Quanto custa WooCoomerce? Detalhando os custos da sua loja virtual no WordPress
Embora o software do WooCommerce em si seja gratuito, configurar uma loja virtual com ele envolve custos como hospedagem, domínios, temas, plugins e outros elementos — que, somados, geralmente variam entre R$ 500 e R$ 4.000+ por ano, dependendo do que você escolher.
Mas como fazer um cálculo mais preciso para traçar seu orçamento e plano de negócios? Nos parágrafos abaixo, nós detalharemos os principais custos de construção e operação de uma loja WooCommerce e compartilhamos algumas dicas sobre como reduzir essas despesas. Vamos lá?
Conteúdo
O que influencia no custo do WooCommerce
Primeiramente, vamos fazer um resumo rápido dos elementos indispensáveis para colocar um site WooCommerce no ar.
Serviço de hospedagem
A hospedagem web é um serviço que armazena os arquivos do seu site e permite que eles sejam acessados na internet. Em outras palavras, ela fornece recursos essenciais, como armazenamento e largura de banda, para manter sua loja WooCommerce funcionando de maneira suave e eficiente.
Os custos da hospedagem variam dependendo do provedor, tipo e recursos oferecidos.
A hospedagem de sites padrão é a opção mais econômica e indicada para sites pequenos e médios, geralmente custando entre R$ 5 e R$ 30/mês. Já a chamada hospedagem cloud oferece alta disponibilidade e excelente escalabilidade por valores entre R$ 40 a R$ 500/mês. É mais adequado para sites que esperam um alto volume de tráfego do que a hospedagem compartilhada, mantendo seu negócio funcionando sem problemas durante as horas de pico.
Além disso, a hospedagem cloud fornece processamento, RAM e armazenamento dedicados, garantindo desempenho consistente e escalabilidade fácil para sua loja e suas listagens de produtos.
Se você está começando agora na criação de sites, a hospedagem WooCommerce da Hostinger — recomendada pelo próprio WordPress.org — pode tornar a configuração de sua loja muito mais fácil e acessível.
Por €2.95 – €13.99/mês, dependendo do plano, oferecemos diversas funcionalidades para impulsionar sua loja virtual:
- Configuração do WooCommerce com um clique. Configure sua nova loja online com facilidade e rapidez graças ao nosso processo de integração amigável, alimentado por IA.
- Certificado Secure Sockets Layer (SSL) gratuito. Este recurso é essencial para criptografar dados e garantir que sua loja virtual esteja em conformidade com um conjunto de regras de segurança (PCI DSS) projetadas para proteger informações de cartão de crédito e prevenir fraudes durante as transações.
- E-mail gratuito. Aumente a confiança dos visitantes, comunique-se diretamente com seus clientes e expanda sua base de público com o e-mail marketing.
- Rede de distribuição de conteúdo (CDN) gratuita. Uma CDN é uma rede de servidores espalhados pelo mundo que ajuda a entregar o conteúdo do seu site mais rapidamente, não importa onde seus visitantes estejam. Nossa solução própria melhora o desempenho da sua loja e reduz os custos de hospedagem sem que você precise gastar com serviços de terceiros.
- Atualizações automáticas inteligentes do WordPress. Garantimos que seu site funcionará nas versões mais recentes do WooCommerce e WordPress para um desempenho e segurança otimizados.
- Backups diários e sob demanda. Proteja seus dados e simplifique o processo de recuperação do seu site caso problemas técnicos ocorram.
- Medidas de segurança aprimoradas. Nossos planos de hospedagem incluem proteção DDoS, firewall, um scanner de malware e um gerenciador de acesso seguro.
- Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nossa equipe de sucesso do cliente está disponível a qualquer momento, em diversos idiomas (incluindo português do Brasil), para ajudar e responder a qualquer pergunta através do chat e e-mail.
Ao comprar qualquer plano de hospedagem WooCommerce por um período de 48 meses, você ganha três meses extras, economizando mais de 70% — além disso, você pode atualizar seu plano a qualquer momento conforme sua loja cresce, sem ficar preso ao mesmo plano por todos os quatro anos.
Todos os planos vêm com uma garantia de devolução do seu dinheiro em até 30 dias, permitindo que você experimente todos os recursos sem risco.
