WooCommerce vs Shopify: Qual é a Melhor Plataforma de e-Commerce para Você
Ao falar sobre as melhores plataformas de e-commerce, geralmente WooCommerce e Shopify fazem parte da conversa.
O Shopify é uma plataforma totalmente hospedada com funcionalidade de comércio eletrônico tudo-em-um para vender produtos e serviços. Por outro lado, o WooCommerce é um plugin para WordPress que você hospeda em seu próprio site e oferece grande flexibilidade para criar qualquer tipo de loja.
Este artigo comparará as duas plataformas de comércio eletrônico em detalhes, desde a facilidade de uso e recursos até custos e escalabilidade. Vamos reunir todas as principais informações para ajudar você a escolher a melhor opção para o seu negócio. Vamos lá?
Conteúdo
WooCommerce vs Shopify: Visão Geral
Vamos começar comparando o WooCommerce com o Shopify em um resumo:
WooCommerce | Shopify | |
Facilidade de Uso | Usuários que não têm familiaridade com o WordPress podem precisar de mais tempo para se acostumar com a interface e as ferramentas. | Oferece uma interface intuitiva que é fácil o suficiente para novos usuários navegarem. |
Recursos de Comércio Eletrônico | Vem com recursos básicos de comércio eletrônico integrados e várias opções de extensões e plugins. | Os recursos variam com base no plano escolhido. |
Custo | O plugin é gratuito, mas você precisa custear hospedagem, domínio e quaisquer extensões que você comprar. Estimativa de custo: a partir de R$ 40/mês | Quatro planos de preços estão disponíveis, juntamente com aplicativos pagos. Estimativa de custo: a partir de US$ 40/mês |
Temas e Personalização | Milhares de temas do WordPress e WooCommerce, tanto oficiais quanto de terceiros, são personalizáveis em diferentes níveis. | Possui mais de 200 templates oficiais, juntamente com opções de terceiros. No entanto, as opções adicionais de personalização são limitadas. |
Plugins e Extensões | Mais de 850 extensões WooCommerce e 59.000 plugins WordPress para expandir sua loja online. | Mais de 8.000 aplicativos estão disponíveis na Shopify App Store. |
Envio e Portais de Pagamento | Inclui configurações básicas de envio e pagamento. Plugins e extensões oferecem recursos adicionais. | Fornece amplas opções de envio e pagamento. Você pode instalar aplicativos para obter recursos extras. |
Marketing e SEO | Recursos básicos de marketing com personalização de SEO embutida. Plugins oferecem funcionalidade adicional. | Extensas ferramentas de marketing integradas e aplicativos disponíveis para recursos avançados. Recursos de SEO estão disponíveis, mas com personalização limitada. |
Segurança | O usuário é responsável pela segurança do seu site. Escolher uma hospedagem segura, instalar plugins de segurança, atualizar o software e fazer manutenção regular são essenciais. | O Shopify cuida das tarefas de segurança do site. |
Suporte ao Cliente | Você dependerá da documentação do WooCommerce e do WordPress, fóruns da comunidade e suporte dos plugins e temas. Serviços de suporte pagos também estão disponíveis. | Fornece suporte 24/7 por telefone, email e chat ao vivo. Fóruns da comunidade e um centro de ajuda também estão disponíveis para solução de problemas. |
WooCommerce vs Shopify: Facilidade de Uso
Ao criar um site de e-commerce, pense na facilidade de uso de cada plataforma, desde a configuração da sua loja até a adição dos seus produtos. Escolha uma plataforma que corresponda ao seu nível de habilidade para reduzir a curva de aprendizado.
WooCommerce
Se você já está familiarizado com o WordPress, o WooCommerce será muito fácil de usar. Caso contrário, você precisará aprender como criar um site WordPress antes da instalação do plugin.
Por ser uma plataforma auto-hospedada, o WordPress funciona em seu plano de hospedagem de sites e com o seu domínio. Por esse motivo, a facilidade de configurar o WordPress e o WooCommerce depende muito do seu provedor de hospedagem.
Por exemplo, a Hostinger simplifica o processo para usuários iniciantes com um fluxo de configuração inicial personalizado.
Após comprar nosso plano de hospedagem WooCommerce, o fluxo de integração irá guiar você através do processo de instalação do WordPress. Você pode criar um site vazio ou instalar os plugins e temas recomendados com base no tipo de site escolhido.
Uma vez que você tenha o site WordPress, configure sua loja WooCommerce com a mesma facilidade com a ajuda do plugin pré-instalado Hostinger Easy Onboarding.
Basta ir até Hostinger → Integração no painel do WordPress e clicar em Configurar uma loja online.
