Como vender um site: dicas para lucrar em 2024

Como vender um site: dicas para lucrar em 2024

Vender seu site é uma ideia lucrativa para ganhar dinheiro na internet. Afinal de contas, um site pode valer entre 20 e 50 vezes o seu lucro líquido mensal.

No entanto, sem um planejamento e cronograma cuidadosos, você pode colocar os pés pelas mãos e perder a chance de lucrar de verdade. Portanto, antes de comercializar seu site e começar um novo negócio online, é importante aprender como otimizá-lo e como destacar suas principais vantagens.

Neste artigo, vamos guiar você pelos cinco principais passos sobre como vender um site. Também falaremos sobre os fatores que tornam um site valioso e responderemos às perguntas mais frequentes sobre o momento certo para vender um site.

Como vender um site em 5 passos

Se você decidiu vender seu site, seguir um plano estratégico te ajudará a fazer isso de maneira mais eficiente e lucrativa, sem dor de cabeça. Aqui estão os cinco passos para vender seu site.

Passo 1. Avalie o site

O primeiro passo é entender quanto vale o seu site, para evitar vendê-lo abaixo do seu preço de mercado. Da mesma forma, definir um preço muito alto pode afugentar possíveis compradores.

Para calcular o lucro líquido do seu site, pegue a receita total gerada mensalmente e subtraia dela todas as despesas operacionais, como hospedagem, domínios, custos de marketing e salários dos funcionários.

Além do lucro médio mensal, pense também no múltiplo dos seus negócios online. Os múltiplos de um site incluem ativos como fontes de tráfego, fluxos de receita, autoridade de domínio, tempo de atividade do negócio, backlinks de qualidade e número de seguidores nas redes sociais.

Esses fatores são importantes, pois dão aos compradores interessados uma ideia sobre o potencial do site a longo prazo.

Importante! Construir backlinks de baixa qualidade e usar uma Rede Privada de Blogs (PBN) pode diminuir seu múltiplo, pois o site corre o risco de ser penalizado pelos motores de busca.

O múltiplo médio de sites e lojas online à venda costuma variar entre 20 e 50. Quanto maior o valor do múltiplo, maior o preço de venda que você pode obter.

listagens de sites à venda na empire flippers

Você pode navegar pelas listagens de sites à venda em marketplaces para saber mais sobre como precificar um site e quanto vale, em média, cada tipo de projeto online.

Para ajudar você a entender melhor quanto seu site pode valer, tente encontrar sites do mês sendo comercializados para ter uma expectativa mais realista de seu valor. Além disso, você pode conversar com corretores de sites, pois eles têm experiência na área.

Como alternativa, use calculadoras gratuitas para estimar o valor do seu site — como a ferramenta de avaliação da Empire Flippers.

ferramenta de avaliação de site da empire flippers

Dica

Se você está procurando reduzir seus custos operacionais e aumentar seus lucros, dê uma olhada no nosso plano de hospedagem Premium, que inclui email gratuito, certificado SSL e registro de domínio gratuito por um ano.

Passo 2. Aumente o valor do site

Se, ao calcular o valor do seu site, você chegar a um número abaixo do esperado, é possível tomar várias medidas para aumentar seu ticket antes de vendê-lo. Vamos passar pelas principais.

Otimize o desempenho do site

Otimizar o desempenho do site pode ser a resposta para aumentar seu valor, pois um site lento afastará os visitantes. Algumas das melhores estratégias para isso incluem:

  • Use um provedor de hospedagem rápido, o que é vital para o desempenho do site.
  • Configure uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) para entregar conteúdo mais rapidamente.
  • Selecione um tema de carregamento rápido.
  • Remova plugins desatualizados e desnecessários, que podem reduzir a velocidade do site e ameaçar a segurança.

Prepare uma estratégia de conteúdo

Conteúdo de alta qualidade ajudará a construir o engajamento do público e atrair tráfego orgânico, melhorando eventualmente a posição do site nos motores de busca e aumentando seu valor.

Além disso, ao transferir o site para seu novo proprietário, uma estratégia de conteúdo definida irá orientá-lo ainda mais na manutenção da marca e do tráfego.

Para gerar conteúdo de qualidade consistentemente, aqui estão algumas perguntas que você precisa fazer:

  • Quem é o seu público-alvo? Quais são as dificuldades e necessidades deles?
  • Que tipo de conteúdo você vai criar?
  • Qual formato de conteúdo você usará?
  • Em quais canais você vai publicar?
  • Com que frequência você vai publicar esse conteúdo?

