Como Fazer Dropshipping em 2024 e Começar seu Próprio Negócio do Zero

Como Fazer Dropshipping em 2024 e Começar seu Próprio Negócio do Zero

O dropshipping é uma das maneiras mais simples de ganhar dinheiro na internet. 

Com ele, você pode adquirir produtos de um fabricante ou atacadista terceirizado e vendê-los como se fossem seus, na sua loja de comércio eletrônico. O fornecedor cuidará do estoque e da logística, para que você possa se concentrar no crescimento da marca e no marketing do seu negócio online. 

Se interessou? Pois este artigo explicará como iniciar um negócio de dropshipping do zero em sete etapas, desde a escolha do nicho adequado e a criação de uma marca até a configuração da sua uma loja online e a comercialização dos produtos em si. Vamos lá?

Tutorial em Vídeo

Prefere um guia mais visual? Assista abaixo ao nosso passo-a-passo em vídeo sobre como criar um negócio de dropshipping do zero com um orçamento baixo.

O Que É Dropshipping?

Dropshipping é um método de comércio que envolve a venda online de produtos a partir de fornecedores terceirizados, como um fabricante, um atacadista ou um varejista.

Nesse modelo, o proprietário da empresa, mais conhecido como “dropshipper”, concentra-se principalmente no marketing e na administração do e-commerce. Enquanto isso, o fornecedor cuida do estoque e da remessa dos itens. 

Mais precisamente, o dropshipping funciona da seguinte forma:

  1. Quando um cliente compra um produto de um dropshipper, ele paga o preço de varejo da loja online.
  2. O dropshipper encaminhará o pedido ao fornecedor. Dependendo do acordo, o dropshipper paga o preço de atacado ao fornecedor e fica com a margem de lucro. Por exemplo, se o cliente pagar R$ 100 por um produto e o preço de atacado for R$ 70, o dropshipper ficará com R$ 30.
  3. O fornecedor processa o pedido e envia o produto diretamente para o cliente.
como funciona o modelo de dropshipping em três passos

Se houver problemas de entrega ou de qualidade do produto, os clientes podem entrar em contato com o dropshipper, que é responsável por encaminhá-los ao fornecedor.

Como Começar um Dropshipping em 7 Passos

Siga estas sete etapas para criar um negócio de dropshipping bem-sucedido:

  1. Escolha um nicho de negócios. Descubra quais produtos vender e em qual mercado se concentrar. 
  2. Encontre um fornecedor de dropshipping. Escolha um fornecedor confiável que ofereça produtos em seu nicho. 
  3. Crie a identidade da marca. Crie um nome, um logotipo e uma paleta de cores adequados à sua empresa e ao seu público-alvo.
  4. Crie uma loja online. Escolha um provedor de hospedagem e uma plataforma para criar seu site – WordPress ou construtor de sites. 
  5. Registre a empresa. Defina o formato jurídico da sua empresa e obtenha as licenças necessárias para administrar sua loja online. 
  6. Cuide das finanças. Crie uma conta bancária empresarial e leve em consideração os impostos e as taxas que você deve pagar ao decidir o preço dos seus produtos
  7. Promova a loja on-line. Direcione tráfego e vendas para o seu site com SEO, anúncios, mídias sociais e muito mais. 

Abaixo, vamos analisar cada um desses pontos mais profundamente.

1. Escolha um Bom Nicho de Mercado

Quase 30% de todas as lojas online usam dropshipping nos dias de hoje; ou seja, a concorrência do setor é bastante alta. Como muitos sites de dropshipping vendem os mesmos itens com marcas diferentes, é fundamental fazer com que sua marca se destaque.

