Gerenciador de estoque para WooCommerce: 7 plugins para organizar sua loja virtual
Se você tem uma loja virtual construída no WooCommerce, usar um sistema de gerenciamento de estoque pode ser uma ótima forma de aprimorar suas operações. Afinal de contas, um plugin desse tipo pode automatizar tarefas que levam tempo, reduzindo erros e economizando tempo. Além disso, o sistema permite que você tenha maior controle sobre seu inventário com um rastreamento preciso, prevenindo situações em que falte estoque ou você tenha produtos em excesso armazenados.
Por ser o mais popular plugin de e-commerce para WordPress, o WooCommerce já vem com ferramentas de gerenciamento de estoque integradas. No entanto, você pode ir além: escolhendo o plugin certo, você aprimorará os recursos de gerenciamento de estoque da plataforma e levará sua loja ao próximo nível.
Neste guia do WordPress, falaremos sobre os sete melhores plugins de gerenciador de estoque para WooCommerce. Você saberá tudo sobre suas principais características, preços, vantagens e desvantagens antes de escolher a melhor opção para a sua loja de comércio eletrônico. Vamos lá?
Conteúdo
Lista: os 7 melhores plugins de gerenciamento de estoque para WooCommerce
Um plugin do WordPress é um software pensado para expandir a funcionalidade do seu site. Se você está criando uma loja virtual ou expandindo a sua loja já existente, esses sete plug-ins de gerenciamento de estoque para WooCommerce oferecem uma excelente maneira de controlar seu inventário.
Começando agora no WooCommerce?
Aprenda a navegar na plataforma com nosso tutorial do WooCommerce. Combine o plugin de gerenciamento escolhido com a hospedagem WooCommerce da Hostinger — e outros dos melhores plugins WooCommerce — para aproveitar o melhor desempenho e potencializar suas vendas desde o início.
1. ATUM Inventory Management
Estatísticas do Plugin:
- Avaliação: 4,7/5 no WordPress.org
- Indicado para: criar um site de e-commerce com o WooCommerce
- Preço: grátis
O ATUM oferece ferramentas avançadas de gerenciamento de estoque com uma interface amigável, ideal para vendedores WooCommerce que estão começando agora. Os detalhes dos produtos podem ser acessados na página Central de Estoque, que é totalmente personalizável para as necessidades do seu negócio.
Com seu recurso de edição rápida de dados, você pode alterar SKUs e preços (regulares e com desconto) com apenas poucos cliques. O painel vem com pesquisa e filtros avançados, contando com um recurso de preenchimento automático para facilitar o rastreamento.
O plugin ainda oferece suporte a produtos variáveis e agrupados do WooCommerce, incluindo produtos vendidos em quantidades decimais. Negócios multicanal podem aproveitar o recurso de localização de produtos para criar várias localizações de armazenamento por item.
O plugin principal da ATUM é gratuito, mas você pode expandir suas capacidades e obter mais controle adquirindo alguns complementos premium. A partir de € 20/trimestre, os complementos aprimoram as opções de compra, exportação, importação, multi-inventário e logs de ação — ou seja, recursos muito bem-vindos para negócios de médio a grande porte.
No momento da escrita deste artigo, o aplicativo ATUM para dispositivos móveis ainda está em desenvolvimento. Quando ele for lançado, você também poderá comprá-lo como um complemento.
Principais Características
- Gerenciamento avançado de estoque no WordPress – rastreie produtos recebidos, adicione fornecedores e crie registros de pedidos em interfaces amigáveis ao usuário.
- Estatísticas e relatórios – gere relatórios de vendas, vendas perdidas e indicadores de nível de estoque para planos eficazes de gerenciamento.
- Compatível com WPML ‒ o plugin oferece suporte multilíngue ao WordPress em todas as ferramentas de gerenciamento.
Começando agora com plugins do WordPress?
Aprenda todas as maneiras de instalar um plugin do WordPress em nosso tutorial. Confira também nossa lista dos melhores plugins do WordPress para ter mais ideias de como expandir sua loja online.