Domínio
Você também precisará de um nome de domínio para criar uma loja virtual com o WordPress. Seu domínio será o endereço de sua página na Internet, como sualoja.com. Ou seja, ele permite que seus clientes descubram e acessem sua loja WooCommerce.
Um bom nome de site também pode melhorar a credibilidade da sua marca e tornar o seu negócio mais memorável. A Hostinger oferece um domínio gratuito, que de forma avulsa sai por R$ 49,99, quando você compra um plano anual (ou mais longo) de hospedagem WooCommerce.
Para aumentar ainda mais a visibilidade da sua marca, considere adquirir um pacote de domínios para garantir vários endereços para o seu negócio. Isso é benéfico porque ter vários domínios com diferentes TLDs pode proteger sua marca de concorrentes, melhorar o SEO e evitar que você perca tráfego com pessoas que digitam o domínio incorretamente.
Para aumentar a visibilidade e a segurança da sua marca, considere comprar um pacote de domínios que inclua diferentes versões do endereço do seu site, como seusite.com, seusite.net e seusite.org — ou domínios específicos de países como .co.uk, .ca, ou .com.br.
Isso ajuda os clientes a chegar ao seu site mesmo se eles digitarem o endereço errado, além de impedir que seus concorrentes usem nomes semelhantes para confundir seus visitantes ou prejudicar a reputação da sua marca.
Abaixo, vamos explicar como o pacote de domínio da Hostinger pode ajudar você a reduzir o preço geral do seu site WooCommerce. Ao registrar seusite.com de forma avulsa, você gastará R$ 29,99 no primeiro ano. O pacote adiciona mais dois TLDs populares, totalizando R$ 134,97 para todos os três domínios.
Se você resgatar um domínio gratuito com seu plano de hospedagem, você terá o nome do seu site com três TLDs diferentes — ou seja, um total de quatro domínios.
O localizador de domínios da Hostinger permite que você verifique se o nome escolhido está disponível e explore as opções de pacotes. Nosso criador de domínio com IA também pode sugerir nomes alternativos para ajudar você a reduzir ainda mais os custos.
Lembre-se de que a propriedade de um domínio não é permanente. Em outras palavras, não deixe seu domínio expirar — lembre-se de fazer a renovação dele antes do vencimento para evitar quaisquer contratempos com sua loja e e-mail e impedir que outra pessoa o registre.
Temas premium
Um tema é uma coleção de templates e elementos de design que determinam o visual da sua loja WooCommerce e define como os clientes navegarão por ela, incluindo layouts, cores, fontes e estilo geral.
Ter um site com uma aparência profissional cria uma impressão forte nos visitantes e melhora a experiência deles, o que pode levar a um aumento nas vendas e taxas de conversão mais altas.
Se o seu orçamento for muito limitado, existe uma infinidade de temas gratuitos que você pode escolher. Entretanto, nós recomendamos optar por um tema pago do WooCommerce, o que oferece vários benefícios.
Os temas premium do WooCommerce geralmente incluem recursos avançados, como páginas de checkout pré-construídas, funcionalidade de e-commerce aprimorada, opções de personalização extensas e suporte dedicado, para ajudar você a criar uma experiência de compra única e suave.
Esses temas também são atualizados regularmente para que sejam sempre compatíveis com as versões mais recentes do WooCommerce e do WordPress, bem como para resolver quaisquer possíveis vulnerabilidades de segurança.
Os preços dos temas premium variam de R$ 10 a R$ 500/ano, dependendo do nível de personalização, dos recursos integrados e da reputação do desenvolvedor. Temas personalizados, com recursos e estilos adaptados às suas necessidades, podem ter um custo significativamente maior.
Vamos comparar dois dos melhores temas do WooCommerce para lhe dar uma ideia melhor: Botiga e Artemis.
O Botiga, um tema freemium focado em e-commerce, oferece uma assinatura anual a partir de US$ 59 ou acesso vitalício por um pagamento único a partir de US$ 199. No entanto, o preço pode subir para mais de US$ 199/ano dependendo do número de sites que usam o tema e ferramentas adicionais, como um plugin de white label.