Uma maneira de conseguir isso é escolher um nicho promissor, o que geralmente significa um segmento específico de produtos e clientes no qual a empresa se concentra. Por exemplo, a Meowingtons é uma loja de dropshipping que vende produtos voltados para donos de gatos.

página inicial da loja de dropshipping meowingtons

Aqui vão algumas dicas de como escolher o nicho certo para um negócio online bem-sucedido:

  • Comece por você mesmo. Em que áreas você tem mais interesse, paixão ou conhecimento? Quanto mais você entender seu nicho, mais fácil será descobrir o que dá certo com o seu público.
  • Observe as tendências. Para garantir a lucratividade, considere vender produtos com alta demanda independentemente da estação do ano. Confira nossa lista de produtos mais vendidos da internet para se inspirar. Ferramentas como o Google Trends e o Trendhunter também são ótimas para encontrar inspiração. 
  • Confira os produtos mais vendidos na Amazon. Para se assegurar que o seu nicho tenha um nível de vendas estável ou crescente, uma boa ideia é verificar seu histórico de vendas na Amazon, o maior marketplace online do mundo. As ferramentas do AMZScout podem te ajudar a identificar produtos em alta, propícios para revenda.

Depois de listar os nichos em potencial que você se interessa, faça uma pesquisa de mercado para avaliar o setor. 

Isso permite que você descubra as projeções, oportunidades e ameaças que podem afetá-lo a longo prazo. É sempre uma boa ideia estimar as suas receitas e criar estratégias de marketing antes de iniciar o seu negócio.

Para fazer a sua pesquisa de mercado, avalie os seguintes elementos:

  • Tamanho do mercado e da indústria. Reúna informações sobre o tamanho, as tendências e a taxa de crescimento do nicho de mercado que você está pesquisando. Esses dados indicam se há clientes suficientes para os produtos que você pretende vender. Ferramentas como a Semrush podem ajudar nesse processo.
  • Público-alvo. Considere os dados demográficos do nicho, como faixa etária, gênero, nível de renda, hobbies e ocupação. Essas informações ajudarão em uma das etapas seguintes, que é a criação da sua marca.
  • Comportamento do cliente. Entender o que leva os seus potenciais compradores a tomar a decisão de compra e a frequência com que o fazem ajuda a determinar seus preços e sua estratégia de marketing. 
  • Concorrência. Use ferramentas como o Similarweb para encontrar marcas que dominam o setor. Analise seus pontos fortes e fracos e identifique as lacunas do mercado que sua empresa pode cobrir. 

Depois de escolher um nicho e um conjunto de produtos para vender, passe para a próxima etapa.

2. Selecione seus Fornecedores de Dropshipping

Os fornecedores com os quais você faz parceria podem determinar o sucesso de seu negócio de dropshipping. Além de fornecer os produtos, eles também são responsáveis por entregá-los aos clientes.

A maneira mais simples de encontrar fornecedores é por meio de plataformas de dropshipping como Venda e Cia ou Squid Fácil. Se você quiser trabalhar com fornecedores internacionais, confira opções a Doba, a SaleHoo, a AliDropship e a Wholesale2B. Algumas empresas, como a Printful e a Printify, também podem criar itens personalizados e impressos sob demanda para os clientes.

Ao procurar fornecedores para seu negócio, considere os seguintes fatores: 

  • Reputação. Verifique a lista de clientes do fornecedor e peça sua licença comercial para evitar golpes. Procure avaliações para verificar a qualidade do serviço da empresa.
  • Quantidade mínima do pedido. Verifique se o fornecedor tem um pedido mínimo a ser pago antecipadamente. Em geral, quanto mais itens você comprar, mais baratos serão os custos. 
  • Taxas extras. Além do preço de atacado dos produtos, podem ser aplicados outros custos, como assinatura mensal, embalagem, reembolso e taxas de plataforma. Leve em conta todos esses fatores para calcular suas margens de lucro. Uma boa referência é de 20 a 40% ou mais após o cálculo de todos esses custos. 
  • Atendimento ao cliente. Verifique quais canais de suporte ao cliente o fornecedor oferece. Verifique se eles respondem rapidamente e se podem ajudá-lo com quaisquer problemas em caso de reclamações dos compradores. 
  • Qualidade do produto. Faça um pedido de amostra e examine o item para ver se ele é de boa qualidade e se a embalagem é segura. Também é uma boa ideia comparar produtos semelhantes de fornecedores diferentes. 
  • Processamento do pedido. Observe o tempo que o fornecedor leva para processar e entregar o pedido. Além disso, escolha um fornecedor que tenha uma boa política de devoluções.
  • Integração com CMS ou construtor de sites. Algumas plataformas de dropshipping, como a AliDropship, oferecem uma extensão para importar produtos para o seu site com apenas alguns cliques.

