Estratégia Black Friday 2024: As Melhores Dicas de Marketing para o seu Negócio
A Black Friday 2024 está chegando, e as empresas estão se preparando para mais um ano de recordes. Seja você dono de uma pequena lojinha online ou de um grande empreendimento virtual, é importante saber de todas as dicas e truques para aprimorar suas promoções da Black Friday, conquistar mais clientes e maximizar as vendas online.
É para isso que estamos aqui: este guia apresentará nove estratégias práticas de marketing para a Black Friday (e Cyber Monday!), para que você saiba exatamente os passos a seguir. Além disso, compartilharemos cinco exemplos de marketing para Black Friday de sucesso, para que você possa se inspirar.
Sem mais delongas, portanto, vamos em frente!
Conteúdo
O Que é Black Friday?
A Black Friday é um evento anual de compras que acontece em novembro, sempre na sexta-feira imediatamente após o Dia de Ação de Graças, e traz grandes descontos em uma variedade de produtos, desde eletrônicos até roupas. No Brasil, a Black Friday também se tornou muito popular e é uma das datas mais esperadas do ano para os consumidores.
Inicialmente, a Black Friday costumava ser um evento de vendas que durava apenas um dia. Hoje em dia, é um evento que dura quatro dias ou até um mês inteiro. Muitas empresas promovem suas ofertas durante o fim de semana e encerram as promoções durante a Cyber Monday – ou até mesmo oferecem benefícios especiais durante todo o mês de novembro.
Enquanto isso, algumas escolhem os dois principais dias: sexta e segunda. Outra opção é começar a fazer propaganda das promoções de Black Friday com uma semana de antecedência e terminá-las uma semana depois.
Não existe certo ou errado quando se trata de aumentar as vendas da Black Friday. O importante é que seja algo prático para a sua empresa.
A Black Friday tem crescido de maneira constante em popularidade. Por exemplo, em 2020, o mercado brasileiro passou por um crescimento de 4,7% nos gastos médios por cliente, em comparação com 2019; Contudo, também é importante notar que em 2020 as vendas de lojas físicas locais diminuíram 25,5% em comparação com 2019. Isso significa que as pessoas estão gastando mais dinheiro do que nunca, mas elas preferem fazer suas compras de Black Friday online.
9 Dicas para Maximizar Seus Lucros na Black Friday e Cyber Monday
Como empresas de todos os tamanhos participam da Black Friday, é necessário elaborar uma estratégia sólida de marketing para conquistar clientes em potencial e competir com outras empresas.
Com isso em mente, analisaremos nove das melhores estratégias de marketing da Black Friday para ajudar seu negócio.
1. Cuide do Desempenho do Site Para Lidar Com o Aumento de Tráfego
O desempenho do site é um dos aspectos mais importantes de qualquer empresa de e-commerce.
Em um evento como a Black Friday, os clientes esperam que os e-commerces sejam rápidos e carreguem em pouco tempo, para que eles possam aproveitar as melhores ofertas.
O tempo de carregamento ideal para lojas de comércio eletrônico é de zero a quatro segundos, pois essa faixa tem uma taxa de conversão de 12% a 30%. Se o tempo aumentar, os usuários começam a abandonar suas compras e as transações caem.
Uma maneira de preparar uma loja virtual para as estratégias de marketing da Black Friday é avaliar seu serviço de hospedagem. Se o site estiver se aproximando do limite de recursos oferecidos no seu plano, considere fazer um upgrade.
O plano ideal deve ter bastante largura de banda, memória, armazenamento e capacidade de processamento para suportar o número de produtos exibidos, os picos de tráfego e uma jornada de compras tranquila.
A Hostinger oferece todos os tipos de plano de hospedagem de sites para empresas de todos os tamanhos. Com uma garantia de 99,9% de tempo de atividade, sua loja online estará ativa em todos os momentos. Nossos agentes de Sucesso do Cliente também podem ajudar você a escolher o plano de hospedagem certo para sua empresa, se você não tiver certeza de qual o mais indicado para as suas necessidades.
Também recomendamos usar um testador de velocidade do site para medir o tempo de carregamento das suas páginas. Essas ferramentas podem sugerir quais áreas devem ser otimizadas para melhorar o desempenho do site.
