Como Divulgar Link de Afiliado: 6 Maneiras de Aumentar as Vendas

Participar de um programa de afiliados é uma das melhores maneiras de começar a lucrar na internet. Não é para menos: optando por este caminho, o investimento inicial é bem baixo (ou mesmo zero!) e você tem um horizonte quase infinito de segmentos, produtos e estratégias para criar o seu público alvo e a sua fonte de renda.

Caso você esteja pensando em se juntar a um programa de afiliados ou já tenha começado a trilhar o seu caminho neste universo, entretanto, uma dúvida poderá surgir: como divulgar o seu link de afiliado de maneira efetiva, natural e que consiga trazer mais pessoas interessadas aos seus produtos e serviços?

Não se preocupe: nos tópicos abaixo, cobriremos os principais pontos sobre este assunto. Vamos falar um pouco mais sobre as características do link de afiliado e trazer seis formas de divulgação para os seus links, potencializando suas vendas, seus lucros e fazendo o seu negócio decolar. Vamos lá?

Se você está chegando agora no mundo dos programas de afiliados, não há com o que se preocupar: vamos fazer um panorama básico deste assunto nos parágrafos abaixo.

Basicamente, estamos falando de um mercado que conecta um vendedor com um afiliado (no caso, você). O vendedor é responsável por comercializar o produto ou serviço em si, receber o pagamento, prestar suporte ao cliente e todo o restante da operação comercializa.

Já o afiliado tem como missão divulgar esses produtos ou serviços, ganhando uma comissão a cada venda realizada.

É aí que entra a função primordial do chamado link de afiliado. Ao se juntar a um programa de afiliados, você irá selecionar os produtos ou serviços do seu parceiro que deseja comercializar. Para cada um deles, receberá um link personalizado (URL) com um identificador que aponta diretamente para a sua conta no programa.

Com isso, toda vez que uma pessoa na internet clicar no seu link e fizer a compra do elemento divulgado, o programa de afiliados saberá que aquela operação foi originada da sua divulgação e poderá fazer o pagamento da comissão.

Dica do Especialista

Confira nosso artigo listando os 18 melhores programas de afiliado para você escolher aquele mais adequado para o seu planejamento.

Os links de afiliados são muito importantes para todas as partes envolvidas no negócio.

Para você, além de garantir que suas comissões serão devidamente pagas de acordo com as conversões realizadas, cada link também pode ter seu desempenho registrado e acompanhado individualmente.

Com isso, você pode comparar a performance de diferentes links e canais de divulgação, ajustando suas estratégias de marketing digital, identificando o que está dando certo e corrigindo os esforços nos aspectos que não estão rendendo o resultado esperado.

Do outro lado da equação, os links também são de extrema importância para as empresas responsáveis pelos programas de afiliados. Afinal de contas, é por meio de cada link que as companhias poderão medir o desempenho dos seus afiliados, identificar aqueles que estão trazendo melhores resultados e, a partir daí, até mesmo focar mais recursos nos principais parceiros.

Por isso mesmo, traçar as estratégias certas para divulgar link de afiliado é primordial. Com um bom plano para divulgar seu link (ou links), é possível se destacar entre os afiliados de um determinado programa e começar a ter uma relação mais próxima com as empresas, potencializando seu sucesso na área.

Agora que já sabemos o que é um link de afiliado e qual a sua importância, vamos às dicas!

Abaixo, confira as seis formas mais interessantes — e que não exigem grande investimento — para divulgar link de afiliado e ver seu negócio atingir o sucesso desejado rapidamente.

Se você já está no universo dos programas de afiliados, provavelmente sabe que ter um blog próprio atrelado ao seu site (ou landing page) é uma das melhores formas de atrair clientes de maneira orgânica — isto é, sem precisar investir em publicidade.

Um conteúdo bem planejado e bem escrito tem todas as condições de se destacar naturalmente no oceano quase infinito de conteúdo na internet. Para isso é necessário que ele ofereça uma boa experiência de leitura, agregue valor real à vida dos seus potenciais clientes e traga informações realmente úteis e interessantes.

Dica do Especialista

Confira nosso artigo com as melhores dicas de SEO para fazer o seu blog ou página bombar ainda mais!

Seja oferecendo no seu blog um artigo com dicas interessantes, listas relacionadas à sua área de atuação ou mesmo pequenos cursos online, você pode atrair pessoas à sua página com interesse real no que você tem a dizer. Com isso, é possível converter o público interessado em clientes reais e duradouros.

Junto à produção do conteúdo de qualidade, você pode, então, inserir os links de afiliado de forma natural nos seus textos e sites. Não se esqueça de alinhar os produtos e serviços vendidos ao assunto de cada artigo do blog, fazendo com que as taxas de conversão sejam ainda mais positivas!

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As redes sociais também são estratégicas para qualquer pessoa que queira traçar um plano eficiente de marketing digital e divulgar seu link de maneira direcionada, para o perfil certo do seu público alvo.

página inicial dos anúncios do facebook

As opções são variadas: Facebook, Instagram, TikTok, Telegram, Snapchat, Pinterest, LinkedIn… qual será a rede social escolhida depende da sua estratégia e do seu mercado. Mas uma coisa é certa: assim como nos blogs, as postagens nas redes sociais também devem ser bem pensadas, com conteúdos que agreguem valor e tragam algo de útil ou interessante para o seu público.

Com uma presença sólida em uma boa rede social, você pode começar a promover as postagens de divulgação dos seus links. Dependendo das plataformas, há diversas formas de fazer isso e ampliar as suas vendas — no caso das redes sociais da Meta (Facebook e Instagram), por exemplo, seu fiel parceiro será o Facebook Ads.

