setor. Relatórios, estudos e outros artigos baseados em fatos são valiosos para os leitores e ajudam a gerar backlinks.
  • Estudos de caso. Conte as histórias de sucesso de clientes para convencer possíveis novos compradores.

Encontre uma Voz Para a Marca

Milhões de artigos de blog são publicados diariamente, então escrever conteúdo com personalidade lhe dará uma vantagem competitiva. Dar uma voz única à sua marca permite que as empresas moldem a percepção dos leitores e os convençam a virar clientes por meio de conteúdo escrito.

Uma das melhores maneiras de estabelecer uma personalidade de marca é encontrar uma voz distinta para a sua comunicação.

Ao decidir sobre a voz da marca, considere o seu público-alvo. Use um tom profissional ao escrever para um público voltado para negócios. Por outro lado, se o seu público é mais casual ou jovem, é uma boa ideia injetar um pouco de personalidade e humor em seus textos.

Exemplo de Marca

blog da hubspot brasil

Como uma empresa de software de marketing, a HubSpot se posiciona como especialista do setor por meio de artigos de conteúdo educacional.

Usando uma voz de marca formal, mas cheia de elementos, o blog da HubSpot fornece conteúdo relevante e informativo para ajudar os leitores a resolver problemas relacionados a marketing, negócios e atendimento ao cliente.

9. Integre Sua Marca de Forma Eficaz em Outros Canais de Marketing

Redes sociais, e-mail e marketing para mecanismos de busca são outros canais de marketing eficazes para promover uma empresa.

Marketing de Mídias Sociais

Devido à sua popularidade, as plataformas sociais, como TwitterFacebook Instagram, são um ótimo ponto de partida para desenvolver o conhecimento da marca e a interação com o cliente.

Há muitas maneiras de fazer marketing por meio de rede social. Por exemplo, você pode criar postagens divertidas, responder aos comentários dos seguidores, engajar em tópicos populares e fazer parcerias com influenciadores.

E-mail Marketing

Criar newsletters por e-mail é uma excelente maneira de estabelecer conexões com possíveis clientes, compartilhar atualizações da empresa e promover produtos.

Para iniciar uma campanha de e-mail marketing, inscreva-se em serviços como Sendinblue ou Drip. Em seguida, convença os usuários a se inscreverem oferecendo incentivos como eBooks gratuitos ou cupons promocionais.

Ao enviar newsletters, escreva frases atraentes no campo Assunto para aumentar a taxa de abertura dos e-mails. Um texto atraente e uma CTA clara também ajudam a incentivar os destinatários a realizar a ação desejada.

Não se esqueça que um e-mail empresarial pode ser usado para manter contato com clientes e visitantes interessados em sua empresa. Ele também serve para mostrar mais profissionalismo, relevância e confiabilidade na sua comunicação corporativa. Isso é algo essencial em qualquer iniciativa de marketing.

Marketing para Mecanismos de Busca (SEM)

Embora gratuita, a criação de tráfego orgânico por meio de SEO é um processo de longo prazo. Para acelerar o processo, considere adquirir espaços de anúncios nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs).

O modelo de publicidade paga mais popular é o pay-per-click (PPC), em que os anunciantes pagam por cada clique que seus anúncios recebem. Inscreva-se em redes de publicidade como o Google Ads e exiba anúncios para atrair mais visitantes.

Exemplo de Marca

página inicial do site da gopro brasil

A GoPro engaja com os clientes por meio de conteúdo exclusivo de imagem e vídeo, resultando em milhões de seguidores no Instagram, Facebook e Twitter.

Para criar uma lista de e-mails, a empresa exibe um banner pop-up em seu site. Ao se registrar na lista de e-mail, os visitantes ganham um cupom de 10% de desconto para a próxima compra no site.

E, apesar da enorme popularidade da marca, a GoPro ainda usa publicidade em mecanismos de pesquisa para promover sua loja online.