2. Smart Manager
Estatísticas do Plugin:
- Avaliação: 4,3/5 no WordPress.org
- Indicado para: lojas WooCommerce com estoques grandes
- Preço: freemium (a versão premium custa US$ 199/site/ano)
Assim como o ATUM, o Smart Manager para WooCommerce oferece um painel de controle fácil de usar com visualização ao vivo, rolagem infinita e ferramentas avançadas de gerenciamento para facilitar a organização do estoque. Ele suporta todos os tipos de produtos WooCommerce, desde produtos simples e variáveis até assinaturas e complementos.
Você pode melhorar a usabilidade do painel personalizando sua visualização, seja ocultando colunas de dados ou ordenando-os em ordem crescente ou decrescente. Você também pode fazer uma pré-visualização para facilitar a identificação dos produtos.
A versão gratuita permite até três edições diretas sem salvar e pesquisa avançada usando o filtro “E”. No entanto, a exportação de produtos para CSV está disponível apenas para colunas padrão dos produtos WooCommerce. Usuários gratuitos podem solicitar assistência através dos fóruns do WordPress.
Ao fazer upgrade para o plano Pro, você tem controle total sobre todos os tipos de post personalizados do WordPress, além dos tipos de produto da plataforma. Você pode criar visualizações personalizadas com base nas restrições de função dos usuários. A versão Pro também inclui recursos avançados de edição em massa e suporte por email e telefone.
Principais Características
- Gerenciamento em massa – realize edições em massa em tempo real ou programadas no conteúdo do WooCommerce e WordPress com poucos cliques. Este recurso inclui a possibilidade desfazer e habilitar edições em massa inline.
- Pesquisa avançada ‒ filtre o inventário com condições de “E” e “OU”, operadores de pesquisa e filtros suspensos.
- Exportação de dados – exporte registros selecionados, todos os dados da sua loja ou com base em data, pesquisa e filtros de coluna para CSV.
[BAIXAR]
3. Stock Sync for WooCommerce
Estatísticas do Plugin:
- Avaliação: 5/5 no WordPress.org
- Indicado para: otimizar a sincronização de estoque
- Preço: freemium (a versão premium custa US$ 89)
O Stock Sync para WooCommerce permite que você compartilhe quantidades de estoque entre até dez lojas. Ele suporta produtos simples e variáveis ilimitados.
O plug-in cria um inventário principal para todos os produtos que você deseja compartilhar e até nove inventários secundários para locais individuais. O estoque secundário enviará alterações de estoque (causadas por compras, reembolsos ou edições do administrador) para o inventário principal em tempo real.
Você pode enivar quantidades de estoque do inventário primário para inventários secundários em uma única ação ou um produto de cada vez. De qualquer maneira, o processamento em segundo plano garante que sua loja funcionará sem problemas durante o processo de sincronização.
Faça upgrade para o plano Pro para sincronizar outros campos além da quantidade de inventário, como descrições de produtos e imagens. A versão Pro também inclui registros de estoque e fácil gerenciamento de inventário, que permite inclusive edição em massa diretamente na página de relatório de estoque do WooCommerce.
Principais Características
- Sincronização seletiva ‒ detecte produtos correspondentes usando SKUs únicos para evitar a sincronização de itens indesejados de outras lojas.
- Registro inteligente ‒ verifique qual site e pedido acionaram a alteração da quantidade em estoque ou se um administrador fez isso.
- Notificação por email ‒ receba uma mensagem se o processo de sincronização falhar.
[BAIXAR]
4. Simple Inventory Management
Estatísticas do Plugin:
- Avaliação: 5/5 no WordPress.org
- Indicado para: implementar um sistema de estoque com código de barras
- Preço: freemium (planos premium partem de US$ 65/ano)
Este plugin facilita a gestão do seu inventário usando um sistema de código de barras. Basta escanear o código de barras de um produto para encontrar ou editar seus detalhes. Se você não tem um leitor de código de barras, pode alternar para o modo “Inserir” e pesquisar por nome, SKU, ou outros campos personalizados criados por plugins de terceiros.
