HTTP vs HTTPS: Comparação, Prós e Contras, e Como Configurar

Se você está pensando em adicionar o protocolo de transferência HTTPS ao seu site, mas ainda não tem certeza de como ele afeta o carregamento das suas páginas, não se preocupe: este artigo vai explicar tudo sobre o protocolo e te guiar por todo o seu processo de configuração. 

Nos parágrafos abaixo, vamos explicar qual é a diferença entre HTTP e HTTPS em termos de segurança, performance e benefícios de otimização para os mecanismos de busca (SEO).

Além disso, também entenderemos melhor como os protocolos HTTP e HTTPS transportam dados pela rede de internet, e qual é o papel dos certificados SSL. 

De modo geral, vamos discutir os prós e contras de cada protocolo para te ajudar a decidir se vale a pena ou não fazer alguma mudança no seu site.

Diferenças entre HTTP e HTTPS

A sigla HTTP significa Hypertext Transfer Protocol. É um protocolo de transferência que habilita a comunicação entre diferentes sistemas, transferindo informações e dados por uma rede. 

Já a sigla HTTPS significa Hypertext Transfer Protocol Secure. Isto é, ela representa a mesma coisa, mas com a adição de uma camada de segurança. Apesar de funcionar de forma muito similar ao HTTP, o protocolo de transferência HTTPS trabalha para proteger os dados transportados na comunicação entre os sistemas — por exemplo, entre o servidor (site) e o navegador (usuário). 

O HTTPS protege as conexões com um protocolo de segurança digital que utiliza chaves criptografadas para validar e criptografar os dados. A maneira mais comum de usar o HTTPS e ter um site seguro é adquirindo um certificado SSL (Secure Sockets Layer) ou TLS (Transport Layer Security).

Lembre-se que, mesmo que o TLS esteja se tornando amplamente padronizado para HTTPS, a maioria dos certificados SSL suportam ambos os protocolos SSL e TLS

Como o HTTP Funciona

Na prática, o HTTP é um protocolo da camada de aplicação que os navegadores de internet e os servidores web utilizam para se comunicarem pela rede. 

Esquema gráfico de como funciona o protocolo HTTP

Quando um usuário online deseja carregar ou interagir com uma página na internet, o navegador web do dispositivo envia uma solicitação HTTP ao servidor de origem que hospeda os arquivos do site. Estas solicitações são basicamente linhas de texto enviadas pela internet. 

Assim, uma conexão é estabelecida entre o navegador e o servidor, e depois disso, o servidor do site processa a solicitação desejada e envia uma resposta HTTP de volta ao navegador do usuário. Isso faz com que as páginas dos sites na internet sejam acessíveis aos visitantes.

HTTP vs. HTTPS: Qual é o Melhor para o seu Site

Tecnicamente, não há uma resposta correta para essa pergunta.

Tudo depende do tipo de site que você possui e quais dados você administra. Por exemplo, um simples site de portfólio digital com arquivos de mídias e uma loja virtual com recursos para membros e sistemas de pagamento digital possuem exigências de segurança bem diferentes.

De todo modo, não importa se o seu site lida com informações sensíveis ou não, o protocolo HTTPS está se tornando o padrão para todo o tipo de site. Ele se tornou muito popular porque há diversos benefícios em possuir um certificado SSL habilitado no seu site.

Considere os seguintes fatores quando for decidir entre os protocolos HTTP e HTTPS: 

Segurança

Esquema gráfico ilustrando a diferença entre conexões com HTTP e HTTPS

Ter medidas de segurança fortes no seu site e oferecer uma experiência de navegação segura é crucial. Uma pesquisa realizada pelo GlobalSign descobriu que 77% dos usuários na internet se preocupam com a possibilidade de algum terceiro interceptar e roubar seus dados. 

Quando se trata de HTTP vs. HTTPS, este último tem um desempenho melhor em termos de segurança. 

Um protocolo HTTP padrão não faz a criptografia das conexões na rede. Isso quer dizer que as linhas de texto em uma solicitação ou resposta HTTP são visíveis para qualquer pessoa que esteja monitorando a conexão, incluindo possíveis cibercriminosos. 

Utilizar o HTTP padrão geralmente não conduz a grandes problemas — especialmente caso as solicitações contenham apenas informações inofensivas, como carregar uma página pública na internet. 

