A Migração do Meu Site Afeta o SEO?
O SEO do seu site não será afetado se a migração do site for bem planejada e executada. Porém, muita coisa pode dar errado durante a migração de um site, por isso, avalie bem se ela é realmente necessária antes de começar.
Pense — por que você quer migrar o seu site? Os problemas do seu site podem ser resolvidos com um simples upgrade do plano de hospedagem? Ou talvez alguns ajustes e atualizações no design possam solucionar o problema. Tente pensar bem em outras soluções para a sua situação atual.
Se você achar que migrar seu site é mesmo o melhor a se fazer, então prepare-se muito bem. Planeje bem suas ações durante o processo. Caso seja sua primeira vez, confira este guia detalhado de migração de site.
Mas só por precaução, trouxemos neste artigo mais algumas orientações para garantir que essa transição seja tranquila.
Exporte Seus Dados Atuais do Google Analitycs
Se você leva a sério o SEO, então com certeza você conhece o Google Analytics e sabe das suas vantagens. Utilize-o para saber o desempenho do seu site antes do processo de migração e salve os resultados para mais tarde.
Depois de migrar o seu site, faça outra avaliação no Google Analytics e compare os resultados com os anteriores. Houve alguma queda no tráfego? Se sim, confira quais as páginas exatas estão tendo um desempenho pior do que antes.
Comparar os relatórios do Google Analytics pode te ajudar a entender melhor o que deu errado e por onde começar a resolver o problema.
Faça o Download de um Backup Completo do Seu Site
Outra dica valiosa que pode te livrar de uma tremenda dor de cabeça é ter a versão mais recente do backup completo do seu site.
Imagine que seu site deu um problema tão grave que não tem como recuperar e que agora você vai precisar criar um novo site do zero. Além de consumir seu tempo e sua energia, isso ainda custaria muito caro no que diz respeito à sua classificação SEO.
Por isso, ter um backup completo do seu site é sempre uma ótima ideia. Fazer o download de um backup no seu provedor de hospedagem atual não é tão difícil e é sempre bom lembrar: melhore prevenir que remediar.
Evite Fazer Alterações no Seu Site
A nossa última dica para migrar seu site sem afetar sua classificação SEO é evitar fazer alterações desnecessárias no seu site, pelo menos por um tempo.
Sabemos que é tentador querer apagar algumas páginas que não são mais tão necessárias, melhorar a estrutura do site, ou mudar o design assim que a migração é concluída. Mas, na verdade, fazer muitas alterações muito rápido pode fazer com que o Google entenda que seu site migrado é um site novinho em folha e com que perca sua classificação nas pesquisas.
É melhor ser paciente e esperar até ver todos os problemas (caso haja) causados pela migração e resolvê-los de uma vez. Faça alterações e atualizações no design do seu site somente quando você tiver certeza de que o Google entende que o seu site migrado é o mesmo de antes da migração.
Conclusão
O impacto da migração no SEO do seu site depende de muitos fatores para ser mensurado. Felizmente, é possível migrar seu site sem que nada seja afetado.
Tudo o qur você precisa é de um bom planejamento e preparar um plano de ação caso alguma coisa dê errado no meio do caminho. Mas, o mais importante é ter certeza de que a migração é realmente necessária. Migrar um site é um processo potencialmente arriscado que não deve ser sempre evitado, a menos que esta seja a única solução.