Expanda as fontes de tráfego

Depender de uma única fonte de tráfego, como campanhas PPC, não é indicado para aumentar o valor do seu site.

Embora seja mais rápido ganhar tráfego usando publicidade paga, depender exclusivamente deste método indica aos compradores que eles precisarão gastar muito com marketing. Isso porque quanto mais clientes você atrair através de publicidade paga, mais dinheiro você gastará.

Da mesma forma, o volume de tráfego provavelmente diminuirá assim que você parar de gastar com anúncios. Portanto, você também deve investir tempo no crescimento de outras fontes, incluindo tráfego orgânico e de referência.

O tráfego de referência é o dos usuários que vêm de outros sites. Uma maneira de construir tráfego de referência é escrevendo guest posts para outros sites relacionados ao seu nicho.

Um fluxo constante de tráfego diversificado aumentará o valor do seu site, oferecendo uma margem de lucro maior, melhor escalabilidade e estabilidade a longo prazo.

Experimente múltiplas estratégias de monetização

Um site com diversas fontes de renda sempre será mais valioso, pois é financeiramente mais seguro. Para diversificar suas fontes de renda, considere empregar estas estratégias de monetização:

  • Compartilhe links de afiliados. Participe de programas de afiliados e ganhe uma comissão sempre que os visitantes clicarem nos seus links e comprarem um produto ou serviço.
  • Use publicidade PPC. Aqui, você gera receita cada vez que um visitante clica em um anúncio no seu site. O Google AdSense é a ferramenta mais popular para colocar anúncios em um site.
  • Publique postagens de convidados. Permita que outros usuários publiquem conteúdo em seu site pagando uma taxa.
  • Venda produtos digitais. Disponibilize conteúdo baseado em assinaturas, como cursos online ou e-books.
  • Adicione uma loja virtual. Venda mercadorias ou ofereça outros produtos no site.

Promova o site nas redes sociais

Um bom número de seguidores nas mídias sociais indica que o site tem uma marca forte e o potencial para gerar leads. Portanto, esse é considerado um ativo valioso, permitindo que você aumente o preço de venda ao colocar o site e os perfis de mídia social em um mesmo pacote.

Para calcular o valor desses perfis, visite sites como o Social Tradia, que oferece serviços de venda e compra focados em contas do Instagram. Veja os perfis de criadores de sites no seu nicho e use essa informação para determinar o melhor preço.

Se suas contas não estão valendo tanto quanto você esperava, promova seu site nas redes sociais postando conteúdo relevante e compartilhando links que direcionam o público para suas páginas. Use hashtags em alta para aumentar a visibilidade do post e ampliar o alcance do público.

Além disso, promova o engajamento respondendo às perguntas e comentários dos seguidores. Se o seu orçamento permitir, considere investir também em publicidade paga. No entanto, isso aumentará os custos operacionais do site.

Expanda sua lista de emails

O e-mail marketing é um dos funis de vendas mais importantes do marketing digital: 64% dos pequenos negócios costumam usá-lo para se conectar com os clientes. Isso ajuda a fomentar conexões com pessoas interessadas no seu negócio e as nutre na jornada do cliente.

Ter uma lista de assinantes mostra aos compradores interessados que o site tem um público engajado e um canal direto, sem mediação de terceiros, que pode ser usado para monetização.

Adicione pop-ups e formulários ao site para coletar os detalhes de contato dos novos visitantes. Se você usa o WordPress, é possível usar ferramentas de formulário de contato como OptinMonster ou WPForms.

Em seguida, envie newsletters semanais, ofereça códigos promocionais e forneça conteúdo útil. Ao fazer isso, inclua links que os levem ao seu site.

Adicione também uma chamada para ação (CTA) em pop-ups e e-mails, usando frases persuasivas como “Saiba Mais”, “Baixe Agora” e “Assine Nossa Newsletter”. Além disso, escolha uma cor contrastante para fazer a chamada se destacar do restante do conteúdo.

Passo 3. Encontre o marketplace ou corretor certo

Encontrar um comprador para seu site pode ser um desafio e tanto, especialmente se você está começando agora neste ramo e se quiser vender na internet de maneira independente.

Por isso, optar por um marketplace de sites ou contratar um corretor pode expor seu negócio online a um grupo maior de potenciais compradores, acelerando o processo.

A questão é que existem diversos marketplaces e uma infinidade de profissionais disponíveis por aí. Portanto, é importante escolher uma opção que se adapte ao tipo e condições do seu site. Alguns marketplaces populares incluem FlippaEmpire Flippers e Motion Invest.