De todo modo, caso as solicitações contenham dados sensíveis, como o nome de usuário de algum sistema, senhas, informações de cartão de crédito, entre outros, utilizar o protocolo HTTP pode abrir a possibilidade de riscos de segurança significativos.

Vazamentos de dados, atividades de hackers e roubo de identidade são sérias preocupações, já que todos estes detalhes ficam visíveis para qualquer pessoa na rede.

Captura de tela de um site inseguro, com destaque para a mensagem de alerta

Os usuários podem verificar se eles estão navegando em sites HTTP através de dois elementos. Primeiramente, o ícone localizado antes do endereço (URL) do site pode exibir um símbolo de exclamação (!) ou uma mensagem de “Não seguro” (“Not secure”). Esse aviso também pode recomendar aos usuários que não insiram informações sensíveis ou confidenciais em tal site. 

Em segundo lugar, o próprio endereço do site indica qual o protocolo de transferência que ele utiliza. Basta checar a URL e ver se ela começa com http:// ou https://.

De modo geral, podemos ilustrar a relação entre os protocolos deste modo: HTTPS = HTTP + SSL.

Para proteger dados sensíveis de potenciais vazamentos, a maioria dos sites utiliza certificados SSL para criar uma conexão segura entre os servidores de hospedagem web e os navegadores dos usuários, protegendo a transmissão das solicitações e respostas HTTP. 

Assim, pode-se dizer que o uso de um certificado SSL é a principal diferença entre os protocolos de transferência HTTP e HTTPS.

O protocolo HTTPS faz a criptografia do transporte de dados para que eles não fiquem visíveis para hackers ou usuários externos que estejam monitorando a conexão de rede. Isso garante a integridade dos dados sendo transferidos e previne que informações sensíveis sejam lidas, corrompidas, modificadas ou roubadas durante a transmissão das solicitações web. 

Os protocolos SSL/TLS também autenticam os usuários para proteger informações e garantir que elas não sejam reveladas a usuários não autorizados. 

Captura de tela de um site seguro, com destaque para o ícone de cadeado na URL

Os visitantes de um site podem facilmente verificar se ele possui SSL/TLS. Primeiramente, um ícone de cadeado (?) estará visível ao lado esquerdo da URL do site, indicando que a conexão dele é segura. Em segundo lugar, o próprio endereço do site indica qual o protocolo de transferência que ele utiliza. Basta checar se a URL começa com https://.

Autoridade

Quando falamos da construção de confiança e credibilidade com a sua audiência, o protocolo HTTPS é a melhor escolha. 

Hoje em dia, o HTTPS substituiu o HTTP como o padrão para todos os sites. Ainda em setembro de 2021, um relatório de transparência da Google evidenciou que 99% do tempo de navegação do Google Chrome é gasto em sites HTTPS. 

De fato, quase 30% dos usuários na internet procuram o ícone do cadeado quando visitam um site. Sendo assim, utilizar o protocolo HTTPS proporciona diversas vantagens, independente de você possuir uma página pessoal, uma loja de e-commerce ou um site de negócios. 

Por oferecerem uma proteção maior contra vazamento e roubo de dados, os sites que utilizam certificados SSL/TLS são considerados mais confiáveis, possuindo mais autoridade na internet.

Desse modo, usar o HTTPS não apenas ajuda a proteger a reputação da sua marca, mas também pode levar a menores taxas de rejeição e maiores tempos de navegação em suas páginas. Quanto mais tempo os usuários passam navegando em um site, maiores são as chances disso resultar na geração de leads. 

Por exemplo, um site HTTPS pode motivar mais compras, downloads e assinaturas ou inscrições. Por outro lado, números indicam que aproximadamente 84% dos usuários abandonam seu carrinho de compras ao notar que o site opera com um protocolo de transferência HTTP. 

Vantagens de SEO 

O Google não apenas recomenda que todos os sites utilizem o protocolo HTTPS para oferecer maior segurança, como também recompensa esses sites ao brevemente impulsionar o ranqueamento deles nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs).

Para ser ainda mais ilustrativo quanto a essa questão, um estudo do Rank Ranger descobriu que, até 2018, 70% dos resultados exibidos na primeira página das buscas no Google eram sites que utilizavam HTTPS. 

Vamos analisar isso em termos práticos. Por exemplo, o site de um concorrente pode ser similar ao seu em diversos aspectos, como conteúdo, velocidade de carregamento e backlinks. Mas o site do competidor utiliza o protocolo HTTPS e o seu não.