3. Utilize uma Estratégia de Email Marketing

Ter uma boa estratégia de email marketing é um dos principais caminhos para construir uma boa relação com um público já estabelecido e interessado — e, portanto, um excelente terreno para divulgar o seu link de afiliado de forma proveitosa e direcionada.

página inicial do mailchimp

Para ter a sua lista de emails, é necessário que as pessoas forneçam seus dados de contato. Uma estratégia interessante é oferecer, no seu site ou landing page, algum tipo de bônus que a pessoa receberá na sua caixa de entrada, como um material informativo, um cupom de desconto ou um brinde junto da primeira compra, por exemplo.

Lembre-se que, no processo de cadastro, é preciso disponibilizar para a pessoa uma opção de não ceder as suas informações de contato para a lista de emails. Se você não fizer isso, além de violar as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ainda estará praticando spam e arriscará manchar a imagem do seu negócio.

Uma vez com uma lista de pessoas realmente interessadas em receber os seus emails em mãos, é hora de começar a sua estratégia. Mais uma vez, a palavra de ordem é apostar em conteúdos úteis e únicos, que gerem interesse nos leitores e tenham seu link de afiliado incorporado de maneira natural.

Vale, também, segmentar o envio dos emails de acordo com as preferências dos seus clientes. Isso ajuda a potencializar as vendas e renovar continuamente os interesses de cada pessoa na leitura do seu conteúdo.

Você já sabe como divulgar (e impulsionar) seus links nas redes sociais, mas existe uma rede em específico que será uma grande aliada na divulgação do seu link de afiliado: o YouTube.

canal da hostinger no youtube

Em outras palavras, ter um canal (ou alguns canais, em determinados casos) na maior plataforma de vídeo do mundo é uma forma muito efetiva de se encontrar e interagir com seu público, divulgar seu link, chamar pessoas para o seu site e aprimorar seus resultados.

A princípio, você pode imaginar que este é um trabalho mais especializado, exigindo recursos e profissionais especializados para a produção de vídeos. 

Entretanto, não é bem assim: com uma boa câmera de celular, um equipamento de gravação de áudio competente e um bom carisma no vídeo, você já consegue produzir um conteúdo interessante para seus clientes. Novamente, o segredo aqui é se concentrar em vídeos úteis, com informações reais e dicas de valor para as pessoas que possam chegar até o seu canal.

Dica do Especialista

Confira nosso artigo sobre vídeo marketing e saiba tudo sobre como colocar seu produto em destaque no YouTube!

Portanto, canais no YouTube são uma aposta certa para atingir um perfil específico de cliente que prefere se informar (e se divertir) por meio de vídeos — além de ser um passo importante para você expandir sua presença na internet.

Quase todos os pontos acima tratam de estratégias para fazer seus links de afiliado chegarem ao seu público de maneira orgânica, mas também é uma boa ideia investir em impulsionamento em plataformas como o Google. 

página inicial do google adwords

De fato, um bom planejamento de marketing digital equilibra, de acordo com as necessidades de cada negócio, dois elementos: crescimento orgânico e pago.

O tráfego pago, também conhecido como PPC (pague por clique) é uma forma simples de divulgar seus links para pessoas que provavelmente se interessarão por eles. Você pode definir o seu orçamento, segmentar o direcionamento dos anúncios e fazer testes de performance, ajustando as estratégias ao longo do caminho.

O Google Adwords é a ferramenta mais popular e mais indicada para começar a trilhar seu caminho no universo do tráfego pago. Vale a pena conferir o nosso artigo explicando tudo sobre a plataforma e dando dicas para os seus primeiros passos por lá.

Por fim, guest posts (ou posts de convidados) também são uma excelente forma de divulgar seus links de afiliados. 

Num guest post, você — sob o nome da sua empresa ou negócio — produz um conteúdo a ser publicado em sites ou páginas de outra pessoa, geralmente alguém com mais visibilidade e que trafega na mesma área da sua afiliação.

Esse é um acordo que só traz vantagens para ambos os lados: o site/página se beneficia com um conteúdo de qualidade, que atrairá tráfego e audiência qualificada. Enquanto isso, você tem a chance de divulgar seus links de afiliado para um público já consolidado, interessado no que você tem a oferecer.

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe todas as principais dicas para divulgar link de afiliado na internet e aumentar sua taxa de venda. Abaixo, vamos recapitular os principais pontos:

  1. Antes de tudo, escolha um programa de afiliados que atenda às suas necessidades e expectativas.
  2. Inclua os links de afiliados no seu blog, sempre priorizando artigos originais, úteis e bem escritos.
  3. Estabeleça sua presença nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram, e divulgue seus links de afiliados nas postagens. Considere impulsionar algumas delas para ampliar o seu alcance!
  4. Não se esqueça de criar uma boa estratégia de email marketing para divulgar seu link, coletando as informações de contato dos seus clientes de maneira transparente e oferecendo conteúdos de qualidade nas suas caixas de entrada.
  5. Crie um canal no YouTube e ofereça aos usuários da rede um fluxo de vídeos bem roteirizados e esclarecedores. Não se esqueça, então, de divulgar seus links de afiliados na descrição.
  6. Use o Google Adwords para impulsionar seus links no maior mecanismo de busca do mundo.
  7. Identifique blogs e sites populares na sua área de atuação e proponha a publicação de guest posts nos quais você possa divulgar seus links de afiliados.

Agora é hora da prática: acesse o seu programa de afiliado, busque seus principais links e comece a divulgar. Boas vendas!

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.