Testamos as 10 melhores plataformas de eCommerce para criar uma loja virtual no Brasil em 2024

Testamos as 10 melhores plataformas de eCommerce para criar uma loja virtual no Brasil em 2024

A indústria de comércio eletrônico continua crescendo e, com ela, está incentivando cada vez mais pessoas a iniciar os negócios dos seus sonhos na internet.

No entanto, muita gente tem medo de criar sua primeira loja virtual simplesmente por achar que o processo é complicado, caro e demorado. Pois saiba que não há nada o que temer: hoje em dia, você tem à disposição as melhores plataformas de ecommerce, ferramentas que simplificam o processo de desenvolvimento de uma loja online — mesmo que você não tenha nenhuma habilidade com programação!

A questão é que, como existem muitas plataformas por aí, talvez você tenha alguma dificuldade para orientar a sua escolha.

Se você está enfrentando esse problema, podemos te dizer que você chegou ao lugar certo: nós analisamos as dez melhores plataformas de e-commerce para criar uma loja virtual e, nos parágrafos abaixo, vamos trazer nossas principais impressões sobre cada uma delas. Você vai descobrir as principais características, preços e benefícios de cada plataforma para fazer uma escolha mais segura e informada. Vamos lá?

Conteúdo

Melhores plataformas de e-commerce: uma visão geral rápida

Se você não está com muito tempo, aqui está um resumo das principais plataformas de e-commerce que testamos. Lembre-se de que as taxas de transação são aquelas cobradas pela plataforma em si e não incluem as taxas de processamento de gateways de pagamento de terceiros.

Plataforma de eCommerceMelhor paraPreçosTaxas de transação
WooCommerceUsuários do WordPress, pessoas buscando flexibilidade na personalizaçãoGrátis2,9% + US$ 0,30 por transação local para cartões emitidos nos EUA com o WooPayments
Criador de Sites da HostingerIniciantes, usuários que desejam criar sua loja virtual rapidamenteA partir de €1.95/mêsNão há
Magento Open SourceUsuários com conhecimento em programação, proprietários de negócios que desejam escalar para vendas em nível empresarialGrátisNão há
ShopifyIniciantes, empresas que contam com lojas físicas ou presença offlineUS$ 29 – US$ 2.300/mêsDepende do plano escolhido
EcwidUsuários com conhecimento em programação, negócios que fazem vendas multi-canalDe gratuito a US$ 89/mêsNão há
BigCommerceEmpresas de médio a grande porte com equipes numerosasUS$ 29 – US$ 299/mêsNão há
Big CartelArtistas e produtores que vendem peças físicas e digitaisDe gratuito a US$ 24/mêsNão há
Square OnlinePequenos a médios negócios com presença offlineDe gratuito a US$ 79/mêsA partir de 2,9% + $0,30 por transação online e 2,6% + $0,10 para transação offline.
OpenCartUsuários que fazem vendas globais, programas de afiliadosGrátisNão há (na versão de código aberto); US$ 59 – US$ 199/mês com o OpenCart Cloud
SellfyCriadores, artistas, vendedores de produtos digitaisR$22-119/mêsNão há

As 10 melhores plataformas de comércio eletrônico

Nós testamos inúmeras plataformas de comércio eletrônico e selecionamos as dez melhores para você iniciar um negócio na internet.

Além das funcionalidades e do preço, avaliamos também a otimização de cada plataforma para garantir que seus sites carreguem rapidamente, o que é importante para uma boa experiência do cliente e para aumentar as taxas de conversão.

Para isso, construímos sites com cada uma das plataformas e medimos seu desempenho usando o GTmetrix, uma ferramenta de teste de velocidade de site. Nossos testes foram realizados em um servidor de Singapura, para avaliar como fica a otimização da plataforma para um público global.

Entre os parâmetros que consideramos, podemos citar o tempo de carregamento da página (que é o tempo total que a página leva para carregar completamente) e o Largest Contentful Paint (LCP), que mede o tempo para que o elemento de conteúdo mais extenso na janela de visualização fique visível.

1. WooCommerce – uma plataforma altamente escalável para todos os tipos de negócio

página inicial do woocommerce na web

O WooCommerce é a escolha mais popular entre donos de empresas que valorizam flexibilidade e personalização. Extremamente popular, este plugin permite que você pegue qualquer site WordPress (novo ou já existente) e crie uma loja integrada a ele.

Após ativar o WooCommerce, você pode começar a vender imediatamente usando seus recursos de comércio eletrônico, como gerenciamento de estoque, processamento de pagamentos e opções de envio.

Para lojas com necessidades específicas, WooCommerce oferece centenas de extensões a preços variados para todos os tipos e tamanhos de negócios. Você também pode expandir sua empresa com a ajuda de outros plugins de e-commerce para WordPress — cada um deles traz suas próprias configurações de personalização e equipes de suporte próprias.

site do woopayments

A solução de pagamento integrada do WooCommerce, chamada WooPayments, permite que sua loja online processe pagamentos com cartão de crédito e débito, mas apenas em alguns países, como os EUA — não há suporte ao WooPayments no Brasil ou na América Latina, por exemplo. Felizmente, você pode usar plugins para se conectar com métodos de pagamento locais do país onde você opera — no Brasil, por exemplo, é possível usar o PagSeguro, o MercadoPago e muitos outros.

Uma loja baseada no WooCommerce pode ser altamente personalizada, tanto em design quanto em funcionalidade. Você pode navegar pelo diretório oficial do WordPress para encontrar temas gratuitos ou adquirir um tema premium em marketplaces de terceiros, como ThemeForest e Envato. Nosso tutorial com os melhores temas para WooCommerce te ajuda na sua escolha, para que você comece mais rapidamente.

No entanto, como o WooCommerce e o WordPress são projetos mantidos pela comunidade, nenhuma das plataformas oferece suporte dedicado. Felizmente, muitas fontes online podem ajudar você a solucionar problemas e melhorar o desempenho do site.

E mais: por ser uma plataforma auto-hospedada, o desempenho do seu site WooCommerce depende muito da empresa de hospedagem que você escolher. Nossos testes indicaram um tempo médio total de carregamento de 7,3 segundos e um LCP de 3,6 segundos. Em comparação, três sites hospedados com a Hostinger tiveram um tempo médio de carregamento de página de 3,6 segundos e um LCP de 1,3 segundos.