Lembrando do fato de que sites HTTPS geralmente contam com maiores tempos de navegação dos usuários — fator relevante para o SEO — o vencedor nesse caso é óbvio. Considerando o algoritmo do Google e seus sinais de classificação, o site do seu competidor provavelmente estará melhor ranqueado do que o seu quando alguém fizer uma busca no seu nicho. Isso faz com que seus concorrentes recebam um volume de tráfego muito mais alto e outros benefícios de SEO. 

Velocidade e Desempenho

Outro benefício de utilizar o HTTPS comparado ao HTTP é que os sites carregam relativamente mais rápido com o protocolo seguro, especialmente quando ele é utilizado com um servidor que suporta HTTP/2.

O HTTP/2 suporta a criptografia HTTPS e ainda complementa seus protocolos de segurança. Além de outras funcionalidades, o HTTP/2 reduz a latência, pois possui um baixo consumo de recursos e maximiza a eficiência da banda larga. 

Isso resulta em um site que carrega mais rápido, além de um desempenho melhor quando comparado com um site que utiliza o protocolo padrão HTTP. 

De modo geral o HTTPS também é a melhor opção quando sites são acessados em dispositivos móveis, especialmente em casos de AMPs (sigla para Accelerated Mobile Pages, ou Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis).

AMP é um framework de componente web desenvolvido pela Google. Ao carregar os conteúdos de um site muito mais rápido, uma AMP facilita e melhora a experiência do usuário para quem navega na internet através de dispositivos móveis, como celulares. 

Uma conexão segura e criptografada é necessária para que a versão AMP de um site apareça nos mecanismos de busca. Considerando que, até o final de 2019, 61% das buscas realizadas no Google foram feitas a partir de dispositivos móveis, os benefícios do protocolo HTTPS superam os do HTTP. 

Gerenciamento de Tráfego de Referência 

Utilizar HTTPS ajuda a preservar dados de referência, que são um aspecto importante quando falamos em estratégias de SEO. 

O tráfego de referência consiste em qualquer visita que um site recebe de outras fontes que não o tráfego direto. Por exemplo, quando visitantes entram no seu site através de backlinks, anúncios ou redes sociais, essas visitas são classificadas como tráfego de referência. 

Habilitar o protocolo HTTPS significa que você poderá identificar as fontes de tráfego do seu site que possuem mais qualidade por meio do seu painel de análise de dados (analytics). Por outro lado, softwares específicos de análise de dados, como o Google Analytics, geralmente classificam o tráfego advindo de fontes de referência com HTTPS como tráfego direto em sites HTTP. 

Como Trocar de HTTP para HTTPS

Dica

Todos os sites hospedados na Hostinger incluem um selo SSL gratuito e automático. Em outras palavras, o protocolo de transferência já vem configurado como HTTPS e não como HTTP. Caso esse não seja seu caso, ou isso não esteja acontecendo de forma automática em seu site, siga o guia deste tutorial.

Nesta seção vamos explicar como trocar o protocolo de transferência do seu site de HTTP para HTTPS. 

Importante! Antes de seguir para os próximos passos, você deve fazer um backup do seu site.

Para começar com o processo, decida qual tipo de certificado SSL você deseja obter. Dependendo das necessidades do seu site, o SSL pode ser para um único domínio, múltiplos domínios ou Wildcard. 

Dica do Especialista

Se o seu plano de hospedagem não inclui um certificado SSL, você pode adquirir um com a Let’s Encrypt, uma autoridade de certificados de código aberto. A maior parte dos certificados são válidos por um ano a partir da data de compra, então lembre-se de renová-los antes do vencimento. Alternativamente, aqui na Hostinger oferecemos certificados SSL gratuitos com todos os nossos planos de hospedagem.

Editor

Darius G.

Chief Customer Officer

Depois de escolher e adquirir o certificado SSL desejado, é hora de habilitar o HTTPS no seu site. Isso pode ser feito pelo painel de controle da sua conta de hospedagem. Neste tutorial, vamos utilizar o hPanel da Hostinger para exemplificar. 