O Simple Inventory Management suporta todos os tipos de scanners de código de barras, com fio e sem fio. A versão móvel do software permite o ainda gerenciamento remoto de estoque. A versão para iOS ainda está em desenvolvimento, então atualmente o plugin oferece suporte apenas a dispositivos Android.
Você também pode integrar o plugin com o sistema de ponto de venda (POS) de uma loja física para agilizar o processamento de pedidos. O recurso de ação automática melhora seu processo de reposição de inventário aumentando o nível de estoque nas varreduras.
A versão gratuita tem recursos limitados, então considere adquirir o plano premium para desbloquear todas as capacidades do plugin. A partir de US$ 65/ano, os planos pagos oferecem ganchos de filtro, registros de atividades do usuário e um modo de realização de pedidos. Usuários premium também podem optar pela versão white-label do software.
Principais Características
- Ação automática – altere as quantidades de estoque do WooCommerce automaticamente escaneando os códigos de barras dos itens.
- Ganchos de filtro ‒ modificam a funcionalidade do plugin sem alterar o código.
- Popup de busca de produtos ‒ encontre produtos na loja sem precisar acessar o painel de administração.
[BAIXAR]
5. WooCommerce Multi Locations Inventory Management
Estatísticas do Plugin:
- Avaliação: 4,5/5 no CodeCanyon
- Indicado para: rastrear estoque em diferentes locais
- Preço: US$ 99
Como o Stock Sync, este gerenciador de estoque para WooCommerce visa apoiar negócios com vários armazéns ou lojas. Você pode designar gerentes de loja para uma quantidade ilimitada de locais e enviar notificações de pedidos administrativos para eles, otimizando a delegação de tarefas e permitindo controle localizado sobre o inventário.
O WooCommerce Multi Locations Inventory Management também oferece recursos para melhorar a experiência do cliente. Os visitantes podem localizar lojas próximas usando o Google Maps ou filtrá-las por produtos. Como alternativa, liste automaticamente produtos de locais selecionados com base na geolocalização dos clientes a partir de seu navegador.
Você pode fazer edições em massa e gerenciar seus itens de estoque a partir do painel central de produtos. Essa funcionalidade inclui a atualização dos níveis de estoque de cada local e a definição do status do estoque geral.
Este gerenciador de estoque vem com complementos gratuitos de Relatório de Vendas por Localização e Importação e Exportação para Multi-Locais. Ele se integra com plugins de POS, como o OpenPOS, para permitir vendas offline. Também há suporte a a outras ferramentas, como software para transações multi-moeda, envio e de contabilidade.
Por ser um plugin do CodeCanyon, sua licença regular inclui apenas suporte de 6 meses. Para estender o suporte a 12 meses, você precisa pagar um extra de US$ 35,25 .
Principais Características
- Fluxo de processamento de pedidos baseado em regras – processa pedidos com base nos níveis de estoque, distância do endereço de entrega e prioridade de localização. Com o modo apenas para back-end, os administradores podem atribuir locais de processamento em vez de permitir que os clientes escolham o local durante o pedido.
- Grupos de localização ‒ agrupam armazéns ou lojas em grupos com base na cidade, região, estado ou país para facilitar a distribuição de estoque e a atribuição de área de entrega.
- Adicionar ao carrinho AJAX– exibe as informações de localização de um item no carrinho sem recarregar a página, aprimorando o processo de compra.
6. WooCommerce Out of Stock! Manager
Estatísticas do Plugin:
- Avaliação: 5/5 no CodeCanyon
- Indicado para: criar alertas personalizados de estoque baixo
- Preço: US$ 10
O WooCommerce Out of Stock! Manager é um plugin indispensável para proprietários de lojas que desejam mais controle sobre o status de seu estoque. Ele permite que você crie regras de limite de estoque baixo para atribuir alertas personalizados a produtos, variações ou categorias.
Você pode gerenciar seu estoque rapidamente adicionando o widget do plugin ao painel do WordPress. Personalize os textos “Em estoque” e “Fora de estoque” e crie mensagens personalizadas para atender às suas necessidades.
O sistema de notificação por email alerta o administrador (ou vários destinatários) quando um pedido reduz a quantidade de um item para um limite de estoque baixo, prevenindo a falta de estoque. É possível integrar o plugin com o WPML para configurar alertas e emails de notificação multilíngues.