Vantagens

  • Ampla variedade de temas. O WooCommerce é compatível com o enorme catálogo oficial de temas do WordPress, além de vários temas disponíveis em marketplaces de terceiros. Você também pode contratar um desenvolvedor WordPress para projetar do zero um tema personalizado de acordo com suas necessidades — mas tenha em mente que essa é uma opção bem mais custosa.
  • Extremamente escalável. O WordPress é uma solução auto-hospedada, o que significa que você escolherá seu provedor de hospedagem e poderá mudar de plano conforme suas necessidades aumentam. Com a enorme seleção de plugins do WooCommerce, você também pode facilmente expandir as funcionalidades da sua loja virtual. Confira nosso guia com os melhores plugins do WooCommerce para entender melhor o potencial de escalabilidade da plataforma.
  • Amigável para SEO. O WooCommerce oferece recursos de SEO através do WordPress, aumentando a visibilidade do seu site nos motores de busca de forma mais fácil.

Desvantagens

  • Curva de aprendizado acentuada. Configurar e gerenciar uma loja online WooCommerce pode ser uma empreitada desafiadora para quem está começando agora no WordPress. No entanto, você pode superar este obstáculo optando por uma hospedagem gerenciada WooCommerce. Você também encontrará na internet uma infinidade de tutoriais em vídeo e texto para se orientar.
  • Manutenção por sua conta. Como o WordPress é auto-hospedado, você será responsável por atualizar o núcleo do software, além de plugins e temas.

Preços

O software do WooCommerce é gratuito, o que o torna uma opção muito acessível para pequenos negócios. No entanto, seu site WordPress precisará de um domínio e um plano de hospedagem para ficar online. Preste muita atenção ao escolher sua empresa de hospedagem, pois ela influencia diretamente o desempenho do WooCommerce.

A Hostinger, uma provedora de hospedagem recomendada oficialmente pelo WordPress.org, oferece planos de hospedagem WooCommerce projetados do zero para oferecer desempenho ideal e facilidade de uso. A partir de €2.95/mês, você configura o WooCommerce com um clique e ainda leva um domínio gratuito, uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) para desempenho mais rápido e uma garantia de uptime de 99,9%.

Todos os planos incluem backups automáticos diários para manter seus dados seguros, atualizações automáticas do WordPress, um scanner de vulnerabilidades para aprimorar sua segurança e uma ferramenta de testes para realizar experimentos em seu site sem riscos.

Além disso, assinantes dos planos Cloud  têm acesso a recursos de inteligência artificial que facilitam a criação de conteúdo, a solução de problemas e a gestão do site.

Aproveite a nossa garantia de devolução do dinheiro em 30 dias para conferir se somos a hospedagem certa para o seu negócio.

Ao calcular seus gastos com o WooCommerce, leve em conta também outras potenciais despesas, como temas premium e plugins. Confira nosso guia com uma análise completa dos preços do WordPress.

Veredito

Com suas opções de personalização abundantes, o WooCommerce é solução de e-commerce extremamente versátil para todos os tipos e tamanhos de empresas. A desvantagem aqui é que, por conta desse grande horizonte de personalizações, a plataforma pode não ser a mais amigável para iniciantes. Mas empresas como a Hostinger podem te ajudar a navegar por este plugin acessível, mas extremamente poderoso.

Confira nosso tutorial do WooCommerce para saber mais sobre como a plataforma funciona.

2. Criador de Sites da Hostinger – um criador de sites alimentado por IA para criar uma loja online em minutos

página inicial do criador de loja virtual com ia da hostinger

O Criador de Sites da Hostinger atende aos donos de negócios que desejam criar um site de e-commerce de maneira rápida e fácil.

Ele oferece um editor intuitivo de arrastar e soltar e uma vasta seleção de elementos, o que o torna um dos melhores criadores de sites de e-commerce para iniciantes.

fluxo de configuração inicial com IA simplifica a construção de sites de todos os tipos, como lojas virtuais. Em segundos, você terá um site personalizado para você com imagens e textos exclusivos e relacionados à sua marca e seus objetivos.

Se você quiser ir além, é possível personalizar facilmente o site usando o editor visual sem nenhuma complicação.

Como alternativa, você pode usar nossos templates responsivos e feitos por designers profissionais como um ponto de partida. Todos os templates possuem recursos adaptados ao seu nicho para auxiliar seus esforços de otimização de mecanismos de busca (SEO).

criador de logo da hostinger

Além disso, o Criador de Sites da Hostinger oferece ferramentas baseadas em IA para otimizar várias tarefas de branding e marketing. A ferramenta pode criar títulos, subtítulos e descrições de produtos a partir das suas imagens, economizando tempo.

Você também terá acesso a ferramentas para criar um logotipo e criar artigos para seu blog, eliminando a necessidade de contratar profissionais para essas tarefas.

Depois que sua loja online estiver em funcionamento, aproveite as ferramentas de marketing integradas da Hostinger para ganhar tração. O criador oferece suporte ao Google Analytics para monitorar seu desempenho e suas campanhas, além do Facebook Pixel para marketing direcionado e o WhatsApp para comunicações de clientes.

Em termos de desempenho, as técnicas de otimização integradas na plataforma garantem um carregamento rápido para qualquer tipo de site que você criar, incluindo e-commerces. Os três sites que testamos tiveram uma média de LCP de 1,8 segundos e um tempo total de carregamento de 2,5 segundos. Todos eles receberam nota B no GTmetrix.

A Hostinger oferece assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana via chat e email em diversos idiomas, incluindo português do Brasil. Você também pode aproveitar nossos extensos materiais de aprendizado na página de Tutoriais da Hostinger, na nossa página de Suporte e no canal do YouTube da Hostinger para resolver problemas por conta própria.

Vantagens

  • Criação de sites impulsionada por IA. Construa sites de comércio eletrônico em segundos simplesmente descrevendo sua ideia — a IA cuida de todo o resto.
  • Ferramentas de personalização com IA. Crie um logotipo, elementos visuais exclusivos, conteúdo para engajamento e faça previsões do comportamento dos usuários — tudo no mesmo lugar. Para maior conveniência, o criador inclui ainda ferramentas de IA para criar páginas de produtos e editar imagens.
  • Criador intuitivo. A funcionalidade de arrastar e soltar, assim como o layout de grade flexível, simplifica o processo de personalização para usuários que não querem depender da IA. Você pode escolher entre mais de 150 templates feitos por designers como sua base.

Desvantagens

  • Não há um plano gratuito disponível. Apesar disso, novos usuários podem aproveitar um teste gratuito de sete dias e uma garantia de devolução do dinheiro de 30 dias para testar as funcionalidades da plataforma.
  • Integrações limitadas. O criador oferece diversos recursos nativos, mas menos integrações com serviços de terceiros do que outras opções da lista.