Antes de fechar com um fornecedor, é bom preparar um contrato de dropshipping. Esse documento descreve seus acordos com o fornecedor, como o preço de atacado das mercadorias, padrões de entrega, itens danificados e assim por diante, evitando dores de cabeça posteriores para as duas partes.

3. Crie a Marca da Sua Empresa

Além de escolher um nicho, uma marca forte pode diferenciar sua empresa da concorrência. Quanto mais exclusiva for a marca, maior será a probabilidade de seu público-alvo se lembrar de você e comprar no seu site.

Nosso guia sobre como construir uma marca pode ajudá-lo a começar neste processo. Para uma empresa de dropshipping, aqui estão as etapas mais importantes que você deve seguir:

  • Determine o posicionamento de sua marca. Decida qual é o principal valor ou benefício que seus clientes podem obter apenas de você, não de marcas concorrentes. Destaque esse elemento na sua marca e em todos os seus canais de comunicação.
  • Crie um nome memorável. Consumidores tendem a se lembrar mais facilmente de nomes que sejam fáceis de pronunciar e digitar. Se precisar de ajuda, confira nossa lista de geradores de nomes para empresas.
  • Escolha uma paleta de cores esteticamente agradável. Para a identidade visual da sua marca, escolha cores que se complementam, representam a empresa e atraem o público-alvo.
  • Use fontes distintas, mas legíveis. Para o seu logotipo, use uma fonte distinta que transmita a identidade de sua marca. Enquanto isso, escolha uma fonte mais familiar e legível para o conteúdo do seu site, artes para redes sociais, boletins informativos por e-mail e textos em geral. 
  • Crie um logotipo simples, mas que chame a atenção. As pessoas devem ser capazes de saber facilmente o que sua empresa vende e representa só de olhar para o seu logo. Você pode economizar tempo na criação de logotipos com o criador de logo com IA da Hostinger.

4. Crie sua Loja Online

Você já decidiu o que vender, selecionou seus fornecedores e desenvolveu sua estratégia de marca. Agora é a hora de criar um site para sua empresa. 

Embora seja possível administrar uma loja de dropshipping com outras plataformas de vendas online, ter seu site próprio traz diversas vantagens.

Para início de conversa, um site próprio oferece total controle sobre sua marca e seus negócios, desde a personalização do tema até a seleção das opções de pagamento. E, ao contrário de um marketplace de terceiros, você não pagará nenhuma taxa de plataforma, podendo obter margens de lucro mais altas. 

Para criar um site, você precisa inicialmente de um domínio. A maioria das empresas opta por registrar domínios do tipo .com, pois a maioria dos usuários está familiarizada com essa extensão. Na Hostinger, os domínios .com custam R$ 49,99 ao ano, mas você pode obter um domínio gratuito com um plano Premium ou superior.

No Brasil, especificamente, a extensão .com.br também é muito comum, especialmente para sites que operam apenas no território nacional. Na Hostinger, os domínios .com.br partem de R$ 39,99 ao ano, também com opção de domínio gratuito em planos de Hospedagem Premium ou superior.

Se o domínio .com desejado não estiver disponível, há outras opções, como .store e .shop, que são mais econômicas e excelentes para uma empresa de comércio eletrônico. Eles custam R$ 4,99 e R$ 2,99 ao ano, respectivamente.

Use a ferramenta de pesquisa de domínio da Hostinger abaixo para ver a disponibilidade do nome que você tanto quer.

Verificador de Domínio

Verifique instantaneamente a disponibilidade do nome de domínio.

