Por Que Ter um Site? Vantagens de Ter um Site para Uso Pessoal e Profissional

Quando você precisa de alguma informação, ou quer pesquisar sobre alguma empresa, qual é o primeiro lugar que você procura? Isso mesmo: na internet!

Com o avanço da tecnologia, ter um site se tornou mais importante do que nunca. As vantagens de criar um site são muitas, incluindo maior visibilidade para seu negócio e facilidade na execução de tarefas.

Durante a leitura deste artigo, você encontrará informações preciosas sobre as vantagens de se ter um site. Esperamos que elas te ajudem a fazer a escolha certa!

Eu Preciso Mesmo de um Site Pessoal?

Você sabia que criar um site pode ajudar você a construir uma boa presença na internet? E é por isso que trouxemos quatro sinais de que está na hora de criar um site:

Você Deseja Criar Conteúdo e Publicar Fotos e Vídeos 

Criar um site pessoal é a maneira perfeita de compartilhar seus pensamentos, fotos ou vídeos com o mundo. Além disso, é possível controlar o conteúdo que será mostrado e também quem poderá vê-lo. Ou seja: você tem todo o poder em suas mãos!

A maioria das plataformas de criação de sites, incluindo o WordPress, possui recursos de blog que permitem gerenciar o conteúdo com muita facilidade.

Um criador de sites pode te ajudar a criar um site profissional de forma rápida e fácil, sem precisar saber programação ou design. Caso você precise de opções de personalização mais avançadas, uma outra alternativa é usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), como o WordPress

Hoje em dia, há muitos materiais disponíveis para iniciantes sobre como criar um site. É por isso que qualquer pessoa que precise de um site pode criar um, seja qual for o seu nível de conhecimento.

Ter um site pessoal é uma ótima maneira de compartilhar suas paixões com o mundo. Escolha uma plataforma que se adeque às suas necessidades e não perca mais tempo!

Você Precisa de um Lugar para Mostrar Seus Trabalhos e Conquistas

Um site pessoal é um ótimo meio de mostrar seu portfólio. Muitos profissionais criam sites de portfólio para atrair novos clientes e encontrar oportunidades de emprego.

Com um site profissional, você reúne suas habilidades, experiências e trabalhos anteriores para exibi-los aos seus clientes em um só lugar. Além disso, você pode publicar conteúdos úteis para mostrar todo seu conhecimento técnico, como vídeos, podcasts e blogs — eles são peças-chave para estabelecer uma posição como especialista na sua área.

A constância na criação de conteúdo aumenta sua credibilidade como profissional e suas chances de fechar bons negócios.

Dica

Para seu site funcionar, ele precisa de um domínio e de uma hospedagem web. Se o objetivo do seu site é divulgar seus serviços como um especialista, o domínio .pro é a escolha ideal. Antigamente, essa extensão só podia ser usada por profissionais certificados, mas a boa notícia é que agora todos os profissionais especialistas em suas áreas podem usá-la. Com ela, seu público percebe mais facilmente que seu site profissional oferece serviços especializados.

Você Quer se Conectar com Novas Pessoas 

Com um site, você pode criar uma comunidade e se conectar com pessoas que pensam como você. Também é possível receber feedbacks do seu público e, a partir dos comentários dos seus visitantes, tirar muitas ideias para novos conteúdos.

Outra forma de interagir com o público usando seu site é adicionando um fórum online. O WordPress tem muitos plugins de fórum, que permitem a criação de um espaço onde as pessoas podem discutir sobre suas experiências e opiniões.

De maneira geral, ter um site é uma excelente maneira de expandir seu conhecimento e sua rede de contatos.

Você Quer Aumentar seu Número de Seguidores

Estabelecer autoridade, criar uma comunidade online e aumentar seu número de seguidores será mais fácil quando você tiver conteúdo de alta qualidade, experiência e um público engajado.

Outro fator importante para aumentar sua presença online é ser você mesmo. O estilo do seu conteúdo e o design do seu site devem expressar sua personalidade, crenças e paixões.

Diferente de outras plataformas, como Facebook ou Twitter, um site pessoal permite que você personalize totalmente os elementos de suas páginas, como o esquema de cores e a tipografia. Também é possível escolher o idioma e  adequar o conteúdo ao seu público-alvo.

Para atrair clientes é muito importante integrar seu site com suas mídias sociais: quando todas as suas plataformas estão integradas, você tem mais chances de ser encontrado.

Será Que Minha Empresa Precisa de um Site?

Na era digital em que vivemos, ter um site para a sua empresa é fundamental para se destacar no mercado. No entanto, muitas empresas ainda não entenderam sobre a importância de se ter um site.  