Você verá uma lista de verificação das tarefas que precisa completar para lançar uma loja online. Se você não tem experiência em comércio eletrônico, esse recurso garante que você configurará todos os elementos importantes corretamente para um negócio online de sucesso.
Com descrições de produtos geradas por IA, adicionar novos produtos fica ainda mais fácil e rápido. Basta inserir palavras-chave relevantes para cada produto e selecionar o tamanho e o tom da descrição. Você pode ajustar o texto para personalizá-lo ainda mais, economizando seu tempo em vez de escrever do zero.
A página de Produtos vem com uma ferramenta de importação-exportação integrada, muito conveniente para mover suas listagens de produtos de uma plataforma para outra em massa.
A Hostinger facilita a configuração de gateways de pagamento, métodos de envio e campanhas de email, redirecionando você para plugins e extensões populares. Nós fornecemos mais informações na seção Plugins e Extensões.
No geral, configurar o WordPress e WooCommerce com o Hostinger não requer habilidades técnicas. Além disso, seu site entra automaticamente ao vivo após configurar o WordPress, tornando sua presença online visível sem etapas adicionais.
Se sua loja ainda não está pronta para receber visitantes, o modo de manutenção do WordPress da Hostinger pode esconder temporariamente seu conteúdo dos internautas. Vá até Hostinger → Ferramentas no seu painel do WordPress e ative a opção Modo de manutenção.
Se você não é cliente da Hostinger, também pode ativar este modo usando um plugin de manutenção do WordPress, que também não requer código.
Shopify
O Shopify é uma plataforma de comércio eletrônico dedicada que agrupa hospedagem e um subdomínio próprio em seus planos, para que você não precise comprá-los separadamente. Se você quiser usar um domínio personalizado para um reconhecimento de marca mais forte, é possível comprá-lo na própria plataforma ou conectá-lo a partir de uma registradora de domínio terceirizada.
O Guia de configuração fornece dicas sobre como preparar seu site Shopify, desde a escolha do nome da loja até a personalização do design.
O Shopify integra IA em seu processo de adição de produtos para ajudar você com as descrições dos produtos. Assim como o WooCommerce, o painel do Shopify também possui uma ferramenta de importação e exportação para facilitar o gerenciamento de produtos.
Ao contrário do WooCommerce, o Shopify mantém seu site protegido por senha até que ele esteja pronto para ser lançado. Para tornar sua loja virtual Shopify acessível aos visitantes, remova manualmente a senha na página de Temas ou Preferências .
WooCommerce vs Shopify: Recursos de e-Commerce
Os recursos representam uma diferença chave entre o WooCommerce, que é como um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), e o Shopify, que se apresenta como uma solução de comércio eletrônico. Considere como as características de ambas as plataformas podem atender às suas necessidades de negócio a longo prazo.
WooCommerce
Como o plugin de e-commerce mais popular do WordPress, o WooCommerce suporta vários tipos de produtos. Você pode facilmente vender qualquer coisa, desde itens físicos até downloads e produtos de afiliados, sem precisar de um plugin separado. Use categorias e tags para organizar inventários de produtos grandes de maneira mais eficiente.
A funcionalidade de gerenciamento de pedidos lista automaticamente todos os pedidos recebidos. Para adicionar pedidos manualmente, vá até WooCommerce → Pedidos → Adicionar pedido. O recurso de visualização torna mais fácil verificar pedidos individuais e alterar seus status.
Quando você começar a receber pedidos, pode facilmente acompanhar as vendas da sua loja e outras métricas, como impostos e estoque, com recursos de análise integrados. Para um rastreamento mais preciso, configure a ferramenta para exibir dados com base no status do pedido.
Outras funções de e-commerce importantes incluem gestão de clientes e relatórios de vendas, que são úteis para entender sua base de clientes e identificar tendências em seu negócio. Combine-os com as funções e permissões de usuário do WordPress para criar uma sensação de exclusividade e impulsionar as vendas.
Dito isto, as funcionalidades integradas do WooCommerce são ideais para pequenos e médios negócios com necessidades de comércio eletrônico simples. Recursos avançados — como soluções de ponto de venda, opções de assinatura e gerenciamento de inventário em múltiplos armazéns — exigirão plugins e extensões de terceiros.
Shopify
Projetado especificamente para o comércio eletrônico, o Shopify oferece recursos integrados poderosos para apoiar vários modelos de negócio.
Por exemplo, o Shopify simplifica a venda em múltiplos canais sincronizando o inventário em várias plataformas de marketplace e redes sociais. Todos os planos da plataforma incluem este recurso, então você não precisa fazer a instalação de aplicativos Shopify separados.
Um dos canais suportados é o sistema de ponto de venda para transações presenciais. O Shopify POS Lite suporta comerciantes que vendem em feiras e marketplaces. No entanto, recursos avançados para lojas físicas custam uma taxa adicional de US$ 89/mês.
