Os Sites Mais Acessados de Cada País (Excluindo Buscadores)
A internet permitiu a conexão entre pessoas e culturas de praticamente todos os cantos do planeta. Com ela, podemos acessar notícias e veículos de comunicação de qualquer país, assim como usar ferramentas que traduzem conteúdos de um idioma para outro.
Isso permitiu o surgimento de novas ideias e opiniões e a internet passou a unir o mundo todo em um só lugar. Ainda assim, cada usuário ainda tem sua própria forma de pensar e agir.
Nos últimos anos, muito tem se falado em como a internet polariza diferentes formas de pensamento. Até o propósito para se ficar online continua sendo uma questão de diferença cultural. Por exemplo, os peruanos passam mais tempo assistindo TV e filmes do que qualquer outra pessoa; os filipinos passam uma média de 4 horas e 15 minutos por dia nas redes sociais. Sem contar que o bloqueio geográfico impede usuários de certos países de acessar determinados sites. Além disso, vale lembrar que a maioria dos países com as taxas mais baixas de acesso à internet estão na Ásia e na África.
Quer que o público dos seus sonhos sempre visite o seu site? A Hostinger pode te ajudar nisso. A gente identificou e mapeou os sites mais acessados em todos os países do mundo. Também pesquisamos os principais sites de notícias, bancos, moda e alimentação de cada região.
O Que Fizemos
A Hostinger analisou rankings online para encontrar os sites mais acessados do mundo. Excluímos buscadores dos resultados para evitar interferências mediadas por computadores e não consideramos o Facebook e o YouTube na pesquisa — eles dominariam o pódio. Como esta pesquisa (link em inglês) revelou no ano passado, o mundo passa 213,2 bilhões de horas por ano no Google, 142,6 bilhões de horas no YouTube e 44,6 bilhões de horas no Facebook — números que superam qualquer outro site.
Principais Dados
- A Wikipedia é o site mais acessado em 43 países, mais do que qualquer outro site.
- A Amazon é o site mais acessado nos EUA e em três outros países.
- O site mais acessado no Reino Unido é bbc.co.uk.
- A BBC é o site de notícias mais acessado na maioria dos países.
América do Sul
Alguns sites nunca morrem – eles apenas mudam. O antigo Blogspot não ocupa mais o mesmo lugar em conteúdo e influência cultural como costumava nos Estados Unidos e em outros lugares, mas continua a atrair 6,12 milhões de visitas anuais na Bolívia. A cultura dos blogs (link em inglês) se estabeleceu na Bolívia como uma forma de grupos marginalizados terem voz perante a sociedade.
O site de e-commerce mais popular da América Latina é o Mercado Livre, que conecta vendedores e clientes. A receita do Mercado Livre aumentou 90% no primeiro ano da pandemia de Covid-19. Os interesses em tecnologia financeira (fintech) e as receitas de crédito também fortaleceram suas perspectivas (link em inglês) e fez com que ele se tornasse um dos sites mais acessados da Argentina.
Qual o Site Mais Acessado do Brasil?
O site mais acessado do Brasil é o Uol, com uma média de 500,5 milhões de visitas mensais. O número abrange todos os sites de notícia e entretenimento do portal, incluindo Folha de S. Paulo, Tab e PagSeguro.
Os principais motivos que levam os usuários a acessar o Portal Uol são ler notícias, ver a cotação do dólar e se informar sobre os jogos de futebol do dia. Os acessos via dispositivos móveis representam 94,2% das visitas do site, enquanto 5,8% são feitas em computadores.
América do Norte
Os EUA são o único país norte-americano onde a Amazon é o site mais visitado. Ela recebe 2,66 bilhões de visitas em seu país de origem todos os anos. Cerca de metade (link em inglês) dos moradores dos Estados Unidos vão direto pro site da Amazon quando querem pesquisar produtos online. À medida que a empresa de Jeff Bezos continua colhendo os frutos do aumento das vendas online com a vinda da pandemia e diversificando sua gama de produtos — que agora também contam com itens de supermercado — é muito provável que o número de visitas aumente cada vez mais no futuro.