Preços

A Hostinger inclui o Criador de Sites em seus planos de hospedagem por padrão, mas nem todos os planos incluem recursos de e-commerce. O Plano Business, que custa €2.95/mês, oferece recursos de comércio eletrônico para a venda online de até 500 produtos. Você pode fazer o upgrade para planos superiores caso precise de números e recursos de servidor adicionais à medida que sua loja virtual cresce.

Os planos do Criador de Sites da Hostinger incluem um domínio gratuito, templates de sites, suporte ao cliente 24/7 e uma garantia de devolução do seu dinheiro em 30 dias, para testes sem riscos.

A plataforma não cobra taxas de transação: você paga apenas a taxa do gateway de pagamento selecionado. Além disso, você pode optar por mais de 20 métodos de pagamento para atender a clientes do mundo todo.

Veredito

O Criador de Sites da Hostinger permite que até mesmo iniciantes completos criem lojas virtuais plenamente funcionais rapidamente. Usuários com conhecimento em programação também podem economizar tempo e dinheiro usando esta ferramenta, seja para otimizar a criação ou a manutenção de seus sites usando ferramentas de IA.

Com preços acessíveis e desempenho confiável, esta é uma opção econômica para quem quer iniciar sua jornada no e-commerce de maneira simples e rápida.

3. Magento – uma poderosa plataforma de comércio eletrônico de código aberto para negócios B2C e B2B

página inicial do magento open source

O Magento é uma excelente escolha para negócios que procuram escalar suas vendas. Ele é oferecido em três versões: Magento 2Adobe Commerce e Adobe Managed Services. Esta análise se concentrará no Magento 2, a solução de e-commerce de código aberto adequada para todos os tamanhos de negócios.

Vendedores que oferecem uma ampla variedade de produtos podem se beneficiar do sistema de gerenciamento poderoso do Magento. Ele permite que você liste um número ilimitado de produtos e facilita as tarefas de organização com agrupamento e categorização de itens.

O sistema de inventário possui proteção de checkout simultâneo para prevenir discrepâncias de estoque quando vários clientes fazem o pedido do mesmo produto ao mesmo tempo. Você pode definir diferentes regras de preços e cupons para impulsionar vendas adicionais e vendas cruzadas.

Além disso, o Magento fornece recursos de multi-loja poderosos para simplificar tarefas de gerenciamento em grande escala. Os administradores podem gerenciar várias lojas a partir do mesmo painel de controle.

Seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) integrado simplifica a organização do conteúdo, enquanto o gerenciamento de funções do usuário permite que você atribua permissões para simplificar tarefas administrativas.

Para melhorar a experiência de compra, o Magento oferece a Assistência Remota para Compras para suporte personalizado. Em outras palavras, quando um cliente precisa de ajuda com o pedido, você pode fazer login no lugar dele para resolver problemas ou conversar com ele em tempo real através de chat ou chamada de vídeo. O recurso de chamada de vídeo também inclui a funcionalidade de compartilhamento de tela.

Por ser uma plataforma auto-hospedada, o desempenho do Magento varia de acordo com os recursos da sua hospedagem. Nossos testes em três sites mostraram tempos de carregamento que variaram entre 5 e 11 segundos. Curiosamente, o LCP médio foi de 1,2 segundos. Ou seja: escolher a hospedagem certa pode melhorar o desempenho de um site Magento.

Vantagens

  • Funcionalidade B2B. Integre-se com sistemas de relacionamento com o cliente (CRM) para aprimorar suas estratégias de marketing, criar catálogos personalizados para diferentes empresas e gerenciar solicitações de cotação com recursos integrados.
  • Otimização avançada para mecanismos de busca. Modifique a estrutura dos seus URLs para torná-los mais amigáveis, adicione meta descrições para produtos e páginas e gere automaticamente seu mapa do site para aumentar sua posição nos motores de busca.
  • Análises e relatórios completos. Obtenha insights sobre vendas, taxas, termos pesquisados, receita e vendas reembolsadas, além de outras métricas importantes para melhorar a tomada de decisões.

Desvantagens

  • Atendimento ao cliente limitado. Usuários do plano gratuito contam apenas com a base de conhecimento da plataforma, a documentação e os fóruns da comunidade para obter ajuda.
  • Curva de aprendizado acentuada. A instalação e a personalização requerem algum conhecimento técnico.

Preços

Apesar de ser gratuito, você precisa hospedar o Magento em um servidor privado virtual (VPS) ou servidor dedicado para um desempenho ideal.

Os planos de hospedagem VPS da Hostinger simplificam o processo de configuração e manutenção do Magento com um template VPS pré-configurado e o assistente de IA Kodee. A ferramenta de IA também ajuda a solucionar problemas e configurar sua loja virtual, reduzindo a curva de aprendizado para iniciantes.

A partir de €5.49/mês, nossos planos de VPS também vêm com recursos escaláveis para desempenho aprimorado e snapshots em tempo real gratuitos para testes sem risco, além de backups automáticos semanais para proteger seus dados.

Custos adicionais incluem extensões premium e templates que você encontrará no Adobe Commerce Marketplace e em plataformas de terceiros.

Veredito

O Magento é uma plataforma altamente personalizável com recursos avançados para acomodar negócios B2C e B2B; ele é perfeito para pessoas que planejam vender no mundo todo ou estabelecer um negócio em grande escala.

Se você superar sua curva de aprendizado e escolher a hospedagem certa, este software de e-commerce é uma ótima alternativa ao WooCommerce e pode impulsionar significativamente o crescimento do seu negócio.

4. Shopify ‒ ideal para vendas omnichannel

site oficial do shopify

O Shopify é uma das plataformas de comércio eletrônico mais populares da internet entre usuários com todos os níveis de habilidade. Sua interface amigável e sua funcionalidade de comércio eletrônico integrada ajudam novos usuários a começar a vender poucos minutos após comprar um plano.

Projetado para negócios de todos os tipos, o Shopify permite que você venda produtos ilimitados e delegue acesso à loja usando contas de colaboradores. A plataforma também pode rastrear seu inventário em vários locais, permitir múltiplos checkouts ao mesmo tempo e verificar atualizações de impostos.

O Shopify oferece ainda um sistema de point-of-sale compatível com a maioria dos aparelhos de POS para vendas presenciais. No entanto, recursos avançados requerem o Shopify POS Pro, que traz um custo extra por localização além do plano base da plataforma.

Outras características notáveis da plataforma incluem segmentação de clientes para melhor retenção, automação de marketing e análise de fraude com o Shopify Payments.

Em termos de desempenho, nosso teste de velocidade em três sites Shopify mostrou um LCP médio de 2,8 segundos e um tempo total de carregamento de 7,7 segundos.