Para te ajudar a decidir se essa é a melhor escolha para sua empresa, confira por que ter um site pode ser incrível para o seu negócio:

Seus Concorrentes Já Têm Sites

Analisar os concorrentes é uma das melhores maneiras de identificar as necessidades do seu negócio. Afinal, se a maioria dos seus concorrentes têm um site, será que não é um sinal que você deve ter um também?

Para se tornar competitivo no setor, é necessário agarrar todas as fatias do mercado. Sem um site (link em inglês), seu negócio perde oportunidades de atrair novos clientes e de estabelecer uma forte presença online.

Ter um site profissional também permite que sua empresa se destaque das demais. Mas por quê? Porque expressar a essência da sua marca em seu site atrai um público mais específico, aumentando suas chances de conversão.

Veja o site da Nubank, por exemplo. Na página inicial, eles usam um design casual e uma linguagem informal, características de um público-alvo mais jovem. Isso os ajuda a se diferenciar dos bancos tradicionais e a atrair um público-alvo mais direcionado.

página inicial do banco online nubank

Com um site profissional, você também pode oferecer benefícios especiais, como descontos ou reembolso e, com isso, atrair cada vez mais clientes – além de aumentar a credibilidade da sua marca.

Seus clientes em potencial podem encontrar as informações que procuram sobre sua empresa de maneira fácil e comparar seus produtos com os dos concorrentes.

Além disso, você pode tornar sua marca mais conhecida e aumentar a autoridade dela no setor publicando conteúdos úteis. Alguns exemplos de conteúdo que você pode postar em formato de blog incluem informações sobre a sua empresa e os benefícios dos produtos ou serviços que você vende.

Sua Marca Precisa de Credibilidade no Mercado

Ganhar a confiança do seu público é a maneira mais eficiente de conquistar novos clientes. Uma boa dica é ter um site que funcione corretamente e atenda às necessidades do seu cliente.

Também é importante se certificar que o site da sua empresa tenha um bom desempenho. De preferência, ele deve carregar em menos de dois segundos. Esperar mais do que isso fará com que os visitantes saiam do seu site, diminuindo sua taxa de conversão.

O design e a personalização do seu site também fazem muita diferença no resultado. Cores que combinam e atraem, layout limpo e intuitivo e imagens de alta qualidade podem dar uma aparência mais profissional e confiável ao seu site.

Página inicial do site da adidas

Um bom exemplo de layout simples é o da página inicial da Adidas. Ela mostra tudo o que a marca oferece com botões de CTA claros que incentivam os visitantes a comprar.

Como hoje em dia os dispositivos móveis geram mais de 59% (link em inglês) do tráfego global, é fundamental para o seu negócio ter um site que funcione muito bem nesses aparelhos.

Você Quer Alcançar Mais Clientes

Durante a pandemia, muitas empresas tiveram dificuldade para conquistar novos clientes devido às restrições físicas. Neste caso, ter um site ultrapassa qualquer barreira física e te permite alcançar clientes de qualquer lugar do mundo.

Um bom site faz com que sua marca seja mais acessível. Ele permite que clientes em potencial encontrem e interajam com a empresa com mais facilidade, independentemente da localização.

Plataformas online como um site oferecem muitos métodos para aumentar a presença de uma marca na internet.

Uma das maneiras de melhorar a estratégia de marketing digital de uma empresa é usando SEO. Essa ferramenta ajuda o Google e outros mecanismos de pesquisa a indexar melhor o conteúdo do site e a classificá-lo melhor na página de resultados das pesquisas feitas na internet, conhecida pela sigla SERP.

Aparecer no topo das buscas do Google é uma ótima maneira de construir credibilidade e gerar mais tráfego orgânico. Escrever conteúdo otimizado para SEO também é uma maneira muito econômica de alavancar seu negócio.

Além disso, um site profissional funciona bem com outras redes sociais: elas podem direcionar mais tráfego para o seu site. Para fazer isso, basta criar links para suas páginas do Instagram e do Facebook.

Ao aplicar esses métodos, você tira o máximo de seus sites e conquista mais clientes.

Você Está Vendendo Pouco

Um dos tipos de sites de negócios mais populares é o e-Commerce, também conhecido como loja virtual. Uma loja virtual pode aumentar bastante o número de vendas online da sua empresa e, consequentemente, o seu faturamento.

Expor seus produtos online permite que os clientes naveguem e comprem no conforto de suas casas, sem precisar visitar uma loja física. Com um processo de compra conveniente e fácil, as pessoas tendem a consumir mais.

Um bom site de comércio eletrônico também permite que as empresas exibam facilmente produtos ou serviços, definam preços e gerenciem pedidos com mais eficiência. Todas essas funcionalidades permitem que você possa se dedicar a outras atividades, como posicionamento de marca e marketing.