Em comparação, o Artemis oferece dois tipos de licenças baseadas no uso do tema. Aqueles que usam o tema para projetos pessoais podem comprar a licença regular por US$ 59/site, com suporte estendido disponível por um adicional de US$ 17. Já desenvolvedores que desejam usá-lo em seus projetos e vendê-los devem obter a licença estendida, por US$ 3.550.
Plugins premium
Plugins são complementos que aprimoram sua loja WooCommerce, permitindo que você adicione recursos e otimize o desempenho do site. Eles ajudam com várias tarefas, como gerenciar estoqur, processar pagamentos e melhorar o SEO.
O WordPress e o WooCommerce possuem uma enorme biblioteca de plugins e extensões gratuitas e pagas para escalar o seu site. Plugins gratuitos oferecem funcionalidades básicas, enquanto os plugins premium incluem ferramentas extras, atualizações regulares e suporte técnico dedicado.
Plugins premium variam muito em custo, podendo custar desde US$ 2 até US$ 1.000/ano. As opções de pagamento podem ser taxas únicas ou assinaturas mensais ou anuais. O custo total que você terá com plugins vai variar de acordo com a quantidade de softwares que você precisará. A maioria dos sites de empresas costuma usar entre cinco e 30 plugins.
Veja nossas escolhas de melhores plugins do WooCommerce para avaliar recursos para sua loja virtual e planejar suas despesas.
Taxas do gateway de pagamento
Lojas virtuais que aceitam cartão de crédito, cartão de débito ou pagamentos por carteira digital terão de lidar com taxas de transação, isto é, os custos associados ao processamento seguro desses pagamentos.
Os gateways de pagamento mais populares geralmente cobram de 2% a 3% de cada transação, além de uma pequena taxa fixa. As taxas de transação podem variar com base no gateway escolhido e no seu volume de vendas. Alguns gateways oferecem tarifas com desconto para negócios com altas vendas, enquanto outros têm planos adaptados às suas necessidades.
Vamos dar uma olhada em dois dos gateways de pagamento do WooCommerce mais populares, para você ter uma ideia. O PayPal cobra 4,79% + R$ 0,60 por transação local, no caso de cartões emitidos no Brasil. Enquanto isso, a Square usa um sistema de assinatura e reduz as taxas para 2,6% + US$ 0,30 por transação online para usuários em seus planos superiores.
Segurança
Embora o WordPress e o WooCommerce incluam recursos de segurança integrados, eles podem não ser suficientes para proteger sua loja contra todas as ameaças digitais, como invasões e violações de dados.
Aprimorar a segurança da sua loja garante que informações sensíveis, como detalhes de cartão de crédito e dados pessoais, permaneçam seguros. Uma loja segura também ajuda a evitar possíveis perdas financeiras e danos à reputação da sua marca.
Considere investir nessas áreas críticas para uma melhor segurança do WordPress.
Certificados SSL
Um certificado SSL confirma que o seu site é autêntico e criptografa qualquer dado compartilhado entre você e seus visitantes, como senhas ou informações de pagamento.
A parte boa é que muitos provedores de hospedagem incluem certificados SSL em seus planos de hospedagem. Com a Hostinger, você recebe certificados SSL gratuitos vitalícios para todos os seus domínios e subdomínios ao adquirir qualquer plano de hospedagem WooCommerce.
Tenha em mente, entretanto, que certificados SSL com validação e recursos mais avançados podem variar de US$ 8 a US$ 1.000/ano, dependendo do tipo e nível de validação. Confira nosso guia para uma análise completa dos preços de certificados SSL.
Plugins de segurança do WordPress
Plugins de segurança adicionam recursos como proteção de firewall, monitoramento de login e varreduras de segurança regulares para proteger sua loja online contra malwares, ataques de força bruta e acessos não autorizados.
Alguns plugins possuem funções de segurança adicionais que aumentam seu preço — como o modo de manutenção, que restringe o acesso durante as atualizações, além de correções automáticas para problemas comuns e varreduras programadas.
Plugins de segurança populares do WordPress, como o Wordfence e o Sucuri, geralmente oferecem versões gratuitas e premium, com planos premium que vão de US$ 30 até US$ 1.000/ano .