Embora existam muitos testadores de velocidade no mercado, recomendamos começar com o GTMetrix. Ele pode analisar o tempo de carregamento do seu site a partir de servidores em diferentes locais e visualizar o que acontece quando um navegador abre a página.
Além disso, certifique-se de otimizar as imagens do seu site de e-commerce. Arquivos de imagem mal otimizados podem pesar as páginas e, consequentemente, reduzir a velocidade do site.
Leia nossa checklist de como preparar seu site para a Black Friday para garantir que suas páginas possam lidar com o pico de tráfego.
2. Crie uma Lista de Emails Antes da Black Friday
A criação de listas é uma excelente estratégia para gerar entusiasmo. Aqui, a ideia é capturar endereços de e-mail de potenciais clientes para informá-los sobre as ofertas da Black Friday.
Aqui está um exemplo da Plufl, uma marca que vende camas para cachorros: eles oferecem acesso antecipado às promoções da Black Friday e um desconto extra para aqueles que se inscrevem em sua lista de e-mail marketing. Essa estratégia serve para deixar os clientes animados antes mesmo da Black Friday em si.
Se você tem um site WordPress, é possível enviar e-mails com promoções da Black Friday usando plugins de assinatura e de newsletter.
Um plugin de assinatura pode criar formulários pop-up para coletar endereços de e-mail, enquanto um plugin de newsletters serve para criar o conteúdo da mensagem, personalizar o visual e automatizar o processo de entrega de e-mails.
Oferecer descontos e incentivos são as melhores práticas para campanhas de e-mail marketing. Afinal de contas, é mais provável que as pessoas se inscrevam na lista recebendo algo em troca, como um código de desconto, um bônus ou um cartão-presente gratuito.
Além disso, personalize o conteúdo do e-mail com base nas necessidades do assinante. Tenha em mente que, de acordo com pesquisas, 72% dos clientes afirmam dão mais atenção a mensagens personalizadas.
Para isso, você pode segmentar os clientes com base em seu histórico de compras, usando uma ferramenta de análise como o Google Analytics. A partir daí, você pode decidir que tipo de ofertas atrairá cada faixa de usuários.
Por exemplo, compradores ocasionais geralmente estão mais interessados em encontrar as melhores ofertas da Black Friday, então você pode destacar a economia que eles podem fazer comprando na sua loja. Essa faixa de clientes também pode estar interessada em vendas mais rápidas ou ofertas sazonais.
Para os clientes mais fiéis, considere a possibilidade de oferecer descontos exclusivos, para incentivar a recorrência de compras e promover um senso de exclusividade.
Personalizar um e-mail não precisa ser difícil: às vezes, basta colocar o nome do destinatário no campo assunto do e-mail. E-mails com o campo assunto personalizado para cada cliente têm uma taxa de abertura 22% maior do que a média.
Para aumentar ainda mais as taxas de abertura, o assunto deve atrair a atenção imediata do assinante. Use palavras que despertem um senso de curiosidade ou o temor de perder uma oportunidade caso o conteúdo não seja aberto.
Aqui estão alguns exemplos de linhas de assuntos de e-mail para usar como inspiração.
3. Fortaleça seu Marketing nas Mídias Sociais com uma Campanha de Black Friday
A mídia social é uma poderosa ferramenta de marketing, que pode influenciar as decisões de compra dos consumidores em 76%. Use as redes sociais para promover suas ofertas da Black Friday e ouvir as necessidades dos clientes, para que você possa mantê-los satisfeitos durante o evento.
Aqui estão algumas dicas para bombar o marketing da Black Friday nas plataformas de rede social:
- Otimize as redes sociais da sua empresa. Use o logotipo da empresa como imagem de perfil e uma foto de capa com a marca. Inclua palavras-chave relevantes do seu nicho na bio. Certifique-se de que todos os links em destaque funcionem.
- Aproveite o recurso de compras sociais. Comerciantes podem conectar suas lojas online a plataformas como Instagram e Facebook. Isso permite que os clientes comprem diretamente de seus feeds, tornando a experiência de compra mais fácil e rápida.
- Use hashtags da Black Friday. Os usuários provavelmente usarão essas hashtags para encontrar mais ofertas do evento. Essa ideia geralmente funciona melhor para a venda de itens com maior volume de pesquisas online, como roupas e eletrônicos.
- Incentive o conteúdo gerado pelo usuário. Estimule seus clientes a postar fotos de suas compras ou escrever depoimentos sobre os produtos. Em seguida, republique-os em seu feed como prova social.
