Vantagens e desvantagens do e-commerce: o que saber antes de criar sua loja virtual
No mundo dos negócios contemporâneos, o e-commerce é um dos segmentos que cresce mais rapidamente. Sem sinais de desaceleração, o mercado do comércio eletrônico tem visto um crescimento substancial nos últimos anos. Pondo isso em números, estudos indicam que as vendas na internet alcançarão US$ 6,5 trilhões em 2024.
Para entender por que o e-commerce está cada vez mais popular entre vendedores e compradores, este artigo falará sobre todas as suas vantagens e desvantagens. Além disso, também responderemos a algumas das perguntas mais frequentes sobre os benefícios do comércio eletrônico. Vamos lá?
Conteúdo
Vantagens do e-commerce
Antes de abordarmos as desvantagens do comércio eletrônico, vamos focar primeiro nas suas vantagens e entender por que este segmento tem se tornado uma opção mais atraente do que uma loja física.
1. Custos iniciais baixos
Comparado a outros tipos de negócios, o e-commerce tem custos iniciais mais baixos. Para começar, você precisará escolher uma plataforma de e-commerce e adquirir uma hospedagem e um domínio, basicamente falando. No final, as despesas totais para implementar todos esses elementos ainda são significativamente menores do que o custo para abrir uma loja física. Se você está começando, pode escolher uma hospedagem barata e, posteriormente, fazer o upgrade para um plano de hospedagem de e-commerce conforme necessário.
Como uma loja tradicional geralmente precisa de múltiplos locais para operar, as soluções de e-commerce reduzem os custos eliminando a necessidade de comprar/alugar imóveis, mobiliar seu espaço, contratar um grande número de funcionários e investir em estoque ou equipamentos de vendas.
Além disso, ter uma loja de e-commerce também permite que você crie sua marca gastando pouco dinheiro. Você pode criar um logotipo de graça e introduzir sua marca no mercado sem ter que gastar dinheiro com uma loja física.
Um modelo de negócio alternativo, como dropshipping, pode ajudar a reduzir ainda mais os custos. Ao optar pelo dropshipping, você pode vender itens sem a necessidade de produzi-los ou armazená-los. Em outras palavras, essa é uma excelente ideia para proprietários de pequenos negócios com recursos e experiência limitados.
Além disso, vender itens digitais também tem um custo inicial mais baixo. Nesta modalidade, você não precisa lidar com custos operacionais como embalagem e reposição de estoque, uma vez que produtos digitais podem ser vendidos imediata e infinitamente.
2. Maior alcance de mercado
Uma grande vantagem do e-commerce é o potencial de ganhar clientes do mundo inteiro, sem limites geográficos. Quando você cria seu negócio na internet e gera interessa em seu produto ou serviço, qualquer pessoa ao redor do mundo pode ser sua cliente.
Por outro lado, as lojas físicas terão uma base de clientes limitada às pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas.
3. Aberto 24 horas
Como as lojas virtuais estão sempre abertas, os clientes podem fazer suas compras a qualquer momento que desejarem, sem precisar ir até um local físico para ver seus produtos. Usando seus computadores ou dispositivos móveis, eles podem navegar pelas descrições e fotos de alta qualidade dos produtos para saber mais antes de comprar.
Com essa vantagem do comércio eletrônico, você não terá que gastar dinheiro para manter sua loja aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, um site de e-commerce com bom tempo de atividade e processamento de pedidos automatizado permite que você gere receita constante, sem a preocupação de programar o horário de trabalho.
4. Automação
Ao automatizar as atividades de sua loja online, elementos como gerenciamento de estoque, entrada de dados e erros de transcrição podem ser reduzidos ao mínimo. A automação é, portanto, outra vantagem do comércio eletrônico.
Além disso, sistemas automatizados são úteis para lidar com pagamentos, enviar emails promocionais e fornecer suporte ao cliente usando chatbots, eliminando o risco de enviar um email, produto ou fatura para a pessoa ou endereço errado.
Com essas vantagens, você fica livre para gerenciar os aspectos de marketing e gestão do seu negócio. Além disso, a automação também funciona para varejistas físicos, pois além de reduzir a possibilidade de erros humanos, também economiza tempo, dinheiro e recursos.
