Como Criar um Blog de Receitas e Ganhar Dinheiro Com Ele

Todos podemos concordar em uma coisa: amamos uma boa comida, não é mesmo? Na verdade, amamos tanto que, às vezes, muitos de nós passamos um tempo lendo sobre isso online ao invés de ir comer. E, se você é uma pessoa apaixonada por comida, provavelmente tem muito o que falar sobre esse assunto.

Considerando esses fatores, aprender como começar um blog de receitas é uma ótima ideia — não apenas para dar vazão às suas ideias, mas também para conquistar sua audiência e começar a lucrar na internet.

É exatamente para isso que estamos aqui: neste artigo, vamos ensinar como começar um blog de comida em poucos passos e começar a ganhar dinheiro com ele. Falaremos sobre como criar um site e construir conteúdo para ele. Além disso, abordaremos algumas tendências atuais no universo da gastronomia e daremos dicas de como fazer o seu blog crescer.

Temos muito o que cobrir e ótimas comidas para experimentar, então vamos direto ao ponto. Vamos aprender como começar um blog de receitas!

1. Escolha o Nicho do Seu Blog

O primeiro aspecto importante a ser considerado para iniciar seu blog de receitas é definir um nicho específico para ele. É possível criar um blog sem um nicho específico, claro, mas neste caso você não terá um fator diferencial para se destacar em relação à concorrência; por isso, uma boa ideia é pensar em que segmento do universo você tem mais familiaridade e mais coisas a compartilhar.

Talvez você seja um fã de culinária que queira se concentrar apenas em receitas mediterrâneas. Talvez você tenha experiência em confeitaria e queira compartilhar receitas de doces. Talvez você queira criar um blog de culinária mais amplo, escrevendo sobre técnicas e equipamentos de cozinha.

Aqui estão algumas ideias de blogs de culinária que estão em alta no momento, para ajudar você a se inspirar.

Blog de Receitas Caseiras

Uma boa ideia é iniciar um blog de culinária caseira, para cozinheiros amadores interessados em experimentar novas receitas em casa. Para isso, você pode usar temas do WordPress, como o Ultra ou o Cookely, para criar um layout limpo e organizado. Compartilhe receitas passo-a-passo, adaptando o conteúdo aos seus próprios gostos e inspirações. Você pode escolher entre apresentar a receita com uma história pessoal ou ir direto ao ponto, sempre lembrando de incluir imagens e conteúdo visual para enriquecer suas postagens.

página inicial do blog o que vai ter na janta?

Inspire-se no blog de receitas O Que Vai Ter na Janta, criado pela blogueira Júlia Soares. Seu blog é visualmente atraente, com um tema verde e fotos e vídeos de alta qualidade que mostram as etapas de cozimento e o produto final. Você pode buscar receitas, dicas de cozinha, relatos gastronômicos e até mesmo acessar um conversor de medidas muito prático.

Blog de Culinária Local

Se você é um entusiasta de gastronomia e deseja compartilhar sua cozinha com o mundo, criar um blog de receitas focado em culinária local é uma ótima maneira de se conectar com suas raízes e compartilhar sua cultura. Você terá a oportunidade de oferecer conteúdo exclusivo e pessoal, destacando-se de outros blogs de culinária.

Para isso, compartilhe receitas autênticas e conte histórias sobre alimentos locais e suas tradições culturais. Para o design do blog, procure incorporar cores, ilustrações e elementos que representem sua cultura.

página inicial do blog just one cookbook

Um exemplo inspirador é o blog Just One Cookbook, de Namiko Hirasawa Chen, que apresenta a culinária japonesa com belas fotos coloridas e incorpora elementos tradicionais japoneses em seu design. Além de receitas, o blog também oferece conteúdo sobre outros aspectos da cultura, como aprendizado do idioma japonês.