Assim como o WooCommerce, o Shopify também oferece ferramentas de análise para uma melhor tomada de decisões. Você pode rastrear uma ampla gama de parâmetros, como valor médio do pedido (AOV), sessões por tipo de dispositivo e localização, e taxa de venda.
Em termos de personalização, as funções e permissões de usuário do Shopify não são tão flexíveis quanto as do WooCommerce. No entanto, ele permite que você crie segmentos de clientes para identificar os interesses e hábitos de consumo do seu mercado alvo.
No geral, as funcionalidades básicas do Shopify funcionam bem para lojas online de pequeno a médio porte com presença física. Lembre-se de que a variedade de recursos disponíveis dependerá do plano adquirido.
Shopify vs WooCommerce: Custo
Levar em conta os custos de desenvolvimento da loja ajuda a manter seu orçamento inicial sob controle. Aqui está quanto custa para construir uma loja on-line no WooCommerce e Shopify.
WooCommerce
Por ser um plug-in gratuito, os principais custos do WooCommerce em que você precisará investir são hospedagem de sites e um domínio. Para o melhor custo-benefício, escolha um provedor de hospedagem que ofereça um pacote de hospedagem com domínio gratuito.
Por €7.99/mês, o plano de hospedagem WooCommerce Cloud Startup da Hostinger fornece tudo o que é necessário para a maioria das lojas WooCommerce. Ao comprar o plano anual, você recebe um registro de domínio gratuito por um ano, um certificado SSL para construir confiança com os clientes e uma conta de email profissional para a sua marca.
Como uma hospedagem recomendada oficialmente pelo WordPress.org, a Hostinger garante um desempenho excelente, com uma rede de entrega de conteúdo (CDN) interna, uma garantia de tempo de atividade de 99,9% e medidas de segurança avançadas. Nossos data centers espalhados pelo mundo reduzem os tempos de carregamento para seus clientes em qualquer lugar do planeta.
Aproveite a nossa garantia de devolução do dinheiro em 30 dias para testar as funcionalidades da nossa hospedagem sem riscos.
Outros custos a considerar incluem extensões e temas premium do WooCommerce, que custam a partir de US$ 29/ano e US$ 49/ano, respectivamente. Você pode facilmente reduzir esses custos usando alternativas gratuitas ou de custo mais baixo.
Shopify
Os planos básicos da Shopify começam a partir de US$ 39/mês, com até 25% de desconto para assinaturas anuais. No entanto, o plano de entrada – Básico – é voltado para empreendedores individuais. Para empresas, a plataforma sugere optar pelo plano Shopify, de US$ 105/mês ou US# 948/ano.
Este plano inclui até cinco contas de funcionários e recursos como segmentação de clientes, análises padrão e capacidade de checkout padrão para lidar com vários checkouts simultaneamente. No geral, ele é adequado para negócios com tráfego web de baixo a médio nível.
Uma vez que seu negócio cresça, você pode atualizar para o plano Avançado, por $399/mês ou $3,588/ano. Projetado para grandes negócios, este plano inclui até 15 contas de funcionários e recursos avançados como relatórios personalizados e análises, capacidade de checkout 10x maior e suporte aprimorado ao chat ao vivo.
Para expandir além dos planos básicos, faça o upgrade para o Shopify Plus por US$ 2.300/mês em um contrato de três anos. Este plano atende a gigantes da indústria com inventários em várias localizações, tráfego extremamente alto, lojas físicas ou um modelo de negócio B2B.
Lembre-se de que esses preços não incluem a taxa de US$ 89/mês para configurar o Shopify POS Pro por localização.
Como o Shopify fornece apenas um subdomínio atrelado à marca (como sualoja.shopify.com), você precisa considerar a taxa de registro de um domínio próprio se quiser soar mais profissional. Obter um domínio .com da plataforma custa US$ 15/ano. Você pode obter uma oferta melhor em uma registradora de domínio terceirizada e conectar o domínio à sua loja Shopify gratuitamente.
WooCommerce vs Shopify: Temas e Personalização
O design do seu site de eCommerce ajuda a moldar as primeiras impressões dos clientes sobre sua marca e a experiência geral de compra. Escolher uma plataforma de eCommerce com muitos templates e opções de personalização facilita a criação de uma loja online visualmente atraente.
WooCommerce
A plataforma de oferece 91 temas de nicho, incluindo três opções gratuitas, no WooCommerce Marketplace.
O diretório de temas do WordPress, contendo mais de 12.000 temas, oferece mais opções gratuitas para ajudar os novos usuários a começar. Enquanto isso, opções premium estão disponíveis a preços variados em marketplaces como ThemeForest e CodeCanyon.
