O Que São Google Web Stories e Como Usá-las

A principal missão de todo criador de conteúdo na Internet é alcançar seu público-alvo da melhor forma possível, adaptando-se a cada tendência do momento e aos formatos mais consumidos pelas pessoas. As Google Web Stories são um bom exemplo disso.

Se você é da área do marketing digital ou simplesmente ouviu falar das Google Web Stories e ainda não sabe do que se trata, vale conferir os próximos parágrafos deste artigo.

Neles, vamos falar sobre o formato, as possibilidades de engajamento trazidas por ele e como você pode implementar as Google Web Stories no seu próprio site. Você também poderá conferir dicas de como criar Web Stories de qualidade, dinâmicas e adaptadas para o seu público.

Vamos lá!

O Que São as Google Web Stories?

As Google Web Stories são classificados pela empresa como um formato de “narrativa visual”. Na prática, elas representam um formato de conteúdo inspirado nos Stories do Instagram — e de outras redes sociais, como o Snapchat e o Facebook.

As Web Stories são a nova versão dos AMP Stories, já descontinuados, e podem aparecer em uma série de locais: nas buscas do Google, na aba Discover do aplicativo Google, diretamente nas páginas dos sites, emails e redes sociais.

A rigor, trata-se de um formato pensado primariamente para dispositivos móveis, com conteúdos em tela cheia, interação por toque e uma experiência baseada em painéis de conteúdo — basta tocar nas extremidades da tela para avançar à próxima página ou retornar à anterior.

A ideia de priorizar o usuário de smartphones e tablets é justificada: lá se vão seis anos desde que os dispositivos móveis ultrapassaram os computadores como principais meios de acesso à internet. Hoje, cerca de 55% do tráfego online é gerado pelos aparelhos mobile.

Portanto, apostar nas Google Web Stories é uma boa ideia para criadores de conteúdo e profissionais de marketing digital. Para além do texto, a ideia aqui é valorizar elementos multimídia, como imagem, áudio, vídeo, enquete e muito mais.

Esse aspecto permite a criação de conteúdos de consumo rápido, potencializando o engajamento dos visitantes.

Vantagens de Usar Google Web Stories

Como dissemos acima, o formato das Google Web Stories é pensado especialmente para dispositivos móveis e potencializa o engajamento e a interação dos usuários de smartphones e tablets. Mas as vantagens não param por aí.

Para início de conversa, as Web Stories fazem parte do framework AMP (Accelerated Mobile Pages), da Google, que tem como objetivo oferecer uma navegação mais leve, rápida e intuitiva aos usuários de dispositivos móveis. 

Isso significa que cada Web Story é salva no próprio cache do Google, acelerando a performance do conteúdo e permitindo que ele seja reproduzido sem exigir muito do processamento dos smartphones e tablets.

Além disso, o conteúdo é 100% responsivo e, por gerar maior alcance e engajamento, também influencia positivamente no SEO das suas páginas e do seu site.

Como Ativar as Google Web Stories

Qualquer site pode criar postagens no formato das Google Web Stories. Desenvolvedores e profissionais da área podem fazer isso de forma manual, criando os conteúdos diretamente no código, mas já existem excelentes soluções para simplificar esse processo.

Se você tem um site WordPress, por exemplo, o Google oferece um plugin, chamado de Web Stories, que permite criar os conteúdos de maneira fácil e rápida. Basta criar suas telas de conteúdo, adicionar texto, multimídia e elementos de interação e postar — não muito diferente do que você faria no Instagram, por exemplo.

Plugin do Google web stories para o wordpress

O Google Web Stories para WordPress oferece ainda uma série de recursos adicionais, como ferramentas de edição, layouts pré-definidos, ferramentas de compartilhamento, análise de engajamento pelo Google Analytics e monetização por meio de links de afiliado ou integração com a plataforma AdSense, do próprio Google.

Caso seu site não rode no WordPress ou você não queira utilizar o plugin oficial da Google, é possível optar também por ferramentas de terceiros. 

O MakeStories é um exemplo bastante popular, permitindo que você crie Web Stories facilmente para sites em qualquer plataforma; também podem ser citadas ferramentas como o Newsroom AI, o Ampstor, o Tappable, o StorifyMe e o Visual Stories.