Após escolher seu domínio, você precisa selecionar uma plataforma para criar a sua loja virtual online

Para usuários com pouca ou nenhuma experiência com linguagens de programação, duas opções são mais indicadas: um construtor de sites ou um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Vamos explorar essas duas opções, como elas diferem e para que tipo de usuário cada uma é mais apropriada. Para simplificar essa comparação, usaremos o construtor de site da Hostinger e o WordPress como exemplos de um construtor de sites e um CMS, respectivamente.

Criador de Sites da HostingerWordPress
Indicado paraCriar uma loja online de forma rápida e fácilCriar um negócio online com perspectivas de ampliação a longo prazo
VantagensRecursos de inteligência artificial, incluindo um construtor de sites inteligente
Kit de ferramentas de comércio eletrônico fácil de usar
Pacote completo, incluindo hospedagem, templates, ferramentas de marketing e muito mais
Grande coleção de plugins para adicionar recursos ao seu site
Vasta comunidade para buscar dicas e suporte se você precisar de orientação para seu site
Suporte a múltiplos usuários para compartilhar o acesso ao back-end com a sua equipe
DesvantagensMúltiplos usuários não podem editar o site simultaneamente
Não há possibilidade de instalar extensões de terceiros
Um pouco mais difícil de usar do que um construtor de sites
O excesso de plugins pode tornar o seu site lento e vulnerável
PreçoHospedagem Business a partir de €3.49 ao mêsHospedagem WordPress Business a partir de €3.49 ao mês

Criador de Sites da Hostinger 

Um criador de sites é uma plataforma projetada para que iniciantes construam um site de forma rápida e fácil. Normalmente, ele apresenta uma interface visual do tipo arrastar e soltar, em que os usuários podem adicionar blocos de conteúdo e movê-los diretamente no design do site. 

A Hostinger tem seu próprio Criador de Sites, que você vê abaixo:

editando site no criador de sites da hostinger

Vantagens do Criador de Sites da Hostinger

  • Recursos intuitivos de inteligência artificial. Use o modo de criação de IA para gerar um site personalizado do zero em instantes. Além disso, o gerador de conteúdo ajuda a escrever textos otimizados para o seu site e um mapa de calor pode otimizar o design e o posicionamento de elementos com base no comportamento do usuário
  • Ferramentas de comércio eletrônico integradas. Você pode vender até 500 produtos, habilitar múltiplas opções de pagamento, gerenciar pedidos e personalizar sua vitrine de acordo com suas preferências. Todos esses recursos estão disponíveis para todos os planos de hospedagem, independentemente do nível.
  • Todos os itens essenciais incluídos. Além do editor de arrastar e soltar, o Criador de Sites já oferece hospedagem, templates criados por designers profissionais, ferramentas de marketing, modo de edição para dispositivos móveis, integrações com serviços de terceiros e muito mais. 

Desvantagens do Criador de Sites da Hostinger

  • Sem recursos de colaboração. Não é possível que várias pessoas editem o site simultaneamente.   
  • Falta de extensões. Todas as ferramentas são nativas, então não é possível instalar uma extensão de terceiros se houver um recurso adicional que você queira ativar. 

Se você optar pelo Criador de Sites da Hostinger para seu negócio de dropshipping, considere adquirir o plano de Hospedagem Business. Ele custa a partir de €3.49 mensais, traz 200 GB de armazenamento SSD e largura de banda ilimitada, oferecendo potência e espaço mais do que suficientes para desenvolver seu negócio online.

WordPress

Assim como um construtor de sites, um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é um software que existe para criar e gerir sites. A diferença é que, neste caso, o painel de controle do usuário é um pouco mais complexo, com interfaces separadas para o gerenciamento de determinadas tarefas. 

Por exemplo, o WordPress tem um painel de controle com diferentes ambientes para gerenciar páginas, escrever e publicar conteúdo, fazer upload de mídia, instalar temas ou plugins e acessar outras configurações.

tela inicial do wordpress

Para editar a aparência do site, você pode usar o modo de edição completa do site.