Principais Características
- Configurações personalizadas ‒ defina regras de limite de estoque baixo para produtos específicos ou todas as categorias.
- Notificações por email ‒ envie um email sempre que o nível de estoque de um item ficar abaixo do limite.
- Compatibilidade com WPML ‒ traduza alertas e notificações por email para todos os públicos, independente do idioma.
7. WooCommerce Back In Stock Notifications
Estatísticas do Plugin:
- Classificação: 4,3/5 no Woo
- Indicado para: reduzir vendas perdidas e fidelizar clientes
- Preço: US$ 4,92/mês (cobrado anualmente a US$ 59)
Esta extensão WooCommerce permite que você incorpore um formulário de lista de espera em sua loja. Se um cliente acessar uma página de produto que esteja esgotado, ele pode se inscrever com seu e-mail e ser notificado assim que o item estiver disponível novamente, minimizando as vendas perdidas.
Além de ajudar você a construir uma lista de emails para futuras campanhas de email marketing, os dados coletados fornecem insights sobre o seu inventário, permitindo uma previsão de demanda mais precisa. Você pode acessar também informações sobre as atividades dos clientes e insights dos produtos.
A extensão pode enviar alertas em massa sobre produtos disponíveis novamente com a integração do Action Scheduler. Para garantir a transparência e aumentar a satisfação do cliente, os e-mails de notificação incluem um link para cancelar a inscrição.
Desenvolvido internamente, este plugin garante uma fácil integração com a sua loja WooCommerce. Aproveite a garantia de devolução do seu dinheiro em 30 dias para testar sua funcionalidade.
Principais Características
- Alertas de email automatizados ‒ envie alertas para os clientes que entram na lista de espera assim que um produto volta ao estoque.
- Integração com o WooCommerce Product Bundle – se você usa essa extensão, pode enviar notificações quando pacotes com itens fora de estoque voltam a ficar disponíveis.
- Preferências de alerta personalizadas ‒ permita que os clientes se inscrevam sem inserir o email deles e gerenciem notificações a partir da página da conta.
Por que usar um gerenciador de estoque para WooCommerce
Plugins de gerenciamento de estoque para WooCommerce aprimoram o sistema integrado da plataforma com recursos mais avançados. Abaixo, vamos explorar alguns motivos de como eles podem beneficiar a operação da sua loja.
Atualizações automatizadas de estoque
A maioria dos plugins de gerenciamento de estoque permite que você automatize as atualizações de estoque com precisão em tempo real. Manter seu nível de estoque sempre atualizado ajuda a minimizar discrepâncias — isto é, incompatibilidades entre o estoque real e o inventário registrado —, muitas vezes causadas por erros humanos.
Além disso, a automação melhora a gestão de pedidos ao reduzir erros de processamento, o que melhora a experiência do cliente. Alguns plugins oferecem alertas de reordenação de itens e facilitam pedidos de compra em tempo real quando um item cai abaixo de um certo limite de estoque. Este recurso garante que seus produtos mais importantes estejam sempre disponíveis, prevenindo perdas de vendas.
Integração multicanal
Os proprietários de lojas podem usar um plugin de gerenciamento de inventário para sincronizar o estoque em vários canais. Este recurso garante níveis consistentes de estoque em seu site, marketplaces, mídias sociais e eventuais lojas físicas, simplificando a gestão de inventário.
Além disso, a sincronização de estoque evita vendas além do limite e melhora a eficiência e precisão do inventário. Com os níveis de estoque sincronizados desde o início, fica muito mais fácil contar e verificar as quantidades de inventário.
Decisões baseadas em dados
Muitos plugins de gerenciamento de estoque do WooCommerce incluem ferramentas analíticas para rastrear os itens mais vendidos e identificar padrões de vendas. Você pode usar essas informações para decidir quais itens reabastecer ou descontinuar, otimizando o estoque da sua loja para a máxima rentabilidade.
