Como Vender Fotos na Internet: 10 Plataformas e as Melhores Práticas

Se você tem uma paixão por fotografia, vender fotos na internet é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro online.

Não é para menos: empresas e anunciantes estão sempre em busca de imagens que possam adquirir para usar em seus materiais de marketing. Por isso, você tem à disposição diversos sites e plataformas que conectam essas empresas a fotógrafos.

E é para isso que estamos aqui. Desde bancos de imagens até a sua própria loja virtual, reunimos as 10 melhores opções vender suas fotos online. Para fazer essa seleção, consideramos uma série de fatores, como a taxa de comissão e os recursos de cada plataforma. Além disso, você conhecerá também algumas dicas úteis sobre como maximizar o lucro ao iniciar seu negócio online de venda de imagens. Vamos lá!

1. Alamy
2. Getty Images
3. Dreamstime
4. Shutterstock
5. Adobe Stock
6. 500px
7. Elo7 + Etsy
8. Snapped4U
9. FotoMoto
10. Seu próprio site

Lista: As 10 Melhores Plataformas para Vender Fotos na Internet

Veja a seguir 10 das melhores opções para vender suas fotos na internet. Essa lista é composta por várias plataformas, incluindo bancos de imagem, marketplaces, uma plataforma de compartilhamento de fotos e um widget de e-commerce.

1. Alamy

página oficial do alamy na web

O Alamy é um banco de imagens britânico, que também oferece imagens vetoriais, vídeos e imagens panorâmicas em 360º. Ele paga mais de US$ 1 milhão a seus vendedores todos os meses.

A plataforma oferece várias ferramentas para atender às necessidades dos clientes e vendedores. O Alamy também não edita os envios, portanto, os criadores têm controle total sobre seus trabalhos. O contrato de colaboração da Alamy tem um período de aviso prévio de 45 dias, e você pode começar a vender imagens dentro de 24 horas após o upload.

Há três modelos de comissão: Alamy Silver, Gold e Platinum. Os colaboradores Alamy Silver ganham uma comissão de 17 a 20%, os colaboradores Alamy Gold recebem 34 a 40% de uma venda e os colaboradores Alamy Platinum obtêm 40 a 50%.Além disso, a plataforma é uma excelente opção para estudantes, pois você recebe uma comissão de 100% por dois anos.

Sugestão de Leitura

Saiba como criar um portfólio de fotografia para compartilhar seus projetos e mostrar suas habilidades.

2. Getty Images

captura de tela do site Getty images

A Getty Images Holdings, Inc. é uma gigante que opera três sites de fotografia diferentes: Getty Images, iStock e Unsplash.

O Getty Images é um site de banco de imagens completo, enquanto o iStock é um provedor de fotografia do tipo microstock. Embora ambos sejam ótimos lugares para vender suas fotos online, eles diferem no número de vendas e no sistema de preços.

Os sites de banco de imagens têm menos vendas em comparação com os sites de microstock, mas oferecem preços mais altos. Os colaboradores da iStock podem ganhar cerca de 15-45% de comissão, enquanto os colaboradores da Getty Images recebem 20% para imagens estáticas e 25% para videoclipes.

Adquirido pela Getty Images Holdings, Inc. em 2021, o Unsplash é um site de banco de imagens (quase totalmente) gratuito. Hoje em dia, ele oferece também o Unsplash+, um plano pago que fornece aos clientes acesso a conteúdo selecionado que pode ser usado para fins comerciais. Colaboradores do Unsplash+ recebem uma remuneração única de US$ 5 a US$ 30 por imagem.

3. Dreamstime

site de venda de fotos dreamstime

O Dreamstime é um banco do tipo microstock isento de royalties, contando com mais de 40 milhões de usuários e uma biblioteca com mais de 200 milhões de arquivos de mídia. Além de fotos, ele oferece vetores, clipes de vídeo e arquivos de áudio.

A plataforma oferece aos colaboradores uma participação de 25% a 50% na receita, sendo que imagens exclusivas recebem um bônus adicional de 10%. Além disso, os colaboradores exclusivos recebem uma participação de 60% na receita de todas as vendas e um adicional de US$ 0,20 para cada envio aprovado.