Blog de Receitas Saudáveis

Se você tem paixão por uma vida saudável, uma boa ideia é criar um blog de receitas focado em uma dieta equilibrada, oferecendo aos leitores dicas de pratos saudáveis e saborosos. Mostre que é possível desfrutar de alimentos deliciosos mesmo ao seguir uma dieta responsável. Além das postagens relacionadas à comida, forneça dicas sobre bem-estar, como equilíbrio entre vida pessoal e profissional e exercícios em casa.

página inicial do blog da mimis

Um exemplo inspirador é o Blog da Mimis, que apresenta um design minimalista em branco e rosa, com imagens vibrantes de alimentos e uma ampla variedade de conteúdo sobre saúde, beleza e decoração, além de alimentação e nutrição.

Blog de Receitas Baratas

Criar um blog com foco em receitas para quem tem um orçamento limitado é uma ideia brilhante, pois muitas pessoas buscam maneiras de economizar dinheiro no seu dia-a-dia. Você pode combinar suas habilidades culinárias e conhecimentos de economia doméstica para orientar os leitores sobre como reduzir despesas sem comprometer a qualidade da comida.

página inicial do blog budget bytes

Um exemplo inspirador é o blog Budget Bytes, criado por Beth Moncel, que começou como um projeto pessoal para encontrar alimentos acessíveis. O blog apresenta um layout simples, com cada receita acompanhada por um preço estimado, e oferece planos de refeições em formato PDF.

Blog de Receitas Vegetarianas, Veganas, Sem Glúten ou Sem Lactose

Por fim, focar em receitas vegetarianas, veganas ou sem glúten é uma excelente ideia para atender à demanda crescente por opções alimentares saudáveis e sustentáveis, além de apelar ao público com determinadas restrições alimentares. Compartilhe receitas deliciosas e nutritivas, fornecendo orientações passo a passo e dicas úteis para facilitar a transição para essas dietas.

página inicial do blog nômade veg

Escolha um tema atraente no WordPress e inspire-se em blogs como o Nômade Veg, que apresenta um design simples, navegação fácil e conteúdo envolvente relacionado à alimentação saudável. Seu blog será uma maneira inspiradora de promover um estilo de vida consciente e oferecer alternativas saborosas para os leitores.

2. Escolha a Plataforma do Seu Blog

No geral, você terá três diferentes tipos de plataformas ou métodos para criar um site e iniciar seu blog de receitas. Aqui vai uma breve descrição de cada uma deles, para que você decida qual é mais apropriada para as suas necessidades.

  • Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS). Um CMS usa uma interface gráfica para criar e modificar um site e seu conteúdo. WordPress, Drupal e Joomla são algumas das plataformas de blog mais populares disponíveis, e você pode obter planos de hospedagem barata de site para qualquer um deles.
  • Construtores de sites. Eles permitem que você crie e personalize seu site usando uma interface simples de arrastar e soltar. Ele nada mais são do que sites para fazer sites, ajudando você a criar, personalizar e publicar páginas rapidamente. O Weebley é um exemplo, assim como o criador de site com IA da Hostinger.
  • Autocodificação. Isso envolve escrever o código do seu site do zero usando várias linguagens de programação, como HTML, CSS e JavaScript. Não recomendamos essa opção para iniciantes em desenvolvimento Web devido à sua complexidade, mas você pode usar planos compartilhados de hospedagem para dar seus primeiros passos nesse universo, caso deseje.

Para qualquer um dos métodos de criação de sites acima, você precisará registrar um domínio e escolher uma plataforma de hospedagem. Se você estiver apenas começando e testando suas opções, uma boa dica é experimentar nossos serviços de hospedagem de site grátis e fazer o upgrade posteriormente: temos planos de hospedagem de site compartilhada, Cloud Hosting e Servidor Virtual Privado (VPS), por exemplo.

3. Escolha o Nome do seu Blog e Registre o Seu Domínio

O passo inicial mais importante para criar um blog de receitas de sucesso é escolher um nome memorável para ele. E, junto a isso, você precisa registrar um domínio que seja idêntico (ou, ao menos, o mais próximo possível) do nome escolhido.