Recursos essenciais em um plugin de gerenciamento de estoque WooCommerce
Muitos plugins de gerenciamento de estoque estão disponíveis no diretório WordPress e em marketplaces de terceiros, cada um atendendo a diferentes necessidades e tipos de lojas. Abaixo, listamos algumas características que você deve considerar ao escolher o seu:
- Rastreamento de inventário em tempo real – atualiza o nível do seu inventário conforme as vendas ocorrem, fornecendo uma visão sincronizada e precisa da disponibilidade de estoque. Verifique se o plugin escolhido pode rastrear matérias-primas, se necessário, pois nem todos os plugins oferecem suporte para gerenciar o inventário de matérias-primas.
- Editor de estoque em massa ‒ permite que você faça atualizações em múltiplos produtos (ou todos) simultaneamente, economizando tempo ao modificar preços, números de estoque ou outros atributos.
- Alertas de estoque baixo – notificam você quando um produto cai abaixo de um determinado limite, dando tempo suficiente para reabastecer e evitar a falta de estoque.
- Suporte a multi-localização ‒ simplifica a gestão de estoque em vários locais, aumentando a eficiência operacional.
- Gerenciamento de variação de produto – torna o manuseio de produtos com várias variantes (como cor e tamanho) mais simples para um rastreamento de estoque mais eficiente.
- Relatórios e análises – fornecem insights detalhados sobre o desempenho do inventário, tendências de vendas e preferências do cliente para uma melhor tomada de decisão.
Conclusão
Os plugins de gerenciamento de estoque do WooCommerce oferecem vários benefícios para melhorar a eficiência do seu negócio. Com recursos como rastreamento de inventário em tempo real, alertas de baixo estoque e suporte a múltiplos locais, eles simplificam a gestão de estoque, aumentam a satisfação do cliente e possibilitam a tomada de decisões baseada em dados.
Dos sete plugins de gerenciamento de estoque sobre os quais falamos, aqui estão nossas principais escolhas:
- ATUM Inventory Management ‒ um gerenciador de estoque WooCommerce gratuito que suporta vários tipos de produtos e relatórios de vendas.
- Smart Manager para WooCommerce – um gerenciador de estoque robusto com vários recursos de edição em massa, oferecendo controle total sobre grandes inventários.
- WooCommerce Multi Warehouse Inventory – um plugin premium de gerenciamento de estoque WooCommerce que oferece recursos de multi-localização para rastrear inventário e matérias-primas, bem como melhorar a experiência do cliente.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a encontrar o plugin de gerenciamento de estoque certo para a sua loja WooCommerce. Deixe um comentário abaixo se você tiver alguma pergunta. Boas vendas!
Perguntas frequentes sobre gerenciamento de estoque para WooCommerce
Agora trataremos das perguntas mais frequentes sobre gerenciamento de inventário do WooCommerce.
O que é um plugin de gerenciamento de estoque para WooCommerce?
Um plugin de gerenciamento de estoque para WooCommerce é um software que vem com recursos para melhorar o rastreamento e gerenciamento do seu inventário. Ele automatiza atualizações de estoque, fornece dados de inventário em tempo real e melhora o rastreamento de inventário da sua loja WooCommerce. Os proprietários de lojas utilizam ferramentas como essas para melhorar seus processos de gerenciamento de estoque.
Eu preciso de um plugin para gerenciamento de inventário no WooCommerce?
Não necessariamente, pois o WooCommerce já inclui alguns recursos dessa natureza nativamente. Conforme sua loja se expande, entretanto, um plugin especializado em gerenciamento de estoque torna-se essencial. Ele adiciona funcionalidades avançadas como gerenciamento em massa, relatórios detalhados e atualizações de estoque em tempo real, apoiando o crescimento da sua loja.
O WooCommerce possui gerenciamento de estoque integrado?
Sim, o WooCommerce vem com recursos de gerenciamento de inventário integrados para rastrear níveis de estoque, receber notificações para itens com baixo estoque ou fora de estoque e gerenciar o status do estoque para produtos individuais. No entanto, os recursos nativos do WooCommerce são mais básicos — por exemplo, eles rastreiam produtos apenas em uma localização única — e, por isso, atendem apenas a lojas menores.