Backups do site
Os backups protegem sua loja WooCommerce contra a perda de dados causada por invasões, falhas no servidor ou apagamentos acidentais. Backups regulares permitem que você restaure seu site rapidamente, evitando que você perca tráfego e vendas devido a um tempo de inatividade prolongado.
Muitos provedores de hospedagem oferecem serviços de backup como parte de seus planos de hospedagem. A Hostinger oferece backups gratuitos em todos os seus planos — a frequência dos backups pode ser diária, semanal e sob demanda, dependendo do plano escolhido.
Como alternativa, você pode investir em plugins de backup e migração do WordPress, como o UpdraftPlus e o Solid Backups, que custam entre US$ 50 e US$ 400/ano.
Desenvolvimento do site
Os custos de desenvolvimento de sites envolvem a criação e personalização do web design, a funcionalidade e a experiência do usuário em sua loja WooCommerce. Aqui, você tem duas opções principais: usar um plugin de construção de páginas ou contratar um desenvolvedor WordPress.
Usando plugins de construção de páginas
Um dos benefícios de usar um software de código aberto, como o WordPress, é que você pode acessar e modificar seu código fonte para atender às suas necessidades. A melhor parte é que, mesmo que você não saiba nada de linguagens de programação, os plugins de construção de páginas e os temas personalizados do WooCommerce ajudam você a criar sites exclusivos sem mexer em uma linha de código sequer.
Plugins populares de construção de páginas para WordPress, como SeedProd e WPBakery, oferecem funcionalidade de arrastar e soltar, além de templates e widgets para personalizar temas e criar páginas sem programar nada. Eles permitem que usuários de todos os níveis de habilidade modifiquem a aparência de suas lojas WooCommerce, o que os torna ideais para quem gosta de botar a mão na massa por conta própria.
Muitos plugins desse tipo possuem versões gratuitas, mas você pode desbloquear recursos premium em seus planos pagos, que costumam variar de US$ 20 a US$ 350/ano. Alguns plugins também oferecem opções de compra única.
Contratando um desenvolvedor WordPress
Você pode fazer ajustes no código-fonte do seu site sem nenhum conhecimento de codificação, mas contratar um desenvolvedor profissional para ter um site mais elaborado, com recursos personalizados avançados, pode fazer uma grande diferença.
Essa opção é especialmente útil para donos de negócios que desejam uma solução mais personalizada e não têm tempo para construir ou modificar seus sites por conta própria.
A faixa salarial para desenvolvedores web varia com base na localização, conjunto de habilidades e experiência do profissional. Para lhe dar uma ideia melhor, o salário base médio de um desenvolvedor WordPress no Brasil é de R$ 3 mil/mês.
Construir uma loja WooCommerce de pequeno a médio porte com um design personalizado pode levar dias ou até semanas. Com base nisso, contratar um desenvolvedor WordPress pode custar de centenas a milhares de dólares, dependendo da sua taxa e da complexidade do projeto.
Manutenção do site
Como o WordPress é uma plataforma auto-hospedada, algumas tarefas de back-end — como atualizações de software, monitoramento de desempenho, verificações de segurança e otimização para mecanismos de busca (SEO) — geralmente precisam ser realizadas pelo próprio administrador do site, para que ele permaneça funcionando sem problemas.
A boa notícia? Se você está usando nossa hospedagem gerenciada WooCommerce, nós cuidamos dessas tarefas para você, para que você possa se concentrar em expandir seu negócio.
Gerenciar uma loja WooCommerce por conta própria pode exigir algum conhecimento técnico, o que pode ser intimidante para donos de e-commerce sem muitos conhecimentos técnicos. Felizmente, vários plugins e ferramentas fornecidos por empresas de hospedagem podem simplificar e até automatizar muitas tarefas de manutenção.
Por exemplo, a Hostinger oferece um recurso de atualizações automáticas Inteligentes do WordPress, que permite que você volte para uma versão específica usando um backup. Este recurso monitora o núcleo do WordPress, plugins e temas para registrar quaisquer alterações, tudo sem a necessidade de acessar o painel do WordPress.
A Hostinger também oferece aos seus usuários do WordPress o Solucionador de Problemas com IA, que detecta e corrige automaticamente erros críticos do site. Esta ferramenta utiliza inteligência artificial para ajudar usuários sem conhecimento técnico a solucionar e resolver problemas rapidamente, economizando tempo e dinheiro.