Enquanto a Wikipédia e o Twitter dominam o mapa, metade dos países da América do Norte compartilha seu interesse por fóruns e fandoms. O Reddit é o top 1 no Canadá. O Nintenderos, site de notícias da Nintendo, é um dos sites mais acessados na Guatemala e o fórum de ficção/jogos de fantasia Sufficient Velocity recebe 4,97 milhões de visitas anuais em Porto Rico.
Europa
A Wikipédia é o site mais acessado em 15 dos 38 países europeu,s de acordo com nossa pesquisa. É a base de conhecimento online número um para muitos e se tornou a maior enciclopédia online do mundo. O site multiplicou a sua quantidade de leitores ao adicionar diversas opções de idiomas. No 15º aniversário da Wikipédia, o Pew Research Center revelou que as páginas em inglês mais populares são sobre filmes e eventos atuais. Enquanto isso, os usuários espanhóis tendem a ler mais sobre esportes e história.
Além da Wikipedia, os sites de notícias são populares em toda a Europa. Nos Bálcãs, por exemplo, Bósnia e Herzegovina, Sérvia e Croácia têm um site de notícias com uma extensão de domínio local como um dos seus sites mais acessados; no Reino Unido, é a BBC. Já na Geórgia, o polêmico fórum de imagens, textos anônimos e compartilhamento de notícias, 4Chan, é o destino mais comum dos usuários da internet.
Oriente Médio e Ásia Central
O serviço de e-mail da VK, mail.ru, é um dos sites mais acessados no Cazaquistão e no Tajiquistão, enquanto o Twitter é o principal na Arábia Saudita e no Iêmen. Porém, a Wikipédia domina a região como o site mais visitado em cinco dos 17 países.
Israel e Uzbequistão são os únicos países da região onde o site mais acessado tem uma extensão de domínio com o código de seu próprio país. O popular site de notícias kun.uz é o mais visitado do Uzbequistão. O site de notícias é respeitado por sua integridade (link em inglês), lidando com a pressão do governo para que suas histórias nacionais tenham sempre um viés positivo.
Outros Países da Ásia e Oceania
O Twitter de fato recebe atenção em todo o planeta. Ele é o mais acessado em países da América do Norte e do Sul, África e Oriente Médio. O leste e o sudeste da Ásia também usam muito o gigante das redes sociais. O Japão tem o segundo maior (link em inglês) número de usuários ativos do mundo, embora o Livedoor seja um dos sites mais acessados do Japão. O Twitter é o site mais visitado na Indonésia, que possui a oitava maior base ativa de Twitter do mundo. Também é um dos sites mais acessados no Laos, apesar de receber apenas 879.105 visitas anuais.
O blog sul-coreano Tistory é o mais visitado em seu país de origem. Os usuários coreanos podem usar skins (acessório usado para mudar o visual de um programa) e plugins para criar um blog ou site no estilo de revista. Esses sites podem manter a extensão Tistory ou os editores podem conectar seu próprio nome de domínio comprado de uma provedora terceirizada, como a Hostinger.
África
Na Libéria, onde apenas um quarto da população usa a internet, o banco de dados de filmes IMDb é um dos sites mais acessados. A cultura cinematográfica liberiana cresceu (inglês) durante a crise do vírus Ebola em meados da década passada, quando o público se reuniu para entretenimento e distração. A paixão pelo cinema continua forte.
A Wikipédia lidera em oito dos 33 países africanos com dados disponíveis. Você também verá outras marcas americanas e europeias no mapa, como Twitter, Soundcloud, Amazon e Netflix. Em outros lugares da África, os sites locais se destacam. O site mais visitado de Gana é a página inicial de sua universidade nacional. O site recebe 6,28 milhões de visitas por ano.
Jornais: BBC é o Site de Notícias Mais Acessado
O site da British Broadcasting Corporation (BBC) é a página de notícias mais visitada em 12 países — incluindo o próprio Reino Unido — mais do que qualquer outra no mundo. A BBC se apresenta (link em inglês) como “a emissora de notícias internacional mais confiável do mundo”. É muito popular na África e também é o site mais visitado em seis países.
