ChatGPT para Blog: Como Usar esse Recurso e os Melhores Prompts para Otimizar seu Blog

Chatbots como o ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer) podem ajudar significativamente na construção de um blog. Utilizando as tecnologias de machine learning e processamento de linguagem natural, essa potente ferramenta é capaz de transformar uma pequena descrição textual de um usuário em um blog post completo. Essas descrições ou comandos dados ao ChatGPT são chamados de prompts ou input.

Além de escrever posts para seu blog, o ChatGPT oferece auxílio para outras tarefas de criação de conteúdo, como brainstorming, busca de palavras-chave e análise de competidores. De todo modo, fazer uso dessa ferramenta de inteligência artificial pode ser um pouco confuso, já que as respostas que ele vai dar são imprevisíveis. 

Para te ajudar a usar esse recurso de forma eficiente e aproveitando todos os seus benefícios, vamos explicar como utilizar o ChatGPT para blog. Além disso, no decorrer deste artigo, vamos apresentar instruções para lidar com diversas tarefas comuns de gerenciamento de um blog, desde o planejamento dos conteúdos até as estratégias de marketing para promovê-los. Vamos lá!

Como Usar o ChatGPT para Blog

Sem mais delongas, vamos conhecer os passos essenciais de utilização do ChatGPT para criar novos posts em um blog. 

1. Crie um Plano de Conteúdos

O primeiro passo para criar um blog é determinar qual o nicho de atuação e qual o público-alvo do seu site. Fazendo isso, você facilita o processo de escolha dos tópicos para criar conteúdos em seu blog. Recomendamos que escolha um nicho popular e pelo qual você tenha grande interesse — assim será mais fácil encontrar leitores e mais prazeroso para você escrever os conteúdos.  

Alguns nichos populares de blogs incluem tecnologia, videogames, saúde, viagens e gastronomia. Depois que decidir qual a temática do seu blog, solicite ao ChatGPT que ele gere algumas ideias de conteúdos e alguns tópicos importantes de acordo com seu nicho de atuação.

Input no chatgpt: "sugira ideias de tópicos para um blog de tecnologia". Output com 12 sugestões

Escolha os tópicos que você mais gostar e amplie-os em subtópicos e títulos para seus blog posts. Já que o ChatGPT gera múltiplas opções, utilize as alternativas para criar um calendário de conteúdos

Melhores Prompts para Usar

  • Sugira ideias de tópicos para um blog de [seu nicho].
  • Apresente subtópicos relacionados a [tópico principal].
  • Crie o título para um blog post sobre [subtópico].

2. Pesquise Palavras-Chave

A busca por palavras-chave é um processo de análise das questões que os usuários pesquisam em mecanismos de busca para encontrar as informações desejadas. Essa prática essencial de otimização para mecanismos de busca (SEO) garante que o seu conteúdo irá atingir o público-alvo definido em sua estratégia. 

Ao invés de determinar as palavras-chave individualmente, o ChatGPT permite que você as gere em massa e de acordo com o título dos seus blog posts. Nesse processo, lembre-se de especificar se você deseja palavras chave de cauda longa ou não. Desse modo, os resultados gerados pela ferramenta de IA serão mais certeiros. 

Input no chatgpt: "crie uma lista de palavras-chave para o blog post "A Revolução do Marketing e da Publicidade com a Inteligência Artificial: Como o Machine Learning está Mudando o Jogo"". Output com 9 sugestões

De todo modo, o ChatGPT não conta com dados sobre as palavras-chave — como volume de buscas, tendências e dificuldade de competição. Essas métricas são muito importantes, pois ajudam seu blog a ficar melhor posicionado no ranking das páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs).

Sendo assim, a recomendação é utilizar alguma outra ferramenta específica de SEO em conjunto com o ChatGPT. Assim, você poderá desenvolver uma estratégia de palavras-chave mais eficiente e precisa. Há diversas ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Search Console.

Melhores Prompts para Usar

  • Faça uma lista de palavras-chave de cauda curta para o blog post [título do post].
  • Sugira palavras-chave de cauda-longa para o blog post [título do post].