5. Retargeting
Um cenário muito comum do e-commerce é o de clientes que navegam na sua loja de comércio eletrônico, criam uma conta e adicionam itens aos seus carrinhos de compras, mas não concluem a transação. O retargeting serve exatamente para isso: conquistar clientes que interagiram com sua loja e demonstraram intenções de compra, mas não finalizaram o processo.
Um exemplo de estratégia de retargeting é mostrar aos visitantes do seu site anúncios de itens que eles já visualizaram, mas não compraram. Além disso, o retargeting é uma estratégia de marketing que não pode ser replicada em lojas físicas, pois geralmente você não tem como entrar em contato com um cliente depois que ele sai da sua loja.
6. Mais fácil de crescer
Para acomodar o aumento do tráfego à medida que seu negócio online cresce, basta atualizar seu plano de hospedagem e as funcionalidades de sua loja.
O mesmo não pode ser dito em relação a uma loja física, pois você terá que expandir as instalações do local para acomodar um número cada vez maior de clientes. Isso, claro, custará muito mais do que fazer um site de comércio eletrônico crescer.
7. Experiência de compra personalizada
O e-commerce permite que você melhore a experiência de compra online de seus clientes, personalizando o site para cada visitante.
Você pode adaptar a experiência com base na localização do usuário — exibindo preços na moeda local, por exemplo. Se o seu site permite que os clientes criem contas, você pode recomendar itens que são baseados em sua experiência de navegação, algo que a Amazon faz muito bem.
Isso também funciona para clientes que retornam para fazer novas compras. A loja pode lembrá-los sobre os produtos que eles visualizam frequentemente ou que já incluíram em seus carrinhos e abandonaram.
Além disso, outras maneiras de personalizar a experiência de compra do seu cliente é fornecendo descontos, oferecendo um programa de fidelidade, enviando uma mensagem de boas-vindas personalizada ou fornecendo filtros de produto para especificar resultados.
8. Menos invasivo para os clientes
Muitos clientes não se sentem confortáveis com a interação presencial com vendedores em lojas físicas.
Um site, por outro lado, permite que os visitantes naveguem de maneira privada sem interrupção. Se um cliente precisar de ajuda, ele pode entrar em contato com a equipe de suporte via chat ou email.
9. Ferramentas de análise
Outra vantagem do e-commerce é a capacidade de integrar ferramentas de análise, como o Google Analytics. Essas ferramentas podem ajudar você a identificar informações com base nos dados de clientes, como suas características geográficas, demográficas e comportamentos de compra. Isso pode ajudar você a melhorar suas estratégias de marketing digital para atrair mais compradores.
Além do Google Analytics, ferramentas de mapa de calor, como o Hotjar, também fornecem insights sobre como os visitantes interagem com o seu site. Ao aprender sobre como os usuários navegam no seu site e em quais áreas eles se concentram mais, você terá mais facilidade em otimizar a experiência para aumentar as vendas.
10. Processamento de vários pedidos de uma vez
Lojas físicas podem ficar lotadas em alguns momentos e nas proximidades de datas comemorativas. Com isso, os clientes terão de aguardar muito tempo para concluir uma transação devido às grandes filas ou à quantidade de itens em cada compra.
Você pode evitar esse problema com o comércio eletrônico, pois o tempo de conclusão do pedido de um cliente não será afetado pelo volume de visitantes no seu site.
11. Melhor para encorajar compras por impulso
O comércio eletrônico permite que você implemente várias estratégias para atrair compras por impulso. Por exemplo, colocar ofertas e imagens atraentes de produtos em um banner de cabeçalho, junto com um botão de chamada para ação (CTA), pode incentivar seus visitantes a fazerem compras.
Outra boa dica é aproveitar o chamado medo de ficar de fora (FOMO) para incentivar seus clientes a comprar um produto. Um bom exemplo disso é apresentar uma oferta por tempo limitado e exibir uma contagem regressiva ao vivo, o que instiga um senso de urgência.
Descontos também podem ser excelentes motivadores para compras impulsivas de um produto específico que os compradores tinham ou não planos de comprar. Muitas lojas oferecem promoções irresistíveis para visitantes de primeira viagem, para impulsionar ainda mais as vendas.
12. Processo de compra mais rápido
Usando a barra de pesquisa da sua loja online, os compradores podem localizar rapidamente os itens desejados e fazer mais alterações em seu pedido, como selecionar uma cor ou tamanho diferente. Além disso, um sistema automatizado de rastreamento de estoque exibirá a disponibilidade de cada item.
