Como Corrigir Erro de Sintaxe no WordPress

Toda vez que um novo usuário do WordPress recebe um erro de Análise: erro de sintaxe ou prompt inesperado, isso causa uma agonia. Você sente que fez tudo do jeito certo, o que torna o erro ainda pior.

Também é possível que você obtenha um erro de sintaxe, inesperado, mas talvez você não possa ver esta mensagem porque os relatórios de erros do WordPress estão desativados. Nesse caso, é altamente recomendável ativar a depuração de erros do WordPress .

Se você é um desses usuários estamos aqui para lhe dizer que isso é completamente normal, já que o WordPress pode, às vezes, lhe atrapalhar com erros de sintaxe irritantes. Estes erros ocorrem se as regras de sintaxe do PHP não forem seguidas. Neste tutorial, mostraremos como corrigir erros de sintaxe no WordPress com instruções simples para iniciantes.

O Que Você Vai Precisar

Antes de iniciar este tutorial, você precisará:

  • Acessar sua conta de hospedagem.

O Que É um Erro de Sintaxe?

Nesse momento, você pode estar se perguntando: o que é um erro de sintaxe? Na programação de computadores, os erros de sintaxe são causados ​​por não seguir as regras de linguagens de programação específicas. Pense em erros de sintaxe como uma analogia quando se utilizam verbos e substantivos incorretamente em uma frase escrita em inglês. Assim, como um falante de inglês não será capaz de entender a frase, o compilador ou intérprete da linguagem de programação não poderá processar um bloco de código sintaticamente incorreto.

Se você perde um ponto e vírgula ou escreve um arquivo completo incorretamente, você encontrará um erro de sintaxe. No caso de erros de sintaxe aparecendo no WordPress, os usuários costumam cometer um erro ao escrever scripts PHP para seus sites. Os erros de sintaxe se enquadram na categoria mais ampla de erros de análise, pois são capturados através da análise de cada linha de código escrita para um programa.

Corrigindo um Erro de Sintaxe no WordPress

Os erros de sintaxe podem ser facilmente corrigidos no WordPress. Essencialmente, isto é feito em dois processos:

  1. Localize a ou as linhas de código responsáveis pelo erro.
  2. Modifique o código ao conectar com seu servidor.

Vamos ver estes passos um por um.

1. Determine o Arquivo Corrompido

O primeiro passo ao reconhecer um erro de sintaxe é reconhecer a origem do problema. Mais precisamente, você precisa saber qual arquivo está causando o problema, e qual o bloco de código é particularmente responsável pelo erro.

Uma boa maneira em tais casos é lembrá-lo de quaisquer plugins ou temas recentes que você possa ter incorporado no seu site WordPress. Se um erro de sintaxe surgiu logo após este plugin/tema ter sido instalado, você já possui sua resposta.

Felizmente, mesmo que você não tenha ideia de onde vem o erro, você ainda pode rastrear facilmente sua origem. Quando você abre seu site usando qualquer navegador da Web, você se depara com a mensagem de erro. A mensagem começa com o erro Parse error: Syntax error (Erro de Análise: Erro de Sintaxe) seguido de informações específicas para o erro.

A mensagem de erro também conterá o caminho completo do arquivo responsável pelo erro, bem como a linha onde o código defeituoso pode ser encontrado. Este é o arquivo que você precisa modificar para corrigir o erro de sintaxe.

Vamos dar uma olhada na seguinte mensagem de erro de sintaxe no WordPress:

Erro de sintaxe no WordPress

A partir da mensagem de erro acima, podemos ver que temos um fim inesperado do arquivo. Também podemos ver qual arquivo está corrompido (/home/u694443746/public_html/wp2/wp-content/themes/twentyseventeen/single.php) e a linha de código (43) que está resultando nesse erro. Esta informação é mais que suficiente para consertar no WordPress e eliminar o erro de sintaxe.

2. Corrija o Arquivo com o Cliente FTP

Agora que você detectou o arquivo que causa o erro, você pode seguir em frente para editar esse arquivo e tornar o seu site funcional novamente. Caso você esteja bloqueado na área de administração, e que acontece se o código responsável pelo erro foi colocado através de Aparência → Área do Editor do painel do administrador do WordPress, você precisa usar um cliente FTP. Para os nossos objetivos, o FileZilla será suficiente.

A correção do arquivo corrompido é simples: basta conectar-se à sua conta com FileZilla, agora, navegue até o arquivo corrompido que contém uma pasta de código incorreto.

Em nosso exemplo é: / home / u694443746 / public_html / wp2 / wp-content / themes / twentyseventeen / Single.php

Então, clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha a opção Exibir/Editar.

Opção View/Edit do arquivo corrompido

O arquivo corrompido será aberto no seu editor de texto.

Arquivo que causou o erro de sintaxe no WordPress

Agora você pode escolher: remover o código defeituoso ou fazer as alterações necessárias para garantir que ele funciona corretamente.

Basta remover a linha, o que pode resolver o problema em alguns casos (exemplo: um comentário que está faltando caracteres e, portanto, está sendo interpretado como código), mas pode apresentar outros problemas que não aparecem no momento. (por exemplo: uma linha responsável pela computação de uma variável Valor, que é usado em linhas posteriores). Essa opção não é recomendada.

Agora vamos investigar arquivos corrompidos de forma mais completa. Nós já sabemos onde pesquisar – a partir da mensagem de erro, podemos ver que a linha 43 está causando esse erro. Vamos ver o código nesta linha:

<?php get_footer()

Ele chama a função get_footer e não parece diferente do resto do código. Não exatamente. Falta uma parte pequena, mas muito importante – um ponto-e-vírgula no final da linha. E é a causa do erro de código: erro de sintaxe.

Em nosso exemplo, esse erro pode ser facilmente corrigido, adicionando um ponto-e-vírgula no final da linha e recarregando o arquivo para o servidor. Se você é novato em PHP, use o verificador de código PHP (PHP code checker) para verificar os erros de sintaxe PHP mais comuns. Essas ferramentas irão ajudá-lo a depurar o erro e corrigi-lo.

Conclusão

Iniciantes não podem se desesperar quando veem um erro de código: erro de sintaxe no WordPress. Em sua caminhada como desenvolvedor, esse é um dos erros mais fáceis de se identificar e de se corrigir. Tudo que se tem a fazer é reconhecer qual arquivo está causando o erro, reduzindo para uma linha específica e editando o arquivo para corrigir o erro de sintaxe.

É claro, é sempre melhor evitar erros de sintaxe; em primeiro lugar, ao escrever o código com mais cuidado e ao testá-lo em um ambiente isolado antes de incorporá-lo em seu site corretamente.

Author
O autor

Rafael H.

Trabalho com marketing digital desde 2017. Atualmente sou Country Manager do Brasil na Hostinger. Sou apaixonado pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital, SEO, copywriting e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhei como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.