- Programe postagens de promoção da Black Friday. Faça publicações de forma consistente para criar expectativa para o evento. Você pode começar essas postagens no início de novembro, para que haja tempo suficiente para aumentar a conscientização sobre sua campanha. Por exemplo, você pode começar oferecendo uma promoção antecipada da Black Friday.
- Não exagere no conteúdo da Black Friday. Abra espaço para outros tipos de publicações nas mídias sociais para evitar exageros e não irritar seus seguidores.
- Use os anúncios do Facebook. Aloque parte do seu orçamento de marketing para os anúncios do Facebook, pois eles são muito mais direcionados do que os anúncios de pesquisa. Esse tipo de anúncio também resulta em taxas de conversão mais altas, em uma média de 9,21%. Certifique-se de levar os usuários para uma landing page otimizada quando eles clicarem no anúncio.
- Trabalhe com microinfluenciadores. Embora o alcance de seu público seja pequeno, eles geralmente têm uma taxa de engajamento mais alta.
- Responda a comentários e mensagens. Alguns compradores podem entrar em contato com seus perfis em redes sociais para perguntar sobre um item, solicitar ajuda ou expressar uma reclamação. Responda a essas perguntas com profissionalismo e solicitude para manter a boa reputação e o relacionamento com os clientes, pois 76% deles preferem marcas com suporte ao cliente mais ágil e eficiente.
4. Faça uma Auditoria nas Suas Páginas de Produtos
Ao entrar no seu site, os clientes passam a maior parte do tempo nas páginas de produtos procurando os itens desejados e comprando-os. Portanto, é importantíssimo otimizar suas páginas de produtos para garantir uma experiência de compra rápida e agradável na Black Friday.
Use esta lista de verificação para aprimorar as páginas:
- Melhore as descrições dos produtos. Use palavras sensoriais nas descrições de seus produtos para transmitir a a aparência e a sensação do item para o cliente. Inclua palavras-chave relevantes para SEO. Além disso, crie uma seção de perguntas frequentes para responder às perguntas mais comuns dos compradores.
- Crie guias de presentes para a Black Friday. 86% dos compradores da Black Friday aproveitam a data para comprar presentes para as festas de Natal e Ano-Novo. No entanto, 64% dos compradores também planejam comprar coisas para si mesmos durante o período de compras da Black Friday. Ajude-os a decidir quais itens são adequados para cada pessoa agrupando os produtos com base no perfil do público-alvo (como Presentes para o Papai) ou na finalidade (como Presentes para Casa).
- Sincronize o estoque em todos os canais de vendas. Ao dispensar a atualização manual da quantidade de estoque, você economiza tempo e evita problemas relacionados ao inventário.
- Prepare um catálogo interativo. Use um catálogo interativo da Black Friday para mostrar todos os seus produtos e sincronize-o com seu banco de dados para que os clientes possam comprar diretamente dele.
- Exiba imagens de produtos de alta qualidade. Mostre o item de até cinco ângulos e inclua conteúdo gerado pelo usuário para obter uma visualização mais detalhada. Confira o exemplo abaixo, da Rent the Runway.
- Mostre avaliações de usuários. 76% dos consumidores leem avaliações online para saber se vale a pena comprar um produto. Isso prova como o feedback positivo dos clientes funciona efetivamente como uma promoção boca a boca confiável para as empresas.
5. Crie um Calendário de Marketing Para a Black Friday
Como a temporada de festas de fim de ano pode ser muito agitada, é importante ter um calendário mapeando todas as suas estratégias de marketing da Black Friday.
O tipo de calendário a ser usado e o que você precisa incluir nele depende da sua estratégia de Black Friday. Ter calendários separados para diferentes canais de marketing também pode ser necessário para organizar os cronogramas.
Uma boa ideia para começar é criar um calendário com o cronograma do projeto para marcar as datas de brainstorming, a criação dos briefs de design e texto e o lançamento das campanhas de marketing da Black Friday.
6. Crie um Senso de Urgência Para Aumentar as Vendas da Black Friday
Às vezes, simplesmente oferecer descontos não é suficiente para convencer seus visitantes a fazer uma compra: para maximizar as vendas da Black Friday, instigue-os a correr para o seu site. O empresário Marcus Taylor implementou essa estratégia de marketing para a Black Friday e conseguiu aumentar suas vendas em 332%.