Embora você possa levar algum tempo para se acostumar com o WordPress, ele permite que você execute tarefas mais complexas. Por exemplo, você pode instalar plugins para adicionar mais funcionalidades ao site, como a exibição de avaliações de produtos a partir de sites de terceiros ou um recurso para restaurar carrinhos de compras abandonados. 

Vantagens do WordPress

  • Enorme coleção de plugins. O WordPress tem mais de 60.000 plugins que permitem transformar um site simples em um portfólio, uma loja de comércio eletrônico, uma revista online e muito mais. Para administrar um negócio de dropshipping, você precisará do WooCommerce, um plugin muito popular para vendas online. Temos planos de hospedagem WooCommerce aqui na Hostinger, aliás. 
  • Grande comunidade. O WordPress está por trás de mais de 43% de todos os sites da internet, portanto, há muitos fóruns e páginas dedicados a ajudar usuários com a plataforma. Se precisar de ajuda, fique à vontade para conferir a categoria WordPress dos Tutoriais da Hostinger. 
  • Suporte a múltiplos usuários. Se o seu negócio for administrado por mais de uma pessoa, é possível criar contas de usuário para cada uma delas e gerenciar o acesso à loja online. 

Desvantagens do WordPress

  • Curva de aprendizado mais acentuada. Não é necessário saber programar para usar o WordPress, mas alguns conhecimentos básicos podem ser úteis para otimizar ainda mais o seu site. 
  • Dependência de plugins. Certifique-se de que os plugins que você instala sejam desenvolvidos e atualizados regularmente por fornecedores confiáveis, para evitar lentidão no site e problemas de segurança.

Para criar uma loja online com o WordPress, confira nossos planos de Hospedagem Gerenciada WordPress. Eles já incluem nativamente recursos otimizados para facilitar sua experiência de criação de sites, como um instalador rápido, atualizações automáticas de software e plugins e temas pré-instalados

Além disso, os nossos planos WordPress oferecem acesso aos módulos de cache LiteSpeed para garantir um desempenho rápido. Por fim, temos também um ambiente de testes para WordPress que permite fazer alterações com segurança em seu site.

Seja qual for a opção escolhida, ao criar a sua loja online, preste atenção aos seguintes elementos:

  • Experiência do usuário. Os clientes devem ser capazes de navegar facilmente pela loja e encontrar rapidamente os produtos que desejam. Leia nosso tutorial sobre as melhores práticas de web design para obter dicas sobre isso. 
  • Gateways de pagamento. Habilite várias opções de pagamento, especialmente aquelas que são mais comumente usadas pelo seu público-alvo. Seja transparente em relação a eventuais custos adicionais de impostos e frete com os quais os clientes precisarão arcar.
  • Descrição do produto. Escreva um texto claro e persuasivo para cada produto, a fim de convencer os usuários a comprá-lo. 
  • Formulário de contato. Com ele, os clientes podem entrar em contato facilmente para perguntar sobre sua empresa e seus produtos.
  • Otimização para dispositivos móveis. O site deve ser fácil de navegar tanto na tela do computador quanto na do smartphone.

Para se inspirar, dê uma olhada na Warmly. Esse é um excelente exemplo de como uma empresa de dropshipping pode ter um design luxuoso e uma marca forte.

página inicial da loja de dropshipping warmly

Dicas de Leitura

Quer mais dicas sobre como criar sua loja online? Leia abaixo nossos tutoriais de e-commerce:

Como Montar uma Loja Virtual
Exemplos de Sites de e-Commerce com Bom Design
Como Fazer o Design de um Site

5. Prepare as Finanças

Não importa qual tipo de negócio você está tocando, é essencial separar suas finanças pessoais das finanças da empresa. Isso não apenas ajuda com a contabilidade e com os processos na justiça, como também faz com que seja mais fácil de gerenciar os investimentos e as receitas.

Nesta seção, vamos falar sobre os passos que você deve tomar para deixar as finanças da sua empresa de dropshipping no ponto para iniciar seus negócios.