Criar um bom site também é um dos métodos mais comuns de captar clientes.

Sua Empresa Ainda Não Funciona 24 Horas por Dia

Um site permite que você venda a qualquer hora do dia e da noite. Ao contrário das lojas físicas, ele possibilita a venda de produtos 24 horas por dia, todos os dias.

Para isso, crie páginas que mostram seus produtos e serviços, e que contenham informações relevantes sobre sua empresa. Esse processo facilita a vida dos seus clientes, pois eles não precisarão entrar em contato com você para saber mais sobre sua marca e produtos.

O segredo é atualizar seu site regularmente, assim você garante que seus clientes sempre recebam as informações mais atualizadas e corretas. 

Escolher uma provedora de hospedagem que ofereça um bom tempo de atividade (uptime) também é muito importante. Isso garante que seus clientes poderão acessar seu site sem interrupções.

Por fim, ter um site permite que uma empresa ofereça um atendimento ao cliente melhor e mais rápido. Usuários do WordPress, por exemplo, podem usar plugins de bate-papo para melhorar a experiência do usuário.

Você tem Dificuldade em Analisar Dados dos Clientes

Entender o comportamento e as preferências dos clientes é essencial para a venda de produtos e serviços. Com insights mais profundos do cliente, as empresas podem criar melhores produtos e campanhas de marketing que atendam às preferências do público.

Um bom site pode ajudar empresas a analisarem as informações dos seus clientes. Integrar o seu site a ferramentas como o Google Analytics permite que você obtenha informações valiosas, como taxa de rejeição, duração média da sessão e sessões orgânicas ou pagas.

Dados do Google Analytics com informações de taxa de rejeição, duração média da sessão e sessões orgânicas ou pagas.

Também é possível usar essas métricas para identificar quais partes do site funcionam bem e quais precisam ser melhoradas. Isso ajuda a aprimorar suas estratégias, o que pode atrair mais visitantes e aumentar as conversões.

As redes sociais, como Instagram e Facebook, também oferecem ferramentas de análise de negócios. Combinar as métricas do seu site com as das redes sociais oferece uma visão mais abrangente de seus clientes.

Conclusão

Ter um site está se tornando cada vez mais comum hoje em dia, e identificar certos sinais pode ajudar você a decidir se é o momento certo de investir em um. Como vimos, é hora de criar um site quando você:

  • Quer postar conteúdo exclusivo;
  • Precisa mostrar seu portfólio e projetos;
  • Deseja se conectar com novas pessoas de maneira fácil;
  • Quer aumentar seu número de seguidores.

Empreendedores também podem começar a criar seu próprio site quando identificam alguns dos motivos abaixo:

  • Seus concorrentes já têm um site;
  • Sua marca precisa de credibilidade no mercado;
  • Você está com dificuldade de atrair clientes;
  • Você está vendendo pouco;
  • Sua empresa ainda não funciona 24 horas por dia;
  • Você quer analisar melhor os dados dos clientes.

Percebeu a quantidade de vantagens que um site pode trazer ao seu negócio? Esperamos que esse artigo tenha dado aquela forcinha para você criar seu primeiro site profissional ou pessoal. Comece sua jornada online hoje mesmo!

Por Que Ter um Site? – Perguntas Frequentes

Abaixo, vamos ver as respostas para algumas perguntas frequentes sobre os motivos de ter seu próprio site.

Quais são os Benefícios de Criar um Site?

Ter um site tem muitos benefícios, incluindo publicar conteúdo online, ter controle total sobre a plataforma, conectar-se com novas pessoas e alcançar mais clientes.

Um bom site pode ser um ótimo meio para melhorar sua presença online e gerar um fluxo constante de receita para sua empresa.

Que Tipo de Site Devo Desenvolver?

Você pode criar diferentes tipos de site, dependendo de suas necessidades e preferências. Um freelancer, por exemplo, pode usar seu site como um portfólio digital, enquanto um empreendedor pode criar um e-Commerce para expandir seu empreendimento.

Como um Site se Difere das Redes Sociais?

Ao contrário da maioria das redes sociais, um site oferece mais controle e propriedade sobre o conteúdo publicado e a forma como ele é publicado. Você não está preso a um algoritmo que pode mudar a qualquer momento, e pode adicionar ou remover recursos ao seu site livremente.

Algumas plataformas, como o WordPress, também permitem que você ajuste o back-end do site para atender melhor às suas necessidades.

Author
O autor

Larissa Folch

A Larissa é uma engenheira química que adora ciência e gosta de aprender sobre “tudo e todas as coisas”. Ama os animais e cultua bons livros. Assiste Harry Potter incansavelmente, ama música eletrônica e correr ao ar livre. Curte muito escrever e estudar inglês.