3. Faça Análises de Concorrentes para Identificar Lacunas de Conteúdo

No mundo do SEO, a análise de concorrentes significa estudar as palavras-chave de posts bem ranqueados, os links internos e a qualidade de conteúdos dos seus competidores para identificar vácuos ou lacunas em seu blog. Essa tarefa também te ajuda a ter ideias para montar uma estratégia de SEO mais eficiente, que seja capaz de melhorar o posicionamento dos seus artigos nos rankings das SERPs. 

Geralmente, você deve estudar os artigos dos competidores e analisar suas palavras-chave de forma individual, através de ferramentas de SEO, como o Ahrefs ou o Google Search Console. Já com o ChatGPT, você pode realizar essa análise de forma simplificada, utilizando um simples prompt para a IA.

Input no chatgpt: "Faça uma análise de lacúna de conteúdo do blog post: https://sitedoconcorrente.com.br/blog/blog-post". Output com 3 sugestões detalhadas

Para fazer isso, solicite ao ChatGPT que liste as palavras-chave e backlinks dos artigos que estão no topo do ranking das páginas de resultado nos mecanismos de busca. Você também pode perguntar ao ChatGPT quais seriam as outras sugestões para criar conteúdos de alta qualidade para seu blog.

Melhores Prompts para Usar

  • Analise as lacunas de conteúdo do [link do post do concorrente].
  • Liste os backlinks utilizados no [link do post do concorrente].
  • Indique as palavras-chaves usadas no [link post do concorrente].

Importante! Se o ChatGPT não conseguir acessar a URL do blog post que você informou, inclua o conteúdo completo do seu competidor no prompt que utilizar para dar o comando à ferramenta de IA.

4. Crie Grupos de Conteúdos

Um agrupamento de tópicos (ou topic clusters) se refere aos artigos do seu blog que possuem tópicos e palavras-chave relacionados entre si. Esses grupos oferecem suporte contextual e uma cobertura mais ampla para seus conteúdos, ajudando o seu site a responder às intenções de busca dos usuários de forma mais efetiva.

Agrupar tópicos e conteúdos permite que suas palavras-chave estejam ligadas a mais intenções de busca, indicando que você possui uma rede de conteúdos sobre o tópico em questão. Por exemplo, os tópicos “as melhores câmeras fotográficas para iniciantes” e “as melhores câmeras mirrorless do mercado” compartilham a palavra-chave “melhores câmeras”.

Input no chatgpt: "crie um agrupamento de tópicos para o blog post "A Revolução do Marketing e da Publicidade com a Inteligência Artificial: Como o Machine Learning está Mudando o Jogo" utilizando as seguintes palavras-chave "IA no marketing", "IA em publicidade", "machine learning e marketing", "revolucionando marketing com IA"". Output com 2 sugestões detalhadas em subtópicos

Responder efetivamente às intenções de busca dos usuários ajuda a gerar mais tráfego orgânico para seu site, além de melhorar o posicionamento do seu blog nos rankings dos motores de busca como o Google. Incluir subtópicos em seus conteúdos também permite que você construa uma estrutura robusta para o site através do recurso de links internos.

Ao inserir palavras-chave como input no ChatGPT, a ferramenta de IA irá te ajudar a agrupá-las em categorias ou grupos de tópicos relevantes. Entretanto, evite inserir muitas palavras-chave em seu prompt, já que o ChatGPT pode enfrentar falhas ao analisá-las e gerar uma mensagem de erro. Além disso, pode ser que você precise realizar esse processo de consulta múltiplas vezes até atingir um resultado satisfatório.

Melhores Prompts para Usar

  • Crie um agrupamento de tópicos para o blog post [título do blog post] usando as palavras-chave [lista das palavras-chave]

5. Defina a Estrutura dos Blog Posts

Depois de planejar o conteúdo, é hora de criar uma estrutura para seus blog posts e ajustar seus artigos de acordo com o modelo. Para te guiar nesse processo, leve em consideração os seguintes aspectos quando estiver construindo a estrutura dos seus posts:

  • Comprimento. Refere-se ao tamanho do artigo, isto é, o número de palavras em cada seção do seu blog post.
  • Títulos. A quantidade de títulos e subtítulos em seus conteúdos de blog. 
  • Conteúdo. Indica o conteúdo e as palavras-chave que serão incluídas em cada seção do post. 
  • Fluxo. Trata-se da coesão e coerência do seu conteúdo, da ligação lógica entre cada título e subtítulo, do início ao fim do artigo.