Enquanto alguns deles são focados exclusivamente em sites de e-commerce e conteúdo, outros também lidam com sites SaaS e serviços móveis. Portanto, faça uma pesquisa sobre cada marketplace e analise cuidadosamente seus termos de serviço.

Aqui estão alguns dos fatores-chave que você deve considerar ao procurar o marketplace certo para vender seu site:

  • Estrutura de comissão. Alguns sites cobram uma taxa de anúncio mais alta para sites de menor valor e vice-versa. Além disso, verifique se eles cobram apenas uma taxa para anunciar seu site ou se há alguma cobrança de comissão pós-venda.
  • Informações de listagem. Geralmente, o vendedor do site precisa fornecer dados de tráfego, receita e custos operacionais. Curiosamente, o Empire Flippers esconde o URL do site, enquanto o Flippa não.
  • Métodos de comunicação . Considere como a plataforma permite a comunicação entre você e seus potenciais compradores — seja por meio de comentários públicos, mensagens privadas ou chamadas agendadas.
  • Garantia de pagamento. Descubra se o marketplace em questão oferece serviços de garantia de pagamento (escrow) ou exige que você contrate um serviço terceirizado para assegurar que você receberá seu dinheiro.
  • Migração de site. Verifique se a plataforma tem recursos para facilitar a transferência do site e se ela cobra uma taxa extra por esse diferencial. Por exemplo, o Empire Flippers oferece um serviço gratuito de migração de site, enquanto no Flippa  essa tarefa deve ser feita pelos próprios compradores e vendedores.
  • Diligência prévia. Verifique se você deve fazer a diligência prévia do negócio ou se o marketplace tem profissionais para te ajudar nisso. A diligência prévia envolve revisar todos os documentos legais para garantir que tanto os vendedores quanto os compradores sejam legítimos.

Passo 4. Prepare relatórios financeiros e de tráfego

Para convencer potenciais compradores, não basta simplesmente afirmar que seu site tem um potencial significativo de crescimento de lucro. Os compradores vão querer provas, então é necessário respaldar tais afirmações com dados.

Um relatório de finanças e tráfego bem estruturado ajuda a estabelecer credibilidade e a transmitir eficientemente o valor seu site.

Além disso, marketplaces e corretores de sites geralmente exigem que os vendedores enviem um demonstrativo de lucros e prejuízos, além de um relatório de tráfego, para incluir na listagem. Em seguida, compradores interessados terão acesso a esses arquivos.

Para obter estatísticas de tráfego, conecte o site a uma ferramenta de análise ou otimização para mecanismos de busca, como Google AnalyticsSemrush ou Ahrefs.

O Google Analytics, por exemplo, fornece dados sobre visualizações mensais de páginas, fontes de tráfego e dados de tráfego de acordo com canais ou segmentos. Além disso, ele mostra a quantidade de visitantes únicos, a taxa de crescimento e quais países trazem o maior número de visitantes para o seu site.

Usando esses dados, os compradores podem identificar oportunidades para fazer o site crescer e determinar se seu mercado-alvo corresponde às suas necessidades.

Por outro lado, uma demonstração de perdas e ganhos detalha a receita e as despesas do seu negócio dentro de um período específico. Geralmente, a maioria dos marketplaces e corretores de sites exigem relatórios cobrindo de 6 a 12 meses.

Se o site tem várias fontes de renda — por exemplo, você ganha dinheiro com Google Ads e publicidade direta — certifique-se de detalhar quanto cada fonte gera.

Adicionalmente, liste sua receita bruta mensal e o lucro. Lembre-se de adicionar sua margem líquida, calculada subtraindo as despesas totais da receita gerada. O lucro mensal deve ser maior que as despesas de saída.

Dica

Lembre-se de que um pequeno erro pode criar uma impressão errada e comprometer sua credibilidade. Portanto, tome seu tempo e revise tudo cuidadosamente ao fazer um demonstrativo de lucros e prejuízos. Se você não tiver experiência com finanças, pode ser uma boa ideia terceirizar a tarefa para um contador profissional, especialmente no caso de sites e e-commerces maiores.

Passo 5. Otimize seus lucros antes de fazer a listagem

Antes de anunciar um site de comércio eletrônico para venda, por exemplo, é melhor reduzir sua participação no dia-a-dia do negócio. Ao fazer isso, adote algumas estratégias de economia para maximizar o lucro.

Você pode, por exemplo, contratar um assistente virtual para realizar operações diárias do negócio, pois seu salário é baseado de acordo com suas horas de trabalho.