Confira nossos melhores temas WooCommerce para melhorar a aparência da sua loja.
Como um plugin de código aberto do WordPress, o WooCommerce é altamente personalizável usando vários métodos. A maneira mais fácil é usar o personalizador de tema integrado para fazer alterações básicas no design da sua loja.
Vários plugins de criador de páginas para WordPress, como o Beaver Builder e o WPBakery, oferecem um editor de arrastar e soltar e elementos pré-construídos para personalização sem código. Ter muitas opções disponíveis permite que você escolha aquela que melhor atende às suas necessidades e ao seu orçamento.
Se você sabe como programar, pode modificar diretamente os arquivos de um tema usando um editor de código. O WordPress permite que os usuários acessem e modifiquem o back-end do seu site usando o gerenciador de arquivos do seu provedor de hospedagem. Este método permite modificações avançadas para criar qualquer visual desejado em sua loja WooCommerce.
Shopify
A Loja de Temas do Shopify oferece 203 temas para escolher, 13 dos quais são gratuitos. Todos os temas do Shopify são compatíveis com a versão mais recente da plataforma.
Para alterar o design do tema, vá para Loja Online → Temas e selecione Personalizar. O editor de temas embutido é baseado em blocos e tem a funcionalidade de arrastar e soltar, então você não precisa mexer em código.
Dito isto, você ainda pode acessar a folha de estilo do tema (CSS) para personalizar ainda mais o design. Abra as Configurações do tema na barra lateral esquerda do editor de temas e cole seu código personalizado lá. Selecione uma seção antes de adicionar o código para modificar apenas aquela parte.
Como uma plataforma de código fechado, o Shopify só dá acesso limitado ao back-end do seu site. Você se restringirá às opções de personalização disponíveis no editor de tema. Além disso, o CSS personalizado precisa seguir as exigências de código da Shopify para funcionar.
Consequentemente, não há muito que você pode fazer para mudar o design do seu tema.
WooCommerce vs Shopify: Plugins e Extensões
Plug-ins e extensões são ótimos para expandir a funcionalidade da sua loja de comércio eletrônico. Por isso, escolher uma plataforma de e-commerce com uma grande biblioteca de extensões pode ajudar a escalar sua loja conforme necessário. Tendo isso em mente, lembre-se de considerar a facilidade de uso e o preço médio dos plugins oferecidos.
WooCommerce
Mais de 800 extensões oficiais e 59.000 plugins estão disponíveis a preços variados no WooCommerce Marketplace e no diretório de plugins do WordPress. Marketplaces de terceiros, como CodeGrape e CodeCanyon, também vendem plugins com diferentes funções.
O processo de instalação dos plugins também é relativamente simples, mesmo para plugins de terceiros. Se você sentir necessidade, nós temos um guia completo para iniciantes sobre a instalação de plugins do WordPress usando quatro métodos diferentes. Clientes da Hostinger podem inclusive instalar plugins em massa durante a configuração do site.
Com tantos plugins disponíveis, você pode adicionar novos recursos conforme necessário para melhorar a experiência do cliente e expandir áreas-chave do negócio. Navegue em nossa lista de principais plugins do WooCommerce para ajudar você a impulsionar as vendas.
Dito isto, os plugins podem variar em qualidade dependendo dos desenvolvedores. Para evitar conflitos, verifique a compatibilidade do plugin com a sua versão do WordPress e os demais plugins instalados.
Shopify
Por ter tantos recursos robustos integrados, o Shopify precisa de menos extensões para funcionar a contento. No entanto, você ainda pode obter aplicativos adicionais na Loja de Aplicativos Shopify, que oferece mais de 8.000 opções gratuitas e pagas.
Assim como no caso dos temas, o Shopify não suporta aplicativos hospedados em plataformas de terceiros. A vantagem disso é que, por ter menos escolhas, você tem menos probabilidade de sofrer com conflitos entre aplicativos. Além disso, o uso de aplicativos oficiais também elimina problemas de compatibilidade.
No entanto, você só pode escalar seu site Shopify com os plugins oferecidos na loja oficial da plataforma — ou seja, talvez você tenha que gastar mais dinheiro caso o recurso desejado só esteja disponível em um plugin premium. Essa limitação pode aumentar os custos à medida que sua loja online cresce.
WooCommerce vs Shopify: Envio e Gateways de Pagamento
A chave para ganhar dinheiro online com sucesso é ter métodos de envio e pagamento confiáveis para transações seguras. Certifique-se de que sua plataforma de comércio eletrônico oferece várias opções de envio e pagamento para atender às preferências de seus clientes.