A boa pontuação de LCP (menos de três segundos) ajuda os visitantes a visualizar o conteúdo mais importante do site rapidamente. No entanto, o tempo excessivo para carregamento da página pode impactar negativamente a experiência geral do usuário. Para melhorar essas métricas, comprima as imagens do site, desative recursos e aplicativos não utilizados ou atualize seu plano para melhorar a velocidade das páginas.

Vantagens

  • Recuperação de carrinho abandonado. Use a comunicação por e-mail para incentivar o engajamento dos clientes que adicionaram itens aos seus carrinhos mas não completaram a compra.
  • Suporte 24/7. O suporte via chat ao vivo está disponível em todos os planos, enquanto o suporte por telefone é exclusivo para usuários Plus.
  • Vendas internacionais. Personalize as experiências de compras e estratégias de preços para diferentes mercados.

Desvantagens

  • Temas gratuitos limitados. O Shopify possui apenas 13 templates básicos disponíveis gratuitamente. Os templates pagos partem de US$ 100, um valor nada amigável para pequenos negócios.
  • Taxas de transação. Se você não usa o Shopify Payments, que está disponível apenas em alguns países, há um custo adicional para o uso de gateways de pagamento de terceiros. Veja o detalhamento de preços abaixo para mais informações.

Preços

O Shopify tem três planos que variam de US$ 29 a US$ 299/mês quando cobrados anualmente. Empresas maiores podem optar pelo plano Plus, com preços personalizados a partir de US$ 2.300/mês.

Novos usuários podem experimentar a plataforma com um teste gratuito de três dias e um plano de US$ 1 para o primeiro mês.

Custos adicionais incluem taxas de transação para clientes que não usam o Shopify Payments. O plano de entrada do Shopify, o Basic, cobra 2,9% + US$ 0,30 para transações online com cartão de crédito e 2,6% + US$ 0,10 para transações presenciais. Quanto mais caro o seu plano, menores as taxas.

Para lojas que também desejam vender pessoalmente, o Shopify POS Pro custa um adicional de US$ 89/mês por localização. Os templates de sites variam de US$ 140 a US$ 400; já os aplicativos partem de US$ 5/mês.

Veredito

O Shopify oferece um conjunto abrangente de recursos para vários tipos e tamanhos de negócios. No entanto, seu alto preço inicial o torna mais adequado para negócios estabelecidos, com orçamentos maiores.

5. Ecwid – um widget de e-commerce simples para lojas pequenas e médias

página inicial do ecwid

Se você já tem um site ou um perfil numa rede social, pode transformá-lo em um site de e-commerce com o Ecwid. Basta criar uma conta e integrar a plataforma para começar a vender online.

O widget pode se conectar com marketplaces populares de venda omnichannel, como Amazon e eBay. Com as plataformas de mídias sociais, você pode aproveitar suas ferramentas de publicidade automatizada para converter seguidores em clientes.

O Ecwid oferece suporte a esquemas de preços do tipo “pague-o-quanto-quiser” e assinaturas recorrentes. Você pode receber pagamentos via Lightspeed Payments, o gateway de pagamento da Ecwid, a 2,9% + US$ 0,30 por transação. Como alternativa, é possível entre mais de 70 gateways de terceiros para receber pagamentos em seu país, independentemente de onde você opera.

App Market da Ecwid oferece aplicativos gratuitos e pagos para escalar a funcionalidade da sua loja. Se você não encontrar o que precisa, a plataforma oferece serviços de desenvolvimento personalizado por uma taxa adicional.

O suporte por e-mail está disponível para todos os usuários, enquanto o suporte por chat é exclusivo para assinantes dos planos pagos.

Por ser uma solução hospedada, a Ecwid cuida da segurança, manutenção e otimização do seu site por você. Os três sites que testamos levaram de 4 a 14 segundos para carregar completamente, tiveram um LCP de cerca de 2 segundos e receberam uma nota C no GTmetrix.

Vantagens

  • Notas fiscais automatizadas. Gere automaticamente notas fiscais para enviar aos clientes ou faça uma exportação em massa para enviar à Receita Federal. Tenha em mente que este recurso é exclusivo para usuários pagantes.
  • Ferramenta baseada em widget. Você pode adicionar o Ecwid a um site existente ou a uma conta de mídia social para iniciar seu negócio online com uma presença pré-estabelecida.
  • Conformidade com PCI DSS e LGPD. O Ecwid atende aos requisitos do Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento para o manuseio de pagamentos com cartão e dados pessoais.

Desvantagens

  • Criador de site limitado. Apesar de sua interface amigável, o editor do Ecwid não possui recursos avançados de personalização. Mudanças complexas exigem que você trabalhe com código CSS personalizado.
  • Templates de página única. Se você quiser construir um site com estrutura mais complexa, com um sistema de navegação de múltiplos níveis, precisará de um aplicativo pago adicional.

Preços

O Ecwid oferece um plano gratuito e três planos pagos que variam de US$ 21 a US$ 89/mês quando cobrados anualmente. Todos os planos incluem um criador de site, temas gratuitos, um carrinho de compras responsivo, adaptado para dispositivos móveis, e um painel de gerenciamento de clientes.

O plano gratuito tem recursos limitados e não permite que você se conecte a um domínio existente. Além disso, ele permite apenas cinco listagens de produtos, no máximo.

Opte pelo Plano Business, a US$ 39/mês, para ter acesso a emails de carrinho abandonado, integração com o Mailchimp para email marketing e ferramentas avançadas de SEO. Este plano permite que você venda até 2.500 produtos e produtos digitais de até 25 GB.

Veredito

O Ecwid permite que você adicione uma camada de comércio eletrônico a sites e contas de redes sociais de forma simples e barata. Por ter opções limitadas de personalização, ele é uma plataforma mais recomendada para iniciantes e pessoas que querem um processo mais simples de configuração.

6. BigCommerce – indicado para sites headless e negócios com múltiplos estoques

página do bigcommerce na web

O BigCommerce é uma solução de comércio eletrônico poderosa para empresas com necessidades complexas ou grandes bases de clientes.

Um de seus recursos mais notáveis é o suporte a estruturas headless, que separam a frente de loja do seu back-end.

Em outras palavras, isso permite que você crie várias lojas com experiências personalizadas usando CMSs como WordPress, enquanto o BigCommerce gerencia as operações da loja em si. Este é um recurso muito útil para acomodar vários grupos de clientes ou marcas.

Você pode fazer vendas omnichannel por meio de marketplaces populares, plataformas de mídia social e motores de busca. O sistema de gerenciamento de estoque em tempo real da plataforma ajuda a evitar problemas nos pedidos e a manter a lealdade dos clientes.