O domínio é o endereço que os visitantes precisam digitar no navegador da Web ao acessar seu site. Aqui vão algumas dicas sobre como escolher um bom domínio:

  • Escolha uma extensão apropriada. Há uma grande variedade de extensões de domínios, como .net, .org e .xyz. A extensão de domínio mais comumente usada no mundo é o domínio .com, enquanto no Brasil a .com.br é uma alternativa muito popular.
  • Certifique-se de que seu domínio é fácil de lembrar. Um bom domínio não é nem muito curto nem muito longo, além de ser fácil de soletrar e pronunciar. Se precisar de ideias, tente usar um gerador de nomes para blog.
  • Inclua o nome de sua marca ou nicho. Se o seu blog de receitas for centrado em um tipo de comida ou nicho específico, faça o possível para incluir uma palavra-chave relacionada no seu domínio. Quando as pessoas têm o seu domínio na ponta da língua, fica bem mais fácil acessar o site.
  • Realize pesquisas sobre marcas registradas. Faça uma pesquisa adequada para descobrir se o nome de seu domínio ou marca já está sendo usado. Evite nomes muito semelhantes a marcas existentes.
  • Evite hífens, números e letras duplas. Isso reduzirá as chances de as pessoas digitarem o endereço incorretamente.

Aqui está um guia passo a passo para registrar um nome de domínio:

  • Use a ferramenta de pesquisa de domínio da Hostinger para encontrar o domínio ideal para seu blog de receita. Caso o domínio escolhido já esteja sendo usado, você pode consultar WHOIS e descobrir quem é o dono, podendo negociar com ele a aquisição.
  • Escolha seu nome de domínio, preencha as informações necessárias e conclua o processo de pagamento.
  • Verifique a propriedade do seu domínio por meio do e-mail usado para o registro.

Dica

Use nosso site para gerar nome de empresa caso você esteja precisando de ideias para o nome do seu blog de receitas. Com a ajuda da IA, a ferramenta cria nomes de negócios instantaneamente.

Verificador de Domínio

Verifique instantaneamente a disponibilidade do nome de domínio.

4. Escolha sua Plataforma de Hospedagem

A hospedagem de sites é o serviço que coloca seu site disponível para ser acessado pelas pessoas na Internet. Felizmente, há muitos serviços de hospedagem disponíveis para ajudá-lo nessa tarefa.

Aqui estão alguns recursos que você deve considerar ao escolher a hospedagem perfeita:

  • Facilidade de uso. Encontre um serviço de hospedagem que forneça todas as ferramentas necessárias para simplificar suas as tarefas de gerenciamento. Caso você deseje usar um CMS para construir seu site, opte por um CMS com hospedagem para iniciar e gerenciar seu projeto de forma conveniente.
  • Preço. Certifique-se de que o plano de hospedagem escolhido tem um bom custo-benefício e se encaixa no seu orçamento. A maioria dos serviços de hospedagem oferece domínios gratuitos em seus planos.
  • Suporte à plataforma. Considere se a hospedagem escolhida oferece suporte à sua plataforma de blog.
  • Política de reembolso. Cheque se o serviço de hospedagem oferece uma garantia de reembolso caso você não se satisfaça com seus serviços.
  • Suporte. Certifique-se de que seu provedor de hospedagem oferece suporte dedicado e ininterrupto, para ajudá-lo com qualquer dúvida ou problema que possa surgir.
  • Segurança. A empresa de hospedagem precisa fornecer ferramentas de proteção para sua hospedagem e seu site, como um SSL gratuito.

Depois de escolher seu provedor e o plano de hospedagem, conclua o pagamento para ter seu próprio espaço na web.

5. Instale o CMS Desejado

Neste tutorial, forneceremos a você um guia passo-a-passo sobre como instalar o WordPress em um plano de hospedagem Hostinger usando nosso Auto Instalador de um clique.