WooCommerce
A funcionalidade de envio integrada permite que você defina diferentes taxas de envio com base na localização dos destinatários. Você pode oferecer frete grátis, cobrar uma taxa fixa ou permitir a retirada no local para clientes em certas áreas.
Para taxas de envio baseadas em fatores como tipos de produtos e pesos, considere usar extensões como o Table Rate Shipping ou o Conditional Shipping and Payments.
A extensão WooCommerce Shipping, recomendada oficialmente pela plataforma, suporta integração com plataformas de envios internacionais, como USPS e DHL. Lojas WooCommerce baseadas nos EUA podem imprimir e gerenciar etiquetas de envio para ambas as empresas e acessar tarifas de envio com desconto, economizando seu tempo.
Para gateways de pagamento, existem três opções integradas – transferência bancária direta, pagamentos por cheque e pagamento na entrega.
Considere a instalação do plugin WooPayments para aceitar pagamentos com cartão de crédito e débito, bem como métodos de pagamento locais. Embora o WooPayments seja gratuito, a extensãocobra uma taxa de processamento de 2,90% + $0,30 por transação para cartões emitidos nos EUA.
Dito isto, o WooCommerce está disponível apenas em alguns países. Felizmente, ele permite a integração com gateways de pagamento populares, como Stripe e Square, através de extensões sem quaisquer taxas de transação.
Shopify
A solução de comércio eletrônico possui configurações integradas de envio e entrega para configurar as taxas de envio e o tempo de processamento do pedido. Você também pode configurar a retirada na loja e a entrega local com regras baseadas em preço, para determinar os custos de envio.
Usuários dos planos Avançado e Plus do Shopify podem exibir taxas de envio calculadas no checkout usando seu próprio cálculo ou aplicativos terceirizados de empresas populares como FedEx, UPS e USPS. Se você está em um plano Shopify, pode adicionar esse recurso por $20/mês além dos custos do seu plano.
Recursos adicionais de envio, como notificações de rastreamento ao vivo e regras avançadas de envio, requerem aplicativos adicionais, como o Shipping Rates e o Multi-Carrier Shipping Label.
Em relação aos métodos de pagamento, o Shopify Payments suporta opções de pagamento populares como cartões de crédito, pagamentos manuais e PayPal. O plano Basic Shopify cobra 2,9% + $0,30 por transação online com cartão de crédito e 2,7% para transações com cartão de crédito pessoalmente.
As taxas de transação diminuem com planos Shopify mais caros. Os usuários do Shopify no plano de nível mais alto, Advanced, estão sujeitos a taxas de cartão de 2,4% + $0,30 por transação online e 2,4% para transações presenciais.
Assim como o WooCommerce, este gateway de pagamento interno só está disponível para comerciantes em certos países. Se você estiver fora dessas regiões, precisará usar outros gateways de pagamento e pagar taxas de transação extras de 2%para o plano Basic Shopify.
WooCommerce vs Shopify: SEO e Marketing
Escolher uma plataforma de e-commerce com recursos versáteis de marketing e otimização de mecanismo de busca (SEO) é crucial para direcionar tráfego para sua loja online. Essas características ajudam a aumentar a posição do seu loja nos motores de busca, tornando mais fácil para os potenciais clientes encontrar a sua marca e impulsionar as vendas.
WooCommerce
O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo perfeito para marketing de conteúdo, especificamente para blogs. Suas avançadas ferramentas de SEO permitem que você crie vários tipos de post personalizados e os otimize para motores de busca com meta tags personalizadas, descrições meta e URLs.
Os usuários da Hostinger nos planos de hospedagem Cloud Startup e superiores podem usar o Criador de Conteúdo com IA, integrado ao editor de blocos, para criar conteúdo promocional envolvente de forma fácil e instantânea. Isso ajuda a simplificar a produção de conteúdo para que você seja consistente nas suas publicações.
Para expandir as capacidades de SEO da plataforma, recomendamos que os usuários instalem o plugin AISEO durante a instalação do site. Ele adiciona configurações extras no editor de blocos para otimizar títulos e descrições meta, verificar a legibilidade do conteúdo e incluir frases-chave de foco para melhor visibilidade online.
Outras excelentes alternativas de plugins SEO incluem Yoast SEO, SEOPress e Rank Math SEO. Eles podem ajudar você a criar mapas de site XML, verificar links quebrados e adicionar breadcrumbs ou auxílios de navegação para tornar seu site mais fácil de rastrear pelos motores de busca, potencialmente melhorando seu posicionamento.
Graças à enorme biblioteca de plugins do WordPress, os usuários do WooCommerce têm ferramentas abundantes para ajudar com diferentes estratégias de marketing. Navegue até Marketing → Visão Geral no seu painel de administração para ver as ferramentas recomendadas para mídias sociais, email e cupons, por exemplo.