  • Abra uma conta para PJ no banco. Abra uma conta no banco e registre um cartão de crédito corporativo no nome da sua loja de dropshipping. Use-o apenas para transações de negócios.
  • Obtenha as licenças locais. Separe algum tempo e dinheiro para checar no órgão responsável da sua localidade quais os custos para obter um alvará de funcionamento.
  • Colete as taxas das vendas para seus clientes. Na maioria dos países, é exigido que as empresas coletem alguma forma de taxa de venda ou de consumo de seus clientes. Lembre-se de checar com o escritório do seu governo local e revisar as leis sobre o assunto.
  • Pague as taxas para os fornecedores. Se o seu fornecedor de droshipping está em outro estado ou país, você precisa considerar a taxas como o DIFAL (Diferencial de Alíquota do ICMS). Confira se o seu fornecedor possui um nexo de imposto de venda em outros estados, ou se eles oferecem isenções fiscais para quem possui certificados de revenda.
  • Separe dinheiro para a manutenção. Considere fatores como as taxas das plataformas e os custos de marketing. Esses são gastos necessários para a manutenção e o crescimento da sua empresa.

6. Registre seu Negócio de Dropshipping

Importante! A Hostinger não oferece consultoria jurídica. Esta seção fornece apenas uma visão geral dos fatores legais a serem considerados. Recomendamos consultar as entidades legais adequadas antes de definir sua estrutura de negócios.

Outra etapa essencial para iniciar suas vendas online é resolver os aspectos legais de sua loja de dropshipping. Isso inclui verificar se você precisa de uma licença comercial para fazer o e-commerce de dropshipping em sua localidade. Lembre-se de pesquisar especificamente sobre seu país.

Vale lembrar que, no Brasil, você precisa formalizar seu negócio por meio de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para realizar atividades empresariais. Em outras palavras, você precisa instituir uma empresa — o que pode ser feito a partir de uma série de formatos jurídicos.

Aqui estão alguns dos formatos jurídicos mais comuns:

  • Empresário Individual (EI): Forma simples de registro, sem separação jurídica entre o dono e o negócio, com responsabilidade total do dropshipper.
  • Microempreendedor Individual (MEI): Categoria para pequenos negócios com regime tributário simplificado e restrições de faturamento e atividades.
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Permite separação entre patrimônio pessoal e empresarial, com responsabilidade limitada ao capital investido.
  • Sociedade Limitada (LTDA): Comum para pequenas e médias empresas, permite divisão de responsabilidades e lucros entre os sócios.
  • Sociedade Anônima (SA): Formato complexo para grandes empresas, com divisão em ações e estrutura de governança corporativa.

Lembre-se de buscar orientação profissional para escolher o formato mais adequado para o seu negócio de dropshipping, incluindo opções de taxação e porte da sua empresa.

Além de registrar a estrutura legal da empresa, não se esqueça de criar as seguintes páginas no seu site para dar um aspecto mais profissional à sua loja online:

  • Política de reembolso. Essa página pode aumentar a confiança do cliente, pois indica que sua empresa de dropshipping é um local seguro para compras. 
  • Política de devolução ou troca. Muitos clientes hesitam em comprar de empresas online porque não podem ver o produto com seus próprios olhos. Essa página informa que podem devolver ou trocar o produto se ele não corresponder às expectativas.
  • Termos e condições. Proteja seus negócios com um documento legal que defina os direitos e as responsabilidades da sua empresa e dos clientes.
  • Política de privacidade. Esse documento mostra que sua empresa se preocupa com as informações de seus clientes. Explique como ela coleta, usa e divulga seus dados pessoais.

7. Otimize e Divulgue seu Negócio de Dropshipping

Você criou seu site e sua empresa já está registrada legalmente. Agora é hora de promover seus produtos para conquistar clientes. 