O ChatGPT permite que você gere um esboço completo para um blog post, e tudo que você precisa fazer é utilizar o título do artigo como prompt de comando. Também é possível especificar quais as palavras-chave você deseja incluir e então a inteligência artificial irá sugerir os títulos e subtítulos para o conteúdo, além de indicar onde devem ser posicionados no decorrer do texto.  

Input no chatgpt: "Crie uma estrutura para o blog post "A Revolução do Marketing e da Publicidade com a Inteligência Artificial: Como o Machine Learning está Mudando o Jogo". Insira as palavras-chave relevantes nos títulos e subtítulos". Output com título, subtítulo, introdução e sessões

Você pode utilizar um prompt de uma única frase para rapidamente gerar a estrutura dos blog posts, mas o resultado pode ser um pouco genérico demais dada a ausência de referências e informações adicionais no comando. Apesar de você poder refinar e ajustar a estrutura gerada pelo ChatGPT, esse processo consome bastante tempo e esforço.

Por este motivo, ao dar um comando para a IA, recomendamos que você utilize prompts que incluam informações detalhadas. Inclua a quantidade de palavras totais para o artigo, o público-alvo do blog, o estilo, tom e formato do conteúdo. Assim, o ChatGPT terá mais dados de referência para gerar uma estrutura única e bem definida para os seus posts.

Melhores Prompts para Usar

  • Crie uma estrutura para o blog post [título do post]. Insira as palavras-chave relevantes nos títulos e subtítulos.
  • Crie um outline para o blog post [título do post] com essas palavras-chave nos headings [lista de palavras-chave].

6. Gere o Conteúdo 

Depois de definir a estrutura do blog post, amplie cada uma das seções do artigo para criar o conteúdo completo. De todo modo, você deverá gerar a seção manualmente, já que o ChatGPT é capaz de escrever aproximadamente apenas 500 palavras (link em inglês) em cada resposta (output) dada a um comando (input).

Para ajudar o chatbot a entender o contexto do seu conteúdo, você também deve especificar as palavras-chave desejadas em cada input — além de permitir que ele insira tais palavras-chaves automaticamente no conteúdo. 

Input no chatgpt: "Amplie a sessão "IA no Marketing: A Mudança de Paradigma" em três parágrafos e inclua as palavras-chave "IA", "Machine learning", "chatbot", "ChatGPT", "ads" e "marketing"". Output com três parágrafos e keywords solicitadas.

Apesar do processo de geração de conteúdos com o ChatGPT ser um grande aliado na economia de tempo, nós não recomendamos que você faça isso. Isso se deve principalmente às questões de plágio e veracidade dos fatos. Quando estiver utilizando um gerador de conteúdos com IA, leve em consideração algumas boas práticas:

  • Não utilize apenas a inteligência artificial. Conteúdos gerados por IA geralmente não possuem consistência ou carecem de um toque mais humanizado. Para criar conteúdos únicos e com um estilo mais pessoal, utilize o ChatGPT apenas como uma ferramenta de auxílio no seu processo de escrita e não desenvolva completamente o texto usando inteligência artificial.
  • Rode os mesmos prompts mais de uma vez. O ChatGPT permite que você rode o mesmo input diversas vezes para receber diferentes outputs da ferramenta. Isto é, o botão de gerar novamente (regenerate) funciona como um botão de atualização da resposta dada pela IA. Aproveite esse recurso de múltiplas opções para gerar diversas referências e alternativas para escrever conteúdos de qualidade.
  • Seja específico. Ferramentas desenvolvidas com inteligência artificial realizam processos de análise de dados e dependem dos inputs oferecidos pelos usuários para conseguir gerar conteúdos. Prompts ou descrições bem detalhadas oferecem mais informações ao ChatGPT, ajudando-o gerar melhores resultados para as suas solicitações.
  • Faça verificações manuais. Plataformas e programas de IA que escrevem conteúdos geralmente produzem textos com fatos duvidosos ou com ideias de originalidade questionável. Sendo assim, antes de publicar seus blog posts, sempre faça uma revisão manual e edite o artigo conforme necessário. 

