O Que São Stakeholders e Por que Eles Importam Para Sua Empresa

No universo corporativo, uma série de pessoas desempenha papéis cruciais nos bastidores, moldando os rumos das operações e influenciando os resultados de maneiras diversas (e, muitas vezes, sutis). Essas figuras, conhecidas como stakeholders, são peças fundamentais para a compreensão do complexo quebra-cabeças que é uma empresa. Mas você sabe o que são stakeholders?

Por trás desse termo aparentemente técnico e empresarial, existe uma teia de indivíduos e grupos que possuem um interesse inegável nas operações e no sucesso da empresa. Funcionários que trabalham para impulsionar a inovação, clientes cujas escolhas orientam as estratégias de mercado, investidores que financiam o crescimento e a expansão, fornecedores que garantem a cadeia de fornecimento e até mesmo as comunidades locais afetadas pelas atividades da empresa – todos são peças-chave do jogo organizacional.

Nos próximos parágrafos, exploraremos o conceito e a importância dos stakeholders, explorando essas figuras muitas vezes invisíveis, mas poderosas, e por que eles desempenham um papel crucial no funcionamento, na sustentabilidade e no impacto de qualquer organização. Vamos lá?

Stakeholders são pessoas ou grupos que estão de alguma forma ligados a uma empresa. Isso inclui funcionários, clientes, investidores, fornecedores e até mesmo a comunidade ao redor dela. Eles representam um grupo de interesse na empresa e são afetados por suas ações e decisões. Reconhecer e cuidar dos interesses desses grupos é fundamental para o sucesso e a responsabilidade da companhia.

Qual a Importância dos Stakeholders para a Empresa?

Desde que foi desenvolvido pelo filósofo e professor de administração estadunidense R. Edward Freeman, o conceito de stakeholder foi ganhando mais aceitação no mundo dos negócios e nas teorias de gestão estratégica e de governança corporativa.

Ao compreender o significado dos stakeholders e a importância de atender aos seus interesses, descortinamos um aspecto vital do mundo empresarial moderno, onde a responsabilidade e a sinergia entre diferentes grupos de interesse moldam o curso das empresas e, por extensão, a sociedade como um todo.

Em outras palavras, uma empresa não existiria sem os stakeholders, o que mostra o nível de importância que eles têm para qualquer negócio. Isso significa que essas pessoas devem ser prioridade na sua companhia, especialmente quando eles têm relação direta com os principais projetos da firma.

Afinal, stakeholders satisfeitos costumam fazer grande diferença para a conquista dos objetivos da sua empresa. Ao garantir que acionistas, clientes, funcionários e mais estejam satisfeitos com a sua empresa, você certamente terá melhores resultados nos seus relatórios trimestrais.

É por isso que é de fundamental importância alinhar as expectativas e os objetivos dos stakeholders. Isso porque eles precisarão concordar que os processos, os projetos e as ações que você está planejando são as mais importantes para o sucesso da empresa e até mesmo deles próprios.

Até porque não tem como uma empresa ser bem-sucedida se grupos como os clientes, por exemplo, não demonstram desejo de adquirir seus produtos ou serviços. O mesmo vale para os seus funcionários, que precisam estar motivados para atingirem as suas metas. No final das contas, é tudo uma questão de equilíbrio.

Que Tipos de Stakeholders Existem?

Existem diversas maneiras de classificar os stakeholders, mas a forma mais comum é a de defini-los como primários e secundários (ou internos e externos) . Os stakeholders primários são aqueles que se impactam de maneira significativa pelo desempenho da empresa, e vice-versa.

Confira abaixo alguns exemplos de stakeholders primários:

  • Funcionários
  • Clientes
  • Acionistas
  • Credores
  • Proprietários da empresa
  • Gerentes
  • Fornecedores

Já os stakeholders secundários são aqueles que não possuem uma relação direta com a empresa, mas ainda assim podem ser afetados pelas suas ações.

Um exemplo disso é quando uma companhia ultrapassa o seu limite de emissões de carbono. Nesse caso, a cidade onde a empresa se localiza pode ser considerada um stakeholder secundário, já que ela é afetada pelo aumento na poluição.

Alguns stakeholders externos até podem ter um grande efeito na companhia, mesmo não tendo uma ligação direta com ela. Um bom exemplo é o governo (local ou federal), que pode implementar mudanças de política na emissão de carbono, afetando diretamente as operações de qualquer negócio com níveis de poluição maiores do que o permitido.