Também é possível otimizar sua loja de comércio eletrônico para motores de busca usando o Criador de Conteúdo com IA da Hostinger, que cria conteúdo amigável para SEO para artigos, descrições de produto e landing pages. Esta ferramenta, disponível no Plano Business e superiores, também pode sugerir imagens para complementar seu conteúdo, o que a torna perfeita para páginas de produtos e posts de blog.
A Hostinger também oferece um verificador de compatibilidade com o WordPress e um scanner de vulnerabilidades em todos os planos de hospedagem WooCommerce, minimizando problemas técnicos que possam interromper as operações do seu negócio.
Se você tem um site personalizado, entretanto, talvez seja uma ideia melhor contratar um profissional dedicado, pois os códigos e recursos exclusivos geralmente requerem um especialista para lidar com atualizações e correções. Isso vai aliviar sua carga de tarefas, permitindo que você se concentre em outras áreas da administração do site. No entanto, essa opção pode sair bem cara.
Quanto custa criar e gerenciar uma loja WooCommerce: preço por tamanho de loja
Para entender melhor os preços do WooCommerce, vamos explorar os custos de criação de sites em diferentes tamanhos. Assim, poderemos te ajudar a planejar seu orçamento de maneira mais eficaz e tomar decisões informadas sobre as ferramentas e serviços que se alinham com seus objetivos.
Quanto custa WooCommerce para uma loja pequena
Aqui está a estimativa de custo para construir uma loja WooCommerce de pequena escala com funcionalidades básicas. Estamos considerando aqui que este tipo de loja terá cerca de dez produtos, um número de páginas pequeno e tráfego baixo.
Fator de custo | Descrição | Custo estimado |
Serviço de hospedagem | Hospedagem de sites padrão para lojas básicas WooCommerce | R$ 5 – R$ 50/mês |
Domínio | Taxas de registro anual para um domínio | R$0 – R$20/primeiro ano |
Temas premium | Temas gratuitos ou premium básicos | R$0 – R$200/ano |
Plugins premium | Plugins essenciais para funcionalidades básicas | R$0 – R$500/ano |
Taxas do gateway de pagamento | Transações em dinheiro e métodos de pagamento locais | 0% a 3% por transação |
Segurança | Plugins de segurança com SSL e recursos básicos | R$0 – R$200/ano |
Desenvolvimento do site | Feito por você mesmo, usando plugins de construção de páginas | R$0 – R$500 |
Manutenção do site | Gerenciado por você mesmo | Gratuito (excluindo taxas de renovação para ferramentas baseadas em assinatura e serviços da web) |
Custo Estimado Total | Excluindo taxas de transação e renovação | R$ 50 – R$ 1.700/ano |
Dicas para economizar
Em vez de escolher um plano básico de hospedagem, com recursos e funcionalidades limitados, considere uma hospedagem WooCommerce. Este tipo de hospedagem oferece desempenho otimizado, segurança e suporte especificamente projetados para lojas WooCommerce a um preço similar.
Para pequenos negócios, o plano de hospedagem WooCommerce Business da Hostinger oferece excelente custo-benefício.
Além do registro de domínio e e-mail gratuitos, este plano fornece recursos para até 100 sites e 100.000 visitas mensais por apenas €2.95/mês, dando à sua loja de comércio eletrônico muito espaço para crescer.
Além disso, considere começar com temas e plugins gratuitos para manter seu custo inicial baixo. Embora as opções gratuitas possam ter menos recursos do que as pagas, elas ainda fornecem o essencial para lançar sua nova loja.
Optar por essas alternativas ajuda a economizar seu orçamento para outras áreas importantes, como segurança e marketing. Conforme seu negócio cresce e suas necessidades aumentam, você pode investir gradualmente em soluções premium ou personalizadas.
Quanto custa WooCommerce para uma loja de tamanho médio
A tabela abaixo estima o custo para criar uma loja WooCommerce de médio porte. Esse tipo de loja geralmente oferece uma gama maior de produtos, tem mais páginas e lida com níveis moderados de tráfego.