Além dos conteúdos escritos, adicione imagens e arquivos de mídia para tornar seu blog mais atrativo e para fazer com que os usuários engajem mais com os seus posts. De todo modo, já que o ChatGPT não é capaz de gerar imagens, recomendamos que você utilize outras ferramentas em conjunto com esse chatbot. Uma boa opção é o sistema específico de criação de imagens da Open IA, o Dall·E.

Sugestão de Leitura

Para conhecer mais ferramentas de inteligência artificial para criação de conteúdos, confira nossa lista dos Melhores Geradores de Conteúdo de IA para Usar em 2024, que apresenta as Vantagens, Desvantagens e os Principais Recursos de cada opção.

Melhores Prompts para Usar

  • Crie um parágrafo introdutório para o blog post [título do post].
  • Defina um sumário para o blog post [título do post].
  • Amplie a seção [nome do título da seção] utilizando as palavras-chave [lista de palavras-chave].

7. Adicione uma Seção de Perguntas Frequentes

Muitos blog posts possuem uma seção de FAQ (Perguntas Frequentes), onde os autores respondem às perguntas mais frequentemente realizadas sobre o tópico tratado no artigo. Apesar de não ser essencial, esse recurso oferece diversos benefícios para o seu blog, como:

  • Melhorar a experiência do usuário. Os visitantes podem ficar decepcionados caso não encontrem respostas às suas questões rapidamente. Fazer um compilado das perguntas mais populares sobre o tema em uma seção específica ajuda os leitores a encontrar a solução para os questionamentos de forma imediata.
  • Snippet para motores de busca. Os mecanismos de pesquisa da internet geralmente coletam e exibem as respostas dadas aos questionamentos mais diretos dos usuários, colocando essas informações em uma seção em destaque na página de resultados. Esse fragmento ou snippet do artigo aparece com as respostas diretas logo na primeira página das SERPs e ajuda a atrair mais tráfego para seu blog.
  • Pesquisa orgânica. Adicionar uma seção de FAQ permite que você utilize palavras-chave adicionais, especialmente as de cauda longa. Essas palavras-chave possuem um volume menor de busca, porém são mais específicas e eficientes em gerar tráfego. 
  • Estabelecer credibilidade. Autores de blogs podem exibir sua expertise ao responder perguntas relevantes na seção de FAQ. Fazendo isso, eles conseguem construir uma maior credibilidade e autoridade na indústria do nicho em que atuam.

Para gerar FAQs, informe ao ChatGPT qual o título do seu blog post e o número de perguntas frequentes que deseja incluir no artigo. Para garantir que as questões geradas pelo chatbot correspondem à intenção de busca correta, utilize uma ferramenta específica de SEO para conferir os resultados. 

Input no chatgpt: "Liste cinco perguntas frequentes para a sessão de FAQ do blog post "A Revolução do Marketing e da Publicidade com a Inteligência Artificial: Como o Machine Learning está Mudando o Jogo". Insira as seguintes palavras-chave de cauda longa nas perguntas "como a IA está transformando o marketing", "benefícios da IA em campanhas de marketing", e "como usar a IA para publicidade"". Output com perguntas e keywords solicitadas.

Adicionalmente, é importante fazer a verificação dos fatos em todas as respostas dadas pelo ChatGPT de forma manual. Isso porque os outputs da IA podem gerar informações inconsistentes ou incorretas. Além disso, também recomendamos que você adicione uma citação ou um link externo de outra fonte na internet para aumentar ainda mais a sua credibilidade.

Melhores Prompts para Usar

  • Liste cinco perguntas frequentes para a seção de FAQ do blog post [título do post].