  1. No seu painel hPanel, acesse a seção Sites e selecione o domínio no qual você deseja habilitar o protocolo HTTPS. Depois, navegue pelo menu lateral do painelSegurança → SSL. 
Destaque para a seção de SSL no menu lateral do hPanel
  1. Verifique se o status do certificado está como Ativo. Clique no botão com os três pontinhos ao lado dele e clique em Forçar HTTPS
Destaque para a opção de forçar SSL no menu de SSL do hPanel
  1. Aguarde até que seja exibida uma notificação dizendo que o processo foi concluído com sucesso. 

Dica

Você não utiliza o hPanel? Aqui está um guia de como redirecionar HTTP para HTTPS utilizando o arquivo .htaccess.

Os Riscos e as Melhores Práticas para Trocar de HTTP para HTTPS

Não é incomum que sites encontrem alguns problemas e preocupações com relação ao SEO depois de mudar para o HTTPS. Por exemplo, alguns sites podem sofrer uma queda inicial no tráfego devido a um ranqueamento mais baixo nas SERPs. 

Abaixo apresentamos alguns dos riscos mais comuns que podem acontecer nesse processo e como evitá-los em seu site.

Visitantes Não Conseguem Acessar Certas Páginas 

Depois de trocar do HTTP para o HTTPS, verifique os links internos do seu site. É crucial atualizá-los e apontá-los para o site que agora é carregado via HTTPS. Caso você não faça isso, os visitantes podem encontrar uma página de erro com uma mensagem do tipo “Esta página da web não está disponível”. 

Atualizar os links internos é um passo ainda mais essencial se você utiliza links absolutos, como https://www.seusite.com.br/titulo-da-pagina. URLs dessa natureza contêm o endereço completo do site, desde o protocolo e nome de domínio até o caminho ou localização da página dentro do sistema de pastas e arquivos do site. 

Esquema gráfico ilustrando a estrutura de uma URL

Esse passo pode não ser necessário caso você utilize URLs relativas, como /titulo-da-pagina. Já que as URLs relativas não utilizam o endereço web completo, apenas o caminho para o arquivo da página em questão, elas assumem automaticamente que o link pertence ao mesmo site e faz parte do mesmo domínio-raiz. 

Mecanismos de Busca Não Conseguem Rastrear e Indexar seu Site Corretamente

Depois de alterar o protocolo de transferência, um risco potencial é que os mecanismos de busca, como o Google, possam experienciar problemas ao indexar e rastrear (crawl) seu site. 

O processo de crawling acontece quando o Google utiliza IA para visitar páginas da web e ler os seus conteúdos. Então, todas as páginas que foram rastreadas dessa forma são listadas no index do Google, assim ele pode oferecer resultados como resposta às solicitações de busca dos usuários.
Você pode ver se há algum erro de index ou crawling no seu site através da sua conta na Central de Pesquisa Google, anteriormente conhecida como Ferramentas Webmaster. 

Para evitar esses erros, donos ou administradores de sites devem fazer o seguinte:

Criar redirecionamentos de URL: Garanta que todas as páginas do seu site estão redirecionando para a versão HTTPS. Os redirecionamentos são cruciais durante o processo de crawling dos mecanismos de busca. Eles ajudam a informar o Google que as URLs anteriormente gravadas em seu index devem ser substituídas pelas novas. 

Quando uma página não é redirecionada, os visitantes podem se deparar com o Erro 404 Página Não Encontrada. Se este erro não for corrigido, não apenas o ranqueamento da página irá piorar no decorrer do tempo, como também pode levar a maiores taxas de rejeição e menor tráfego no site. Em última instância, isso pode comprometer a estratégia SEO do site com um todo.

Atualizar seu sitemap: Esse é um passo necessário depois de converter um site de HTTP para HTTPS. De modo similar aos redirecionamentos de URL, que ajudam os mecanismos de busca a fazer o crawling das novas páginas HTTPS, a atualização do sitemap ajuda esses crawlers a rapidamente indexar os novos conteúdos do seu site. 

Esta etapa também desempenha um papel crucial na sua estratégia de SEO, pois os sitemaps contêm informações importantes. Essas informações incluem a frequência de atualizações do site, a localização de cada página web, e o nível de importância de cada uma das páginas – de acordo com sua hierarquia. 

Atualizar seu sitemap depois de implementar o protocolo HTTPS também comunica aos mecanismos de busca que o seu site não possui conteúdos duplicados – o que pode ser um problema sério em termos de SEO. 