O BigCommerce também oferece suporte a coleta de itens, com um localizador de lojas baseado em CEP para vendas presenciais e e-commerce de proximidade. É possível especificar as opções de retirada para cada loja, para que os clientes possam encontrar facilmente a localização mais próxima e aumentar as oportunidades de vendas.

Outras características notáveis da plataforma incluem integração com sistemas POS, funcionalidade de blog e recuperação de carrinho abandonado. Todos os planos também vêm com suporte por telefone, chat e ticket 24/7.

No entanto, em termos de desempenho, o BigCommerce teve dificuldades com os tempos de carregamento das páginas. Nossos testes mostraram um tempo médio de carregamento de 16,8 segundos, com um site demorando mais de 22 segundos para ser totalmente exibido, enquanto o LCP teve uma média de 5,19 segundos. Dois dos três sites receberam uma nota F no GTmetrix, um resultado decepcionante para uma plataforma hospedada.

Vantagens

  • Contas de funcionários ilimitadas. Atribua permissões para que os membros da equipe acessem tarefas específicas.
  • Suporte a APIs. Crie recursos personalizados para melhorar o fluxo de trabalho da empresa, aprimorar a tomada de decisões e resolver gargalos. Lembre-se de que este recurso pode ter uma curva de aprendizado acentuada para usuários sem conhecimentos técnicos.
  • Carrinho persistente. Mantenha os carrinhos de compras dos clientes em suas contas para acesso conveniente em múltiplos dispositivos. Por ser uma plataforma em conformidade com o PCI DSS, a BigCommerce também pode armazenar detalhes do cartão de crédito para clientes cadastrados.

Desvantagens

  • Limite de vendas anual. Usuários do plano Pro devem pagar US$ 150/mês adicionais para cada US$ 200.000 em vendas online acima do limite.
  • Manutenção e escalabilidade complexas. Enquanto o criador de páginas simplifica a configuração da loja, acessar todo o potencial da plataforma requer conhecimento técnico e algumas habilidades de programação.

Preços

O BigCommerce possui três planos, que variam entre US$ 29 e US$ 299/mês quando faturados anualmente. O plano Enterprise tem preço personalizado com base no tamanho e nas necessidades da loja.

A plataforma não cobra taxas de transação, mas possui um limite anual de vendas. Cada nível permite um determinado total de vendas — a partir de US$ 50.000/ano para o plano Standard. Se você exceder o limite de volume de vendas por 12 meses, precisará atualizar seu plano.

Se você quiser configurar lojas adicionais, as taxas extras partem de US$ 30/mês com o plano Standard.

Os aplicativos pagos variam de US$ 9/mês  a mais de  US$ 100 , alguns com taxas personalizadas ou pagamento antecipado. Enquanto isso, os temas premium custam entre US$ 99 – US$400. Poucos aplicativos e gratuitos estão disponíveis, então prepare-se para investir se sua loja de e-commerce tiver necessidades específicas.

Veredito

A capacidade do BigCommerce de personalizar as experiências em diferentes plataformas e locais de varejo é ideal para negócios maiores, com necessidades mais complexas. Dito isto, a plataforma tem um dos preços iniciais mais altos e as curvas de aprendizado mais íngremes desta lista.

Se você tem um orçamento apertado ou precisa de mais experiência na construção de uma loja virtual, talvez o BigCommerce não seja a opção mais indicada para as suas necessidades.

7. Big Cartel – uma solução de e-commerce econômica para artistas e pequenos negócios

melhores plataformas de ecommerce: página inicial do bigcartel

O Big Cartel é excelente para vendedores independentes que desejam ganhar dinheiro na internet dentro da indústria criativa. O processo de configuração da plataforma é amigável para pessoas sem experiência em desenvolvimento web, apresentando templates pré-construídos e um editor de arrastar e soltar que simplifica a criação do design da sua loja.

Os vendedores podem receber pagamentos através do Stripe e PayPal — ou pessoalmente, usando o aplicativo da plataforma. A plataforma não tem taxas de transação, tornando-a particularmente econômica se usada em seu plano gratuito.

Tanto o plano gratuito quanto o pago oferecem acesso a templates gratuitos, imposto sobre vendas automatizado (para lojas que vendem em dólar) e importação de produtos do Etsy, Squarespace e Shopify. No entanto, o suporte está disponível apenas durante o horário comercial se você optar pelos planos mais básicos.

Em relação ao desempenho, a plataforma é hospedada e se destaca como uma das melhores nesta lista. Nossos testes mostraram um tempo médio de carregamento de página de 2,3 segundos, com o conteúdo principal carregando por volta de um segundo. Dois dos três sites do Big Cartel que testamos receberam nota A no GTmetrix.

O Big Cartel oferece ainda ferramentas de SEO para impulsionar mais a posição do seu site nos mecanismos de busca. Ele gera automaticamente um arquivo robots.txt e um mapa do site para facilitar a rastreabilidade. Infelizmente, você não pode alterar as meta descrições das páginas de produtos já existentes.

Vantagens

  • Templates gratuitos. Tanto os usuários gratuitos quanto os pagantes têm acesso à mesma biblioteca de templates.
  • Recurso de assinatura. Ofereça pacotes para clientes que fazem pagamentos ou doações recorrentes. Tenha em mente que este recurso ainda está em fase beta e precisa de um plano pago e conexão ao Stripe para funcionar.
  • Desempenho rápido. O Big Cartel é uma das plataformas de comércio eletrônico que mais cresce na indústria. Por ser uma plataforma hospedada, os usuários podem cuidar de suas operações sem a necessidade de realizar tarefas adicionais de otimização para suas lojas.

Desvantagens

  • Processadores de pagamento limitados. O Big Cartel não possui um sistema de pagamento integrado, então você precisará receber pagamentos necessariamente do Stripe ou do PayPal.
  • Suporte limitado a produtos digitais. Você precisará pagar um adicional pela hospedagem e venda de itens para download. Veja o detalhamento de preços abaixo para mais informações.

Preços

O Big Cartel oferece um plano gratuito e duas opções pagas: Platinum por US$ 12/mês e Diamond por US$ 24/mêsquando cobrados anualmente. O Plano Platinum permite que você venda até 50 produtos, enquanto o Plano Diamond aumenta o limite para 500, aumentos significativos em relação ao limite de cinco produtos do plano gratuito.

Ambos os planos premium incluem personalização avançada de templates, rastreamento de inventário e suporte a anúncios. Usuários pagos podem usar um domínio personalizado e acompanhar o desempenho da loja com o Google Analytics.

Para vender produtos digitais, você deve adquirir um plano adicional do Pulley por US$ 6 – US$ 299/mês e conectá-lo à sua loja. O armazenamento varia de 100 MB a 30 GB, e cada 10 GB adicionais custam US$ 100/mês.