Após criar a sua Web Story, é necessário fazer algumas verificações para se certificar de que elas aparecerão na Pesquisa Google, no Google Discover, no Google Imagens e em outros locais. 

É preciso conferir, por exemplo, se as Web Stories estão dentro das especificações AMP, o que pode ser feito com a Ferramenta de teste de Web Stories do Google e com a Ferramenta de inspeção de URL. Você também precisará incluir todos os metadados exigidos pela Google e checar se o Web Story está devidamente indexado.

Dica

Consulte a documentação da Google para mais detalhes sobre este processo de conferência.

Caso você utilize alguma das ferramentas de edição citadas acima, não há mistério: como elas já fazem o trabalho automaticamente, uma vez publicado o conteúdo, ele já estará disponível para compartilhamento e será indexado pelo Google. Isso permitirá que sua Web Story apareça nos produtos da plataforma.

Dicas para Criar Bons Google Web Stories

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de criar a sua primeira Web Story. Vamos dar uma olhada neles logo abaixo.

1. Crie uma Narrativa

O próprio nome já diz: Web Stories são pequenas histórias pelas quais o leitor é conduzido. Planeje com antecedência como você pretende transmitir o seu conteúdo e pense numa forma leve, porém informativa, de fazê-lo, dando o contexto necessário e encadeando as páginas de maneira natural e envolvente.

Uma boa ideia é criar storyboards, ou mesmo rascunhos à mão, de como você pretende organizar as páginas da sua Web Story antes de colocar a mão na massa.

2. Texto: Apenas o Necessário

Por ser um formato baseado nas redes sociais, com uma experiência pensada para ser rápida e imersiva, é uma boa ideia reduzir o número de caracteres ao mínimo possível, mas que ainda consiga transmitir a sua ideia. 

O Google recomenda que o texto não ultrapasse 280 caracteres por página, o mesmo tamanho de um tuíte.

3. Aposte no Vídeo

O formato multimídia das Web Stories é propício para o uso de vídeos, e eles geram mais engajamento do que imagens ou texto. Use vídeos sempre que possível!

4. Use Elementos Interativos

Ter uma audiência engajada melhora seus números de visitação e sua autoridade na web. No caso das Web Stories, esse engajamento pode ser conquistado por meio do uso de elementos interativos, como enquetes, caixas de perguntas, botões, calls-to-action e links para outras páginas dentro do seu site.

5. Olho no SEO

Como qualquer conteúdo da internet, a criação de Web Stories também deve seguir as melhores práticas de SEO (otimização para mecanismos de busca) para que o seu conteúdo se destaque nas pesquisas do Google e de outros serviços.

Aqui, também se aplicam várias dicas gerais de SEO, como disponibilizar conteúdo original, informativo e de alta qualidade, com utilidade real para os leitores. Também é uma boa ideia usar um título curto, com menos de 70 caracteres, incluir legendas em áudios/vídeos e o texto alternativo nas imagens.

6. Teste o seu Web Story

Por fim, é importante testar a sua Web Story antes de divulgá-la ao mundo. Além de passá-la pelas ferramentas de validação listadas anteriormente, é uma boa ideia salvar o conteúdo como rascunho e acessá-lo num dispositivo móvel, como se fosse um leitor, para conferir possíveis erros e ajustes necessários.

Conclusão

Nos parágrafos anteriores, passamos pelos principais aspectos relacionados às Web Stories da Google. Aprendemos que as Web Stories são um formato focado em dispositivos móveis, com uma experiência em tela cheia inspirada nos Stories de redes sociais como Instagram e Snapchat.

Também falamos sobre as melhores ferramentas para criar Web Stories, como o plugin oficial da Google para WordPress e diversas soluções de terceiros. Além disso, listamos alguns pontos que você deve seguir para se certificar de que as Web Stories estão dentro dos requerimentos exigidos pela Google para indexação.

Compartilhamos ainda dicas para você criar boas Web Stories, como reduzir a quantidade de texto, priorizar a inclusão de vídeos e elementos interativos e focar no SEO.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você mergulhar neste novo universo de possibilidades para o conteúdo do seu site. Até a próxima!

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.