  1. Faça login no hPanel.
  2. Clique em Hospedagem no menu principal de sua conta da Hostinger. Localize o domínio desejado e clique em Gerenciar.
  3. Role para baixo até a seção Site e clique em Auto Instalador.
    auto instalador no hpanel da hostinger
  4. Selecione seu domínio e preencha os campos com as informações necessárias.
  5. Clique no botão Instalar.
  6. Quando o processo de instalação estiver concluído, faça login no WordPress usando as informações de login enviadas para o seu e-mail.

Vale notar que você também pode instalar o WordPress manualmente ou localmente. A Hostinger também oferece hospedagem para Joomla, uma excelente plataforma para gerenciar múltiplos conteúdos, e para a plataforma Drupal, muito popular entre usuários avançados.

6. Escolha o Design do Seu Blog

Agora que seu site já está no ar, é fundamental escolher um tema que seja visualmente atraente e corresponda ao nicho de seu blog de receitas. Se o seu blog for agradável aos olhos e fácil de usar, as pessoas terão mais incentivo para permanecer nele e explorar suas páginas.

Você pode encontrar uma infinidade de temas gratuitos e pagos online. O diretório oficial de temas do WordPress, por exemplo, tem milhares de opções gratuitas e de qualidade. Você também pode comprar temas premium em várias marketplaces.

Os desenvolvedores de temas também fazem vendas diretas para os consumidores. Por exemplo, o tema Astra pode ser adquirido diretamente com o desenvolvedor e vem com uma garantia total de devolução do seu dinheiro. Como um bônus adicional, o tema também traz várias opções de modelo de template específicos para comidas e receitas.

Usar um tema gratuito ajuda a reduzir os custos de criação do seu blog, mas os templates grátis geralmente têm suporte e recursos limitados. Você também perde a aura de exclusividade, pois a maioria dos usuários do WordPress costuma optar por temas gratuitos.

Por outro lado, os temas pagos fornecerão mais suporte, recursos e opções de personalização. De qualquer forma, lembre-se de que nem todos os temas premium são ideais para você: avalie cuidadosamente suas necessidades e os recursos oferecidos.

7. Instale os Plugins Apropriados

Outro aspecto importante da criação de um blog de receitas bem-sucedido é o uso de plugins. Um plugin é um software usado para adicionar um recurso específico a um site WordPress. Você pode pesquisar plug-ins do WordPress no diretório oficial do CMS.

Abaixo, listamos seis plugins do WordPress que podem te ajudar a enriquecer seu blog de receitas.

Plugin da Hostinger para WordPress

plugin da hostinger para wordpress

Esse plugin vem pré-instalado quando você configura o WordPress usando o auto-instalador do hPanel. Ele pode te orientar nas ações básicas para criar um site e fornece recursos úteis para navegar na plataforma, tornando-se idealpara iniciantes e novos usuários do WordPress.

WP Recipe Maker

plugin wp recipe maker para wordpress

O WP Recipe Maker é um plugin muito útil para incorporar receitas de forma organizada em blogs de culinária. Ele tem vários recursos, como templates, um botão para imprimir receitas, classificações de receitas, tamanhos de porção ajustáveis e cálculo de informações nutricionais.

Jetpack

plugin jetpack para wordpress

O Jetpack combina várias ferramentas essenciais (incluindo segurança, design, marketing e desempenho) em um poderoso plugin para WordPress.

Ele oferece proteção automática permanente para proteger seu site contra ameaças. Além disso, o plugin também ajuda seu blog de receitas a funcionar com velocidade e desempenho superiores.

Falando sobre design, o Jetpack inclui recursos como temas, ferramentas para galerias de fotos e recursos de apresentação de slides. O plugin também ajuda você a aumentar o tráfego e a receita do seu site usando estatísticas, agendamento automático de postagens, anúncios de alta qualidade e opções de pagamento.