O Dreamstime também possui um programa de indicação, que oferece aos afiliados 10% do valor bruto das transações de seus indicados. Esse acordo tem duração de três anos após o registro por indicação e se aplica a colaboradores e clientes. Para ajudar os afiliados, a plataforma oferece ferramentas como links, emblemas, banners e um plugin para WordPress.

4. Shutterstock

página inicial do shutterstock

O Shutterstock é um banco de mídia completo, incluindo imagens, vetores, vídeos e músicas. Ao longo dos últimos 15 anos, ele já pagou mais de US$ 1 bilhão a seus colaboradores. A plataforma permite que as pessoas enviem conteúdo, criem uma página de portfólio personalizada e acompanhem seus ganhos.

A taxa de comissão do colaborador aumenta à medida que seu conteúdo vai sendo adquirido. Há seis níveis de ganhos para fotos e vídeos, permitindo que os profissionais ganhem de 15 a 40% de comissão.

Além disso, os usuários podem ganhar dinheiro indicando pessoas para o Shutterstock. Quando um profissional se inscreve usando seu link, você ganha US$ 0,04 em imagens e 10% em vídeos quando o trabalho dele é adquirido. Quando um comprador se inscreve com seu link, você pode ganhar até US$ 200 no primeiro pagamento.

5. Adobe Stock

página inicial do adobe stock

Integrado ao Adobe Creative Cloud, o Adobe Stock é um provedor do tipo microstock que oferece uma ampla variedade de mídias de alta qualidade. Isso inclui imagens, ilustrações, gráficos vetoriais, modelos, músicas e vídeos isentos de royalties.

O banco de midias oferece inúmeras vantagens aos colaboradores. Você pode fazer upload, usar palavras-chave e vender imagens stock usando a inteligência artificial da Adobe e importar álbuns diretamente do Adobe Lightroom. Além disso, os artistas do Adobe Stock também obtêm acesso gratuito ao Adobe Portfolio, uma ferramenta que permite aos usuários criar um site de portfólio de forma rápida e fácil.

Com relação aos seus lucros, o Adobe Stock oferece aos colaboradores 33% de royalties para imagens, vetores e ilustrações e 35% para vídeos. Você também pode se inscrever no Programa de Afiliados da Adobe para obter uma renda extra. Se você promover o Adobe Stock em sua plataforma usando seus banners de marketing ou links de texto, poderá ganhar US$ 72 por um pagamento mensal ou 8,33% em cada compra realizada.

6. 500px

captura de tela do site 500px

O 500px é uma plataforma de compartilhamento em que você pode vender fotos online, se conectar com outros fotógrafos, dar ou receber feedback e encontrar oportunidades de trabalho.

Ele vem com vários recursos úteis. Por exemplo, o algoritmo Pulse mostra novas fotos e fotógrafos, enquanto o recurso Estatísticas oferece aos fotógrafos informações sobre o desempenho de suas fotos. A plataforma também oferece os Quests, que são desafios semanais de fotos que você pode participar para ganhar prêmios.

Há três níveis de associação no 500px: Gratuito, Awesome (que custa US$ 3,99/mês) e Pro (US$ 7,99/mês). O 500px oferece aos membros de todos os níveis a oportunidade de se tornarem colaboradores: os membros gratuitos podem ganhar 60% das vendas líquidas quando vendem fotos exclusivamente na plataforma, enquanto os membros Awesome e Pro recebem 100% de comissão.

7. Elo7 + Etsy

página da web do site elo7

Conhecido como um marketplace para a venda de produtos artesanais, o Elo7 também pode te oferecer uma plataforma para comercializar as suas fotos.

A plataforma cobra de 12% a 18% sobre o valor da venda e você também corre o risco de não ser encontrado por cliente em potencial algum, já que o público costuma entrar no site para comprar produtos físicos. Para vender por lá, você terá que atrair clientes em outros canais e redirecioná-los para a sua loja no Elo7.

Uma vantagem muito interessante da plataforma é que, com ela, você vai poder fazer vendas diretamente pelo WhatsApp também, usando o recurso Talk7.

