7 Coisas que Você Deveria Saber Antes de Publicar seu Primeiro Post
Então você começou um blog e agora está tudo pronto para compartilhar seu conteúdo com o mundo. Ótimo! Contudo, o mundo vai estar interessado em lê-lo?
Para as pessoas leiam o que você vai compartilhar, é preciso saber como blogs funcionam. Afinal, publicar artigos é mais do que simplesmente compartilhar seus pensamentos e sentimentos na internet.
Primeiramente, você deve entender que o blog é uma forma de marketing. Quando é feito da maneira certa, ele pode ser uma poderosa ferramenta que pode convencer seus leitores a tomarem as decisões desejadas. Você pode usar o seu blog para promover produtos e serviços, conquistar seguidores ou conscientizar as pessoas sobre uma questão que é importante para você.
Então antes de publicar a primeira postagem do seu blog, dê uma olhada nos sete fatos abaixo, que podem ajudá-lo a acertar já na primeira tentativa.
Conteúdo
1. O Tópico Deve ser Interessante para os seus Leitores
O tópico sobre o qual você decide escrever pode ser o assunto mais empolgante no mundo para você. Contudo, isso não significa que os seus leitores em potencial se sentem do mesmo jeito. Então, antes de começar a escrever o seu primeiro post, aprenda sobre o que o seu público-alvo quer ler.
Comece ao fazer uma pesquisa na sua indústria e analisar os seus competidores. Que tipo de conteúdo eles compartilham? O que os seus leitores falam nos comentários?
Você também pode visitar vários fóruns no estilo do Quora. Ali, você pode aprender mais sobre o que as pessoas tendem a falar e que tipo de perguntas elas possuem.
Finalmente, confira quais são os tópicos em alta no momento usando ferramentas como o planejador de palavras-chave da Google. Aprender quais termos de busca as pessoas usam com mais frequência vai permitir que você veja quais tipos de respostas você pode oferecer para o seu público-alvo.
2. O Título tem Muito Poder
Estatisticamente, 8 a cada 10 pessoas vão ler apenas o título de um artigo e ir embora. Apenas 2 vão continuar e ler o resto do texto.
Esse é um número bem baixo, e que pode cair ainda mais se o seu título não atrair a atenção dos leitores. É por isso que saber como escrever um título atrativo que encoraja os leitores a clicarem é tão importante quanto o artigo em si.
Em resumo, um título poderoso pode incluir todos, ou pelo menos alguns, desses aspectos:
- Inclua um número. Um estudo mostrou que títulos com números aumentam a taxa de conversão em 73%. Os números tendem a refletir a informação factual e fazem um esboço do que o texto vai trazer, convencendo os leitores a lerem o resto.
- Fale diretamente com o leitor. Incluir as palavras “você” e “seu/sua” no título podem convencer o leitor de maneira subconsciente que este post é especificamente para ele ou ela.
- Faça uma pergunta. Formatar o seu título como uma pergunta pode despertar a curiosidade dos seus leitores e ajudar a publicação a ranquear melhor em sites de busca.
- Vá direito ao ponto. Títulos vagos apenas vão confundir os leitores. Seja simples e direto, contando para o seu público exatamente sobre o que será o seu artigo. As pessoas não têm tempo para ficar adivinhando.
3. O Esboço e a Estrutura do Artigo Importam
Se o seu artigo consiste num enorme bloco de texto, é provável que os seus leitores vão abandoná-lo rapidinho. As pessoas são intimidadas por “paredes de texto” e não vão lê-los mesmo que o conteúdo seja valioso e interessante.
Separe os seus artigos em títulos e subtítulos. Isso não apenas vai fazer o seu post ficar mais organizado visualmente, como vai torná-lo muito mais fácil de ler.
Também faça com que os seus parágrafos incluam 3 ou 4 linhas no máximo. Mais do que isso vai fazer com que eles fiquem longos e pouco atraentes, aumentando as chances dos seus leitores irem embora.
Assim que o artigo estiver bem dividido em pequenos parágrafos dentro de títulos e subtítulos, é hora de olhar para o texto em si.
Na hora de escrever, garanta que você vai evitar devagar e incluirá apenas informações valiosas e que encorajam a tomada de ações.
Outro aspecto crucial do processo de escrita é se livrar de todos os erros de ortografia. A melhor opção seria ter todo o seu conteúdo revisado por outra pessoa. Alternativamente, você pode usar ferramentas como Grammarly ou Hemingway.
4. Imagens Melhoram o Texto
O Uso de imagens no seu artigo não apenas fará com que ele fique mais atraente visualmente, como também vai melhorar a compreensão do texto. Elas são uma excelente maneria de dar uma quebra no conteúdo e suportar a sua argumentação.