Contact Form 7

plugin contact form 7 para wordpress

Um formulário de contato é um aspecto essencial para qualquer blog de receitas, pois oferece um canal para os leitores se comunicarem com você.

O Contact Form 7 é um dos plugins mais populares para criar formulários de contato altamente personalizáveis e que atendam às suas necessidades.

Akismet

plugin akismet para wordpress

Mantenha sua seção de comentários limpa e organizada usando o Akismet, um plugin do WordPress para bloqueio de spam.

O plugin verifica os comentários e os envios do formulários de contato, comparando os registroscom aqueles salvos no seu banco de dados global de spam. Ele é incrivelmente popular e foi criado pelos mesmos desenvolvedores do Jetpack.

Smash Balloon Social Photo Feed

plugin smash balloon para wordpress

Incorporar seu feed do Instagram (ou de outra rede social) em seu blog pode ser uma maneira eficiente de aumentar o tráfego, o tempo de permanência, a credibilidade e a receita do site. Além disso, as fotos darão cor e vida ao seu site.

Usando o plugin Smash Balloon Social Photo Feed, você pode exibir belas fotos de suas receitas e experimentos. Ele ainda permite que você personalize seu feed do Instagram usando shortcodes e exiba fotos de múltiplas contas da rede.

8. Faça Seu Blog Crescer

Agora que você já sabe como iniciar seu blog de receitas, chegou a hora de saber como fazê-lo decolar. Após conquistar seu público e ter um tráfego razoável, você poderá começar a ganhar dinheiro com o seu blog e, quem sabe, torná-lo uma fonte de renda estável.

Abaixo, compartilharemos algumas dicas que você pode seguir para potencializar o crescimento do seu blog de receitas.

Use Técnicas de SEO

Um aspecto crucial para ter um blog de receitas bem-sucedido é entender a importância da otimização para mecanismos de busca (SEO). Trata-se de um conjunto de práticas relacionadas à otimização do conteúdo do seu site para que seu conteúdo possa aparecer em destaque nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Quando você procura algo usando um mecanismo de pesquisa, os resultados são exibidos em uma lista. Esses mecanismos usam algoritmos complexos para classificar as páginas apresentadas nessa lista. As páginas de qualidade mais alta e mais relevantes para satisfazer a intenção de busca do usuário aparecerão no topo da lista.

Alguns aspectos que os mecanismos de pesquisa consideram ao avaliar o conteúdo do seu site são a qualidade e a quantidade de outros sites com links para as suas páginas, as palavras-chave presentes no seu conteúdo, o nível de engajamento dos seus visitantes e a velocidade de carregamento do seu site.

Se as páginas do seu blog estiverem entre os primeiros resultados que as pessoas veem nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, você aumentará a qualidade e a quantidade de tráfego recebido pelo seu site.

Tráfego de alta qualidade significa que as pessoas que visitam seu site são aquelas que realmente buscam o tipo de conteúdo que você fornece, enquanto tráfego de alta quantidade significa que mais pessoas visitarão seu site. Há muitas maneiras de aumentar a classificação do seu blog nos mecanismos de pesquisa, mas uma das ferramentas essenciais que as pessoas usam para melhorar o SEO é um plugin de SEO para WordPress, como o Yoast SEO.

Dica do Especialista

Já existem mais de um bilhão de blogs na Internet, portanto, o Google já tem suas opções preferidas. Ao escrever conteúdo para qualquer palavra-chave, você precisa se concentrar na qualidade, não na quantidade. Se você escrever 100 posts e tiver um resultado medíocre em todos eles, não conseguirá um bom desempenho.

Editor

Neil Patel

Empresário e Especialista em Marketing Digital

Monitore seu Blog com o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que as pessoas usam para analisar a atividade e o tráfego do site. Lembre-se de que você precisa acompanhar o desempenho do seu site para fazer ajustes e garantir que ele cresça ainda mais.