Em contraste, uma loja física permite que os compradores vejam apenas aquilo que está em exposição, devendo perguntar aos funcionários da loja sobre outras cores e tamanhos disponíveis.
13. Custo menor de contratação e treinamento
Optar pelo e-commerce também oferece uma enorme vantagem ao eliminar boa parte dos custos trabalhistas. Ao contrário das lojas físicas, não é necessário contratar funcionários como caixas e seguranças. Em vez disso, você pode alocar seu orçamento para outras despesas, como anúncios.
No entanto, você ainda precisará contratar funcionários para ajudar a gerenciar aspectos da administração de sua loja virtual, como suporte ao cliente ou desenvolvimento web.
Desvantagens do e-commerce
Apesar de todas as vantagens das vendas online, existem certas limitações nas características e capacidades do comércio eletrônico.
Nesta seção, vamos dar uma olhada em algumas das desvantagens de optar por uma loja online.
1. Propenso a tempo de inatividade
Uma das desvantagens do comércio eletrônico é que as transações serão interrompidas sempre que seu site precisar de manutenção ou ficar fora do ar devido a uma falha no servidor. Consequentemente, isso pode levar a perda de receita.
O tempo de inatividade também pode ter outro impacto negativo, pois os visitantes podem começar a questionar a confiabilidade do seu site. Com isso, aumenta também a relutância dos compradores, que podem não prosseguir com seus pedidos mesmo após o site voltar ao ar.
Portanto, escolher o provedor de hospedagem certo desempenha um grande papel nos sites de comércio eletrônico. Uma empresa confiável garante que seu negócio permanecerá online e capaz de lidar com qualquer problema ou aumento no tráfego.
2. Os clientes não podem testar os produtos
Como proprietário de uma loja virtual, você não poderá convidar seus clientes a entrar em sua loja e experimentar seus produtos antes de fazer a compra. Além de ser uma diferença óbvia entre fazer compras em uma loja física e virtual, essa também é uma das principais desvantagens do comércio eletrônico.
Para superar este problema, uma boa ideia — especialmente para lojas de roupas online, por exemplo — é adotar uma política de devolução caso o item comprado não atenda às expectativas do cliente. No entanto, ainda assim os compradores podem ficar insatisfeitos com o trabalho envolvido nas devoluções e a possibilidade de ter que pagar as taxas de envio.
Felizmente, várias tecnologias de e-commerce estão sendo desenvolvidas para minimizar essa questão. Com a ajuda da Realidade Aumentada (AR) e da Realidade Virtual (VR), os varejistas online podem recriar a experiência de compra em uma loja.
Essas ferramentas permitem que os clientes interajam com os produtos em tempo real, de onde quer que estejam. Os clientes podem visualizar como ficarão com a camisa escolhida ou se uma mesa de cabeceira combina com a cor do quarto deles, por exemplo.
3. Os clientes exigem respostas rápidas
No mundo digital, os clientes esperam uma resposta rápida para todas as suas perguntas sobre pagamento, processamento de pedidos ou prazos de entrega. Seus clientes provavelmente irão para outra loja virtual se você não responder a tempo.
Por essa razão, é altamente recomendado ter uma equipe de atendimento ao cliente disponível 24 horas por dia. Integrar chatbots em seu site pode ser uma alternativa quando se trata de fornecer suporte imediato ao cliente. No entanto, os bots não substituirão a experiência personalizada e humanizada que seus clientes esperam.
4. Alguns clientes podem se sentir inseguros
Ao fazer compras online, nem todos estão dispostos a inserir seus dados para criar uma conta ou fazer uma compra. Além disso, criar uma conta pode parecer uma perda de tempo para pessoas que não pretendem voltar à sua loja para fazer mais compras no futuro, especialmente se eles precisam fazer a transação rapidamente.
Questões de segurança também podem deixar os clientes inseguros. Uma vez que elas precisam inserir informações pessoais, como endereços de e-mail ou números de telefone, muitas pessoas ficam preocupadas com o risco de seus dados caírem em mãos erradas. Esse assunto fica ainda mais sensível quando falamos dos detalhes de pagamento, como um número de cartão de crédito.
Portanto, é essencial garantir a segurança do seu site com métodos como a instalação de um certificado SSL. Uma vez instalado, um ícone de cadeado aparecerá na barra de endereços do navegador, aumentando a confiança dos clientes para interagir com sua loja online. E para garantir transações seguras, use apenas gateways de pagamento confiáveis.