Fator de custo | Descrição | Custo estimado |
Serviço de hospedagem | VPS ou hospedagem cloud para lojas avançadas WooCommerce | R$ 40 – R$500/mês |
Domínio | Taxas de registro anuais para 3-10 domínios | R$50 – R$600/primeiro ano |
Temas premium | Temas premium com opções avançadas de personalização | R$150 – R$600/ano |
Plugins premium | Plugins avançados para funcionalidades adicionais | R$ 500 – R$ 1.000/ano |
Taxas do gateway de pagamento | Métodos de pagamento locais e internacionais | 2% a 3% por transação |
Segurança | Plugins de segurança avançados e certificados SSL para múltiplos domínios | R$ 300 – R$ 1.800/ano |
Desenvolvimento do site | Construtor de páginas com assistência de desenvolvedor profissional | R$ 1.200 – R$ 6.000 |
Manutenção do site | Serviços profissionais de manutenção | R$ 200 a R$ 1.000/mês (excluindo taxas de renovação para ferramentas baseadas em assinatura e serviços da web) |
Custo Estimado Total | Excluindo taxas de transação e renovação | R$3.500 – R$15.000/ano |
Dicas para economizar
Tanto os serviços de hospedagem VPS quanto os de hospedagem cloud são populares entre sites de e-commerce de médio porte. No entanto, a hospedagem cloud é uma opção melhor para donos de negócios sem habilidades técnicas, pois seu provedor de hospedagem lidará com a manutenção do servidor e do site.
A Hostinger oferece dois planos de hospedagem cloud otimizados para lojas WooCommerce: Startup (€7.99/mês) e Professional (€13.99/mês). Ambos os planos podem suportar até 300 sites, mas o plano Professional fornece mais recursos, capazes de lidar com até 300.000 visitas mensais — 100.000 a mais do que o plano Startup.
Você pode reduzir ainda mais o seu gasto com o WooCommerce comprando o pacote de domínio da Hostinger para garantir o nome do seu site com extensões populares. Nossa renovação automática de domínio garante que você não perca a propriedade de seus domínios devido a esquecimentos ou outros problemas.
Quanto custa WooCommerce para uma loja de grande porte
Aqui está a esquematização de custos para construir uma loja WooCommerce de grande porte. Lojas online deste tamanho geralmente exibem um grande número de produtos e páginas, além de receber altos volumes de tráfego.
Elas geralmente incluem recursos avançados, integrações personalizadas e medidas de segurança aprimoradas para atender às demandas de um negócio em crescimento.
Fator de custo | Descrição | Custo estimado |
Serviço de hospedagem | VPS ou hospedagem dedicada para lojas WooCommerce com alto tráfego | R$ 40 – R$500/mês |
Domínio | Taxas de registro anual para 12-25 domínios | R$ 1.000 – R$5.000/primeiro ano |
Temas premium | Temas personalizados | R$ 1.000 – R$ 5.000 |
Plugins premium | Plugins especializados para funcionalidades avançadas | R$ 1.500 – R$10.000/ano |
Taxas do gateway de pagamento | Métodos internacionais de pagamento | 2% a 3% + taxas adicionais por transação |
Segurança | Soluções abrangentes de segurança e certificados SSL para vários domínios | R$ 1.500 – R$8.000/ano |
Desenvolvimento do site | Desenvolvimento personalizado por desenvolvedores profissionais | R$ 5.000 – R$30.000 |
Manutenção do site | Serviços completos de manutenção | R$ 1.200 a R$ 6.500/mês (excluindo taxas de renovação para ferramentas baseadas em assinatura e serviços da web) |
Custo Estimado Total | Excluindo taxas de transação e renovação | R$ 22.000 – R$75.000/ano |
Dicas para economizar
Para lojas WooCommerce de grande porte, que já precisam de mais recursos do que a hospedagem cloud pode oferecer, a Hostinger oferece hospedagem VPS com mais recursos de servidor para lidar com alto tráfego. Este tipo de hospedagem oferece um equilíbrio excepcional de custo, desempenho e controle em comparação com a hospedagem dedicada.