Com as estratégias certas de marketing digital, você pode divulgar seu e-commerce de dropshipping por meio de vários canais. Confira alguns métodos para atrair tráfego para sua loja online e aumentar suas vendas: 

  • Otimização para mecanismos de busca (SEO). Esse termo se refere às práticas realizadas para que um site tenha uma classificação mais alta e ganhe mais visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Com o Criador de Sites da Hostinger, você pode usar as ferramentas de SEO integradas para otimizar seu site.
  • Blog. Crie artigos que informem ao seu público-alvo como ele pode se beneficiar com os seus produtos. Por exemplo, escreva listas ou tutoriais que apresentem os itens que você vende. 
  • Email marketing. Crie uma lista de emails adicionando um formulário de inscrição à sua loja e ofereça um desconto para os visitantes que se inscreverem. Você pode enviar emails informando sobre lançamentos de novos produtos e ofertas especiais, por exemplo. Só garanta usar serviço email para empresa para deixar tudo mais profissional para o seu negócio.
  • Marketing de redes sociais. Compartilhe seus produtos em diferentes mídias sociais para alcançar mais clientes em potencial. Plataformas focadas em elementos visuais, como o Instagram e o TikTok, são excelentes para começar. A Notebook Therapy é um bom exemplo de uma marca de dropshipping bem-sucedida nessa estratégia. 
página inicial da loja de dropshipping notebook therapy
  • Programa de indicação. Essa estratégia é mais indicada depois que você já tiver feito algumas vendas. Com ela, os clientes compartilham um link de referência para seus produtos com os amigos ou familiares deles. Toda vez que alguém compra por meio daquele link, a pessoa recebe uma comissão, normalmente de 5% a 20%.
  • Marketing de afiliados. Esse método é semelhante ao anterior, mas envolve criadores de conteúdo que promovem os produtos para sua base de seguidores. A taxa de comissão geralmente é mais alta. 
  • Tráfego Pago. Ganhe mais exposição para sua empresa pagando por espaço publicitário em plataformas como o Google Ads ou o Facebook Ads. Embora possam ser caras, essas plataformas têm configurações avançadas de segmentação de público-alvo, permitindo que você alcance os clientes certos com mais facilidade. 

Além desses métodos, alguns donos de empresas optam por expor seus produtos em seus sites e marketplaces de terceiros, como Amazon e Mercado Livre. Isso permite que eles alcancem mais clientes em plataformas de e-commerce com as quais se sentem mais confortáveis, mas por outro lado envolve o pagamento de taxas extras para essas plataformas.

Se você quiser em operar em múltiplas plataformas, considere o uso de uma ferramenta de vendas multicanal, como a Sellbrite, para simplificar o gerenciamento de estoque e de pedidos.

Dropshipping: Vantagens e Desvantagens

O dropshipping é um excelente modelo de negócios para empreendedores que desejam dar um pontapé inicial no universo das vendas online. Veja a seguir as suas principais vantagens:

  • Investimento inicial baixo e pouco gerenciamento da cadeia de fornecimento. O dropshipping dispensa os investimentos iniciais com estoque e logística. Você pode começar a vender em seu e-commerce próprio sem precisar fabricar ou armazenar seus próprios produtos.
  • Modelo de negócios de baixo risco. Você pode o maior número possível de produtos sem se preocupar com custos de produção ou estoque. Se um item tiver um desempenho ruim, os dropshippers podem facilmente trocá-lo por outro.
  • Localização flexível. Como não há necessidade de supervisionar o processo de produção, é possível administrar sua empresa de qualquer lugar com uma conexão à Internet. No entanto, os dropshippers precisam manter uma comunicação constante com fornecedores e clientes.
  • Mais escalabilidade. Como os fornecedores cuidarão das remessas, você pode facilmente aumentar o número de pedidos quando a sua empresa crescer.

Dito isso, tenha em mente esses fatores antes de iniciar um negócio de dropshipping do zero:

  • Menos controle. Os dropshippers dependem muito dos fornecedores para criar, embalar e entregar produtos de alta qualidade. Se houver problemas, como manuseio incorreto do produto, embalagem ruim ou atraso na entrega, você não poderá resolvê-los diretamente.
  • Escassez repentina de estoque. Às vezes, os fornecedores podem não avisá-lo com antecedência se os produtos ficarem fora de estoque. É importante entrar em contato com eles regularmente para evitar que produtos fiquem indisponíveis em sua loja.