Você também pode terceirizar a produção de conteúdo contratando escritores e designers confiáveis em sites de freelancers como Upwork e Fiverr.

Para manter a marca consistente, crie um guia de estilo descrevendo o tom e a voz do seu conteúdo já existente.

Além disso, se você está administrando uma loja virtual, procure serviços de terceiros para gerenciar a realização de pedidos e automatizar o negócio.

Nesse sentido, alguns serviços recomendados incluem Amazon FBAShipNetwork e ShipBob.

Por fim, garanta que todos os dados necessários relacionados ao site sejam transferíveis.

Por exemplo, se você recebe emails relacionados ao site em uma conta pessoal, configure um endereço de email profissional para não se envolver nos negócios do novo proprietário. Além disso, uma hospedagem de email profissional simplifica a comunicação e transparece mais credibilidade.

Como determinar o valor de um site?

Se você deseja vender seu site ou criar um negócio de revenda, é importante entender como estimar o valor de um site.

Se você é proprietário, determinar o valor do seu site pode te ajudar a decidir se você deve vendê-lo ou continuar contando com sua receita mensal.

Aqui estão alguns fatores que influenciam o valor de um site.

Nicho

O nicho de um site é importante, pois a demanda do mercado ajudará a determinar seu potencial de receita.

Se o site opera dentro de um nicho popular, provavelmente receberá mais tráfego, e você pode vender seu site a um preço mais alto.

Alguns dos nichos mais lucrativos da internet incluem receitas, finanças pessoais, estilo de vida e turismo. Para você ter uma ideia, um blog de comida gera uma renda média de US$ 9.169/mês, segundo estatísticas recentes. Em comparação, blogs de finanças pessoais geram uma média US$ 9.100/mês, enquanto blogs de viagem geram em torno de US$ 5.000/mês.

Por não estarem ligados a uma tendência sazonal, esses nichos têm uma demanda estável durante todo o ano, então provavelmente continuarão gerando tráfego durante todo o ano.

Visitantes

O número de visitantes que um site recebe é outro fator para determinar seu valor. Não importa se você tem conteúdo e design de alta qualidade: um site que não atrai visitantes não atrairá compradores.

Direcionar tráfego para seu site criará mais oportunidades de gerar leads e aumentar as taxas de conversão, alavancando sua posição no mercado.

Analisar suas fontes de tráfego é uma ótima maneira de determinar o que funciona e o que não funciona. Além da quantidade, a qualidade do tráfego também importa.

Em outras palavras, o site deve atrair visitantes que podem se beneficiar e se engajar com ele. Para determinar o engajamento do visitante, avalie métricas como tempo médio na página, média de páginas por sessão e taxas de rejeição.

Use ferramentas de rastreamento como Ahrefs e Google Analytics para calcular o valor do tráfego do site .

SEO

Um site com uma estratégia eficaz de otimização para mecanismos de busca (SEO) terá um valor mais alto, pois isso sinaliza aos compradores que seu tráfego orgânico tem potencial de crescimento.

Para isso, você precisará ter conteúdo valioso, construir backlinks de qualidade e cuidar do desempenho do site.

Além disso, o site deve ser otimizado para todos os tipos de dispositivos, pois 60% das pesquisas do Google vêm de dispositivos móveis.

Embora essas tarefas de manutenção exijam tempo e esforço, os sites com bom SEO têm mais valor para potenciais compradores.

Dica

Confira nosso guia completo sobre as melhores práticas de SEO para WordPress para melhorar o ranqueamento do seu site.

Fontes de renda

Outro fator que determina o valor de um site é o seu leque de métodos de monetização.

Um site que gera receita a partir de múltiplas fontes provavelmente terá um preço de venda mais alto do que aqueles que dependem de uma única fonte de renda.

Por exemplo, digamos que você tenha um blog de receitas. Em vez de apenas compartilhar links de afiliados da Amazon para utensílios de cozinha, você pode gerar receita exibindo anúncios de restaurantes ou vendendo um curso de culinária.

Dessa forma, se a Amazon reduzir suas taxas de comissão de afiliados, você ainda gerará receita exibindo publicidade no site e vendendo produtos digitais.

Portanto, um site com diversas fontes de renda tem maior estabilidade financeira e melhor potencial de crescimento do que aqueles com uma única fonte de renda.

Corretagem

Se você achar o processo de avaliação de sites confuso, pode contratar um corretor de sites para fazer esse trabalho.

Basicamente, corretores de sites são profissionais ou empresas especializados na venda de sites. Além de avaliar o valor de um site, eles são responsáveis pelo marketing, negociando preços com possíveis compradores e fechando negócios.