Veredito

O Big Cartel é uma opção econômica para artistas e pequenos negócios que estão começando ou procurando vender um número limitado de itens. Amigável, a plataforma oferece um processo de configuração simples e automatiza tarefas de back-end para usuários com menos conhecimento técnico e indivíduos focados nos negócios.

No entanto, o limite de 500 itens do Big Cartel pode impedir o crescimento da sua loja. Além disso, ele é adequado apenas para países com suporte ao Stripe e ao PayPal.

8. Square Online – indicado para lojas físicas que estão começando agora na internet

página inicial do square online, uma das melhores plataformas de ecommerce

Square Online é outra plataforma de comércio eletrônico que oferece suporte a pagamentos offline. Ele se integra perfeitamente com o software Square POS, permitindo que os vendedores gerenciem transações online e presenciais a partir do mesmo sistema.

O criador de arrastar e soltar do Square Online ajuda novos usuários a configurar suas lojas facilmente. Embora não seja tão flexível quanto outras soluções de comércio eletrônico listadas neste artigo, você ainda pode combinar o design da loja com a sua marca adicionando um logotipo personalizado e ajustando a paleta de cores.

Para a realização de pedidos, os negócios offline podem usar serviços terceirizados de entregas por uma pequena taxa. A Square também oferece até 55% de desconto nas tarifas da UPS e oferece entrega própria usando seus profissionais.

Uma de suas características de destaque da plataforma é a segurança. O Square Risk Manager, o sistema integrado de proteção contra fraudes do Square Online, permite que você identifique padrões de fraude em pagamentos e defina regras e alertas personalizados para reduzir problemas.

Além disso, é possível bloquear endereços IP suspeitos e habilitar a autenticação de dois fatores para mais segurança nos logins.

Quanto ao desempenho, dois dos três sites do Square Online que testamos demoraram menos de cinco segundos para carregar completamente, enquanto um demorou mais de 8 segundos. Seus LCPs também foram semelhantes, com uma média de cerca de 1,1 segundos. Nenhum dos sites de teste pontuou abaixo de C no GTmetrix, um bom resultado para usuários que priorizam o desempenho.

Vantagens

  • Domínio gratuito. Ambos os planos pagos incluem registro de domínio gratuito por um ano e a opção de se conectar a um domínio personalizado.
  • Itens ilimitados. Este benefício está disponível para todas as lojas, incluindo as dos planos gratuitos.
  • Integração de mídias sociais. Transforme suas contas de mídia social em canais de vendas, vinculando-as ao seu site Square.

Desvantagens

  • Taxas adicionais. Você precisará pagar taxas extras para pagamentos online, pagamentos presenciais, entrega sob demanda e entrega própria. Veja o detalhamento de preços abaixo para mais informações.
  • Suporte ao cliente limitado. O suporte por telefone 24/7 é exclusivo para usuários Premium. Usuários em planos gratuitos e Plus só podem obter assistência por telefone e chat durante o horário comercial.

Preços

O plano gratuito do Square Online é ideal para novas lojas e pequenos negócios. Ele oferece quantidade ilimitada de itens, suporte para pagamentos online e presenciais, ferramentas de marketing e suporte padrão. No entanto, os usuários do plano gratuito só recebem três temas gratuitos e recursos básicos de vendas.

Os dois planos premium — Plus por US$ 29/mês e Premium por US$ 79/mês — fornecem 24 temas premium com mais opções de design, um domínio gratuito e ferramentas de análise. Eles também incluem funções de presente, doação e recursos avançados de catálogo, como assinaturas e avaliações de produtos.

Por outro lado, todos os usuários devem pagar os custos de transação e entrega com base em seus planos.

Os planos Free e Plus cobram 2,9% + US$ 0,30 para transações online, enquanto o Premium é definido em 2,6% + US$ 0,30. O pagamento presencial e as taxas de entrega sob demanda custam o mesmo em todos os planos: 2,6% + US$ 0,10US$ 1,50/pedido. Enquanto isso, o custo da entrega própria é de US$ 0,50/pedido e  gratuito para usuários Premium.

Veredito

Square Online oferece um bom custo-benefício para negócios que estão migrando para o mundo digital, especialmente com seu plano gratuito repleto de recursos. No entanto, as taxas de transação e entrega da plataforma podem aumentar à medida que você realiza mais vendas, o que pode não ser ideal a longo prazo.

9. OpenCart – pensado para vendas globais

página do opencart na web

O OpenCart é uma das plataformas de e-commerce de código aberto mais populares do mundo, juntamente com WooCommerce e Magento. Ele usa módulos para personalização e funcionalidades, permitindo que os usuários criem um site de comércio eletrônico adaptado às suas necessidades.

A plataforma se destaca com suas funcionalidades nativas para vendas globais. Ela aceita pagamentos internacionais facilmente, com integração a 36 gateways de pagamento e suporte a múltiplas moedas. O software também é traduzido para mais de 40 idiomas, incluindo aqueles que são escritos da direita para a esquerda.

Lojas que vendem produtos físicos podem ampliar sua base de clientes usando a ampla variedade de métodos de envio integrados e baseados em módulos do OpenCart. Como alternativa, você pode usar a plataforma para vender produtos digitais ou assinaturas com pagamentos recorrentes.

Por ser uma plataforma auto-hospedada, o desempenho de um site OpenCart depende da hospedagem escolhida. Nossos testes refletiram a importância de selecionar a hospedagem certa, pois apenas um dos três sites carregou completamente em menos de 4 segundos. O LCP variou entre 2-4 segundos.

Vantagens

  • Sistema de afiliados integrado. Atraia pessoas para aumentar o tráfego para sua loja e promover sua marca. A plataforma permite pagamentos de comissões via cheque, PayPal ou transferência bancária.
  • Suporte para várias lojas. Gerencie várias lojas e estoques a partir de um único painel de administração. Cada loja pode ter um tema único para uma experiência personalizada do cliente.
  • Finalização de compra como convidado. Permita que os clientes façam compras sem criar uma conta.

Desvantagens

  • Sem edição em massa. Lojas com estoques extensos devem instalar um módulo de edição em massa para melhorar o fluxo de trabalho.
  • Altamente técnico. A menos que você esteja no OpenCart Cloud, a instalação dos módulos e as atualizações do software exigem algumas habilidades técnicas. 

Preços

A versão de código aberto do OpenCart é gratuita para download, sem taxas mensais. Por ser uma plataforma auto-hospedada, você só precisará de um plano de hospedagem e um domínio para começar. Escolha o plano de hospedagem da Hostinger para simplificar a instalação do OpenCart usando o Auto instalador do hPanel.