Veja alguns outros exemplos de stakeholders secundários:

  • Governo
  • Cidades
  • Sindicatos
  • ONGs
  • Analistas Financeiros
  • Imprensa
  • Escolas
  • Centros de Pesquisa

Qual a Diferença entre Stakeholder e Shareholder?

Pela sua semelhança, os termos stakeholder e shareholder são facilmente confundidos, mas eles representam coisas diferentes. Um shareholder nada mais é do que um acionista – ou seja, dono de uma fração (que pode ser enorme ou ínfima) da empresa.

O investidor é considerado um stakeholder da companhia, inclusive apresentando uma grande influência sobre as decisões que são tomadas na firma. Resumindo: todo shareholder é um stakeholder, mas nem todo stakeholder é um shareholder.

O fato é que as empresas costumam se esforçar bastante para manter os acionistas satisfeitos, já que a insatisfação deles pode resultar num grande prejuízo financeiro e até publicitário.

Por muito tempo, empresas cultivaram a política de tomar decisões considerando apenas os desejos e as opiniões dos acionistas, sem levar em conta o que os seus funcionários ou até mesmo os clientes queriam. Até hoje ainda existem companhias que têm esse como seu primeiro critério, num maior ou menor nível.

Por sorte, esse modelo de negócios está sendo deixado de lado, em favor do que é conhecido como o “modelo de stakeholders”. Afinal, as companhias começaram a perceber que investidores satisfeitos não adiantam muito quando você pode ser sofrer boicotes dos seus clientes ou enfrentar problemas com funcionários desmotivados.

Portanto, o que se recomenda é sempre ter em mente um panorama geral de todos que sofrem impactos pelas suas decisões, tentando manter um equilíbrio e um alinhamento entre os desejos e os objetivos de todos os stakeholders. Só assim que as empresas podem obter sucesso de maneira positiva e sustentável.

Como Gerenciar os Stakeholders?

Como vimos até aqui, a gestão dos stakeholders é um dos principais fatores que pode resultar no sucesso ou no fracasso da sua empresa. Por esse motivo, é essencial ter a habilidade necessária para gerenciá-los.

O mais recomendado é que essa gestão seja feita na base de projeto por projeto, com o gerente de cada ação tomando a frente da iniciativa. Esses gerentes precisam priorizar o seu foco para dar mais atenção para os stakeholders que têm maior influência na implementação e na sustentabilidade do projeto.

Uma gestão efetiva envolve principalmente três elementos:

  1. Identificação
  2. Comunicação e Planejamento de Riscos
  3. Colaboração Ativa

Ou seja, a gestão dos stakeholders começa com a identificação dos indivíduos e dos grupos que aquele projeto afeta. Classifique-os pelo nível de influência e pelo nível de impacto previsto. Não se esqueça, também, de avaliar as atitudes deles com relação ao projeto – e de refazer essas reavaliações continuamente, já que a visão dos stakeholders pode mudar

Em seguida, desenvolva um plano de comunicação efetivo com essas pessoas e instituições, levando em conta as diferentes necessidades de informação que cada grupo possui. Faça um planejamento de riscos para lidar com problemas em potencial.

Por fim, a colaboração ativa dentro da gestão de stakeholders é fundamental para além da mera comunicação, envolvendo os envolvidos de maneira proativa e integrando suas perspectivas e contribuições desde o início do projeto. Ao engajar os stakeholders em fases críticas, essa abordagem constrói confiança, reduz resistência e promove relacionamentos duradouros.

O resultado disso deverá ser uma contribuição positiva e sustentável desses stakeholders para o seu negócio. No melhor dos cenários, aqueles que veem o seu projeto de maneira positiva poderão convencer aqueles que têm perspectivas neutras ou negativas do que você faz.

Conclusão

Neste artigo, nós exploramos o conceito de stakeholders e explicamos porque eles são tão importantes para o sucesso da sua empresa. Além de agentes óbvios como acionistas, funcionários e clientes, o termo ainda abrange entidades que se afetam indiretamente pelo seu negócio – o que pode incluir governos e até mesmo cidades inteiras.

Encorajamos você a usar o que aprendeu hoje para ter mais sucesso em seus projetos. Se tiver alguma sugestão de como lidar com stakeholders, deixe-a na caixa de comentários abaixo!

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O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.