Se você quiser expandir suas possibilidades de venda e alcançar públicos internacionais, recomendamos conhecer o Etsy, outra plataforma de venda de produtos artesanais, que atrai principalmente clientes norte-americanos.

O Etsy cobra, no mínimo, 0,20 dólares só pela postagem de cada produto na plataforma. Depois, serão descontados 5% da taxa de transação, 4,5% pelo processamento do pagamento e $0,40 adicionais. No final, você ficará com aproximadamente 90% do valor da venda.

Mesmo que o site tenha uma versão da interface traduzida para o português, lembre-se de que seus clientes são internacionais e procurarão palavras-chave em inglês. Tenha isso em mente quando for adicionar o título e a descrição das suas imagens.

8. Snapped4U

site oficial do serviço snapped4u

O Snapped4U é um banco de imagens especializado em retratos e fotografias de eventos. Após criar sua conta, você vai receber uma página pessoal, onde poderá criar galerias diferentes para cada evento que fotografou.

A plataforma é conveniente tanto para os fotógrafos quanto para os clientes. Os usuários não vão precisar criar uma conta antes de visualizar sua página, e você poderá criar uma URL personalizada para facilitar o compartilhamento.

Infelizmente, o Snapped4U não é gratuito. A taxa de inscrição é de 10 dólares, além da comissão mínima de 0,50 cobrada sobre a venda de cada foto.

9. FotoMoto

captura do site fotomoto

O FotoMoto é um serviço que ajuda você a vender cópias impressas das suas fotografias para um público internacional.

Para usar o FotoMoto, você precisa adicionar o código da plataforma ao seu site pessoal. Assim, um botão de compra será adicionado à sua página e, quando o cliente clicarem nele, o FotoMoto vai lidar com a impressão, a embalagem e o envio do produto.

O plano mais básico é gratuito, mas as taxas de transação são bem altas, 22%. Porém, você poderá reduzir essas taxas assinando um plano pago para usar a plataforma. Dependendo de quantas vendas você fizer, a segunda opção poderá sair bem mais barata no fim do mês.

10. Seu Próprio Site

Se você quiser controle total, ter o seu próprio site é a melhor opção para vender fotos online. Optar por este método lhe dá lhe torna mestre do seu negócio de fotografia, inclusive sobre preços, exibição e termos e condições. Mais importante ainda, você pode obter 100% do lucro de suas vendas.

No geral, você pode escolher entre dois caminhos para criar seu site de fotografia: usando um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) ou um construtor de sites. Um CMS tem uma curva de aprendizado mais acentuada do que um construtor de sites, mas oferece mais controle sobre o site.

Com um CMS, você também terá de adquirir um plano de hospedagem e um domínio. Alternativamente, a maioria dos planos de construtores de sites normalmente já inclui elementos como hospedagem, manutenção e suporte em um único pacote.

Resumindo: você deve optar por um CMS, como o WordPress, se quiser um método com mais controle; por outro lado, indicamos usar um construtor de sites de fotografia, como o da Hostinger, para um processo mais rápido e sem complicações.

Dicas Para Lucrar Vendendo Fotos na Internet

Agora, vamos conferir algumas dicas que você deve ter em mente ao vender fotos online para maximizar seus lucros e ganhar dinheiro em casa.

Escolha Seus Assuntos com Cuidado

Descubra seu público-alvo e escolha seus temas de acordo com ele. O ideal é selecionar um tipo de fotografia com alta demanda e amplo apelo.

Uma boa maneira de saber mais sobre as demandas atuais do mercado é realizar pesquisas sobre as tendências dos bancos de imagem. Por exemplo, você pode fazer uma pesquisa de palavras-chave para descobrir o volume de pesquisa relacionado a determinados estilos de fotografia.

Alguns exemplos de nichos incluem pessoas, comida, arquitetura e natureza. Pense no tipo de público-alvo que suas fotos atraem — por exemplo, fotos de pessoas em ambientes corporativos costumam ser muito populares, pois são bastante usadas em sites de negócios ou corporativos, enquanto fotos de lugares paradisíacos são muito usadas por blogs de viagem.