Há várias maneiras de criar urgência para as campanhas de marketing da Black Friday:
- Lance uma venda relâmpago. As vendas relâmpago são descontos e ofertas que duram pouco tempo, geralmente de algumas horas a um dia. Para incentivar os compradores online a comprar, coloque os horários de início e término da promoção em destaque e exiba um cronômetro de contagem regressiva no site.
- Exiba o nível de peças disponíveis quando o estoque estiver baixo, pois isso cria a sensação de que o produto acabará em breve. A empresa de varejo H&M usa essa tática para seus itens de liquidação.
- Use termos relacionados a tempo. Palavras-chave como “agora”, “só hoje”, “oportunidade única” ou “última chance são bons exemplos disso. Considere incluir esses termos nas linhas de assunto dos e-mails para aumentar a taxa de abertura.
- Use uma cor que se destaque para realçar as ofertas. A prática recomendada é usar uma cor que contraste com a paleta de cores do seu web design, como vermelho vivo em um site predominantemente preto e branco.
- Recompense os clientes mais rápidos. Por exemplo, ofereça frete grátis, acesso antecipado a ofertas exclusivas ou um brinde exclusivo para os primeiros cem clientes.
- Mostre quantos clientes compraram o item. O objetivo é induzir o receio de ficar de fora, levando os visitantes a seguir outros compradores e adquirir o produto. Abaixo está um exemplo da página de produtos da J. Crew, que mostra quantos clientes adicionaram um item ao carrinho na última hora.
7. Faça Upsell e Venda Cruzada em Suas Ofertas da Black Friday
Essa estratégia de marketing tem como objetivo persuadir os compradores a gastar mais, aumentando o valor médio do pedido nas vendas da Black Friday e da Cyber Monday. Essa é uma excelente tática para obter mais lucro sem aumentar o custo de aquisição de novos clientes.
Aplique essas ideias de marketing para aumentar o valor médio de seus pedidos:
- Ofereça frete grátis condicional. Ofereça aos clientes frete grátis apenas a partir de um certo valor total de compra. Essa vantagem pode incentivar os clientes a adicionar mais itens ao carrinho para que aproveitem a promoção.
- Faça vendas cruzadas de itens relevantes na página do produto ou antes do checkout. Por exemplo, se o usuário estiver comprando uma camiseta, sugira um par de calças ou acessórios para combinar com ela. Se você usa o WooCommerce na sua loja virtual, existe uma extensão de recomendações de produtos justamente para isso.
- Ofereça ofertas de pacotes. Por exemplo, crie um pacote de três itens pelo preço de dois ou ofereça uma oferta do tipo compre um e leve outro com 50% de desconto.
- Ofereça um cartão-presente gratuito para um determinado valor de compra. Essa ideia pode fazer com que os clientes se sintam mais inclinados a fazer outra compra no futuro. Certifique-se de que o valor do cartão-presente não seja muito alto para que não gere um prejuízo significativo para a sua loja no futuro.
- Mostre o quanto o cliente economizou com cada desconto da Black Friday. Isso pode fazer com que o cliente sinta que encontrou um ótimo negócio e o estimule a comprar mais itens.
8. Atualize o Design da Loja para as Festas de Fim de Ano
Atualize o seu site usando as cores e os elementos da Black Friday, para que os clientes entrem no clima das compras de fim de ano. Certifique-se de que o design esteja alinhado à marca da sua empresa, para que os visitantes reconheçam o site logo de cara.
Além de prestar atenção ao visual, otimize a experiência do usuário e o sistema de navegação. Os clientes devem ser capazes de encontrar rapidamente o produto ou as informações que estão procurando e fazer uma compra.
Para obter inspirações de design, consulte nossa lista com os melhores exemplos de sites de e-commerce. E, se você estiver começando agora ou pensando em mudar de plataforma, use um construtor de sites otimizado e que se encaixe e ajuste perfeitamente em todos os tipos de dispositivos — como tablets, computadores, notebooks e celulares.
9. Reduza a Taxa de Abandono de Carrinho
Abandono de carrinho é o termo que se dá para o fenômeno que ocorre quando o cliente adiciona itens ao seu carrinho de compras e prossegue para o checkout, mas sai da página antes de concluir a transação. Esse é um dos problemas mais comuns enfrentados pelas empresas de comércio eletrônico enfrentam, custando cerca de US$ 260 bilhões.