O Que Evitar ao Criar um Site de Dropshipping

Quando você iniciar um negócio de dropshipping do zero, preste atenção para evitar os seguintes fatores:

  • Escolher o nicho errado. Quando um segmento de mercado é muito amplo ou competitivo, pode ser difícil atrair a atenção dos clientes. Uma pesquisa de mercado aprofundada pode te ajudar a encontrar o nicho certo e evitar furadas.
  • Esforços de marketing insuficientes. É comum encontrar outros dropshippers vendendo os mesmos produtos que você. Por isso, ter uma marca com presença forte é essencial para se destacar dos seus concorrentes.
  • Usar um serviço de hospedagem de baixa qualidade. Um provedor de hospedagem rápido e seguro garante uma experiência de compra agradável para os usuários na sua loja online. 
  • Não otimizar seu website. Teste a usabilidade do seu site regularmente, veja o que leva os usuários a abandoná-lo e faça as alterações necessárias para aumentar as conversões.  
  • Suporte deficiente. Tenha um formulário de contato ou um bate-papo ao vivo para se comunicar com os clientes se eles precisarem de ajuda ou quiserem compartilhar comentários sobre seus produtos.
  • Falta de comunicação com fornecedores. Entre em contato com o representante regularmente para se antecipar a qualquer problema de remessa ou estoque. 

Conclusão

O dropshipping é uma ótima maneira de iniciar um negócio online sem precisar gerenciar um estoque, o que o torna muito propício para pessoas com menos experiência e orçamento.

Aqui está um lembrete de como lançar sua própria loja virtual de dropshipping do zero:

  1. Escolha um nicho de negócios e pesquise o mercado para determinar os produtos que você vai vender.
  2. Encontre fornecedores de dropshipping confiáveis e legítimos.
  3. Crie uma marca para sua empresa de dropshipping para se destacar dos concorrentes.
  4. Registre um domínio e crie uma loja virtual usando uma plataforma fácil de usar, como o Criador de Sites da Hostinger ou o WordPress.
  5. Organize as finanças para proteger seus ativos comerciais e pessoais.
  6. Registre sua empresa de dropshipping como uma pessoa jurídica.
  7. Otimize seu e-commerce e divulgue seus produtos para gerar tráfego e vendas. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a saber mais sobre dropshipping e como iniciar seu próprio negócio. Se você tiver alguma dúvida ou dica, vale a pena comentar abaixo. Boas vendas!

Como Fazer Dropshipping: Perguntas Frequentes

Nesta seção, vamos responder algumas perguntas comuns sobre como começar no mercado de dropshipping.

É Fácil Começar no Dropshipping?

O dropshipping é uma das ideias de negócio online mais simples e de baixo risco para entrar no mundo do e-commerce, pois você não precisa cuidar da parte logística. Basta escolher um nicho e um fornecedor confiável, criar sua loja virtual, lidar com a parte da estrutura legal e das finanças e, por fim, divulgar seus produtos.

O Dropshipping Vale a Pena em 2024?

Sim! Muitos empreendedores veem o dropshipping como uma boa alternativa, principalmente porque ele oferece um risco baixíssimo. Como você não precisa lidar com logística, ele tem várias oportunidades para que você faça seu negócio crescer sem grandes investimentos.

O Dropshipping é Lucrativo?

O dropshipping é um dos modelos de negócios mais lucrativos: os dropshippers podem lucrar até 50% mais do que os profissionais que mantêm seu próprio estoque. Como você não precisará se preocupar com excesso de estoque e custos de armazenagem, você terá menos gastos do que em outros modelos de negócio.

É Possível Fazer Dropshipping Sem Dinheiro?

Tecnicamente sim, pois você pode começar a vender os produtos sem inventário. Alguns marketplaces de e-commerce também permitem que você liste seus produtos gratuitamente. Dito isso, você terá que competir com várias outras marcas que vendem itens semelhantes — por isso, é mais recomendável ter um site próprio e usar uma plataforma de comércio eletrônico que não cobre taxas de transação.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.