Veja nosso guia de SEO para WordPress para aprender mais sobre diferentes técnicas para melhorar a visibilidade de um site na plataforma.
Shopify
Todos os planos do Shopify vêm com ferramentas poderosas para criar campanhas de marketing direcionadas.
Para marketing de descontos, a plataforma permite que você ofereça descontos em produtos, pedidos e frete, além de cartões-presente. Você pode gerar códigos de desconto ou exibir automaticamente preços com desconto nos carrinhos e no checkout. Combine descontos para torná-los mais atraentes para os clientes.
A recuperação de carrinho abandonado é outra funcionalidade útil para a retenção de clientes. Se um cliente abandonar o carrinho, o Shopify pode enviar automaticamente um lembrete por email para que ele complete a compra, potencialmente recuperando vendas perdidas.
Além disso, o Shopify oferece integrações com plataformas de mídia social populares, como Facebook e Instagram. Sincronize produtos com o gerenciador de anúncios para melhor direcionamento de anúncios e maximização do gasto com publicidade.
O Shopify possui capacidades de blog, mas elas são mais limitadas do que as do WordPress. Por exemplo, não há um sistema de categorias para organizar seus posts, o que pode rapidamente se tornar um incômodo à medida que você publica mais artigos.
Para SEO, o Shopify permite que você edite meta tags, descrições meta e URLs para produtos e postagens. A plataforma gera automaticamente arquivos de sitemap, mas você não pode editá-los.
Se você deseja redirecionar o tráfego de uma URL para outra, pode apenas criar redirecionamentos permanentes 301. Esse tipo de redirecionamento pode complicar a reversão ou alteração posterior do seu conteúdo, potencialmente prejudicando seu SEO.
Os aplicativos podem ajudá-lo com outras estratégias de marketing e recursos avançados de SEO, mas nem todos eles oferecem planos gratuitos. Mesmo assim, as características básicas dos planos gratuitos são adequadas apenas para pequenos negócios.
WooCommerce vs Shopify: Segurança
Ao administrar uma loja online, a segurança é crucial para proteger seu negócio e as informações dos seus clientes. Optar por uma plataforma de comércio eletrônico segura mantém seus dados protegidos, evita que violações prejudiquem sua marca e constrói confiança com os clientes.
WooCommerce
A própria comunidade do WordPress audita regularmente o código do software WooCommerce. No entanto, como o WordPress é uma plataforma auto-hospedada, os usuários são responsáveis por garantir a segurança de suas lojas online e cumprir o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS).
Maneiras comuns de proteger um site WordPress incluem atualizar o software principal, plugins e temas e fazer backup do site regularmente. Plugins de segurança do WordPress, como Jetpack e Wordfence, oferecem recursos de segurança extras como autenticação de dois fatores, filtragem de spam e tempo limite de sessão inativa.
Sua empresa de hospedagem também desempenha um papel importante na segurança do seu site de e-commerce e no cumprimento dos padrões PCI. Escolher um provedor de hospedagem confiável e de boa reputação, com fortes medidas de segurança, adiciona outra camada de proteção contra ataques cibernéticos.
Nós fornecemos medidas de segurança extensivas para garantir a segurança da informação. Todos os planos de hospedagem WooCommerce da Hostinger incluem um firewall de aplicação web, um firewall DNS Cloudflare contra ataques DDoS, um scanner de malware e proteção de privacidade WHOIS para o seu domínio.
Além disso, um scanner de vulnerabilidades do WordPress, atualizações automáticas inteligentes e backups diários ajudam a mitigar a perda de dados e corrigir vulnerabilidades no back-end da loja.
Shopify
Como uma plataforma hospedada, a Shopify lida com a maioria das medidas de segurança para que os usuários não precisem fazê-lo. Por exemplo, o Shopify atualiza automaticamente seu software principal e aplicativos. A plataforma também oferece recursos de segurança como proteção DDoS e criptografia SSL, que normalmente são fornecidos pelas empresas de hospedagem.
Por esse motivo, todas as lojas Shopify são compatíveis com o padrão PCI por padrão.
Você pode instalar aplicativos de segurança para recursos de segurança adicionais focados em comércio eletrônico, como proteção contra ferramentas de espionagem, prevenção de fraude e bloqueio de loja.
Infelizmente, o Shopify não dá aos usuários acesso aos seus dados de backup. Para evitar a perda de dados, você deve fazer backup regularmente das informações do seu site exportando-as do seu administrador Shopify como arquivos CSV. Backups automatizados e sob demanda estão disponíveis através de aplicativos como o Rewind Backups.