Embora novembro — quando as empresas lançam suas campanhas de Black Friday — seja um dos meses com as menores taxas de abandono, isso não deve fazer você relaxar. Lembre-se de que os usuários estão planejando suas compras da Black Friday nessa época; consequentemente, eles querem esperar para ver se conseguem uma oferta melhor no auge do evento, o que acirra a concorrência.
Para garantir que esses clientes retornem e comprem os itens, implemente estas dicas:
- Envie lembretes de abandono de carrinho usando marketing por e-mail ou SMS. Na linha de assunto, lembre aos clientes que eles deixaram algo no carrinho e considere incluir um código de desconto para aumentar as chances de eles concluírem a compra.
- Inclua os custos de envio e outras taxas no carrinho de compras. Um dos motivos mais citados para o abandono de carrinho é que os custos extras — como taxas e frete — são muito altos. Seja transparente com o preço desde o início, para que os clientes saibam logo de cara quanto gastarão.
- Torne o checkout rápido e fácil. As pessoas querem concluir suas compras rapidamente e procurar mais ofertas durante o fim de semana da Black Friday. Certifique-se de ativar o checkout para convidados e solicitar apenas as informações de faturamento e envio mais relevantes.
Para Inspiração: As 5 Melhores Campanhas de Marketing da Black Friday
Esperamos que as estratégias e dicas de marketing que compartilhamos acima tenham lhe dado uma orientação sobre o que fazer para a Black Friday 2024. Se você precisar de mais inspiração para organizar tudo isso, aqui estão alguns exemplos de sucesso com campanhas da Black Friday 2023 e de anos anteriores:
Hostinger – Descontos de até 81%
Para a campanha da Black Friday de 2023, a Hostinger lançou um desconto de até 81% em todos os produtos de hospedagem e domínios. Foram implementadas várias estratégias de marketing para divulgar as ofertas:
- Ofertas de Black Friday para todos os tipos de compradores. Essa é uma excelente estratégia para deixar todos os usuários (novos e pré-existentes) satisfeitos. Os novos clientes podem aproveitar descontos no plano de hospedagem e registro de domínio gratuito, enquanto os clientes já existentes podem desfrutar de um preço deduzido em upgrades e renovações de serviços, como domínio do site.
- Landing page com o tema da Black Friday. O design incorporou as cores da Black Friday para abraçar o espírito da temporada de compras, mas o design geral permaneceu fiel à identidade visual da Hostinger.
- Cronômetro de contagem regressiva. Essa tática de marketing pode desencadear um senso de urgência e fazer com que as pessoas comprem o item imediatamente.
Gymshark – Campanha “Big Deal Energy”
Se você deseja atingir clientes da Geração Z e da Geração Y, considere seguir os passos da Gymshark. Seu vídeo da campanha da Black Friday de 2020 é relevante até hoje, demonstrando boas práticas para atrair as gerações mais jovens.
A empresa de roupas esportivas colaborou com alguns influenciadores do YouTube — KSI, Behzinga e Calfreezy — para viralizar. A campanha também usa memes e apresenta alguns elementos dos anos 1980-90 para atender às preferências da geração Z e dos Millenials.
Para destacar os produtos da marca, o vídeo ilustra os efeitos positivos das suas roupas de ginástica, apresentadas em um estilo absurdista para atrair o público-alvo.
Etsy – Guia de Presentes Natalinos
Os guias de presentes da Etsy são ótimos exemplos de como materiais de apoio podem ser usados durante todo o ano — você só precisa ajustar sua landing page para que ela entre no clima das festividades do momento (Natal, Páscoa, Dia dos Namorados etc.). No caso da Etsy, a empresa tem um menu dedicado para os guias de presentes, categorizando-os com base em vários aspectos, como faixas de preço, pessoa que vai receber o presente e opções de personalização.
O mercado DIY também destaca produtos selecionados com base em várias ocasiões, como formatura, aniversário ou chá de casa nova – esses são alguns tipos de presentes que os clientes tendem a comprar durante a Black Friday, mas os guias também servem para o restante do ano.
A Etsy também oferece opções de filtragem mais detalhadas para ajudar os clientes a restringir suas opções de presentes. Esses filtros incluem tempos estimados de chegada, cores e opções específicas de cada item, como o filtro de aroma para velas perfumadas — as opções incluem floral, frutado e amadeirado.