Por outro lado, o OpenCart Cloud é a versão hospedada da plataforma, oferecendo três planos que variam de US$ 59 a US$ 199/mês. Hospedada nos servidores da Amazon Web Services, esta versão atende a usuários menos técnicos, simplificando a configuração da loja e a instalação do tema e dos módulos em poucos cliques. Todos os planos incluem uma avaliação gratuita de sete dias.

Ambas as versões do OpenCart não possuem taxas de transação, permitindo que você invista mais na otimização da hospedagem, funções da loja e design. Os módulos e temas premium partem de US$ 5 e US$ 25, respectivamente.

Veredito

As funcionalidades de vendas globais do OpenCart tornam essa uma opção ideal para lojas de e-commerce de olho no mercado internacional. No entanto, sem experiência técnica ou um orçamento generoso para a versão hospedada, configurar e personalizar uma loja OpenCart pode ser mais desafiador do que em outras plataformas listadas aqui.

10. Sellfy – a plataforma de comércio eletrônico mais amigável para criadores

plataformas de ecommerce: página inicial do sellfy

Se você é um criador que deseja vender online, vale a pena conferir o Sellfy. Esta plataforma de comércio eletrônico de nicho oferece ferramentas para monetizar mercadorias, elementos digitais e serviços baseados em assinatura.

serviço de impressão sob demanda é especialmente útil para artistas com um grande número de seguidores. Basta enviar o design, escolher os produtos e definir os preços, e a Sellfy cuidará da produção e do envio.

O processo de configuração é simples o suficiente para usuários em todos os níveis de conhecimento técnico. Basta escolher um dos cinco templates disponíveis e personalizar os elementos usando seu editor.

O Sellfy suporta PayPal e Stripe para pagamentos online. Aumente as vendas com a funcionalidade de abandono de carrinho, marketing de afiliados e email marketing. Com o recurso de tradução automática, sua loja pode atender a um público global.

Apesar de sua linguagem visual mais pesada, os sites do Sellfy marcaram em média 3,9 segundos para o tempo de carregamento da página e LCP. Recomendamos que você faça a compressão das imagens, especialmente no conteúdo principal, para atender ao padrão de três segundos do Google e melhorar a experiência do usuário.

Vantagens

  • Suporta vários tipos de produtos. Venda produtos físicos e digitais, assinaturas e itens de impressão sob demanda partir de uma única plataforma.
  • Recursos avançados de incorporação. Para marketing multicanal, exiba sua loja e produtos em qualquer site, vídeos do YouTube e contas de mídia social.
  • Upselling. Ofereça promoções do tipo “compre um e leve outro” e produtos digitais agrupados com mercadorias físicas para incentivar as vendas.

Desvantagens

  • Marca do Sellfy persistente. Para remover a marca Sellfy da sua loja online, você deve optar pelo plano Business ou Premium.
  • Templates de loja limitados. O Sellfy oferece apenas cinco templates pré-construídos para tipos específicos de produtos. Ele também não possui um editor de arrastar e soltar ou opções avançadas de personalização como a maioria das plataformas de comércio eletrônico listadas aqui.

Preços

O Sellfy tem três planos premium: Starter por US$ 22/mês, Business por US$ 59/mês e Premium por US$ 119/mêsquando cobrados anualmente. Se você pagar por dois anos de uma vez, consegue alguns descontos.

Embora não haja um plano gratuito, novos usuários podem experimentar os recursos do Sellfy com um teste gratuito de 14 dias e garantia de devolução do dinheiro em 30 dias.

Assim como o BigCommerce, o Sellfy limita o volume de vendas de cada loja com base nos últimos 12 meses.

O plano Starter aceita até US$ 10.00 em vendas anuais, enquanto o Business aumenta o limite para US$ 50.000. Enquanto isso, o plano Premium é o mais adequado para negócios com um grande volume de vendas, oferecendo um limite de vendas de US$ 200.000.

Se você ultrapassar o limite do seu plano, faça um upgrade para evitar pagar a taxa de 2% sobre o valor excedente.

Além disso, o Sellfy não cobra taxas de transação. Os vendedores só pagam taxas de processamento para transações realizadas através do PayPal ou Stripe, os processadores de pagamento suportados pela plataforma.

Veredito

O Sellfy oferece uma variedade de ferramentas de marketing e comércio adequadas para pequenos e médios negócios. No entanto, o limite de vendas em cada plano pode ser uma desvantagem para lojas com altos volumes de negócios. Os templates básicos. e as opções de personalização limitadas podem limitar sua capacidade de projetar a loja dos seus sonhos.

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu projeto

Se você ainda não tem certeza, considere os fatores abaixo em sua pesquisa para filtrar melhor suas opções.

Identifique as necessidades do seu negócio

Cada plataforma de e-commerce atende a necessidades e faixas demográficas específicas, então faça sua escolha com base no seu próprio uso.

Faça algumas perguntas a si mesmo para identificar as principais características da sua loja virtual:

  • Seus produtos serão físicos, digitais ou uma mistura de ambos?
  • Qual é o tamanho do seu estoque?
  • Quais são os idiomas, moedas e métodos de pagamento preferidos do seu mercado-alvo?
  • Quais estratégias de marketing você usará?
  • Como você planeja lidar com os envios?
  • Existem recursos específicos de análise e relatórios que você precisa?
  • Você prevê um crescimento significativo no tráfego e nas vendas?

Escolha a plataforma que você consegue operar

A menos que você contrate um desenvolvedor, o sucesso da sua loja online estará diretamente ligado ao seu domínio da plataforma escolhida. É por isso que é muito importante escolher uma plataforma com uma interface intuitiva e recursos fáceis de usar.

Se você não tem experiência em informática e programação, dê prioridade às plataformas com criadores de arrastar e soltar e ferramentas simples de personalização. Elas permitem que você configure e gerencie sua loja sem precisar de um grande conhecimento técnico.

Considere as capacidades de personalização e de crescimento

As capacidades de personalização e de crescimento geralmente estão ligadas a uma característica específica: se a plataforma é tem o formato de software como serviço (SaaS) ou se é de código aberto.

Plataformas SaaS, como Shopify e BigCommerce, fornecem hospedagem, segurança e suporte integrados através de planos numa hierarquia fixa. Essas plataformas têm todas as ferramentas e recursos de que você precisa em um só lugar, o que as torna mais fáceis de usar e ideais para iniciantes.

No entanto, devido à natureza fechada dos seus produtos, elas oferecem menos flexibilidade na personalização. Se você quiser se conectar com ferramentas de terceiros, poderá enfrentar limitações e ter de arcar com taxas extras.