Em troca de seus serviços, os corretores normalmente cobram dos clientes uma comissão de 6 a 15% para cada venda. Portanto, considere essa taxa ao calcular por quanto você pretende vender o seu site.

Trabalhar com um corretor acelera o processo de venda do site, se compararmos com uma estratégia independente. Além disso, corretores têm acesso a uma lista de compradores confiáveis, o que minimiza o risco de cair em golpes e cometer erros em documentos legais.

Por serem profissionais experientes na área, os corretores também ajudam a evitar que você venda seu site por um preço menor do que ele realmente vale.

Marketplace

Alguns marketplaces de sites se associam a corretores e permitem que os usuários listem seus sites para venda de forma independente. Outros operam de maneira semelhante a sites de leilão online, como o eBay.

Assim como no caso dos corretores, os marketplaces geralmente cobram uma taxa de anúncio ou de venda, que geralmente fica entre 5 e 15% do valor.

Os sites geralmente são vendidos por um preço fixo ou seguem um modelo de leilão. Para listagens de leilões, os vendedores estabelecem um preço mínimo, e os compradores que oferecem o preço mais alto dentro de 30 dias podem comprar o site.

Neste caso, embora o valor do seu site também dependa dos participantes do leilão, é importante definir um preço semelhante ao valor de mercado que você calculou anteriormente.

Sugestão de Leitura

Além de vender um site, você pode ganhar dinheiro com a revenda de hospedagem de sites. Leia nosso guia para saber mais.

Conclusão

Vender seu site com o máximo possível de lucro é um processo que requer planejamento e bastante trabalho. Antes de se jogar neste tipo de negociação, é importante saber o que influencia o valor de mercado de um site para que você defina o preço certo e atraia compradores.

Lembre-se de que é crucial investir tempo e esforço para aumentar o valor do seu site, proporcionando um processo de venda lucrativo e bem-sucedido. Isso inclui expandir fontes de tráfego, preparar uma estratégia de conteúdo e estabelecer uma presença sólida nas redes sociais.

Para encontrar compradores rapidamente, considere recorrer aos serviços de um marketplace ou um corretor de sites e lojas virtuais. Antes disso, realize uma pesquisa sobre seus termos e serviços, especialmente sobre sua estrutura de comissão.

Em seguida, prepare relatórios financeiros e de tráfego para demonstrar o desempenho do site e seu potencial de crescimento.

Por fim, teste diferentes estratégias para otimizar os lucros e garantir que o site esteja pronto para ser transferido para um novo proprietário. Quanto menos envolvimento você tiver com o site à medida que a transferência se aproxima, melhor.

Agora que você sabe como vender um site, é hora de avaliar seu valor e traçar a estratégia para valorizá-lo antes de colocá-lo à venda. Boa sorte!

Como vender um site: perguntas frequentes

Por fim, vejamos algumas das perguntas mais frequentes feitas por quem quer saber como vender um site.

Quanto tempo leva para vender um site?

Geralmente, um site é vendido em algo em torno de 30 a 120 dias em um marketplace  ou através de um corretor. O processo de verificação e listagem geralmente leva de cinco a sete dias. Em seguida, o período de venda varia dependendo da negociação com os compradores, competição com outros negócios online e as condições de cada site. Um site bem otimizado provavelmente venderá mais rápido, então aprimore seu site antes de vendê-lo.

Qual é o site mais caro já vendido?

O site mais caro já vendido é o Business.com: ele foi arrematado por $345 milhões em 2007. Contendo notícias, podcasts e serviços de consultoria para negócios, o site chegou a este valor astronômico principalmente por conta do seu domínio premium, que influencia seu sucesso no SEO. Atualmente, o site recebe mais de 10 milhões de visitantes todos os meses.

Qual é o melhor momento para vender um site?

O melhor momento para vender seu site é quando ele atinge seu valor máximo — isto é, quando ele gera lucro líquido estável, possui estatísticas de tráfego saudáveis e tem um bom desempenho. Evite fazer a venda logo após a criação de sites, pois páginas relativamente novas têm um histórico mais incerto. Uma regra geral é administrar seu site por pelo menos um ano antes de vendê-lo.

Como vender um site para um cliente?

Para vender um site para um cliente ou comprador, mostre suas métricas de desempenho, base de usuários e potencial de receita. Crie uma avaliação detalhada e um relatório sobre os benefícios do site. Negocie os termos, finalize a venda usando um método de pagamento seguro e garanta uma transferência suave de propriedade para garantir a satisfação do cliente.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.