Os clientes podem, então, clicar no botão Comprar Este Item dentro dos guias de presentes para adicionar o item ao carrinho. Como alternativa, é possível clicar no ícone de coração para adicionar um item à sua lista de favoritos, ajudando-os a fazer compras com mais atenção.
Allbirds – Pay It to the Planet
Nos últimos anos, muitas empresas aproveitaram a Black Friday para aumentar a conscientização sobre as causas que defendem. Essa tendência é popular entre marcas focadas na sustentabilidade e continuará a crescer na era dos consumidores conscientes.
De acordo com um estudo da NielsenIQ, 78% dos consumidores afirmam que um estilo de vida sustentável é importante para eles. 34% dos compradores também afirmam que estão dispostos a pagar preços mais altos por produtos ou serviços ecologicamente corretos.
A Allbirds é uma das marcas que começou a adotar essa tendência. Em sua campanha da Black Friday de 2020, a empresa de calçados aumentou os preços de seus produtos em US$ 1, e esse valor extra foi doado a uma instituição ambiental.
Outras marcas também aproveitaram a Black Friday para incentivar a assinatura de petições ou lançar campanhas em vídeo. Se você planeja realizar uma iniciativa relacionada à sustentabilidade em sua campanha de marketing da Black Friday, lembre-se de tomar cuidado para evitar o greenwashing.
Conclusão
A Black Friday marca a temporada de compras mais movimentada do ano, portanto, preparar uma estratégia sólida de marketing digital é muito importante para atrair a atenção dos seus clientes com sucesso e aumentar suas vendas.
A campanha pode durar um mês inteiro ou um fim de semana de compras — tudo depende de suas necessidades e preferências comerciais. Independentemente do que você escolher, certifique-se de implementar as seguintes ideias de marketing para aumentar seus lucros:
- Melhore o desempenho do seu site para evitar provlemas com os picos de tráfego.
- Crie uma lista de assinantes para iniciar uma estratégia de e-mail marketing para a Black Friday.
- Fortaleça seus perfis nas redes sociais com as campanhas da Black Friday.
- Revise as páginas dos seus produtos, garantindo que elas sejam fáceis de usar e atraentes.
- Elabore um calendário para orientar suas atividades de marketing.
- Crie um senso de urgência em suas campanhas de marketing para que as pessoas corram para sua loja e façam a compra.
- Incentive os clientes a comprar mais itens fazendo upselling e venda cruzada das ofertas da Black Friday.
- Atualize o web design do seu site para incorporar o clima de fim de ano.
- Garanta um processo de checkout rápido e fácil para reduzir o abandono de carrinho.
Fora isso, dê uma olhada nas campanhas criativas que listamos se quiser alguma inspiração de empresas da vida real. Boa sorte!
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Marketing na Black Friday: Perguntas Frequentes
Aqui estão algumas das perguntas mais comuns feitas sobre a Black Friday.
Quando Será a Black Friday 2024?
Sexta-feira, 29 de novembro de 2024.
Por Que a Data é Chamada de Black Friday?
Acredita-se que a origem do termo vem de um jargão da área de economia. A data é chamada de Black Friday porque, nos Estados Unidos, os lojistas perceberam que o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças marcava o início das compras de Natal, o que trazia um grande aumento nas vendas. Esse aumento ajudava os negócios a saírem do “vermelho” (perdas) para o “preto” (lucros) em seus balanços financeiros.
Qual é a Diferença Entre a Black Friday e a Cyber Monday?
A Black Friday é um evento de compras que ocorre em lojas físicas e virtuais após o Dia de Ação de Graças americano. Por outro lado, a Cyber Monday costuma ocorrer apenas online e ocorre na segunda-feira após a Black Friday. Em 2024, a Cyber Monday ocorrerá em 2 de dezembro.
A Black Friday Ocorre em Apenas um Dia?
Apesar do nome, as campanhas da Black Friday geralmente duram mais de um dia. Muitas empresas lançam uma campanha de quatro dias que começa na Black Friday e termina na Cyber Monday. Alguns grandes varejistas começam até mais cedo, no final de outubro ou no início de novembro.
Comentários
December 01 2019
Legal, bem explicado mesmo.
December 02 2019
Explicadissimo!
August 20 2021
Obrigada pelas dicas. 5 estrelas