WooCommerce vs Shopify: Suporte ao Cliente
Ter um suporte ao cliente acessível pode fazer uma enorme diferença na experiência do cliente. A ajuda de especialistas ou recursos de solução de problemas ajudam a resolver rapidamente questões técnicas, minimizando o tempo de inatividade e as vendas perdidas.
WooCommerce
Como um produto da equipe do WordPress, o WooCommerce possui uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários. Você pode se juntar à comunidade WooCommerce no Slack e Facebook para ideias de melhoria da loja e dicas de solução de problemas de outros membros.
Outra maneira de obter suporte técnico é através do fórum de suporte do WordPress ou da página Contate-Nos do WooCommerce. Alternativamente, você pode consultar a documentação no painel de administração para solucionar problemas por conta própria.
Os clientes da Hostinger nos planos de hospedagem Cloud Startup e superiores recebem suporte adicional no painel do WordPress através do Kodee, nosso assistente de IA. Clique no botão Pergunte à IA no canto inferior direito da tela e envie suas perguntas para obter assistência rápida.
A maioria dos temas e plugins, especialmente os premium, oferecem suporte ao cliente para ajudar com problemas relacionados às suas ferramentas. Os canais de suporte disponíveis e o nível de suporte variam de acordo com a equipe de desenvolvimento.
Adicionalmente, o WooExpert Marketplace lista agências que oferecem consultas detalhadas e assistência prática. As taxas dependerão do escopo do projeto. Você pode filtrar as opções com base no fuso horário, idioma, indústria, serviços e orçamento do projeto.
Escolher um provedor de hospedagem com suporte confiável também ajuda a garantir que sua loja WooCommerce funcione de maneira otimizada. A Hostinger oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, em diversos idiomas (incluindo português do Brasil) via chat ao vivo ou por e-mail, bem como uma base de conhecimento completa na nossa página da Central de Ajuda.
Nós também temos uma enorme biblioteca de tutoriais sobre diferentes tópicos de desenvolvimento web, incluindo noções básicas do WordPress.
Shopify
Todos os usuários do Shopify podem obter suporte técnico através do chat ao vivo 24/7 e suporte por e-mail. O plano Avançado do Shopify oferece tempos de resposta mais rápidos, com suporte ao vivo aprimorado. Suporte prioritário por telefone e chat ao vivo está disponível no Shopify Plus.
O Centro de Ajuda fornece recursos de auto-solução de problemas e um helpdesk alimentado por IA para responder perguntas básicas sobre a plataforma.
Para dicas sobre como melhorar sua loja de comércio eletrônico, o fórum da Comunidade Shopify pode conectar você com outros usuários e desenvolvedores. A Shopify Academy também oferece cursos e séries de vídeos para ajudar você a entender melhor a plataforma e expandir o seu negócio.
Assim como os WooExperts, o Shopify Partners conecta você com profissionais que oferecem serviços de desenvolvimento e design de sites. Restrinja as opções disponíveis com base na localização, serviços, indústria, orçamento e idioma falado.
WooCommerce vs Shopify: Veredito Final
Exploramos as vantagens e desvantagens do WooCommerce e do Shopify em vários aspectos do desenvolvimento web. Agora, vamos revisar os principais tópicos para determinar qual plataforma é mais adequada para cada tipo de usuário.
Quem Deve Usar WooCommerce
O WooCommerce é perfeito para usuários que desejam total flexibilidade na personalização e otimização de sua loja de comércio eletrônico. O plugin gratuito é uma ótima alternativa ao Shopify para indivíduos com orçamento limitado que procuram escalar gradualmente seus sites.
As responsabilidades de gerenciar uma plataforma de hospedagem própria podem ser desafiadoras para novos usuários do WordPress e lojistas sem grandes conhecimentos técnicos. No entanto, você pode reduzir sua curva de aprendizado acentuada e simplificar a configuração e manutenção do site com a Hostinger — um serviço de hospedagem recomendado pelo WordPress.org.
Aqui estão os principais benefícios do WooCommerce:
- Personalização completa – a enorme biblioteca de plugins, extensões e temas permite que você construa qualquer tipo de loja de comércio eletrônico com recursos aprimorados e designs exclusivos. Você pode até fazer personalizações avançadas com código personalizado.
- Preços flexíveis ‒ gerencie seus gastos escolhendo sua hospedagem, plugins e temas dentro do seu orçamento. Comece com ferramentas gratuitas e mude para versões premium à medida que seu negócio se expande.
- Grande escalabilidade – atualize sua hospedagem para obter mais recursos de servidor e lidar com mais tráfego. Com o tipo certo de hospedagem e plano, você pode administrar uma loja WooCommerce de nível global.