8. Construa uma Estratégia de Otimização para os Motores de Busca 

Além de otimizar as palavras-chave, outras práticas de SEO para blog são essenciais para fazer com que o seu site seja exibido na primeira página dos resultados de pesquisa. Para te ajudar a acelerar esse processo de otimização, o ChatGPT é capaz de gerar os seguintes outputs:

  • Meta tags. Com base no título do seu blog post, a tecnologia do ChatGPT pode sugerir meta títulos e meta descrições otimizados para SEO. Além de melhorar o fluxo de rastreamento (crawl) dos mecanismos de busca, as meta tags oferecem mais informações sobre o seu conteúdo para os leitores. 
  • Schema markup. Schema markup é um código que oferece informações adicionais sobre o seu blog post para os mecanismos de busca. Esses dados extras incluem o autor do artigo e o tipo do conteúdo, por exemplo. Esse recurso auxilia os mecanismos de busca a entender melhor o seu conteúdo, fazendo com que o site se destaque dos demais nas SERPs.
  • Texto alternativo nas imagens. Um texto alternativo informa aos mecanismos de busca qual é o conteúdo das imagens contidas no seu post, além de torná-lo mais acessível. O ChatGPT é capaz de gerar esses alt-texts para você, basta inserir a descrição da imagem e as palavras-chave do artigo.
  • Sugestão de links internos. Uma estratégia completa de links internos ajuda no processo de rastreamento dos mecanismos de busca, que fazem varreduras nos conteúdos dos blogs para melhorar o ranqueamento dos resultados. Você pode utilizar o ChatGPT para criar uma lista de artigos em potencial ou conteúdos para linkar em seu post.
Input no chatgpt: "Desenvolva um schema markup para o blog post  "A Revolução do Marketing e da Publicidade com a Inteligência Artificial: Como o Machine Learning está Mudando o Jogo"". Output com schema markup completo

Melhores Prompts para Usar

  • Crie meta tags para o blog post [título do post].
  • Desenvolva um schema markup para o blog post [título do post].
  • Sugira links internos para o blog post [título do post].
  • Crie um alt-text para uma imagem sobre [descrição da imagem].

9. Promova os Conteúdos Através de Newsletters e Publicações em Redes Sociais

Depender unicamente dos mecanismos de busca pode não ser suficiente para atrair leitores para o seu site. Sendo assim, para gerar mais tráfego, você também deve promover seu blog por meio de estratégias de email marketing e publicações ou anúncios em redes sociais.

O ChatGPT possibilita que você crie conteúdos para redes sociais de acordo com o título do seu post. Você também pode incluir hashtags relevantes para divulgar e melhorar a visibilidade das suas publicações. Dependendo da plataforma de rede social que você for utilizar, o ChatGPT pode gerar conteúdos de diferentes tamanhos e estilos.

Input no chatgpt: "Crie um tweet para divulgar o blog post "A Revolução do Marketing e da Publicidade com a Inteligência Artificial: Como o Machine Learning está Mudando o Jogo" e inclua as hashtags relevantes". Output com tweet solicitado, incluindo hashtags e um lembrete antes da publicação

Escrever uma newsletter para suas estratégias de email marketing também é um processo possível no ChatGPT, e você pode inclusive utilizar o mesmo prompt. Já que o chatbot vai criar o assunto e o corpo do email automaticamente, você só precisará substituir os placeholders (marcadores de posição).

Melhores Prompts para Usar

  • Crie um tweet para divulgar meu blog post [título do post] com as hashtags relevantes e com as seguintes palavras-chave: [lista das palavras-chave].
  • Escreva uma publicação para o Facebook, promovendo meu blog post [título do post], e utilizando as hashtags relevantes juntamente com as keywords: [lista das palavras-chave].
  • Desenvolva uma newsletter para divulgar meu blog post [título do post] para os assinantes.

Dica

Considere o Criador de Sites da Hostinger se você deseja utilizar uma solução completa para começar o seu blog. Essa plataforma de construção de sites com inteligência artificial possui funcionalidades integradas para blogs, além de recursos de SEO e ferramentas de IA, como o criador de logo.

Conclusão

O ChatGPT é uma ferramenta potente e particularmente útil para donos de blogs, já que ajuda a acelerar o processo de criação de conteúdos. Através de descrições simples, essa plataforma de IA permite que os usuários deem comandos para automatizar diversas tarefas de seus fluxos de trabalho com o blog — desde o planejamento dos conteúdos até as estratégias de marketing e divulgação. 