Os componentes que você pode rastrear incluem:

  • Visualizações de página. Esse é o número de vezes que as pessoas visualizam uma página específica em seu site.
  • Duração da sessão. Tempo em que um visitante está interagindo ativamente com seu site.
  • Páginas por sessão. O número médio de páginas que um visitante visita em uma sessão.
  • Informações sobre a origem do tráfego. Descubra a idade, o interesse, o gênero, o local e o dispositivo dos visitantes do seu site.
  • Taxa de rejeição. É a taxa que mostra quantos dos seus visitantes entram no seu site e saem imediatamente, sem visualizar outras páginas.
  • Pesquisa interna no site. Isso lhe dá uma visão das informações que os visitantes estão procurando em seu site.
  • Desempenho das plataformas de mídia social. Meça e compare o desempenho de suas plataformas de mídia social.

Ganhe Dinheiro com Seu Blog de Receitas

Parte do aprendizado envolve saber como monetizar seu blog de receitas. Afinal de contas, mesmo que você esteja criando o blog apenas por interesse ou para ter um novo hobby, é sempre bom ter uma fonte de renda extra com algo que você gosta, não é mesmo?

Aqui estão alguns métodos para ganhar dinheiro com seu blog:

  • Marketing de afiliados. Promova os produtos ou serviços de outra pessoa ou empresa e receba uma comissão por cada venda que fizer com seus links de afiliados.
  • Publicidade paga por clique. Você pode se cadastrar em uma plataforma de publicidade, como o Google AdSense, para adicionar anúncios ao seu blog. Quando um número suficiente de visitantes clicar nos anúncios, os anunciantes pagarão a você.
  • Patrocínio. Promover os produtos ou serviços de uma empresa em troca de uma quantia em dinheiro.
  • Produtos digitais. Ganhe dinheiro vendendo produtos digitais, como livros eletrônicos e planos de refeições.
  • Sistema de assinaturas. Um sistema em que os visitantes precisam pagar para acessar seu blog ou alguns conteúdos específicos dentro dele, garantindo uma renda mensal e fluxo de tráfego.
  • Venda do site. Sim, você também pode vender o seu site — uma vez que ele atinja um bom nível de tráfego e seguidores, muitas pessoas poderão ficar interessadas nele.

Divirta-se!

Escrever um blog também é, acima de tudo, uma questão de diversão. Tenha em mente que, se você ama o que escreve e gosta do processo, sua paixão transparecerá em sua escrita.

É importante monetizar seu blog de culinária, mas os blogueiros que se esquecem de se divertir e que têm como único foco ganhar dinheiro rapidamente transformarão o trabalho em algo tedioso e insatisfatório. Um bom blogueiro de culinária é um fã de gastronomia e está ansioso para compartilhar seu amor pela comida com o mundo.

Certifique-se de manter sua paixão viva em sua jornada nos blogs de receitas. Encontre sempre novas maneiras de melhorar seu conteúdo, comunique-se com seus leitores e lembre-se de manter o ritmo para evitar o esgotamento.

Dica do Especialista

Escolha um nicho pelo qual você seja apaixonado. Não importa se você escreve uma vez por semana ou uma vez por dia; se não houver paixão, você se esgotará rapidamente.

Editor

Neil Patel

Empresário e Especialista em Marketing Digital

Conclusão

Ao aprender como criar um blog de receitas, é importante saber todos os aspectos técnicos e conceituais envolvidos no processo. Além disso, você também precisa aprender as técnicas para fazer o seu blog crescer e ter uma presença constante nas mídias sociais, para interagir com o seu público.

Esperamos que nosso artigo tenha ajudado a lhe dar alguma inspiração. Agora que você está bem familiarizado com os princípios básicos dos blogs de culinária, é hora de começar a criar seu blog de receitas hoje mesmo. Bom apetite!

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Author
O co-autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.