Erro de Conteúdo Misto

Um erro de conteúdo misto pode aparecer quando os navegadores tentam carregar um site que acabou de habilitar um certificado SSL ou TLS. O navegador do visitante pode receber um alerta de “Site Não Seguro” ou “Página Não Segura”. 

Geralmente, a causa desse erro é um problema de configuração durante o processo de instalação do SSL. Ele acontece quando o código HTML de um site utiliza HTTPS, mas as páginas web ainda contêm alguns elementos que carregam com o protocolo HTTP. 

Por exemplo, um navegador de internet de um visitante recebe uma página segura (com HTTPS) de um site, mas essa página possui conteúdos inseguros (com HTTP), como imagens, vídeos ou scripts. 

Você pode facilmente corrigir o erro de conteúdo misto no WordPress utilizando um plugin SSL, como o Really Simple SSL.

Caso você utilize um sistema de gerenciamento de conteúdos diferente, como o Joomla, PrestaShop ou OpenCart, siga nossos tutoriais específicos clicando nos respectivos links para corrigir o problema. Alternativamente, você pode substituir o erro de forma manual, configurando o arquivo do código fonte da página e substituindo http:// por https://.

Se os passos acima ainda não conseguirem corrigir o erro, você pode adicionar a seguinte regra de redirecionamento no arquivo .htaccess do seu site:

Header always set Content-Security-Policy: upgrade-insecure-requests
Arquivo .htaccess com a linha de forçar HTTPS adicionada no topo

Atenção! Caso o seu arquivo .htaccess já contenha linhas de código, insira o código antes ou depois delas. Não adicione o código indicado entre as tags # BEGIN WordPress e # END WordPress. do seu arquivo.

Melhores Práticas 

Para evitar ou reduzir os riscos discutidos acima, recomendamos que você siga algumas das melhores práticas quando for trocar o protocolo de transferência do seu site de HTTP para HTTPS. Algumas dessas dicas são recomendadas até mesmo pelo Google

  • Use certificados SSL confiáveis. Nem todos os certificados SSL disponíveis no mercado são desenvolvidos da mesma forma, e seus preços refletem isso. Alguns podem custar centenas de dólares por ano, enquanto outros são de graça. Claro, isso não significa que você precisa optar pela opção mais cara da internet. De todo modo, recomendamos que você realize uma boa pesquisa antes de escolher o certificado SSL mais adequado para o tamanho e tipo do seu site. 
  • Permita que o Google indexe e faça o crawl de suas páginas HTTPS. O sitemap e os arquivos robots.txt fornecem instruções claras aos crawlers do Google quando estiverem rastreando seu site. Como discutimos anteriormente, isso ajuda a evitar problemas como conteúdos duplicados e erros nas páginas do site. 
  • Monitore regularmente a migração do seu site para HTPPS. Acesse os analytics do seu domínio com frequência para confirmar que tudo está funcionando corretamente e que não há páginas de erros ou quedas bruscas no tráfego do seu site. Monitorar o desempenho do seu site é uma técnica fácil para garantir uma migração tranquila de HTTP para HTTPS. 
  • Mantenha-se atualizado quanto aos protocolos de segurança. Evite erros comuns, como deixar certificados SSL vencerem, registrar as informações do seu site de forma incorreta ou utilizar versões antigas dos protocolos de transferência. 

Conclusão

Quando estiver decidindo entre os protocolos de transferência HTTP ou HTTPS, recomendamos que opte pelo HTTPS, já que ele aumenta a segurança e credibilidade do seu site. 

Enquanto o HTTP é um protocolo que permite a transmissão de dados pela world wide web, o HTTPS é basicamente uma versão mais segura dele. A principal diferença entre eles é que o HTTPS utiliza um certificado SSL/TLS para criptografar as conexões entre os navegadores dos usuários e os servidores das hospedagem de sites. 

Utilizar o HTTPS no seu site também pode levar a outras vantagens, como uma melhor otimização SEO e desempenho superior das páginas. 

Antes de trocar de HTTP para HTTPS, lembre-se que, no processo, seu site poderá passar por alguns inconvenientes e sofrer com potenciais riscos, como erros de carregamento ou tráfego reduzido. Para evitar estes problemas, lembre-se de seguir as melhores práticas que apresentamos aqui — por exemplo, adquirir o certificado SSL que é mais adequado para o seu site. 

Caso você ainda tenha alguma questão quanto às diferenças entre HTTP e HTTPS, fique à vontade para comentar na seção indicada abaixo.

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.