- Baixos custos operacionais – O gateway de pagamento nativo do WooCommerce não possui taxas de configuração ou transação. Para usar um método de pagamento de terceiros, basta pagar as taxas cobradas pelo provedor do gateway de pagamento.
- SEO Avançado – O WordPress já vem pré-construído com várias ferramentas de SEO versáteis, mas você pode melhorar ainda mais sua visibilidade online com plugins.
Quem Deve Usar o Shopify
Para usuários que priorizam a facilidade de uso, o Shopify fornece todos os recursos e ferramentas que você precisa para criar um site de comércio eletrônico rapidamente e sem muita experiência. A plataforma cuida de todas as tarefas de back-end, então você pode se concentrar totalmente na construção de uma loja online de sucesso.
Os planos fixos da Shopify podem ser um pouco caros ao começar e escalar. No entanto, as seguintes vantagens podem ajudar a justificar o custo mais alto:
- Solução hospedada – todos os planos do Shopify incluem itens essenciais como hospedagem, um domínio, medidas de segurança e funcionalidade de comércio eletrônico. Todos os temas e aplicativos sempre funcionarão com a versão mais recente da plataforma.
- Recursos avançados de comércio eletrônico ‒ o Shopify pode lidar com transações online para todos os tipos de negócio sem depender muito de aplicativos de terceiros.
- Suporte 24/7 ‒ obtenha ajuda da equipe de suporte sempre que precisar.
- Integração multicanal ‒ venda em múltiplas plataformas, incluindo redes sociais populares, a partir de um único painel.
- Conformidade com PCI – equipa automaticamente sua loja Shopify com as medidas de segurança necessárias para manter as informações de cartão de crédito dos seus clientes seguras.
Conclusão
WooCommerce e Shopify são duas das plataformas de comércio eletrônico mais populares do mundo, com uma ampla gama de recursos poderosos. No entanto, cada plataforma vem com seus próprios prós e contras que podem impactar o sucesso do seu negócio. Portanto, é importante escolher aquela que melhor atende às suas necessidades.
Este artigo explorou como o WooCommerce e o Shopify diferem em recursos, custos e outros aspectos em detalhes. Esperamos que você possa usar essas percepções para decidir qual plataforma de comércio eletrônico é a mais adequada para você.
Se você tiver alguma dúvida sobre como configurar um site WooCommerce na Hostinger, entre em contato com nossa equipe de sucesso do cliente disponível 24 horas. Boa sorte!
WooCommerce vs Shopify Perguntas Frequentes
Esta seção responde algumas das perguntas mais comuns sobre WooCommerce vs Shopify.
Posso Migrar do Shopify Para uma Loja WooCommerce?
Sim. Você pode transferir dados manualmente para a nova loja WooCommerce usando a função de exportação do Shopify ou usar um software de migração como o LitExtension.
Qual Plataforma é Melhor para Dropshipping?
Depende se você prefere facilidade de uso ou personalização flexível. A solução de dropshipping integrada da Shopify é perfeita para iniciantes e usuários com menos conhecimento técnico que desejam iniciar um negócio de dropshipping. Se você quer uma plataforma altamente personalizável com controle total sobre cada elemento, o WooCommerce é a escolha certa. Não deixe de ver também nosso tutorial com alternativas ao WooCommerce.
O WooCommerce Cobra uma Taxa Por Venda?
O WooCommerce não cobra taxas pelo uso da plataforma ou pela configuração de uma loja. No entanto, sua loja deve pagar uma taxa de transação de 2,9% + $0.30 por cada venda feita com cartões emitidos nos EUA.
Comentários
July 25 2018
realmente com woocommerce temos mais liberdade
July 26 2018
???
February 17 2020
Muito muito bom artigo, me fez tomar a decisão em qual plataforma hospedar meu negócio. Parabéns pelo otimo trabalho de pesquisa e (investigação LOL) realizado!!
December 13 2021
muuuuito obrigado, isso foi de ótima ajuda sério mesmo!
June 01 2022
Estou pra ter meu E-commerce, e estava por escolher o Shopyfy, mas depois desse artigo bem construtivo, percebi que a outra opção é a ideal pro meu negócio.
June 03 2022
Ficamos felizes em ajudar, Alex! ?
November 29 2023
Claramente para negócios que estão iniciando o WooCommerce faz mais sentido. Quando se trata de operações mais complexas, mais ferramentas integradas e altos níveis de acesso consideraria o Shopify. Estabilidade do Shopify é inquestionável. Mas e se seu negocio crescer? Talvez tenha que migrar de plataforma quando se trata de WooCommerce, isso não se aplica ao Shopify. Ótimo artigo para instruir quem está começando
December 07 2023
Obrigado pela contribuição e pelo elogio, Maicon! Realmente o Shopify é a melhor opção para projetos mais complexos :)