Bancos: Os Mais Populares em Nove Lugares
Não existe um único serviço bancário que domine o mundo dos sites bancários, embora a empresa de serviços de câmbio Xe seja a mais visitada desta categoria em nove países. Vários bancos estão no topo em dois países, incluindo a fintech francesa Boursorama, cujo site também é popular na Tailândia.
Nos EUA, o Chase Bank, com dois séculos de existência, agora possui o site bancário mais visitado. No Brasil, o Banco com mais acessos é a Caixa Econômica Federal, com 164,6 milhões de visitas mensais.
Vestuário e Moda: Marca de Fast Fashion, Shein é a Número Um
O setor de vestuário tem uma gama de marcas de roupas e lojas online entre os sites mais acessados de país para país, mas o que ocupa o primeiro lugar é o da Shein. Ele é o site de vestuário/moda mais acessado em 26 países. A Shein é uma loja chinesa de fast fashion ou, em português, moda rápida. Ela opera principalmente nos EUA, Europa e Austrália. Seu site é visitado em lugares como Gana, Iraque e Venezuela.
No Brasil, o mais visitado é o site da Netshoes, com 15,7 milhões de usuários comprando roupas e sapatos por lá todos os meses.
Alimentos e Bebidas: BBC Perde a Disputa para o allrecipes
A internet contém um número quase infinito de receitas. Portanto, onde quer que você esteja no mundo, é uma tarefa fácil encontrar uma fonte confiável.
Em quatro países, a BBC está na frente mais uma vez, só que dessa vez com seu site de receitas Good Food. Mas a cereja do bolo, na verdade, é o site allrecipes. Ele é o site mais acessado da categoria em sete países e em quatro regiões. Com sede em Seattle, começou como um site de receitas de biscoitos. Logo depois, expandiu seu conteúdo para outros canais de comunicação e começou a publicar diversos tipos de receitas.
Aqui no Brasil, o mais acessado da categoria é o site TudoGostoso, que reúne 36,4 milhões de visitantes todos os meses para acompanharem as mais novas receitas.
Conheça seu Público – Onde Quer que ele Esteja
Como qualquer plano de marketing, ter noção de como montar um site de sucesso significa identificar seu público e achar formas de sempre mantê-lo engajado. Há muitos fatores a serem analisados, mas a localização do seu público — seja local, nacional ou internacional — e as expectativas culturais que ele carrega são as mais importantes.
A Hostinger convida você a dar uma olhada nos dados mostrados na tabela acima. Do Afeganistão ao Zimbábue, cada país tem sua própria vida e preferências de sites. E aí, você já sabe como chamar a atenção seu público?
Dica
Você nem precisa ir muito longe para ter um site. Use o construtor de sites da Hostinger para fazer seu site novo, sem dificuldades e usando recursos muito intuitivos
METODOLOGIA E FONTES
Para encontrar o site mais visitado em cada país, verificamos dados de classificação online do relatório Open .Trends, utilizando a seção “Todas as indústrias”, assim como as seguintes categorias populares: “Sites de notícias”, “Bancos”, “Vestuário e Moda” e” Alimentos e Bebidas”.
Excluímos sites que dominariam o primeiro lugar em quase todo o planeta (por exemplo, YouTube, Facebook e Google) e buscadores (por exemplo, Yahoo, Baidu, DuckDuckGo, Naver e Yandex) para nivelar o campo de batalha e descartar interferências mediadas por computadores. Não consideramos sites adultos, sites de apostas, serviços ilegais de streaming/download e sites maliciosos. Também excluímos da lista as seguintes condições:
- dados incompletos
- fontes vindas de tráfegos pagos ou tráfego de referência
- números ano a ano e mês a mês que não eram verdadeiros (ou seja, se ambos tivessem aumento de mais de 200%, ou um aumento anual de mais de 400%)
Por fim, filtramos os dados para descobrir os sites mais acessados em cada país com pelo menos 1 milhão de usuários. Encontramos os principais sites filtrando por categoria geral e por categoria específica antes de apresentar nossos resultados em uma série de mapas mundiais e continentais.
Os dados foram coletados em junho de 2022. Dados adicionais específicos para o Brasil foram coletados em novembro de 2022.