Nossos planos de hospedagem VPS são auto-gerenciados e incluem o assistente de IA da Hostinger, Kodee, para otimizar a manutenção e a resolução de problemas. Variando de €5.49 a €17.99/mês, você também recebe backups automáticos gratuitos e snapshots para restauração rápida, templates VPS para WordPress e outras instalações de software e medidas de segurança avançadas.
Ao selecionar um data center próximo ao seu público-alvo em várias localizações globais, sua loja online pode entregar conteúdo mais rápido, garantindo uma melhor experiência para o cliente.
Dicas para controlar o custo do WooCommerce
Achou muito dinheiro? Siga nossas dicas para reduzir seus custos com WooCommerce e maximizar seu investimento:
- Escolha um provedor de hospedagem que ofereça um domínio gratuito com seus planos. Isso fará você economizar com as taxas de registro de domínio no primeiro ano e facilitará a gestão de ambos os serviços.
- Use extensões gratuitas do WooCommerce. Explore opções de degustação gratuita antes de gastar com os plugins pagos.
- Use plugins abrangentes. Considere soluções tudo-em-um para evitar investir em múltiplos plugins, que, além de serem mais caros, podem diminuir a velocidade do seu site. Por exemplo, o JetPack oferece ferramentas de segurança, otimização de desempenho e recursos de backup. Isso evita que você instale plugins separados para cada uma dessas tarefas.
- Procure por TLDs alternativos. Se você tem um orçamento limitado para seu domínio, explore combinações de palavras-chave e outras extensões para reduzir custos. Escolher TLDs menos comuns costuma ser uma opção mais econômica.
- Planeje suas compras com base em eventos de desconto. Muitas empresas oferecem descontos significativos em serviços web durante grandes eventos de vendas, como a Black Friday e o Ano Novo.
- Revise regularmente suas assinaturas. Cancele assinaturas que você não precisa ou não usa mais, para evitar o desperdício de dinheiro.
- Comece com temas gratuitos. Conforme seu negócio cresce e suas necessidades se expandem, você pode investir em temas pagos ou personalizados.
Conclusão
O WooCommerce é uma opção extremamente robusta para criar uma loja virtual sem complicações. Embora o software do WooCommerce seja gratuito, configurar uma loja virtual no WordPress com esse plugin exigirá um orçamento calculado cuidadosamente.
Afinal de contas, o custo do WooCommerce variará com base no tamanho e na complexidade da loja que você deseja construir. Se você está começando agora ou tem um orçamento apertado, concentre-se em obter serviços essenciais, como hospedagem e um domínio, e vá aumentando conforme seu negócio cresce.
Um dos benefícios de usar o WooCommerce é que ele é auto-hospedado e de código aberto, permitindo que você amplie suas funcionalidades e melhore sua aparência conforme necessário.
Esperamos que este artigo ajude você a entender melhor os custos do WooCommerce e decidir se essa é a plataforma certa para o seu negócio online. Se você ainda tem perguntas, confira a seção de perguntas frequentes ou deixe um comentário abaixo. Boas vendas!
Perguntas frequentes sobre quanto custa WooCommerce
Por fim, vamos dar uma olhada nas perguntas mais frequentes sobre os custos do WooCommerce.
O WooCommerce é completamente gratuito?
O plugin WooCommerce em si é totalmente gratuito. No entanto, para usá-lo você precisará adquirir pelo menos um plano de hospedagem e um domínio, para criar seu site WordPress. Dependendo das necessidades do seu negócio, você também poderá ter custos adicionais com plugins premium, temas e taxas de transação.
O WooCommerce tem bom custo-benefício?
Sim, o WooCommerce é econômico para negócios de todos os tipos e tamanhos. O plugin é gratuito, e você pode começar gastando pouco, com apenas uma hospedagem básica e um domínio simples. Conforme seu negócio online cresce, você pode adicionar recursos e extensões premium conforme necessário, escalando as despesas para se adequar ao seu orçamento.
Quais são os custos adicionais ao administrar uma loja WooCommerce?
Além de assinar uma hospedagem e registrar um domínio, você precisará pagar pelas taxas de renovação. Plugins e temas premium também aumentam os custos do WooCommerce. Além disso, donos de negócios que não queiram gerenciar o back-end de suas lojas podem pagar por serviços terceirizados de manutenção.