5. Indústria altamente competitiva
Hoje em dia, criar uma loja online é mais fácil do que nunca. Embora isso seja ótimo para te ajudar a começar o seu negócio, essa acessibilidade também torna o mercado de e-commerce altamente competitivo. Além disso, os clientes podem comparar preços em dezenas de lojas em poucos segundos, o que incentiva os vendedores a sempre acompanhar o estado do mercado.
Uma maneira de se diferenciar num oceano de lojas virtuais é oferecer uma proposta única de venda (USP). Fazer isso evitará que você tenha que baixar o preço de seus produtos. Além disso, implementar esforços de marketing pode ajudar a se destacar da concorrência e estabelecer uma identidade de marca mais forte.
6. Questões de envio
Embora os compradores de lojas virtuais possam adquirir itens em apenas alguns cliques, eles ainda terão que esperar até que seus produtos sejam entregues. Combinando isso com custos de envio elevados, seus clientes podem pensar duas vezes antes de completar suas compras. É por isso que a parte do envio pode ser desafiadora para muitos negócios online.
Os prazos de envio podem variar dependendo do serviço e da localização do destinatário. Portanto, é crucial informar aos clientes o tempo de entrega estimado antes e depois da realização do pedido. Além disso, também é uma boa ideia fornecer rastreamento de envio.
Se você deseja enviar para o exterior, pode estar sujeito a taxas e tarifas adicionais, que terão que ser pagas pelos seus clientes. Portanto, certifique-se de informar seus clientes sobre isso.
Além disso, não importa o quão cuidadosamente ou rapidamente você embale os itens comprados pelos seus clientes, ainda há a possibilidade de que o pacote não chegue em perfeitas condições ou exatamente no horário. Prepare-se para essas ocorrências.
7. Falta de contato pessoal
Uma das maiores desvantagens do comércio eletrônico é que você não tem a oportunidade de falar dos seus produtos ou serviços com seus clientes cara a cara, o que impede uma conexão mais imediata.
Em alguns nichos, como joalheria ou alta costura, os clientes ainda preferem fazer compras em lojas físicas. Isso porque a interação ao vivo com um especialista no assunto é sempre favorecida, assim como uma assistência mais personalizada.
Dica
Aumente suas chances de sucesso ao se atualizar sobre as últimas estatísticas e tendências do e-commerce.
Conclusão
O mundo do e-commerce oferece um enorme potencial como uma oportunidade de negócio lucrativa. Para começar, sua loja virtual não precisará de tantos funcionários quanto uma loja física. Além disso, as plataformas de comércio eletrônico facilitam ainda mais o processo de iniciar um negócio.
Se você considerar as vendas online, certifique-se de pesar todas as vantagens e desvantagens do e-commerce. Com essa informação, você poderá tomar decisões mais bem informadas e gerenciar efetivamente a estratégia do seu negócio.
Lembre-se de que o sucesso de um negócio de e-commerce depende principalmente de uma experiência do cliente perfeita e adaptada para cada usuário. Portanto, certifique-se de escolher a hospedagem correta, selecionar os melhores produtos ou serviços para vender e criar um plano de negócios eficaz.
Esperamos que você tenha obtido informações valiosas com todos os prós e contras do e-commerce. Não hesite em deixar um comentário abaixo se você tiver mais perguntas ou ideias. Boas vendas!
Vantagens e desvantagens do e-commerce: perguntas frequentes
Aqui estão algumas das perguntas mais comuns sobre os benefícios do comércio eletrônico para consumidores e proprietários de negócios.
Como o e-commerce beneficia proprietários de pequenos negócios?
O e-commerce ajuda pequenos negócios a chegar em mercados locais e internacionais com um baixo investimento de capital. Com um marketplace, você pode chegar mais facilmente a mais clientes, fornecedores ou parceiros de negócio. Além disso, você pode configurar um negócio em apenas alguns cliques de onde você estiver.
Quais são as vantagens do e-commerce para os consumidores?
Flexibilidade e economia de tempo são dois dos maiores benefícios das compras online. O comércio eletrônico permite que os compradores adquiram produtos e serviços a qualquer momento, sem um cronograma fixo de dias e horários. Além disso, os compradores podem fazer seus pedidos ou navegar em outras lojas no conforto de suas casas.