Preste Atenção à Iluminação e à Composição

Aprenda técnicas básicas de fotografia para criar composições limpas, nítidas e visualmente agradáveis. Considere o tipo de iluminação e enquadramento que melhor complementam seu tema.

Por exemplo, preste atenção à intensidade, a direção e a qualidade da luz. A intensidade é o brilho da luz, enquanto a direção se refere à sua origem e ao tipo de sombras que ela projeta. A qualidade da luz refere-se ao grau de suavidade ou dureza da luz.

Em termos de composição, corte os elementos desnecessários para enfatizar o objeto da sua foto. Isso pode ser feito de várias maneiras, como aproximar-se do objeto ou aproveitar a profundidade de campo. Tente usar a regra dos terços para descobrir a posição ideal.

Use Palavras-Chave e Descrições Relevantes

A prática de usar palavras-chave e descrições relevantes faz parte da otimização de mecanismos de busca (SEO). Otimizar suas imagens para os mecanismos de pesquisa melhorará sua visibilidade, pois seus trabalhos terão melhor classificação nos resultados de pesquisa e aparecerão em categorias ou nichos relevantes.

Use um título simples, mas descritivo: descreva o que a foto inclui, mas evite escrever demais. Inclua as palavras-chave apropriadas no título e na descrição. Aproveite todos os recursos que a plataforma oferece para você descrever e categorizar a imagem. Isso pode incluir tags, local, tamanho e orientação.

Divulgue Suas Fotos nas Redes Sociais

As mídias sociais são ótimas ferramentas para formar um público e atrair possíveis compradores. Crie um perfil nas redes sociais para mostrar seus melhores trabalhos, use hashtags para aumentar a visibilidade e interaja com seus seguidores para estimular o engajamento.

Crie contas em múltiplas plataformas sociais para ampliar seu alcance e atingir públicos diferentes. Isso inclui plataformas de fotografia, como VSCO e Flickr, que permitem que você se conecte com outros fotógrafos e obtenha inspiração.

Além disso, considere a possibilidade de divulgar suas fotos por meio de publicações patrocinadas, pois elas podem ajudar você a segmentar dados demográficos específicos e acompanhar estatísticas. Exemplos de programas desse tipo incluem o Instagram Ads e o Pinterest Ads.

Diversifique seu Portfólio

Concentrar-se em um nicho ou estilo pode ser uma boa ideia para quem está começando. No entanto, diversificar seu portfólio de fotografia pode aumentar as chances de as pessoas descobrirem e comprarem seus trabalhos. Ao mergulhar em vários nichos e explorar diferentes estilos e gêneros de fotografia, você não só pode maximizar os ganhos, mas também expandir seu conjunto de habilidades.

Procure criar trabalhos em vários nichos, gêneros e estilos para expor seu trabalho a uma gama maior de públicos-alvo. Você também pode vender fotos por meio de múltiplas plataformas e personalizá-las de acordo com a demanda de cada uma delas. Além disso, a produção de vídeos é outra boa ideia para diversificar seu conteúdo.

Faça Upload de Novas Fotos Regularmente

O upload regular de novas imagens, mantendo uma alta qualidade, ajuda a manter seu portfólio atualizado e a aprimorar suas habilidades.

O fornecimento constante de novos conteúdos também atrai mais clientes em potencial. Isso ocorre porque as pessoas perceberão que você tem uma consistência na produção e na qualidade de suas fotos. As pessoas podem até começar a reconhecer seu estilo e procurar seus serviços por conta própria.

Aprimore Suas Fotos

Pessoas e empresas que compram fotos profissionais esperam uma qualidade superior à das fotos que eles mesmos podem tirar. Portanto, é uma boa ideia aperfeiçoar suas fotos usando softwares de edição.

Algumas edições podem ser necessárias para produzir fotos nítidas e de alta qualidade. Por exemplo, talvez você precise remover o plano de fundo de uma imagem, reduzir sua nitidez ou aplicar algumas correções de cor.

Há uma grande variedade de softwares de edição de imagens gratuitos ou premium. Exemplos de opções gratuitas incluem o GIMP e o Pixlr. No entanto, se você tiver orçamento, recomendamos o uso de softwares pagos, como o Affinity Photo ou o Adobe Photoshop, que é o padrão do setor.