Inclusive, um estudo mostrou que 89% dos estudantes se saem melhor quando recebem instruções baseadas em texto que incluem gráficos. Nossos cérebros são programados para registras informação visual de maneira mais fácil e rápida. Então por que não aplicar esse conhecimento para os artigos do seu blog também?
Na hora de escrever o seu primeiro post, veja quais pontos podem ser retratados de modo visual. Então use fontes de imagens sem royalties, como o Shutterstock ou o Unsplash para encontrar gráficos adequados.
Você também pode criar infográficos e gráficos se pretende compartilhar informações factuais. A representação visual para apoiar o texto e fazer com que sejam mais fácil para os leitores entendê-lo.
5. A Publicação Deve ser Amigável para SEO
Escrever um post de blog de boa qualidade e que converta é apenas metade do trabalho. A outra metade é garantir que as pessoas encontrem sua publicação. E é aí que entra o SEO.
Uma boa otimização para mecanismos de busca pode ajudar o seu artigo a aparecer nas páginas de resultado de buscas quando um termo relevante for utilizado. Para convencer o Google de que o seu post de blog atende aos requisitos, fique de olho nestes quatro itens:
- Palavras-chave
- Texto alternativo
- Meta descrições
- URL
Usa o Planejador de Palavras-chave do Google para ver que palavras-chave as pessoas usam quando buscam por esse tipo de conteúdo. Analise a maneira que as pessoas escrevem e as variações dos termos, além de listá-los em ordem de popularidade. Então, use essas palavras-chave no seu artigo.
Se você não quer fazer pesquisa de palavras-chave por conta própria, use ferramentas de SEO, como o Yoast SEO e o SurferSEO. Elas podem ajudar você a economizar tempo ao conduzir a pesquisa de maneira autônoma, oferecendo a você diretrizes sobre como melhorar o seu artigo.
O texto alternativo é uma descrição clara da imagem que está incluída no seu artigo. Ela está ali para descrever para deficientes visuais o que a imagem mostra, ou até para caso a imagem não carregue corretamente. O alt text também melhora o ranking da página em termos de SEO.
As meta descrições são resumos curtos explicando sobre o que é o artigo. Eles aparecem sob o nome do seu site quando é exibido nas páginas de resultado dos sites de busca.
A URL também deve ser curta, direto ao ponto e idealmente inclui uma palavra-chave. Evite caracteres especiais, corte palavras desnecessárias e faça com que ela seja relacionada com o artigo em si.
6. CTA é uma Necessidade
Em suma, um CTA (call-to-action) funciona como uma motivação para os seus leitores tomarem a ação desejada. Eles geralmente aparecem na forma de um botão e podem ser colocados em qualquer lugar dentro do seu artigo ou página.
As regras tradicionais para um botão de CTA efetivo são:
- Ele deve ser visivelmente clicável.
- Seja persuasivo e claro.
- Use cores ousadas.
- Utilize espaço em branco ao redor dele.
- Coloque-o num lugar onde irá chamar a atenção.
Em média, um CTA atraente pode aumentar a sua taxa de cliques em até 4,23%. Isso pode não parecer muito, só que é mais do que o resultado médio de uma propaganda paga no Google.
7. Publicar um Post não Significa que o Trabalho Acabou
Agora que você sabe como garantir que o seu primeiro post de blog seja de alta qualidade, é hora de clicar no botão de publicar. Parabéns — você oficialmente lançou seu primeiro artigo.
Contudo, o trabalho está longe de acabar. Agora é hora de promovê-lo e atrair os leitores.
Crie contas corporativas em diversas plataformas de redes sociais e compartilhe seu conteúdo. Vá para fóruns online e use o seu post para responder perguntas relevantes.
Compile uma lista de emails de todos os vistantes do seu site, caso você ainda não tenha uma, e configure uma campanha de email marketing. Em outras palavras, faça o melhor para espalhar a palavra do seu blog.
Contudo, você deve garantir que o seu site pode lidar com a maior carga quando o tráfego começar a chegar. Não teria nada pior do que ter o seu site travando quando as pessoas vêm para ler o seu post pela primeira vez.
Para garantir que isso não acontecerá, confira os recursos que a sua hospedagem de site oferece. Veja se a quantidade de largura de banda que você tem com a sua hospedagem pode lidar com um potencial aumento de solicitações.
Se estiver em dúvida, faça upgrade do seu plano ou amplie seus recursos. Ou simplesmente assine um provedor de hospedagem que possa garantir uma excelente performance ao seu site, como a Hostinger.
Comentários
October 20 2021
Carlos, seus posts são excelentes. Do tipo: direto ao ponto. Muito bem explicados. Parabéns e obrigada.
October 22 2021
Ah, muito obrigado! É sempre um prazer ajudar ❤️