Neste guia, explicamos como utilizar o ChatGPT para blog. E logo abaixo você confere um resumo das funções que podem ser automatizadas através desse chatbot com IA:

  • Fazer o planejamento dos conteúdos. Receba ideias de conteúdo, sugestões de tópicos e possíveis títulos para os seus blog posts de acordo com o nicho do seu site.
  • Pesquisar as palavras-chave relevantes. Faça uma lista de palavras-chave relevantes para o seu conteúdo, baseado no título do blog post em questão.
  • Localizar lacunas de conteúdo através da análise de concorrência. Estude os conteúdos e avalie as palavras-chave dos blogs de seus competidores. Assim, é possível gerar uma estratégia mais eficiente.
  • Criar agrupamentos de tópicos. Organize as palavras-chave em topic clusters para englobar uma gama mais ampla de intenções de busca. 
  • Gerar uma estrutura para os blog posts. Crie a estrutura do seu blog post, incluindo os títulos e subtítulos de cada seção.
  • Desenvolver conteúdos completos. Amplie cada seção do blog post e insira as palavras-chave relevantes para criar um artigo completo.
  • Adicionar seção de perguntas frequentes. Inclua uma seção de FAQ para fazer uso de palavras-chave de cauda longa e melhorar a experiência dos usuários. 
  • Aplicar práticas de otimização para os mecanismos de busca. Crie uma meta-descrição e um meta-título para o seu post, além de incluir links internos e schema markup para melhorar o ranqueamento do seu blog nas páginas de resultado de busca. 
  • Promover seu blog e divulgar conteúdos. Desenvolva posts para redes sociais e newsletters para email marketing, assim você atrai mais tráfego para o seu site.

Para garantir o melhor resultado com essa ferramenta de IA, utilize prompts detalhados — ou seja, inclua diversas informações no comando dado ao ChatGPT. Adicionalmente, recomendamos que você faça testes e experimentos com descrições e prompts diferentes, além de refazer solicitações de output com um mesmo input (botão “regenarate” no ChatGPT). Assim, é possível conquistar resultados mais satisfatórios.

Não se esqueça de que a tecnologia de inteligência artificial também pode te ajudar a criar um blog. Basta escolher a melhor opção de criador de sites com IA para seu propósito e necessidades, e suas páginas estarão prontas em apenas alguns minutos. 

ChatGPT para Blog – Perguntas Frequentes (FAQ)

Nesta seção, vamos responder a algumas das questões mais populares sobre o tema de ChatGPT para Blog. Confira abaixo:

Usar o ChatGPT para Blog é Confiável?


O ChatGPT utiliza tecnologias de inteligência artificial para analisar outros posts com tópicos similares ao seu. Então, ele reúne as informações recolhidas e gera os resultados. Entretanto, os dados utilizados podem estar errados.

Recomendamos que os usuários façam verificações e revisões manuais para conferir os fatos incluídos nos conteúdos gerados pelo ChatGPT, além de adicionar referências extras para garantir a credibilidade da sua publicação e da sua marca.

O ChatGPT é Capaz de Escrever Blog Posts Completos?


Sim, porém, o ChatGPT só consegue criar um blog post pequeno com um único prompt — algo em torno de 500 palavras. Para escrever conteúdos mais longos, você deverá gerar cada seção do post individualmente através de múltiplos inputs. 

De todo modo, nesse processo o ChatGPT pode acabar gerando um blog post completo, com potenciais problemas de plágio. Para evitar esse grave fenômeno, lembre-se de sempre revisar, editar, ajustar e conferir os seus conteúdos antes de publicá-los.

Consigo Atrair mais Leitores para o meu Blog com o ChatGPT?


Sim, o ChatGPT pode te ajudar a otimizar os conteúdos do seu blog para os motores de busca, melhorando o posicionamento dele no ranking dos resultados, e assim atraindo mais visitantes. Essa ferramenta de IA permite que você inclua automaticamente as palavras-chave mais relevantes em seu post, crie meta descrições para a publicação e desenvolva schema markup para os conteúdos.

Entretanto, é importante utilizar ferramentas adicionais específicas de SEO, como o Google Keyword Planner ou o Ahrefs. Isso porque o ChatGPT pode gerar dados incorretos quando estiver buscando palavras-chave para seus blog posts.

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.