10. Mantenha a Reputação da Marca

Depois de iniciar uma marca, manter sua reputação é fundamental para ajudar a empresa a prosperar. Para manter a reputação da marca, considere as dicas a seguir:

  • Ofereça um serviço excelente. Usuários satisfeitos têm maior probabilidade de se tornarem defensores da marca. Mais que isso: 72% dos consumidores compartilham uma experiência de usuário positiva com pelo menos seis pessoas.
  • Monitore as menções à marca. Pesquise sua empresa no Google regularmente para encontrar avaliações boas e ruins de sua marca em outros sites e fóruns de discussão. Ferramentas como o Agile CRM ajudam a monitorar as menções à marca nas mídias sociais.
  • Responda adequadamente aos comentários negativos. Responda rapidamente aos comentários negativos. Entre em contato com o cliente insatisfeito, forneça soluções e ofereça uma compensação para restaurar a confiança dele.
  • Melhore a satisfação dos funcionários. Funcionários insatisfeitos podem expressar sua insatisfação nas mídias sociais. Para evitar isso, peça o feedback deles de forma consistente para criar um ambiente de trabalho melhor.
  • Reúna provas sociais. Incentive os clientes antigos e atuais a deixar depoimentos positivos em sites de avaliação populares. Isso é importante, pois nove em cada dez consumidores leem avaliações online antes de fazer uma compra.

Benefícios de Desenvolver uma Marca Forte

Dedicar tempo, esforço e recursos ao desenvolvimento de uma marca pode parecer desnecessário para novos proprietários de empresas. Se esse for o seu caso, vamos dar uma olhada em como um processo sólido de branding pode ajudar uma empresa a ter sucesso:

  • Fornece uma diretriz clara. A identidade da marca ajuda os proprietários de negócios a determinar antecipadamente a visão e as metas da empresa, proporcionando um caminho claro para o sucesso.
  • Aumenta a credibilidade. A maioria das pessoas considera marcas estabelecidas mais confiáveis, o que as leva a fazer compras.
  • Aumenta o reconhecimento e a exposição. Os clientes tendem a recomendar marcas de que gostam para seus amigos e familiares. O marketing boca a boca gratuito aumenta o alcance e os possíveis clientes de uma empresa.
  • Atrai clientes ideais. É mais fácil atrair clientes quando eles se relacionam com os valores e a declaração de missão da marca.
  • Favorece vendas recorrentes. Oferecer uma proposta de venda exclusiva pode ajudar as empresas a conquistar clientes recorrentes.
  • Aumenta a receita. Bons esforços de construção de marca aumentam as vendas e a receita. De fato, 46% dos consumidores dos EUA gastam mais com empresas em que confiam.

Conclusão

A criação de uma marca sólida é fundamental para estabelecer sua empresa no mercado. Como o processo de construção da marca envolve muito tempo e investimento, é importante se preparar adequadamente.

Para criar uma estratégia de marca bem-sucedida, aplique as práticas recomendadas a seguir:

  1. Defina o objetivo, as metas e os valores da empresa.
  2. Faça pesquisas para entender seu público-alvo e concorrentes. Em seguida, ofereça pontos de venda exclusivos para estabelecer um forte posicionamento no mercado.
  3. Defina a personalidade, crie uma imagem e uma identidade de marca fortes por meio de um nome e um logotipo memoráveis, slogans atraentes, histórias interessantes e uma linguagem visual consistente.
  4. Divulgue a marca usando vários canais de marketing, inclusive sites, plataformas de mídia social e e-mail. Direcione o tráfego para seu website por meio de estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa e publicidade paga.
  5. Mantenha a reputação da marca respondendo a críticas negativas com cuidado e compensando clientes insatisfeitos.

Esperamos que este artigo tenha incentivado você a criar um negócio bem-sucedido por meio de um branding sólido e eficaz. Leia nossas perguntas frequentes abaixo se tiver mais dúvidas. Boa sorte!

Perguntas Frequentes Sobre Como Criar uma Marca

Esta seção responderá a algumas perguntas frequentes sobre a criação de marcas.

Quanto Custa Criar uma Marca?

Dependendo do pacote, as agências de design cobram em torno de R$ 2.000 a R$ 100.000. Esse pacote pode incluir um logotipo, paletas de cores, cartões de visita, modelos de e-mail e ilustrações para mídias sociais. Para uma opção mais econômica, você pode contratar designers gráficos autônomos por valores que vão desde R$ 30 a até R$ 1.000 por hora.

O Que Torna uma Marca Forte?

Uma marca forte tem uma identidade clara que a separa da concorrência. Sua identidade é formada pelos valores essenciais da marca, design atraente, história convincente e posicionamento exclusivo no mercado.

Como Criar uma Marca Pessoal?

A criação de uma marca pessoal sólida envolve o desenvolvimento de pontos de venda exclusivos, a apresentação de sua experiência por meio de vários canais de marketing e a construção de uma reputação positiva. Considere a possibilidade de criar um site, pois ele é uma das melhores plataformas para criar uma marca pessoal. Confira estes exemplos de sites pessoais para se inspirar.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.