Entenda seus Direitos e Deveres Legais

Antes de vender suas fotos na internet, certifique-se de se familiarizar com seus direitos e deveres legais no ramo.

Verifique continuamente se suas fotos estão dentro da lei antes de vendê-las. Por exemplo, seu trabalho não deve conter violação de direitos autorais ou de imagem: se a sua foto mostrar pessoas e propriedades identificáveis, você deverá obter os formulários de liberação adequados antes de vendê-la. Você também pode não ter a propriedade total dos direitos autorais se tiver tirado a foto como funcionário de uma empresa ou se tiver sido pago por terceiros para tirar a foto.

Ao fazer upload de fotos em sites de banco de imagens, você não está vendendo os direitos autorais dela; em vez disso, você está licenciando o direito de usar seu trabalho de várias maneiras. Alguns exemplos de permissões que você pode oferecer incluem direitos exclusivos, direitos não exclusivos e direitos gerenciados.

Além disso, verifique se você precisa de uma licença comercial para vender fotos online. Talvez seja necessária uma licença para desenvolver e rentabilizar seus talentos.

Conclusão

Vender fotos online é uma excelente atividade secundária se você é profissional ou entusiasta de fotografia. Você pode comercializar suas imagens em uma infinidade de sites e plataformas, cada um oferecendo taxas de comissão e recursos próprios.

Se você ainda não tiver decidido qual plataforma usar, dê uma olhada em nossas recomendações definitivas sobre as melhores opções para vender fotos na internet:

  • Seu próprio site – para quem busca controle e flexibilidade totais.
  • Shutterstock – para vender fotos de alta qualidade para outdoors e mídia impressa.
  • Getty Images – para fotografia criativa e editorial.
  • Elo7 / Etsy – para vender impressões fotográficas.
  • Alamy – para estudantes de fotografia, que podem vender com taxa de comissão de 100% por dois anos.

Lembre-se que há algumas práticas recomendadas que você deve ter em mente para maximizar o lucro ao vender suas fotos. Escolha seus temas com cuidado e pense na iluminação e na composição. Aumente sua visibilidade usando palavras-chave e descrições relevantes e promovendo seu trabalho nas redes sociais.

Além de fazer o upload de novas fotos regularmente, diversifique os tipos de fotos que você tira e aprimore-as usando um bom software de edição de fotos. Por fim, seja qual for a plataforma escolhida para vender suas fotos, não se esqueça de conhecer seus direitos e deveres legais. Boa sorte!

Perguntas Frequentes Sobre Como Vender Fotos na Internet

Vamos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre a venda de fotografias na internet.

Que Tipos de Fotos eu Devo Vender?

Os temas mais populares nos bancos de imagens incluem natureza, eletrônicos e negócios. Além disso, pesquisas mostram que a maioria das fotos mais populares são tiradas ao amanhecer ou ao anoitecer, pois estes são horários de iluminação menos intensa. Fotos com objetos não identificados ou com placas em branco também são muito populares.

Eu Preciso de uma Câmera Profissional para Vender Fotos na Internet?

Não necessariamente. O requisito básico é ter imagens claras e de alta qualidade. Tecnicamente, você pode fazer excelentes fotos com uma boa câmera de smartphone, mas nós recomendamos uma câmera profissional para ter mais opções e flexibilidade.

Quanto Dinheiro é Possível Ganhar Vendendo Fotos Online?

A quantia que você ganha ao vender imagens online depende de muitos fatores, como as plataformas em que você vende e suas taxas de comissão, a exclusividade e sua localização geográfica. A maioria das plataformas e bancos de imagens costuma oferecer uma taxa de comissão de 15 a 60% a cada venda realizada.

Eu Ainda Terei a Propriedade das Minhas Fotos Após Vendê-las?

Na maioria dos casos, sim: você mantém a propriedade total dos direitos autorais de suas fotos após vendê-las na internet. Afinal, ao vender fotos online, você não está vendendo os direitos autorais dessas imagens — o que você está vendendo é a licença de uso de suas imagens de acordo com os termos e condições que foram acordados.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.