Por outro lado, plataformas de código aberto como WooCommerce e Magento dão aos usuários controle total sobre a personalização e escalabilidade de suas lojas. Como você terá de cuidar da hospedagem, da segurança e das atualizações por conta própria, talvez essas plataformas exijam mais conhecimento técnico e esforço; entretanto, você terá opções de modificação muito mais amplas.

Independentemente de suas preferências, certifique-se que a plataforma escolhida tenha todos os recursos essenciais de que você precisa e a capacidade de crescer junto com o seu negócio.

Verifique os métodos de pagamento suportados

Oferecer múltiplas opções de pagamento pode melhorar a experiência geral de compra e expandir seu alcance. Uma boa plataforma de comércio eletrônico deve suportar gateways e processadores de pagamento populares para transações online.

Se você faz vendas internacionais, procure por plataformas que suportam múltiplas moedas e métodos de pagamento regionais. O mesmo se aplica ao suporte a pagamento offline, pois nem todas as plataformas permitem que você receba pagamentos presenciais.

Esteja ciente das taxas de transação e custos de integração com diferentes gateways de pagamento, pois eles podem afetar seus lucros.

Acima de tudo, garanta que a plataforma esteja em conformidade com o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS) para proteger as informações de pagamento dos clientes e manter a confiança em alta. Atender a esses requisitos ajuda a proteger dados sensíveis e reduzir o risco de violações de segurança.

Avalie a qualidade do atendimento ao cliente

Procure por plataformas que oferecem múltiplos canais de suporte, como chat ao vivo, email, suporte por telefone e uma base de conhecimento abrangente. Ter suporte 24 horas é o ideal, especialmente se você opera em diferentes fusos horários ou tem clientes em todo o mundo.

A qualidade do suporte é tão importante quanto a sua disponibilidade. Verifique as avaliações e depoimentos dos usuários para ter uma ideia de como a equipe de suporte da plataforma auxilia os clientes e resolve problemas.

Um suporte responsivo e especializado pode facilitar a configuração da sua loja e reduzir os tempos de inatividade, impactando positivamente suas vendas e a experiência do usuário.

Garanta que você terá acesso a ferramentas de SEO e marketing

Uma plataforma com ferramentas robustas de SEO e marketing é crucial para direcionar o tráfego para sua loja e aumentar as vendas.

Escolha uma plataforma de e-commerce com recursos de SEO integrados, como meta tags personalizáveis, sitemaps e URLs limpas. Isso permite que você implemente as melhores práticas de SEO em seu site sem depender de ferramentas de terceiros.

O mesmo se aplica às ferramentas de marketing. Você deve ser capaz de criar campanhas de marketing por email, conectar-se às redes sociais e analisar o desempenho das suas campanhas para uma melhor tomada de decisões.

Recursos como códigos de desconto, recuperação de carrinho abandonado e segmentação de clientes também podem aprimorar suas estratégias. Para marketing de conteúdo, procure plataformas que permitem a configuração de blogs.

Encontre o melhor custo-benefício

Considere os custos de longo prazo ao procurar a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio. Comece selecionando várias plataformas ou planos que atendam às suas necessidades, depois compare suas características e despesas.

Plataformas de ecommerce SaaS geralmente cobram taxas de assinatura mensais ou anuais. Com plataformas gratuitas e de código aberto, você precisa comprar um serviço de hospedagem e um domínio, juntamente com suas taxas de renovação.

Lembre-se de levar em conta custos adicionais como integrações de marketplaces, temas ou extensões.

O mais importante é planejar bem seu orçamento e se ater a ele. Evite gastar demais em recursos que você pode não precisar, especialmente quando estiver apenas começando.

Conclusão

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro na internet é mais simples que nunca com as plataformas de eCommerce. Entretanto, com tantas opções disponíveis, escolher a plataforma certa para o tamanho e as necessidades do seu negócio pode ser um desafio.

Após muitos testes e análises, aqui estão as nossas principais escolhas de plataformas de comércio eletrônico para filtrar as suas opções:

  • WooCommerce. Altamente escalável e adaptável a diferentes tipos de negócios, nichos e tamanhos, especialmente por conta da sua vasta biblioteca de plugins e ao fato de ser auto-hospedado e ligado ao WordPress.
  • Criador de Sites da Hostinger. Fornece uma configuração de site alimentada por IA, perfeita para iniciantes e pessoas que desejam iniciar um negócio online em instantes.
  • Magento. Equipado com todos os recursos avançados para grandes negócios, incluindo empresas B2B.

Esperamos que este artigo te ajude a encontrar a solução de comércio eletrônico certa para expandir seu negócio e fazer sua loja virtual decolar. Se você tiver alguma dúvida, confira a seção de perguntas frequentes ou deixe um comentário abaixo. Boas vendas!

Melhores plataformas de e-commerce: perguntas frequentes

Por fim, vamos conferir algumas perguntas frequentes sobre as melhores plataformas de ecommerce.

Qual é a melhor plataforma de e-commerce para iniciantes?

As ferramentas de IA e os templates do Criador de Sites da Hostinger permitem que iniciantes construam uma loja virtual de maneira rápida e fácil. Outras ótimas opções incluem o WooCommerce, por seus extensos tutoriais, e o Shopify por ser uma solução de comércio eletrônico completa.

Quanto custa uma plataforma de comércio eletrônico?

O custo de uma plataforma de e-commerce varia com base nos planos, taxas de transação e complementos como plugins e templates. Por exemplo, os planos do Criador de Sites da Hostinger já incluem todos os templates e recursos, enquanto o WooCommerce oferece temas e plugins pagos, que você deve levar em conta ao calcular seu orçamento.

Qual é a plataforma de e-commerce mais fácil de usar?

Plataformas de comércio eletrônico hospedadas são mais amigáveis para iniciantes do que sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs), uma vez que elas reúnem todas as funcionalidades necessárias em um só lugar. No entanto, o Criador de Sites da Hostinger vai além, integrando ferramentas de IA ao desenvolvimento web. Usuários com pouco conhecimento técnico podem aprender rapidamente suas funcionalidades e lançar seu primeiro site em minutos.

Qual é a plataforma de comércio eletrônico mais rápida?

O Criador de Sites da Hostinger e os sites do Big Cartel que testamos carregaram, em média, em menos de três segundos, atendendo aos padrões do Google. Plataformas de comércio eletrônico auto-hospedadas, como WooCommerce e Magento, também podem alcançar tempos de carregamento rápidos, especialmente se combinadas com provedores de hospedagem de alta qualidade e otimização adequada. No final das contas, a velocidade do seu site depende do seu provedor de hospedagem e dos esforços de otimização.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.